A produção do conhecimento em Educação Profissional Ensino Médio integrado aos cursos técnicos de nível médio A produção do conhecimento em Educação Profissional.

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Transcrição da apresentação:

A produção do conhecimento em Educação Profissional Ensino Médio integrado aos cursos técnicos de nível médio A produção do conhecimento em Educação Profissional Ensino Médio integrado aos cursos técnicos de nível médio Maria Margarida Machado – UFG – Maio 2011 Educação de Jovens e Adultos - o diálogo fundamental com educação profissional e o desafio de visibilidade na pós-graduação

A produção do conhecimento em Educação Profissional Ensino Médio integrado aos cursos técnicos de nível médio Educação de Jovens e Adultos e Educação Profissional REGULAR X IRREGULAR Destaque para o discurso da obrigatoriedade do ensino primário que prevalece até 1971, passando para 1º grau de 7 a 14 anos, Na CF 1988 pelo ensino fundamental obrigatório e extensivo aos que não cursaram na “idade própria”, EC 59/2009 amplia a obrigatoriedade para Educação Básica, dando nova redação ao inciso: Art. 208, inciso: “I - educação básica obrigatória e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade, assegurada inclusive sua oferta gratuita para todos os que a ela não tiveram acesso na idade própria;”.

A produção do conhecimento em Educação Profissional Ensino Médio integrado aos cursos técnicos de nível médio Desafios conceituais: O VELHO RESISTE AO NOVO

A produção do conhecimento em Educação Profissional Ensino Médio integrado aos cursos técnicos de nível médio O VELHO DESQUALIFICA O NOVO

A produção do conhecimento em Educação Profissional Ensino Médio integrado aos cursos técnicos de nível médio O VELHO CONTAMINA O NOVO

A produção do conhecimento em Educação Profissional Ensino Médio integrado aos cursos técnicos de nível médio O VELHO DEFORMA NOVO

A produção do conhecimento em Educação Profissional Ensino Médio integrado aos cursos técnicos de nível médio DIFICULDADES DE CONSTITUIR-SE COMO POLÍTICA PÚBLICA DE ESTADO Arcabouço legal Financiamento do EstadoAção compartilhada entre os entes públicos

A produção do conhecimento em Educação Profissional Ensino Médio integrado aos cursos técnicos de nível médio Tabela 1 População residente segundo os grupos de idade - Brasil – 2003 e 2009 Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Trabalho e Rendimento, Pesquisa Nacional por mostra de Domicílios 2003 e 2009.

A produção do conhecimento em Educação Profissional Ensino Médio integrado aos cursos técnicos de nível médio Tabela 2 População residente segundo os grupos de idade - Brasil – 2003 e 2009 Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Trabalho e Rendimento, Pesquisa Nacional por mostra de Domicílios 2003 e 2009.

A produção do conhecimento em Educação Profissional Ensino Médio integrado aos cursos técnicos de nível médio Tabela 3 População residente de 18 anos e mais no Brasil e aqueles que frequentavam escola por nível de ensino – 2009 Fonte: Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Trabalho e Rendimento, Pesquisa Nacional por mostra de Domicílios * Percentual de alunos frequentes em relação ao total da população.

A produção do conhecimento em Educação Profissional Ensino Médio integrado aos cursos técnicos de nível médio Fonte: MEC – Sinopses das Ações do Ministério da Educação – Novembro/2010 Não há o que comemorar:

A produção do conhecimento em Educação Profissional Ensino Médio integrado aos cursos técnicos de nível médio Fonte: MEC – Sinopses das Ações do Ministério da Educação – Novembro/2010 O PROEJA como uma possibilidade:

A produção do conhecimento em Educação Profissional Ensino Médio integrado aos cursos técnicos de nível médio Desafios na Pós-Graduação Edital Proeja-Capes/Setec nº 03/2006 Convênio de fomento no âmbito do Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Educação Profissional Integrada à Educação de Jovens e Adultos – PROEJACAPES/SETEC. PROJETOS: CEETEPS; CEFET – MG; UENF; UFBA; UFC; UFES; UFG; UFRGS; UTFPR

A produção do conhecimento em Educação Profissional Ensino Médio integrado aos cursos técnicos de nível médio PPGE – FE - UFG Linhas de Pesquisa: Educação, Trabalho e Movimentos Sociais Estado e Política Educacional Cultura e Processos Educacionais Formação e Profissionalização Docente Fundamentos dos Processos Educativos

A produção do conhecimento em Educação Profissional Ensino Médio integrado aos cursos técnicos de nível médio Edital Proeja-Capes/Setec nº 03/2006 Objetivos específicos: a)contribuir para a criação, o fortalecimento e a ampliação de programas de pós-graduação stricto sensu no País que tratem de assuntos relativos à educação profissional integrada à educação de jovens e adultos; b)ampliar a produção científica sobre questões relacionadas à educação profissional integrada à educação de jovens e adultos;

A produção do conhecimento em Educação Profissional Ensino Médio integrado aos cursos técnicos de nível médio c) promover o intercâmbio de conhecimentos na comunidade acadêmica brasileira, estimulando o estabelecimento de parcerias (redes de pesquisa e/ou consórcios interinstitucionais) entre IES, instituições que atuem em educação superior e desenvolvam atividades em educação profissional integrada à educação de jovens e adultos, entre outras instituições capacitadas a desenvolver estudos acadêmicos, que, de forma articulada, desenvolvam programas de pesquisa sobre assuntos relativos à educação profissional integrada à educação de jovens e adultos;

A produção do conhecimento em Educação Profissional Ensino Médio integrado aos cursos técnicos de nível médio d) apoiar a formação de recursos humanos em nível de pós-graduação stricto sensu capacitados para atuar na área de educação profissional integrada à educação de jovens e adultos; e) estimular a estruturação e aperfeiçoamento de estratégias educacionais específicas para atuação na educação profissional integrada à educação de jovens e adultos; e f) estimular o diálogo entre especialistas em educação básica e especialistas em educação profissional sobre assuntos atinentes à educação profissional integrada à educação de jovens e adultos.

A produção do conhecimento em Educação Profissional Ensino Médio integrado aos cursos técnicos de nível médio Projeto 19 - O PROEJA indicando a reconfiguração do campo da Educação de Jovens e Adultos com qualificação profissional - desafios e possibilidades Subprojeto 1: A constituição da Educação Profissional na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – as experiências do Proeja em Goiás Subprojeto 2: Agrupamentos e Culturas Juvenis: Espaços de Sociabilidade e de Formação Subprojeto 3: Transiarte, Educação de Jovens e Adultos e Educação Profissional Projeto UFG/IFG/UNB/PUC-GO

A produção do conhecimento em Educação Profissional Ensino Médio integrado aos cursos técnicos de nível médio - Educação e trabalho; - Educação e Juventude; - Educação de Jovens e Adultos e formação profissional; - Educação e Tecnologias da informação e comunicação. Linhas de atuação a partir do projeto:

A produção do conhecimento em Educação Profissional Ensino Médio integrado aos cursos técnicos de nível médio PENSAR UM PROGRAMA A PARTIR DAS PESQUISAS JÁ EXISTENTES: Por exemplo: o que há publicado hoje enquanto pesquisa no Ensino Médio? Ensino médio, ensino médio integrado à educação profissional, ensino médio noturno, ensino médio na modalidade Educação de Jovens e Adultos.

A produção do conhecimento em Educação Profissional Ensino Médio integrado aos cursos técnicos de nível médio Quadro 1 Produções identificadas no período de 1998–2008 Fonte: Estado da Arte sobre Ensino Médio no Brasil - pesquisa financiada pela SEB/MEC, coordenado UFG. Disponível em:

A produção do conhecimento em Educação Profissional Ensino Médio integrado aos cursos técnicos de nível médio Quadro 2 Produções classificadas por tipo no período de 1998–2008 Fonte: Estado da Arte sobre Ensino Médio no Brasil - pesquisa financiada pela SEB/MEC, coordenado UFG. Disponível em:

A produção do conhecimento em Educação Profissional Ensino Médio integrado aos cursos técnicos de nível médio Quadro 3 Produções classificadas por fonte de 1998 – 2008 Fonte: Estado da Arte sobre Ensino Médio no Brasil - pesquisa financiada pela SEB/MEC, coordenado UFG. Disponível em:

A produção do conhecimento em Educação Profissional Ensino Médio integrado aos cursos técnicos de nível médio Obrigada pela atenção! Maria Margarida Machado