Direito Empresarial Turma Prof Anderson Rosa. SOCIEDADE LIMITADA 1. Conceito Sociedade limitada aquela formada por duas ou mais pessoas que se responsabilizam.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SOCIEDADE ANÔNIMA Acadêmicos: Bruna Chaves Danielle Fonseca Maxwell Júneo Militão José Solange Mendes.
Advertisements

SOCIEDADE LIMITADA Equipe: Aline Marques Flávia Ribeiro Nayara Santana
Direito Empresarial I Aula 13
Direito Empresarial I Aula 14
Direito Empresarial I Aula 11
ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A RESPONSABILIZAÇÃO DOS ADMINISTRADORES NÃO-SÓCIOS DAS SOCIEDADES LIMITADAS FRENTE AO NOVO CÓDIGO CIVIL Professora Francini.
Faculdade Comunitária de São José dos Campos Tecnólogos de RH Administração de Cargos e Salários
Artigo 14.º (Expressão do capital) O montante do capital social deve ser sempre e apenas expresso em moeda. Código das Sociedades Comerciais.
As Atribuições do Conselho Fiscal
Unidade 5 - Sociedade Limitada
Unidade 6 - Direito Societário: Sociedades Menores
Unidade 7 - Direito Societário: Sociedade Limitada
UNIDADE 10: DIREITO COMERCIAL (Direito Empresarial)
Antes chamada de Sociedade por Cotas de Responsabilidade Limitada
PROFESSOR: CELIO CELLI
EMPRESARIAL I Aula 11- Agentes Societários : Sócios.
Sociedade Limitada Prof. Jediel Mendes.
Unidade 4 Sociedade em Conta de Participação
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ – CEAP DIREITO EMPRESARIAL 7º DIN 2
SOCIEDADES – aspectos gerais
SOCIEDADE EM COMANDITA SIMPLES
Direito Empresarial I Hilda Ledoux Vargas UEFS 2009
Atribuições e Responsabilidades
A NOVA AÇÃO DE DISSOLUÇÃO PARCIAL DE SOCIEDADE LIMITADA
FACULDADE CENECISTA DE SETE LAGOAS DISCIPLINA – LEGISLAÇÃO EMPRESARIAL
SOCIEDADES EMPRESÁRIAS Continuação – 23/11 e 02/12/2013 Profº Carmênio Barroso
Profº Carmênio Júnior
CEAP – CURSO DE DIREITO Disciplina: Direito Empresarial II Professor: Milton Correa Filho Aula - 21 O COMITÊ DE CREDORES.
Sociedade em comandita simples Sociedade em comandita simples.
DAS SOCIEDADES PERSONIFICADAS
FINANÇAS CORPORATIVA 2ª PARTE - EMPRESA E AS FUNÇÕES FINANCEIRAS.
PRO-SOCIAL Situação Nacional. EIXOS DISCURSIVOSPROPOSTAS TERCEIRIZAÇÃO DA ASSSISTÊNCIA DIRETA À SAÚDE Art. 8º parágrafo 2º Os profissionais referidos.
Direito e Legislação Empresarial Marcelo Toledo e Leopoldo Rocha Aula 1.
VIII SOCIEDADES EMPRESARIAS OU MERCANTIS. Associação - reunião de pessoas em uma instituição, sem fins lucrativos Sociedade: civil - regida pelo C.C.
Ponto 6 A SOCIEDADE LIMITADA DIREITO COMERCIAL III - DIREITO SOCIETÁRIO I - PRIMEIRO SEMESTRE
Assembléia Geral Extraordinária Alteração do Estatuto da Apae de Assaí.
Ponto 3 O CONTRATO DE SOCIEDADE DIREITO COMERCIAL III - DIREITO SOCIETÁRIO I - PRIMEIRO SEMESTRE
TutelaeCuratela. DA CURATELA DOS INTERDITOS Art A interdição pode ser promovida: I - pelo pai, mãe ou tutor; II - pelo cônjuge ou algum parente.
. REGISTRO DE EMPRESA: É dever do empresário, antes de iniciar sua atividade mercantil, realizar o registro de sua empresa junto ao sistema Registro de.
II. O SECRETÁRIO DA MESA DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL ENQUANTO MEMBRO DA MESA DO ÓRGÃO DELIBERATIVO MUNICIPAL: MIGUEL RAMOS, Advogado & Consultor Jurídico.
1 SOCIEDADES POR AÇÕES CARACTERÍSTICAS Capital dividido em ações. Responsabilidade dos acionistas limitada ao preço de emissão das ações subscritas ou.
LEGISLAÇÃO E EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA. Modelo Orçamentário Modelo Orçamentário é o conjunto de procedimentos padronizados que devem ser seguidos pelos entes.
FORMAÇÃO CONTINUADA DE SOCIOEDUCADORES MATO GROSSO DO SUL Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública – SEJUSP Secretaria de Estado de Trabalho.
REFORMA ELEITORAL Dr. WESLEY RICARDO N CHAVES site:
Aula 1 Gestão Ambiental Disciplina: Gestão de Cooperativas
Sociedade em Conta de Participação Esta sociedade não possui patrimônio próprio e nem personalidade jurídica, pois este patrimônio e a personalidade jurídica.
Governador Valadares/MG – IMPOSTOS MUNICIPAIS Direito Tributário Prof. Amanda Sá
RECUPERAÇÃO JUDICIAL RECUPERAÇÃO EXTRAJUDICIAL FALÊNCIA Profª Deyse / Profª Vera Direito Empresarial.
LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO - LAI Lei nº /2011 Decreto Estadual nº /2013 PAULO MARCONDES CALDAS LOPES ASSESSOR TÉCNICO - CGE 2/6/2016.
Contrato de empreitada  Contrato de empreitada configura na obrigação assumida pelo empreiteiro, em face do proprietário, para realizar determinada obra.
COMISSÕES DISPOSIÇÕES GERAIS Art São comissões permanentes: I - a Comissão de Regimento Interno; II - a Comissão de Jurisprudência; III - a Comissão.
DIREITO EMPRESARIAL AULA 4
DA RESPONSABILIDADE CIVIL
DISSOLUÇÃO, LIQUIDAÇÃO e RESOLUÇÃO PROF. WILIAM CARVALHO.
DIREITO EMPRESARIAL FOCADO NA UNIFICADA CONTRATOS MERCANTIS.
SOCIEDADE ANÔNIMA ÓRGÃOS PROF. WILIAM CARVALHO. PODE SE DELIBERAR TODOS OS ASSUNTOS ATINENTE À CIA A LEI EXIGE QUE SEJA INSTAURADA EM CERTOS CASOS ART.
SOCIEDADE LIMITADA (PARTE I) PROF. WILIAM CARVALHO.
SOCIEDADE ANÔNIMA ACIONISTAS E CONTROLE PROF. WILIAM CARVALHO.
Direito e Legislação Empresarial Marcelo Toledo e Leopoldo Rocha Aula 4.
Ianny Cristina de Campos Oliveira e Carvalho. ICMS Previsão Legislativa CF/88 – Art. 155, II EC 33/2001 LC 87/96 LC 114/2002.
Escada Ponteana A teoria geral dos negócios jurídicos aplica-se aos contratos. O negócio jurídico é uma forma de exercício da autonomia privada. É o direito.
De onde vem o direito? (Fontes do direito) Prof. Rafael Mafei Instituições de Direito Aula 2.
AGÊNCIA DE REGULAÇÃO ECONÓMICA MODELO DE GOVERNAÇÃO MODELO DE GOVERNAÇÃO Praia, 07 de Julho de 2009 João Renato Lima.
SOCIEDADES EMPRESÁRIAS Atos constitutivos: a sociedade empresária adquire personalidade jurídica com o arquivamento dos atos constitutivos na Junta Comercial.
AULA EMPRESA INDIVIDUAL DE RESPONSABILIDADE LIMITADA.
Contrato de Depósito Daiane de Araujo Monteiro Dalana Rosele Prochnow.
(Resolução SEE/1.506/10) O que é um Colegiado Escolar? - Recomposição do Colegiado. Competências do Colegiado Escolar. COLEGIADO ESCOLAR (Resolução SEE/1.506/10)
A EXTRAJUDICIALIZAÇÃO DO DIREITO CIVIL. NEGÓCIO JURÍDICO PROCESSUAL NO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL. ALGUMAS REFLEXÕES INICIAIS. PROFESSOR DOUTOR FLÁVIO.
RESPONSABILIDADE DOS ADMINISTRADORES DE SOCIEDADES LIMITADAS Aplicação supletiva ou analógica das regras das Sociedades Anônimas.
RECUPERAÇÃO DE EMPRESA PROF. WILIAM CARVALHO. RECUPERAÇÃO EMPRESARIAL Principais diferenças para recuperação judicial de micro e pequena empresa: I. Não.
Transcrição da apresentação:

Direito Empresarial Turma Prof Anderson Rosa

SOCIEDADE LIMITADA 1. Conceito Sociedade limitada aquela formada por duas ou mais pessoas que se responsabilizam solidariamente de forma limitada ao valor de suas quotas pela integralização do capital social. 2. Regime das quotas Capital social - é dividido em quotas (iguais ou desiguais), cabendo uma ou diversas a cada sócio. Pode ser dada a contribuição por meio de dinheiro, bens ou direitos, mas não é autorizada através de prestação de serviços. Cota é o quinhão em dinheiro ou bens com que cada sócio contribui para a constituição do capital social.

SOCIEDADE LIMITADA 3. Aspectos característicos da sociedade limitada Legislação das limitadas - É regida pelo novo Código Civil e nas omissões, segue as normas da Sociedade Simples ou Anônimas, caso estabelecido no contrato. Prejuízos no capital - Não é autorizada a retirada ou distribuição dos lucros para o sócio, caso haja prejuízos do capital.

SOCIEDADE LIMITADA 3. Aspectos característicos da sociedade limitada Conselho fiscal - Este órgão é comum nas sociedades anônimas e é facultativo nas limitadas. Os sócios minoritários que representarem menos de 1/5 do capital social, podem eleger um membro e suplente. Pode o contrato instituir conselho fiscal e suplentes (três ou mais membros), sócios ou não. Em relação às demonstrações financeiras, deverão ser elaboradas pelo menos três, ao final de cada exercício social. 4. Constituição da sociedade limitada Por se tratar de uma sociedade contratual, conforme já mencionada, o ato constitutivo que deverá ser levado a registro perante a Junta Comercial, para que adquira personalidade jurídica própria e distinta da de seus sócios é o contrato social.

SOCIEDADE LIMITADA Ainda com relação à constituição das sociedades limitadas, o referido ato constitutivo pode ser realizado por instrumento particular ou público, porém em ambos os casos deverá ser visado por um advogado, nos termos do Estatuto da OAB, conforme previsto em seu artigo 1º, parágrafo 2º. O artigo 977 do Código Civil admite a ocorrência de sociedades maritais, desde que o regime de bens não seja de regime de comunhão universal, ou de regime de separação convencional de bens.

SOCIEDADE LIMITADA 5. Deveres e responsabilidades dos sócios Obrigações dos sócios - os sócios devem repor os lucros e quantias que foram retirados da sociedade, somente se autorizadas pelo capital social, na hipótese de que essas retiradas sejam distribuídas em prejuízo do capital social. O sócio deve integralizar suas quotas subscritas; caso contrário, poderá ser expulso da sociedade. Da data do registro da sociedade até cinco anos, todos os sócios respondem pela exata estimação dos bens concedidos ao capital social. Responsabilidade dos sócios - Surge da ideia de limitação da responsabilidade, ou seja, ela é restrita. Se o capital social prometido pelos sócios (subscrito) não estiver totalmente pago (integralizado), ele responderá solidariamente com os outros sócios pela parte que falta para a integralização.

SOCIEDADE LIMITADA 6. Direitos dos sócios Direito de participação nos lucros, conforme regula o art e do CC. Art Salvo estipulação em contrário, o sócio participa dos lucros e das perdas, na proporção das respectivas quotas, mas aquele, cuja contribuição consiste em serviços, somente participa dos lucros na proporção da média do valor das quotas. Art É nula a estipulação contratual que exclua qualquer sócio de participar dos lucros e das perdas. A participação direta ou indireta na administração social: o sócio pode ser administrador ou não da sociedade, conforme o art do CC.

SOCIEDADE LIMITADA 6. Direitos dos sócios Art Quando, por lei ou pelo contrato social, competir aos sócios decidir sobre os negócios da sociedade, as deliberações serão tomadas por maioria de votos, contados segundo o valor das quotas de cada um. Direito de deliberação na sociedade através do voto: delibera-se na sociedade por força de voto e como critério é o valor da cota, conforme expusemos supra. Art e ss. Direito de recesso (dissidência): é o direito que o sócio minoritário tem de se retirar ou buscar em juízo pretensão que não foi de acordo com critérios de legitimidade em voz do campo majoritário da sociedade. Direito de Retirada: o sócio tem esse direito e seu exercício é imediato, desde que de acordo com a lei (art do CC).

SOCIEDADE LIMITADA 6. Direitos dos sócios Administração e fiscalização da administração: o sócio tem direito a participar direta (administrador) ou indiretamente (fiscalização) da sociedade Administração da sociedade limitada Na administração, o administrador, sócio ou não, será designado pelo próprio contrato social ou instrumento separado (ou ato separado que é um termo, onde se especifica quem será o administrador) e terá que exercer a sua função por uma série de deveres previstos pela lei.

SOCIEDADE LIMITADA 7. Administração da sociedade limitada A destituição do gerente não sócio se dá por deliberação do sócios (art , III, CC) pelos votos correspondentes a mais da metade do capital social (art , II, CC), a qualquer momento, podendo o destituído valer-se dos meios judiciais para ressarcimento por eventuais danos materiais e morais que possa vir a sofrer por ocasião de sua remoção. A destituição do gerente sócio dependerá da aprovação de titulares de quotas correspondentes, no mínimo, a dois terços do capital social, salvo outra disposição contratual.

SOCIEDADE LIMITADA 8. Aumento do capital social O capital social pode sofrer modificações. Deliberando o aumento pelos sócios, em reunião ou assembléia, com a aprovação, no mínimo, de três quartos do capital social (art , V, CC), os sócios terão trinta dias para exercer o direito de preferência na aquisição de novas quotas, na proporção das que já sejam titulares. Transcorrido o prazo, o aumento é aprovado em reunião ou assembléia de sócios para posterior registro em órgão competente.

SOCIEDADE LIMITADA 9. Redução do capital social É possível que se torne necessária a redução do capital social. Exemplos: inadimplência de sócio remisso ou sua exclusão; Redução do capital em razão de ser excessivo; Retirada de sócio Resolução da sociedade em relação a sócios O sócio pode deixar livremente a sociedade, cedendo suas quotas a outro sócio ou a terceiro estranho ao quadro social, desde que, neste segundo caso, não ocorra a oposição de titulares de mais de um quarto do capital. O sócio pode ser excluído: a) se for declarado remisso; b) se praticar atos de inegável gravidade (art , CC) (extrajudicial);

SOCIEDADE LIMITADA 10. Resolução da sociedade em relação a sócios c) se praticar falta grave no cumprimento das suas obrigações (art , CC) (judicial); d) se for declarado incapaz; c) se declarado falido; d) se sua quota tiver sido liquidada; e) se falecer, sem que haja o ingresso de herdeiros; f) se ocorrer os cinco casos do direito de recesso do sócio que dissentiu: transformação, modificação, fusão, incorporadora ou incorporada.

SOCIEDADE LIMITADA 11. Conselho fiscal Órgão composto com um mínimo de três membros, sócios ou não sócios, eleitos em assembléia ordinária. É facultativa a sua criação. São deveres do conselho fiscal: a) Examinar, pelo menos trimestralmente, os livros e papéis da sociedade e o estado da caixa e da carteira; b) Lavrar no livro de ata e pareceres o resultado dos exames mencionados; c) Exarar parecer anual sobre os negócios e operações sociais; d) Denunciar os erros, fraudes ou crimes que descobrir; e) Convocar a assembléia dos sócios se a diretoria retardar por mais de trinta dias a sua convocação anual, ou sempre que ocorram motivos graves e urgentes.

SOCIEDADE LIMITADA 12. Deliberações dos sócios Os sócios podem decidir, por unanimidade, em documento por escrito. A lei também prevê reunião ou assembléia, sendo esta última obrigatória para as sociedades cujo número de sócios for superior a dez. A iniciativa da reunião ou assembléia compete ao administrador. O atraso superior a 60 dias implica que a convocação pode ser feita por sócio. O sócio se fará presente à reunião ou assembleia ou representado por outro sócio ou advogado, mediante a apresentação de instrumento de mandato com poderes específicos.

SOCIEDADE LIMITADA “Quorum para deliberação” Os sócios deliberarão pelo voto de: a) No mínimo três quartos do capital social, para a modificação do contrato social, incorporação, fusão, dissolução ou cessão do estado de liquidação da sociedade; b) Mais da metade do capital social, nos casos de designação, destituição e remuneração dos administradores, bem como na hipótese de autorização para requerimento de recuperação judicial ou extrajudicial; c) Maioria simples dos presentes nos demais casos, salvo se outra coisa estipular a lei ou o contrato social.