Métodos Quantitativos em Medicina Cálculo do Tamanho da Amostra Patometria 2015.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Aplicações Estatísticas uma rápida abordagem
Advertisements

Aula 12 - Teste de associação1 DATAAulaCONTEÚDO PROGRAMÁTICO 10/03Segunda1Níveis de mensuração, variáveis, organização de dados, apresentação tabular 12/03Quarta2Apresentação.
Complementos sobre Testes de Hipóteses. Complementos sobre testes de hipóteses Neste capítulo olharemos para: A segurança da decisão baseada em testes.
FUNÇÃO CONTROLE É a função que compara as ações planejadas com os resultados obtidos. A partir dessa análise é possível dar início a eventuais correções.
Curso de Análise Estatística UNIFESP 2007 Prof. Dr. Clóvis de Araújo Peres Prof. Dr. Clóvis de Araújo Peres
Profª. Maria Ester Domingues de Oliveira
Amostragem e tratamento de dados faltantes Prof. Luciana Nunes INFERÊNCIA ESTATÍSTICA.
Aula 7 Validando os Modelos Prof. José Valentim Machado Vicente, D.Sc.
Unimed ABC - Nº de vidas: MEDICINA PREVENTIVA 1.Promoção e Prevenção de Saúde: (equipe multidisciplinar) Gestantes Ginástica Adaptada Obesidade.
SANEAMENTO, SAÚDE E EDUCAÇÃO EM MUNICÍPIOS CEARENSES: UMA ANÁLISE COMPARATIVA JOSÉ GARCIA ALVES LIMA CARLOS VANGERRE DE ALMEIDA MAIA MARIA JANAINY COSTA.
Estudos Interdisciplinares de Técnicas de Pesquisa Acadêmica: Éricka Reis Barros.
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES ESTUDO DO MERCADO Objetivo – quantificar o total dos bens e serviços gerados pelo empreendimento, objeto do estudo,
© 2013 Pearson. Todos os direitos reservados.slide 1 Capítulo 8 Identificação de segmentos de mercado e seleção de mercados-alvo.
RHAYANE BORGES SILVA 4º ANO ADMINISTRAÇÃO Mensuração e Escala Parte II.
Estatística: Aplicação ao Sensoriamento Remoto SER ANO 2016 Análise de Variância (ANOVA) Camilo Daleles Rennó
AULA DO DIA 23 DE ABRIL DE 2013 MESTRADO EM EDUCAÇÃO, LINGUAGEM E TECNOLOGIAS DISCIPLINA – METODOLOGIA DA PESQUISA PROFESSORAS – KÊNIA E MIRZA MÉTODO METODOLOGIA.
A ULA 6 B IOESTATÍSTICA Inferência Pontual, Intervalar e Testes de Hipóteses.
Inferência Estatística
Aula 5. Teste de Hipóteses II. Capítulo 12, Bussab&Morettin “Estatística Básica” 7ª Edição.
Pesquisa Social.
REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA COM METASÍNTESE: ATUALIDADES.
Introdução à Administração
CDE 04_ Estudo de Viabilidade de Projetos – Prof. Wanderley Carneiro 1 Critérios para escolha do melhor projeto? Como escolher o melhor projeto? Em alguma.
EAL ESTATÍSTICA, PLANEJAMENTO E OTIMIZAÇÃO DE EXPERIMENTOS.
Projeções de Séries Temporais – Econometria dos Mercados Financeiros Mestrado Profissionalizante em Finanças e Economia Empresarial FGV / EPGE Prof. Eduardo.
Método Básico de Análise de Dados Ricardo Pereira Brandão Prof. Dr.a Maria Aparecida. 5º administração. Estudo Interdisciplinares de Técnicas de Pesquisa.
CENTRO DE CIÊNCIA DO SISTEMA TERRESTRE METODOLOGIA DE PESQUISA CIENTÍFICA DEMANDA DE ENERGIA ELÉTRICA E DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO : O CASO DAS COMUNIDADES.
Teste t de medidas INDEPENDENTES Estatística Aplicada - Componente Prática.
Estatística: Aplicação ao Sensoriamento Remoto SER ANO 2016 Intervalo de Confiança Camilo Daleles Rennó
Regressão linear simples Apenas existe uma variável dependente ou Y e uma variável independente ou preditora X Estatística Aplicada - Componente Prática.
Testes de Hipóteses Universidade de Brasília Departamento de Engenharia Mecânica Programa de Pós-Graduação em Ciências Mecânicas Programa de Pós-Graduação.
COMO MODELAR MISTURAS. Nos exemplos estudados inicialmente avaliamos a influencia de dois fatores (temperatura e concentração) Se os valores dos níveis.
Pesquisa de Mercado Prof. Cláudio Zanutim. Objetivo Definir as metodologias para o desenvolvimento de pesquisas de mercado, para lançamentos de novos.
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina Nome da disciplina: Metodologia da Pesquisa Aplicada Ementa: 1) Conceitos fundamentais sobre.
O grau de dispersão de uma amostra em torno da média é: A) desvio médio; B) desvio padrão; C) erro padrão; D) variância; E) coeficiente de variação avaliação.
MÉTODOS CIENTÍFICOS Prof a. Graça Pachêco. TODAS AS CIÊNCIAS CARACTERIZAM-SE PELA UTILIZAÇÃO DE MÉTODOS CIENTÍFICOS Há diversas formas de conceituar,
COMO A ESCALA AFETA A AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL Elsa João Apresentado por: Brenda Wilke.
Prêmio2010 Resultado Gerais. Pesquisa - Prêmio ABREME Metodologia.
PROBLEMA Verificar a eficácia de um novo medicamento para curar dor de cabeça Hipóteses: H 0 : O novo medicamento não é eficaz H 1 : O novo medicamento.
6. Andando na Superfície de Resposta Técnica de otimização baseada em planejamentos fatoriais Etapas distintas: Modelagem e deslocamento Modelagem: ajuste.
AVALIAÇÃO IMOBILIÁRIA II Elaborado por: Manuel Miranda da Mota em Set./2010 O RISCO E OS MÉTODOS DE AVALIAÇÃO Evolução da Gestão do Risco - Métodos Risco.
Noções de amostragem Bioestatística. É a ciência que fornece os princípios e os métodos para coleta, organização, resumo, análise e interpretação de dados.
OLIVEIRA, JANE S.; QUEIROZ SALETE L. Comunicação e Linguagem Científica: guia para estudantes de química, Campinas: Átomo, 2007, 109 p. Capítulo 4: LOCALIZANDO.
Necessidade de planejamento Empreendedores tendem a negligenciar o estágio de planejamento de um novo negócio O plano de negócio é fundamental pois descreve.
Estudos de Eventos Prof. Eduardo Pontual Ribeiro.
Economia do Meio Ambiente Andrea Melo 05/05/08. Sumário da Aula de Hoje Preços Hedônicos: uma abordagem geral Valoração Contingente.
Revisão de Estatística Parte II J M Fernandes. Amostras estatísticas para parâmetros populacionais Assumir que a distribuição é normal X~N(µ(σ 2 )) Gerar.
Estatística Aplicada à Administração Profº Alessandro Moura Costa
Padronização da Análise de Urina Requisição do Exame  Orientação ao Paciente  Coleta do Material  Entrega do Material  Conferência do Material  Transporte.
Planejamentos com Múltiplos Blocos Delineamento em blocos completos casualizados Um fator de perturbação é um fator que provavelmente tem um efeito sobre.
Aula 6. Inferência Dr. Ricardo Primi Universidade São Francisco
Profa. Claíde Abegg / Rosane Davoglio
Método para seu projeto Profa. Dra. Marina Moreira.
Administração Mercadológica Profa. Liliane Martins Cabral
© 2000 Paulo Adeodato Avaliação de Desempenho de Sistemas Geração de Valores Aleatórios Paulo Adeodato Departamento de Informática Universidade Federal.
ESTABELECIMENTO DA IDADE DENTÁRIA PELO MÉTODO DE DEMIRJIAN EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES INFECTADOS PELO HIV. PEROTTA, M.*; GLEISER, R. Disciplina de Odontopediatria.
Curso de Jornalismo Investigativo: uma capacitação para organizações e ativistas locais Análise e filtro de dados: oficina prática Apresentação baseada.
Princípios de Epidemiologia e Análise de Dados na Pesquisa Científica em Medicina Princípios de Epidemiologia e Análise de Dados na Pesquisa Científica.
Estatística: Aplicação ao Sensoriamento Remoto SER ANO 2016 Teste de Hipótese Camilo Daleles Rennó
MAE 0535 – Pesquisa de Mercado Universidade de São Paulo – USP Instituto de Matemática, Estatística e Computação – IME Professora: Silvia Elian Nagib 2º.
Estimando a relação entre gastos com publicidade e vendas Aspectos econométricos: simultaniedade.
Aula 11. Regressão Linear Múltipla. 1. C.Dougherty “Introduction to Econometrics” 2. Capítulo 16. Bussab&Morettin “Estatística Básica” 7ª Edição.
Como construir modelos empíricos. Nos modelos estudados, cada fator foi fixado em dois níveis Por esta razão temos que nos contentar com uma visão limitada.
Amarante, J 1. Maia, A 1. Moreira, J 1. Ferreira, A 1. Serra, N 1 1 Instituto Politécnico da Guarda – Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto.
Reconhecimento de Padrões Mineração de Dados para Detecção de Padrões de Mudança de Cobertura da Terra Padrões e processos em Dinâmica de uso e Cobertura.
AULA 10 – ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA. “A cientificidade não pode ser reduzida a uma só forma de conhecer: ela pré- contém, por assim dizer, diversas.
CONFUSÃO. CONFUSÃO Pode levar à observação de diferenças aparentes, quando elas não existem, ou ausência de diferença, quando ela existe. Pode levar à.
PEDRO A. BARBETTA – Estatística Aplicada às Ciências Sociais 6ed. Editora da UFSC, Estatística Aplicada às Ciências Sociais Sexta Edição Pedro Alberto.
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 8 Controle.
 Qualidade de Testes Diagnósticos  O bom uso de um teste diagnóstico requer, além das considerações clínicas, o conhecimento de medidas que caracterizam.
Transcrição da apresentação:

Métodos Quantitativos em Medicina Cálculo do Tamanho da Amostra Patometria 2015

Métodos Quantitativos em Medicina Princípios Gerais – Hipótese de Pesquisa - Propor uma pergunta para ser respondida: objetivos - Formular as hipóteses da pesquisa: partir da hipótese nula e definir a hipótese alternativa Exemplo Objetivo: Verificar se o estilo de vida sedentário está associado a ocorrência de proteinúria em diabéticos. Hipótese nula: A ocorrência de proteinúria é similar em diabéticos sedentários e naqueles que praticam exercício aeróbio; Hipótese alternativa: A ocorrência de proteinúria é maior em diabéticos sedentários do que naqueles que praticam exercício aeróbio.

Métodos Quantitativos em Medicina Princípios Gerais – As Variáveis - Uma hipótese pode ser testada pela coleta de dados da população de interesse - A escolha das variáveis define as possíveis análises estatísticas a serem utilizadas Exemplo - população de interesse: diabéticos Tipo II - variável: a) proteinúria em g/L b) proteinúria em “cruzes” c) proteinúria presente/ausente

Métodos Quantitativos em Medicina Princípios Gerais – Teste de Hipóteses - Depende da variável escolhida - Deve ser formulado a partir da Hipótese nula Exemplo: Proteinúria a) g/Lb) “cruzes” c) presente/ausente QuantitativaQualitativa Qualitativa ContínuaOrdinal (contagens) Teste t para 2 amostras Teste de Mann-Whitney Teste de  2 (Qui-quadrado)

Métodos Quantitativos em Medicina Princípios Gerais – Erros - Teste de Hipóteses está sujeito a Erro Tipo I e Erro Tipo II - Deve-se definir a priori o maior erro admitido para cada tipo - Nível de significância (  ) – controla o Erro Tipo I - Poder Estatístico ( 1-  ) – controla o Erro Tipo II Decisão Correta Erro tipo I (  ) Rejeitar H 0 Erro Tipo II (  ) Decisão CorretaAceitar H 0 H 0 é FalsaH 0 é Verdadeira “A Realidade” “o estudo”

Métodos Quantitativos em Medicina Conceito central do cálculo do tamanho da amostra - Ao se decidir estudar uma ou mais variáveis, determina-se a análise estatística apropriada. - Uma vez escolhidos os testes estatísticos, pode-se calcular o tamanho da amostra. Definir as variáveis e o desenho do estudo 1 2 ≥ 3 Análise Univariada Análise Bivariada Análise Multivariada -Teste t - Anova - Teste de Wilcoxon -Teste  2 - Teste Exato de Fisher - Correlação de Pearson -Regressão Múltipla - Análise Fatorial - Regressão Logística

Métodos Quantitativos em Medicina Cálculo do Tamanho da Amostra – Regra Geral - Partir da fórmula de estimativa do erro e isolar n - Abordagem pelo Erro Padrão da Média foi uma das primeiras formas de cálculo do tamanho da amostra isolar n Incluir o nível de significância e o poder estatístico

Métodos Quantitativos em Medicina Comparação de Duas Médias - Teste t para duas amostras independentes - t pode ser traduzido em termos de  e  - As variâncias (S 2 ) e o tamanho de cada amostra (n) podem será igual

Métodos Quantitativos em Medicina Foundations of Clinical Research: applications to practice (3rd edition). Leslie G. Portney, Mary P. Watkins. Editora Pearson Prentice Hall, New Jersey, USA, 2009 (capítulo 8 e Apêndice C). Delineando a Pesquisa Clínica: uma abordagem epidemiológica (3ª edição). Stephen B. Hulley e colaboradores. Artmed Editora S.A., São Paulo, Brasil, 2008 (capítulos 5 e 6). Qual o tamanho da amostra ideal para se realizar um ensaio clínico? Raymundo S. Azevedo (2008). Revista da Associação Médica Brasileira, volume 54, número 4, páginas 283 a 297. Euro de Barros Couto Junior. Abordagem não-paramétrica para cálculo do tamanho da amostra com base em questionário ou escalas de avaliação na área de saúde (2009). Tese de Doutorado, Patologia - Universidade de São Paulo. Orientador: Raymundo Soares de Azevedo Neto. Para aprender mais... “And, in the end, the love you take is equal to the love you make” The End (Lennon/McCartney, 1969)