Professora Simone Pantaleão Macedo.  Técnica – habilidade artesanal:  Atenção ao detalhe  Atendimento – função  Investimento – resultados  Técnicas.

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Transcrição da apresentação:

Professora Simone Pantaleão Macedo

 Técnica – habilidade artesanal:  Atenção ao detalhe  Atendimento – função  Investimento – resultados  Técnicas de terapia familiar :  Manipulação  Controle  Poder

 Terapeuta – técnica – contato objetivo – superficial  Treinamento – ensinar técnicas – essência – deve ser dominada – depois esquecida  Objetivo – transcender a técnica  Arte terapia familiar – co-participação – agente de mudança  Terapeuta – trabalha dentro das regras do sistema familiar

 Modalidades – intervenção – única – modo mais produtivo  T.F – uso de si mesmo  Terapeuta – parte do sistema  Efetivo – responder – regras do sistema – mais amplo uso de si mesmo – espontaneidade terapêutica  Espontaneidade – não planejado

 Espontaneidade – por seu movimento próprio  Terapeuta espontâneo – treinado – empregar diferentes aspectos de si mesmo em resposta a contextos sociais diversos  Ações do terapeuta – produto de seu vínculo com a família  Livre – fazer tudo que pareça certo – mantenha dentro de uma estrutura harmônica

 Intervenções ineficazes – não produzem mudança  Espontaneidade – modelada pelo campo  Explorar – compenetrar  Deixar –se levar pelo sistema – experienciar – características  Realidade – vista – perspectiva – terapeuta tem de dentro do sistema

 Terapeuta – conhecimento:  1) características das famílias – como sistema  2) o processo de sua transformação  3) participação do terapeuta – processo  Saber específico – processo de aprendizagem  Dois grupos de informações:  1) dinâmica da situação humana  2) operações específicas – encontro terapêutico

 Terapeuta – próprio estilo terapêutico  Exemplos – Minuchin  Famílias demasiadamente próximas – cria barreiras – gestos, posturas corporais, movimento de cadeiras, trocando de lugar  Manobras de desafio e apoio – uma crítica, um acolhimento  Metáforas concretas: “Você as vezes parece ter 16 anos e ás vezes 4”. “Seu pai roubou sua voz” “Peço a uma criança e a um dos pais para ficarem de pé e verem quem é maior”

 M – aproxima-se quando quer intimidade; ajoelha para reduzir seu tamanho com crianças; põe-se de pé quando quer desafiar ou mostrar indignação  Ações – espontâneas – impressão digital psicológica  Exemplos de intervenção:  Membro da família – mantém em silêncio – terapeuta estudante – responde só aos membros ativos – estudante receberá – chamado sugerindo que ative

 Posição intermediária – teoria e prática  Objetivo- desenvolver meios – transformar – intuições em operações – dotadas de intensidade – atingir – membros da família

PROFESSORA : Simone Pantaleão Macedo

 Família – grupo familiar – através dos tempos – desenvolve padrões de interações  Padrões – estrutura familiar  Estrutura – governa – funcionamento dos membros  Estrutura familiar – necessária – desempenhar tarefas essenciais e dar apoio para individuação

 Holos – grego – todo  On- partícula ou parte  Holon – unidade de intervenção  Holon – indivíduo, família nuclear, família extensa e comunidade

 H.I – self – determinantes pessoais e históricos  Input – contexto social  Transações específicas – trazem á tona ou reforçam – aspectos da P!  Processo contínuo - circular  Ver – exemplo página 25

 Pessoas – funcionam – parte de suas possibilidades  Quebra ou expansão de contextos – emerge novas possibilidades  Cada indivíduo – subsistema  Ex – pg 25  Unidades de holons : conjugal, parental e fraternal

 Cada um – conjunto de valores e expectativas  Vida comum – dois conjuntos de valores – conciliar – tempo  Formação – novo sistema  Padrões estabelecidos – modo como cada um dos esposos – experimenta a si mesmo e a seu companheiro – contexto matrimornial

 Tarefas vitais:  Desenvolvimento – limite – protege ambos  Satisfação – necessidades psicológicas  Proteção – intrusão – parentes, filhos e outras pessoas

 Transações – holon parental – educação dos filhos e funções de socialização  Experiencia – estilo de sua família lidar com o conflito e a negociação  Pode variar – incluir avô, avó, tia / filho parental  Crescimento da criança – necessidades mudam – subsistema parental deve mudar

 Tarefa  Cuidar, proteger e socializar  Direito – tomar decisões  Dever – proteger a privacidade do subsistema conjugal  Determinar – papel – criança - desempenhar

 Irmãos – primeiro grupo de companheiros  Desenvolvem – padrões transacionais – negociação, cooperação e competição  Aprendem – como fazer amigos, como lidar com inimigos, como aprender de outros e como obter reconhecimento  Terapeuta – sessões – irmãos  Efetivo – criação novas formas de resolução de conflitos, exercer a autonomia e controle