USO DA TECNOLOGIA NO ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS: breve retrospectiva histórica Vera Lúcia Menezes de Oliveira e Paiva (UFMG/CNPq/FAPEMIG.

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Transcrição da apresentação:

USO DA TECNOLOGIA NO ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS: breve retrospectiva histórica Vera Lúcia Menezes de Oliveira e Paiva (UFMG/CNPq/FAPEMIG By: Maria Goreti Sousa Saboia e Lylian Nara Pires Bandeira

INTRODUÇÃO Ferramentas tecnológicas: relação dialética entre a adesão e a crítica ao novo Nova tecnologia, desconfiança e rejeição Incorporação às práticas pedagógicas Inserção e estágio da normalização

A tecnologia da escrita Textos em volumen Criação do códex Invenção da imprensa Livros Computador

As tecnologias no ensino de línguas Uso do primeiro livro: aprendiz data de 1578, com a publicação de uma gramática do hebraico pelo Cardeal Bellarmine No ensino de línguas, os primeiros livros foram as gramáticas. A primeira notícia que se tem do uso do livro pelo que possibilitava ao aluno estudar sem a ajuda do professor. O conceito de ensino de línguas equivalia ao da oferta de descrições linguisticas. Aprender uma língua significava aprender a sintaxe dessa língua.

Tecnologia de áudio e vídeo Grande renovação tecnológica: reprodução de som e vídeo Tecnologia de reprodução de imagem e som ao simultaneamente Aulas inovadas com inserção tecnológica de gravação e reprodução de som Produção de cartoons como ensino de línguas Uso do gravador como material didático para os alunos O rádio e a televisãp como instrumento de transmissão de informação para uma maior socialização

O Computador A tecnologia da informática evoluiu rapidamente e o computador e seus periféricos, além do correio e do telégrafo, passaram a integrar todas as tecnologias da escrita, de áudio e vídeo já inseridas na sociedade: máquina de escreve, imprensa, gravador de áudio, projetor de slides, projetor de vídeo, rádio, televisão, telefone, e fax.

Rumo á normalização Inserção na sociedade devido à redução de tamanho e custos, variedade de software, design Proposta de sete estágios: 1. curiosidade; 2.ceticismo ignorância à tecnologia; 3. tentativa e rejeição ao novo frente aos obstáculos; 4. nova tentativa e vantagens relativas; 5. mais pessoas começam a usar a nova ferramenta, mas ainda existe medo e expectativa; 6; tecnologia vista como algo normal; 7. integração nas vidas dos usuários e normalização

CONCLUSÃO Embora as tecnologias estejam integradas ao ser humano no seu cotidiano, todavia, ainda há uma boa parcela da população que não tem acesso a informática.O computador pode não chegar para todos, o que não podemos deixar de tê-lo como prioridade, pois temos que nos conscientizarmos que tanto o livro quanto o computador não farão milagres no processo de aprendizagem

REFERÊNCIAS PAIVA, V.L.M.O. O uso da tecnologia no ensino de línguas estrangeiras: breve retrospectiva histórica (submetido à  publicação) 2008 disponível em http://www.veramenezes.com/techist.pdf