COALIZÃO ALFENAS. UM ARRANJO FORMAL PARA COLABORAÇÃO ENTRE GRUPOS OU SETORES DE UMA COMUNIDADE, EM QUE CADA GRUPO MANTÉM SUA IDENTIDADE, MAS TODOS CONCORDAM.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
I LEVANTAMENTO NACIONAL
Advertisements

CURSO DE FORMAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA, ACESSO À ÁGUA E CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO FGP / SAN – ÁGUAS – CISTERNAS / 2011 PROJETO CISTERNAS NAS ESCOLAS E A.
Aquecimento solar em Belo Horizonte Secretaria Municipal de Meio Ambiente SMMA/PBH Comitê Municipal sobre Mudanças Climáticas e Ecoeficiência – CMMCE/PBH.
POLÍTICA NACIONAL DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DAS PESSOAS PRIVADAS DE LIBERDADE NO SISTEMA PRISIONAL Encontro de Gestores de Saúde Prisional do Estado.
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR SECRETARIA DE COMÉRCIO EXTERIOR Facilitação Comercial para Atração de Investimentos MANAUS,
Cultura de Paz Experiências Educacionais no Brasil Audiência Pública Câmara dos Deputados outubro de 2015.
SESSÕES PARALELAS - 17 DE NOVEMBRO 16:00 – 17:30h PROFISSIONAL DO FUTURO Coordenador: Márcio de Miranda Santos - CGEE Relator: Luiz Roberto Liza Curi -
Cenas Juvenis: punks e darks no espetáculo urbano Helena Wendel Abramo.
30/5/2016 Ministério do Turismo Plano Nacional de Turismo Diretrizes,Metas e Programa
Adolescência e Principais problemas de saúde na puberdade História, Conceitos e Características DISCIPLINA HSM-130 CICLO DA VIDA II Graduação em Nutrição.
Helder Silva – Monitor CID Jairse Freire – Coordenadora Nélson Lima- Dinamizador Comunitário Graciete Borges- Voluntária Débora Semedo- Técnica Otília.
A SAÚDE ESCOLAR EM CABO VERDE Praia, 15 de Novembro de 2012 Dr. Henrique Fernandes Ponto Focal para Saúde Escolar - FICASE Encontro Nacional sobre os Determinantes.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARTICIPATIVO APROVADO PELO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO FEDERAÇÃO DAS APAEs DO ESTADO DO PARANÁ Abril 2006 – Abril 2007.
Sejam Bem vindos!!! Reuniões de Pais. 14/04/09.. Questionário de Satisfação APAE 2009.
10 fatos sobre o comportamento dos jovens brasileiros.
Instituições Sociais Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada na sociedade e com caráter normativo - ou seja,
Brasília, 27 de agosto de 2012 Política Nacional dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes e o Plano Decenal – Audiência Pública - Publicidade.
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – SESAN “Prêmio Água e Saneamento – FEMSA.
SEMADI SECRETARIA DE MISSÕES DA IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS NO IPIRANGA
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão Diretoria de Políticas de Educação Especial.
Indaial O municipio de Indaial está situado no Médio Vale do Itajaí, em Santa Catarina. Possui uma área de 466 km² sendo aproximadamente 155km² (33%) de.
Saneamento e Desenvolvimento Urbano. Contexto Os centros urbanos do mundo crescem em um ritmo acelerado. A projeção das Nações Unidas é que mais de 2,5.
METODOLOGIA DO DIAGNÓSTICO RÁPIDO PARTICIPATIVO - DRP
Fórum Nacional de Educação Seminário Nacional - O PNE e o futuro da educação brasileira 25/06/2015 Mesa de debate: O PNE e a Qualidade da Educação Prof.
Audiência Pública Estruturação dos Destinos Turísticos Brasileiros.
Para entender o que é política pública Produção cultural
IEE TRAZ UMA EXPERIÊNCIA DE 12 ANOS... Atendimento Direto a Crianças e Adolescentes Formação de Professores e Agentes Sociais Sensibilização em Políticas.
COORDENADORES: Rosangela Clarice Fritsch – Pedagoga André Luis de Souza – Engenheiro Mecânico.
S E D S Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social.
Errando o Alvo Gastos Sociais no Brasil José Márcio Camargo Professor do Departamento de Economia – PUC/Rio.
História do Brasil – 5º ano
Declaração de Caracas Documento que marca as reformas na atenção à saúde mental nas Américas. ESUDA, 12 de maio de 2014 Rossana Rameh
Família, a base para cidadania
Captação de Parceiros para abertura de pontos de vendas (PDV’s)
GERÊNCIA DE ACESSIBILIDADE E INCLUSÇÃO DIGITAL. À Gerência de Acessibilidade e Inclusão Digital, subordinada Diretoria de Governança Eletrônica compete:
Projeto de Ação Social Espaço Quadrangular Projeto de Ação Social Espaço Quadrangular.
PREVENÇÃO DA EXCEPCIONALIDADE APAE DE FRANCISCO BELTRÃO.
TEMA 9 Aula 24. AULA 22, 23 E 24 Políticas do setor turístico nas esferas municipal e estadual  Políticas nas esferas (o município e o turismo)  Gestão.
O Observatório de Favelas atua como uma rede sócio-pedagógica, com uma perspectiva técnico-política, integrada por pesquisadores e militantes vinculados.
GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA - BRASIL Secretaria da Administração do Estado da Bahia GESTÃO DE PESSOAS.
RELATO DE EXPERIÊNCIA : IMPLANTAÇÃO DE GRUPO TERAPÊUTICO DE ATIVIDADE FÍSICA NA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA II, NO MUNICÍPIO DE SCHROEDER NOVEMBRO 2009.
EIXO 3 PROTAGONISMO E PARTICIPAÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES Fomento de estratégias e mecanismos que facilitem a participação organizada e a expressão.
Núcleo de Apoio à Saúde da Família - NASF
BASE DO SISTEMA DE GARANTIA DE DIREITOS: Política de Atendimento Art ECA A política de atendimento dos direitos da criança e do adolescente far-se.
INCLUSÃO SOCIAL ATRAVÉS DO FUTEBOL. Porto Ferreira Futebol Clube, fundada em 1912 por um grupo de esportistas, tem por finalidade principal promover e.
VOLUNTARIADO e TRANSFORMAÇÃO SOCIAL. SITE: Missão Incentivar e consolidar a cultura e o trabalho voluntário na cidade de São Paulo.
BALANÇO DE METAS 2013 e PROPOSIÇÃO DE METAS 2014 Escola da Advocacia-Geral da União.
Patricia Santin Brasília, 11 de outubro de Fundação Telefônica | Vivo A Fundação Telefônica | Vivo QUEM SOMOS:  Presença em 14 países  13 anos.
PROJETO PERISCÓPIO. PROJETO PERISCÓPIO E O COMITÊ DE MONITORIZAÇÃO  Objetivo: evitar que crianças e adolescentes consumam cigarros de tabaco e bebida.
PROGRAMA DE ATENDIMENTO AO DESENVOLVIMENTO INFANTIL A CRIANÇA NO CONVÍVIO FAMILIAR COM DEPENDENTES QUÍMICOS.
SEMINÁRIO – REFORMULAÇÃO DO ENSINO MÉDIO: MESA 2 - JORNADA ESCOLAR AMPLIADA E CONDIÇÕES DE OFERTA DO ENSINO MÉDIO Prof. Wisley J. Pereira Superintendente.
Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade –
O que é ? O primeiro setor é o governo, que é responsável pelas questões sociais. O segundo setor é o privado, responsável pelas questões individuais.
INSTITUTO AYRTON SENNA Seminário " Trabalho Infantil, Aprendizagem e Justiça do Trabalho “ Brasília / 11 de outubro de 2012.
POTÉ. ENCONTRO DOS FORMADORES EM BELO - HORIZONTE.
Encontro Regional Nordeste II Plano Nacional de Educação GT04 – Gestão e Avaliação da Educação.
POLÍTICAS SOCIAIS E SAÚDE SEMINÁRIO NACIONAL AS POLÍTICAS PÚBLICAS BRASILEIRAS E A INCLUSÃO DA PESSOA PORTADORA DE DEFICIÊNCIA.
TURISMO DE BASE COMUNITÁRIA: por um turismo mais solidário, menos perverso e mais justo.
Ministério das Comunicações Secretaria de Inclusão Digital.
ENAP/Brasília junho/2010. Antes de 1930 – Fase contábil - Preocupação com a saúde física 1930 a 1950 – Fase Legal - Instituição da CLT - Estudo das relações.
Automação Industrial Prof. Dennis Brandão Universidade de São Paulo
2ª REUNIÃO DO FNG (Agosto/2013) GT - INDICADORES Definição de indicador com exemplos de indicadores do Programa Bolsa Família, do Conselho Nacional de.
 Mapeamento de seus cenários internos e externos, identificando requisitos essenciais a serem atendidos;  Tradução de requisitos em informações a serem.
APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL A competitividade do País passa por aqui.
Júlio Gregório Secretário de Estado da Educação do Distrito Federal SEMINÁRIO: “REFORMULAÇÃO DO ENSINO MÉDIO” MESA 3 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E GESTORES.
OFICINA DA REDE DE OBSERVA Ç ÃO 18 de agosto de 2006 OBSERVATÓRIO DA EQÜIDADE Campo de observação na fase piloto O campo de observação é indicado pelo.
PIB. .. O PIB (Produto Interno Bruto) é uma das mais importantes estatísticas de um país, por destinar-se ao estudo dos valores agregados da produção,
Missão Elaborar as políticas de atendimento que garantam os direitos das crianças e dos adolescentes, articulando ações junto aos poderes constituídos.
SEMADI SECRETARIA DE MISSÕES DA IGREJA EVANGÉLICA
Tripartição dos poderes Funções/atuações São funções institucionais do Ministério Público: Promover, privativamente, a ação penal pública, na forma da.
Transcrição da apresentação:

COALIZÃO ALFENAS

UM ARRANJO FORMAL PARA COLABORAÇÃO ENTRE GRUPOS OU SETORES DE UMA COMUNIDADE, EM QUE CADA GRUPO MANTÉM SUA IDENTIDADE, MAS TODOS CONCORDAM EM TRABALHAR JUNTOS PARA UMA META COMUM DE CONSTRUIR UMA SOCIEDADE SEGURA, SAUDÁVEL E LIVRE DE DROGAS. COALIZÃO ALFENAS

JUVENTUDE, FAMÍLIA, COMÉRCIO/INDÚSTRIA, JUSTIÇA MEIOS DE COMUNICAÇÃO, AGRUPAMENTOS CÍVICOS EDUCAÇÃO ( PÚBLICA E PRIVADA) ENTIDADES QUE PRESTAM SERVIÇOS À JUVENTUDE IGREJAS PROFISSIONAIS DA SAÚDE ÓRGÃOS GOVERNAMENTAIS ENTIDADES DEDICADAS A COMBATER O USO E ABUSO DE DROGAS PSICOATIVAS ONGS SETORES NECESSÁRIOS DA COMUNIDADE: COALIZÃO ALFENAS

SISTEMAS INTEGRADOS VISAM: REDUZIR A FRAGMENTAÇÃO DE SERVIÇOS REDUZIR A DUPLICAÇÃO DE SERVIÇOS AUMENTAR COLABORAÇÃO AVALIAR PROGRAMAS GERAR RECURSOS CAPACITAÇÃO MUDAR A OPINIÃO PÚBLICA COALIZÃO ALFENAS

PASSO INICIAL PARA FORMAR UMA COALIZÃO COMUNITÁRIA COALIZÃO ALFENAS

Missão Inter relacionar e cultivar uma rede de contatos de forma harmoniosa, a fim de reduzir gastos financeiros e de tempo, contando com a participação de todos os setores da sociedade e também com a simpatia do povo e assim, aumentar o número de membros e alcançar todas as classes sociais.

VISÃO Tornar-se um movimento expressivo e reconhecido por todas as classes sociais, inclusive pelas autoridades políticas, na região do município de Alfenas, através do desenvolvimento de projetos vinculados ao bem estar e à qualidade de vida, cujo resultado seja a diminuição do uso de bebida alcoólica por menores de 18 anos.

DEFINIÇÃO DO PROBLEMA: USO DE ÁLCOOL POR MENORES COALIZÃO ALFENAS

5 a 10% da população adulta brasileira (8 a 16 milhões) FAZEM USO ABUSIVO DO ÁLCOOL. 1 0 Levantamento domiciliar sobre o uso de drogas no Brasil - SENAD – 2001 Uso de álcool na vida: 68,7 % Dependência de álcool no país: 11,2% Faixas etárias% 12 a 17 ANOS5,2 18 a 2415,5 25 a 3413,5 > 3510,3 TOTAL11,2 COALIZÃO ALFENAS

Consumo de Cerveja entre ADOLESCENTES: Mulheres = 50 % Homens = 53 % Fonte: Revista Veja COALIZÃO ALFENAS

O JOVEM ESTÁ FAZENDO USO DO ÁLCOOL CADA VEZ MAIS CEDO. => 10 A 12 ANOS <= Em casa, na escola, nas baladas, etc. Fonte: APCD COALIZÃO ALFENAS

USP => Em 2005, 53,6 % dos motoristas jovens que morreram nas estradas da capital estavam alcoolizados. SENAD => 16 % DOS JOVENS DE 14 A 17 ANOS BEBEM ÁLCOOL EM EXCESSO ( + DE 5 DOSES AO DIA) COALIZÃO ALFENAS

HÁ 20 ANOS O CONSUMO DE CERVEJA NO BRASIL ERA DE 20 LITROS POR HABITANTE. O CONSUMO HOJE É DE 50 LITROS POR HABITANTE. Fonte: CIEE - agosto de 2008 COALIZÃO ALFENAS

DEPENDÊNCIA DE ÁLCOOL: Há 20 anos => 1 mulher para cada 10 homens. Hoje => 1 mulher para cada 3 homens. Fonte: Revista VEJA COALIZÃO ALFENAS

Problemas com álcool: Homens demoram 15 anos Mulheres demoram 5 anos Fonte: Revista VEJA COALIZÃO ALFENAS

1 MILHÃO DE CRIANÇAS DE 6 A 17 ANOS SÃO DEPENDENTES DE DROGAS Fonte: Dra. Neide Zanelatto – UNIAD – Unidade de Álcool e Drogas da UNIFESP COALIZÃO ALFENAS

META APRESENTAR DADOS: DEFINIR A REALIDADE DE ALFENAS COALIZÃO ALFENAS

FONTES DE INFORMAÇÕES: DOCUMENTOS DA SÁUDE PÚBLICA CENSO ESTATÍSTICA DA POLÍCIA ONG SECRETARIAS DE EDUCAÇÃO COMÉRCIO E INDÚSTRIA OUTRAS ASSOCIAÇÕES COALIZÃO ALFENAS

Quadro Lógico Coalizão Comunitária de Alfenas/MG Consumo de Álcool por menores Família – falta de estrutura de limites, permissividade ou omissão, exemplo de consumo, falta de conhecimento. Mídia/Marketing – Atraente de forma negativa, incentivo de consumo 02 Universades/Faculdades; Festas com consumação atreladas ao convite; Patrocinio de Eventos; Falta de vontade Política; Falta de fiscalização; Falta de atividades gratuitas atrativas para menores; Falta de verbas para Projetos; Imposto atraente para produção e venda; Baixo custo. E por quê? Modernidade/pais trabalham muito, consumo, estresse; Terceirização dos filhos; Pouca atenção Espiritualidade Falta de ensinamentos éticos. O problema E por que aqui?

Comitês Alfenas Equipe de Articulação PedagógicoComunicaçãoEventosIgrejasJovensSegurançaJurídico/Fiscal Empresa Júnior Educação

Definindo estratégias e novas idéias A escolha do bairro.... Gostaríamos de ouvi-los...

PARABÉNS ! A TODOS OS SETORES QUE ABRAÇARAM A COALIZÃO DE ALFENAS. 05 DE OUTUBRO DE 2009 COALIZÃO ALFENAS

Porque Deus não nos tem dado um espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação (2 Tm 1:7).