Dr. Ademir de Lucas Profa. Dra. Marly T. Pereira INOVAÇÃO, ADOÇÃO e DIFUSÃO DAS TECNOLOGIAS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DIAGNÓSTICO RURAL PARTICIPATIVO - DRP
Advertisements

APRENDIZADO ORGANIZACIONAL Profª. Sandra Mara Tenchena.
MISSÃO Fomentar a Ciência, Tecnologia e Inovação e atuar na formulação de suas políticas, contribuindo para o avanço das fronteiras do conhecimento, o.
Comportamento do Consumidor Prof Rosana Augusto1.
Gestão de Pessoas I Unidade II – O Papel do Agente de Mudança Prof.ª Adriana Bortolon Carvalho Cardoso
Aquecimento solar em Belo Horizonte Secretaria Municipal de Meio Ambiente SMMA/PBH Comitê Municipal sobre Mudanças Climáticas e Ecoeficiência – CMMCE/PBH.
Prof. Arlindo F. Gonçalves Jr.
MOTIVAÇÃO Psicologia Escolar Psicóloga Camilla Lima – CRP 17/1535.
 Horta da FSP – dia 05/04 das 13 às 14h - Alícia  Horta da FMUSP – 12/04 das 13 às 14h - Osvaldinete  Centro de Referência de SAN (CRSAN) Butantã –
DESEMPENHO DE JUÍZES E TRIBUNAIS DA JUSTIÇA ESTADUAL NO BRASIL Adalmir de Oliveira Gomes Professor Adjunto FACE/UnB.
Estrutura Organizacional
APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL ( AO) E COMPETÊNCIAS: CONCEITOS E MÉTODOS Marcelo Alves Carrera.
MOTIVANDO PARA VENCER MOTIVAÇÃO São os Motivos – de Ordem Lógica – Que Nos Levam Por Um Caminho e Não Por Outro; ou Seja, São os Motivos Que Nos Levam.
Escolas Sustentáveis. Caderno temático Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis ://conferenciainfanto.mec.gov.br/index.php/
SANTOS, Cláudia Mônica dos. & NORONHA, Karine
COMO PREPARA-SE PARA SER UM PROFESSOR INCLUSIVO Profª. Yara Antoniette.
Ensino médio integrado aos cursos técnicos de nível médio Colóquio A Produção do Conhecimento em Educação Profissional IFRN, Natal, 19 e 20/05/2011 Prof.
Introdução a Pesquisa Científica
AS PERSONALIDADES DO LÍDER Psicóloga Marieli Lopes Alves.
Baseado em transparências de aula dos professores César Salim, Claúdio Nasajon, Daniela Abrantes, José Dornelas, Sandra Mariano e Verônica Mayer IV JORNADA.
Participação: do que estamos falando? Maria Cristina Martins Kamers Conselho Estadual de Educação – CEE/SC.
CRITÉRIO ENACTUS REVISADO: CONDUZINDO UMA AVALIAÇÃO DAS NECESSIDADES.
Método Básico de Análise de Dados Ricardo Pereira Brandão Prof. Dr.a Maria Aparecida. 5º administração. Estudo Interdisciplinares de Técnicas de Pesquisa.
Elementos preliminares de monografias  O objetivo de pesquisa  A revisão bibliográfica  O problema (idéia de pesquisa)  O método de pesquisa  A justificativa.
1/13 Jogos de Empresas Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP Jogos de Empresas Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP.
O desenvolvimento ecologicamente auto-sustentável A partir da década de 1970, em meio a Guerra Fria, surgiram em vários países “movimentos ambientalistas”
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO Curso de Especialização em Negociação Coletiva Modalidade a Distância PPGA/EA/UFRGS e.
Tipos de Pesquisa ObjetivosAplicações Vantagens e Desvantagens.
ADMINISTRAÇÃO PARTICIPATIVA
Soniamca08 Desenvolvimento Organizacional Prof a. Sonia Alcântara, MSc
OPERAÇÕES COM NÚMEROS NATURAIS
Tatiana Seniciato Osmar Cavassan
Qual a Importância do Líder Para as Organizações ? Que Características Deve Possuir o Líder Ideal ? Você Possui Características de Liderança? Como Desenvolver.
Práticas de Gestão e Resultados Curso de Administração Prof. Fabio Uchôas de Lima.
Preparando o profissional para o mercado de trabalho
Transformando o Discurso em Prática: O Papel dos Bancos de Desenvolvimento na Efetividade da Agenda Ambiental Gabriel Rangel Visconti Superintendente da.
RELACIONAMENTO INTERPESSOAL
Instituições Políticas Brasileiras Prof. Octavio Amorim Neto EPGE/FGV-RJ.
Blind Image Quality Assessment via Deep Learning Aluna: Marília Isabelly R. Nogueira.
GESTÃO DE PROJETOS. 1. Introdução ao Gerenciamento de Projetos 1.1. Definições de Projeto, Programa e Portfólio. Relações entre Gerenciamento de Projetos,
INICIAÇÃO AO ESTUDO DA ADMINISTRAÇÃO Eng. Mecânica EM10P18 Daniel Tronto RA: A535JF-1 João Henrique de Godoy RA: GRUPO 1 Prof. Dra. Simoni M.
Fases da Pesquisa Científica  tema = assunto que se deseja estudar e pesquisar. Deve ser preciso, específico, e escolhido de acordo com o interesse, as.
 MBC é o Movimento Brasil Competitivo que criado em novembro de 2001, com o objetivo principal de aumentar a competitividade no país, de maneira sustentável,
Aula 2: O foco no processo de aprendizagem organizacional ● A essência da “organização que aprende”
ESCOLAS MUNICIPAIS ADEMAR E Pe. LUIGI Profª: Cléia e Helena PLANO DE AULA DENGUE, A PREVENÇÃO AINDA É O MELHOR REMÉDIO? Série: 4ª.
RAD Comportamento do Consumidor Prof. Dr. Dirceu Tornavoi de Carvalho O Processo de compra de consumidores e Familias Modelo geral de comportamento.
Unidade 4 Avaliação, Informação e Bem Estar. Uma distinção fundamental entre dado e informação é que o primeiro é puramente sintático e a segunda.
Aula 8: Pesquisa-ação.
Profª Filomena Coser Marinho
TIPOS DE AMOSTRAGEM Profª Juliana Schivani TIPOS DE
Pesquisa Científica “É um procedimento formal, com método de pensamento reflexivo, que requer um tratamento científico e se constitui no caminho para conhecer.
COMUNICAÇÃO RURAL T.E.S. Dr. Ademir de Lucas Profa Dra. Marly T. Pereira Departamento de Economia, Administração e Sociologia ESALQ-USP 2015.
Aula inaugural: apresentação do curso, aplicabilidade e importância da disciplina, ementa e método de avaliação Curso Técnico Eletromecânica Soldagem Básica.
SIGNIFICADO DO TRABALHO UMA PERSPECTIVA PSICOSSOCIAL
TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS E A DIDÁTICA
A Paz do Senhor! Estamos no 2º trimestre de 2016 e o tema da revista é Fruto do Espírito, tendo o Pastor Israel Maia, Presidente da Assembleia de Deus.
Abordagem Prática para Administrar as Mudanças
Perspectivas.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE A CRÔNICA ALÉM DA SALA DE AULA Ana Paula Fidelis RUFINO (UFRN)
FORMAÇÃO E APRIMORAMENTO CONTÍNUO FRENTE AOS NOVOS AMBIENTES DIGITAIS EM BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA Maria Helena Souza Ronchesel.
PROFESSOR : EVERTON RODRIGUES. Sócrates e o nascimento da filosofia - Sócrates foi um ateniense que viveu no séc V a.C durante a “Idade de Ouro” e não.
OFICINA DE MÉTODO CIENTÍFICO
Pesquisa de Satisfação. Como tomou conhecimento do Sicoob Cosmipa O resultado revelou que a maioria dos cooperados (54%) tomou conhecimento através de.
Gestão para o Sucesso Escolar – Supervisores O desafio da sustentabilidade das políticas educacionais e das propostas pedagógicas de melhoria da escola.
Memória Sábado 16 de abril de 2011.
Quando uma etapa chega ao final... Progressão Automática.
INOVAÇÃO, ADOÇÃO e DIFUSÃO DAS TECNOLOGIAS
INOVAÇÃO, ADOÇÃO e DIFUSÃO DAS TECNOLOGIAS
INOVAÇÃO, ADOÇÃO e DIFUSÃO DAS TECNOLOGIAS
Transcrição da apresentação:

Dr. Ademir de Lucas Profa. Dra. Marly T. Pereira INOVAÇÃO, ADOÇÃO e DIFUSÃO DAS TECNOLOGIAS

Dr. Ademir de Lucas Profa. Dra. Marly T. Pereira O QUE É UMA INOVAÇÃO???

Dr. Ademir de Lucas Profa. Dra. Marly T. Pereira

INOVAÇÃO CAPACITAÇÃO CONCEITUAL INSTRUMENTAL PERCEPÇÃO Avaliação Conceitual e empírica Rejeição idéia Aceitação idéia Atitude impulsiva Rejeição idéia Aceitação idéia Desinteresse perceptivo Não adoção primária Não Adoção racional Não adoção impotência Adoção racional Não adoção impulsiva Adoção impulsiva Não adoção impotência Incentivos

Dr. Ademir de Lucas Profa. Dra. Marly T. Pereira PORTANTO, ADOÇÃO É UM PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO INDIVIDUAL Reinvenção

DIFERENTES REALIDADES DIFERENTES NECESSIDADES Dr. Ademir de Lucas Profa. Dra. Marly T. Pereira

Dr. Ademir de Lucas Profa. Dra. Marly T. Pereira GALJART – 1971: HÁ 3 CATEGORIAS DE FATORES QUE IMPEDEM OU DIFICULTAM A ADOÇÃO: IGNORÂNCIA  IMPOTÊNCIA  NÃO DISPOSIÇÃO  NÃO HÁ DOIS TIPOS OPOSTOS DE PERSONALIDADE

Dr. Ademir de Lucas Profa. Dra. Marly T. Pereira SERÁ A MESMA COISA APRENDER CADA UMA DAS ATIVIDADES MOSTRADAS???

Dr. Ademir de Lucas Profa. Dra. Marly T. Pereira...OU APRENDER AS DELICADAS OPERAÇÕES INCLUÍDAS NA INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL???

Ademir de Lucas Marly T. Pereira CONCEITOS DE PUREZA, MICRÓBIOS?? SUJO? Limpo?

Ademir de Lucas Marly T. Pereira ASSOCIAÇÃO DE UMA OBSERVAÇÃO : CONSTATAR QUE AS FOLHAS ESTÃO MAIS AMARELAS QUE O NORMAL??

Ademir de Lucas Marly T. Pereira ADOÇÃO OU REJEIÇÃO SABER TRIÂNGULO DE GALJART PODER

Ademir de Lucas Marly T. Pereira ADOÇÃO OU REJEIÇÃO SABER TRIÂNGULO DE GALJART PODER QUERER

Difusão de inovações Extensão é ponte? Pra que? Que tipo??? Ademir de Lucas Marly T. Pereira

Ademir de Lucas Marly T. Pereira TEM MUITOS TIPOS DE PONTES POR AÍ....

Ademir de Lucas Marly T. Pereira

Ademir de Lucas Marly T. Pereira O TÉCNICO NÃO PODE “MOTIVAR” NINGUÉM TÉCNICO NÃO É AGENTE DE MUDANÇA!!!  PODE FACILITAR, FAZER COM QUE OS AGRICULTORES CONHEÇAM OU SINTAM A MOTIVAÇÃO QUE JÁ EXISTE DENTRO DELES, DE MODO QUE, CONSCIENTE DE SEU INTERESSE, SINTAM DESEJO DE SUBMETER-SE AO ESFORÇO NECESSÁRIO PARA MUDAR.

Difusão de inovações A adoção é um problema apenas de comunicação? Quais as qualidades ou atributos da inovação que a tornam mais “adotável”? Ademir de Lucas Marly T. Pereira

Ademir de Lucas Marly T. Pereira ADOÇÃO E DIFUSÃO DE INOVAÇÃO VARIÁVEIS DETERMINANTES DA TAXA DE ADOÇÃO I Atributos percebidos da Inovação 1. Vantagem relativa; 2. Complexidade; 3. Compatibilidade; 4. Divisibilidade; 5. Observabilidade

Ademir de Lucas Marly T. Pereira O QUE É DIFUSÃO ???????

Ademir de Lucas Marly T. Pereira PISTA =DIFUSÃO

Ademir de Lucas Marly T. Pereira O QUE É DIFUSÃO ???????. PROCESSO PELO QUAL UMA INFORMAÇÃO, OPINIÃO, IDÉIA, ATITUDE OU PRÁTICA SE EXPANDE NUMA CERTA POPULAÇÃO (Boudon&Bourricaud, 2001)

Ademir de Lucas Marly T. Pereira AS PESSOAS VÃO SE COLOCAR EM AÇÃO QUANDO: EM AÇÃO QUANDO:  FOREM CHAMADAS A PARTICIPAR E CONTRIBUIR COM UM TRABALHO IMPORTANTE PARA ELAS  TIVEREM RECONHECIMENTO

Ademir de Lucas Marly T. Pereira DIFUSÃO É HOMOGENEA? É PRA TODO MUNDO? QUEM SELECIONA? COMO? ONDE? QUE LOCAIS? SELETIVIDADE ESPACIAL DO CAPITAL EX. AGRICULTURA DE PRECISÃO, SOJA, MILHO, FRANGO. TRABALHAMOS COM AQUELES MAIS PARECIDOS CONOSCO. (Rogers & Shoemaker, 1971)

Ademir de Lucas Marly T. Pereira Referências Aracri, L.A. dos S. A difusão de inovações numa perspectiva critica: práticas espaciais e a implantação da “agricultura de precisão” na micro região de Canarana, MT. 2007, 15p. (Texto leitura obrigatória) Giacomini Filho, G. et al. Difusão de inovações: apreciação critica dos estudos de Rogers, Porto Alegre, Rev. FAMECOS (33):41- 7, 2007 Lucas, A. Porque os agricultores não adotam as novas idéias? Piracicaba, Deas, 2008, 4 p. (Texto preparado para uso na disciplina de Sociologia e Extensão). Pessoni, A Difusão de inovações como movimento de origem da comunicação para a saúde. VI Encontro dos Núcleos de Pesquisa Intercom p. ROGERS, Everett M. Diffusion of innovations. 5ed. Nova York: Free Press, 2003.