ANIMAÇÃO GEOGEBRA SÃO LEOPOLDO, 2016 UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS – UNISINOS UNIDADE ACADÊMICA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ALZIRA MARIA LIEDTKE BECKER CRISTIANE STRAIOTO DINIZ
Advertisements

Pressione qualquer tecla em cada página
GEOGEBRA NA SALA DE AULA
Vetores.
FUNÇÃO SENO.
Distribuições Contínuas de Probabilidade. Objetivos Apresentar a Distribuição de Probabilidade Normal Apresentar a Distribuição de Probabilidade Normal.
Educação e Mídias na Educação Matemática
Tarefa 1: Usando a ferramenta controle deslizante  Ative a ferramenta CONTROLE DESLIZANTE e clique onde quer que ele apareça.  Aparecerá uma janela como.
Introdução a Funções Reais
Aula 5 Bioestatística. Estatísticas para uma variável.
MATEMÁTICA Ensino Médio, 1º Ano Relações da função afim e a Progressão Aritmética.
MCEF 2012/2013. Introdução ao “Mathematica” Utilização do Mathematica Funcionamento do programa Regras da Linguagem Exemplos Exercícios!!
CARTILHA DE APOIO COMPUTACIONAL AO CÁLCULO Área de Conhecimento: Ciências Exatas e da Terra Autor: Christian Wagner Programa: PUIP Curso: Engenharia Civil.
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ ENERGIA E EFICIÊNCIA ENERGÉTICA P ROF D R.: ANTONIO V. H. SOLA.
Funções Prof. Márcio.
 Aprendendo Geometria Analítica de Forma Dinâmica com o Geogebra  Joseide Justin  Gabriel Pinheiro.
Professor: Gerson Leiria Nunes.  Tempo contínuo vs. Discreto  Sinal Determinístico vs. Aleatório  Conceito de frequência  Amostragem.
Ângulo e arco generalizados
Curso Contabilidade Social – Feijó, Ramos et al., Ed. Campus, 2003 O MODELO DE INSUMO-PRODUTO Matriz de Leontief: matriz de coeficientes técnicos diretos.
PROFESSOR: ALEXSANDRO DE sOUSA
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO HUMANO GERÊNCIA DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÕES EDUCACIONAIS E ADMINISTRATIVAS.
FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS
Modelagem de Dados Aula 1.
Derivada, a linguagem do movimento. A derivada expressa o ritmo da mudança instantânea em qualquer fenómeno que envolva funções. Quando se trata de corpos.
Cálculo Numérico Computacional Prof. Linder Cândido da Silva.
Sistemas Lineares Prof. Dr. Cesar da Costa 3.a Aula: Linearização de Sistemas e Transformada de Laplace.
1/6/2016 Computação Gráfica
Conhecendo o Tutorial support.ebsco.com. EBSCOhost é uma poderosa ferramenta de referência online que oferece uma variedade de bases de dados de texto.
Estatística: Aplicação ao Sensoriamento Remoto SER ANO 2016 Distribuições de Probabilidade (Extra) Camilo Daleles Rennó
Profª Juliana Schivani. Valor numérico: P (x) = 10x 6 – 15x x 4 P (2) = 10 ∙ 2 6 – 15 ∙ ∙ 2 4 P (2) = 640 – = 480 Schivani.
Reflexões sobre as noções e os conceitos de área, superfície, espaço e território CNPM, 11 de outubro de 2005 Dr. Evaristo Eduardo de Miranda.
Escreva aqui o título e o subtítulo do seu TCC Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Insira a data.
Funções e Equações Exponenciais e Logarítmicas COLÉGIO JOÃO AGRIPINO FILHO – CJAF/GEO CATOLÉ DO ROCHA – PB MATEMÁTICA I PROFESSOR: MASCENA CORDEIRO.
Conjuntos: Não existe uma definição formalizada do que vem a ser um conjunto. O que temos é uma idéia ou uma noção do que vem a ser um conjunto. De uma.
Mecânica Teórica Introdução e conceitos básicos da Mecânica Teórica:  Campos de Física Teórica;  Objecto de estudo;  Métodos da mecânica teórica; 
1 Geometria Analítica Prof. Paulo Salgado
APOSTILA 6 AULA 32 E 33. LEMBRETE Seno e Cosseno na circunferência trigonométrica.
Profª Juliana Schivani u.br.
Funções Trigonométricas Colégio Juvenal de Carvalho 2013.
COMO MODELAR MISTURAS. Nos exemplos estudados inicialmente avaliamos a influencia de dois fatores (temperatura e concentração) Se os valores dos níveis.
Prof. Dr° Vagner Custódio
Apoio e Agradecimentos AS INTERAÇÕES DISCURSIVAS ENTRE PROFESSOR E ALUNO EM AULAS DE FÍSICA E A CONSTRUÇÃO DE ARGUMENTOS Arthur Tadeu Ferraz –
Espelhos Esféricos.
Hidrodinâmica Aula 04 (1 0 Sem./2016) 1. A função escoamento para fluxos bidimensionais A) Velocidade para um fluxo bidimensional em componentes cartesianas.
AULA 4 Aceleração Monitores: Hugo Brito Aluno de Engenharia Eletrônica – 6º Período Natalia Garcia Aluna de Engenharia Civil – 4º Período paginapessoal.utfpr.edu.br/cdeimling.
Representação de Sistemas Elétricos de Potência
Vinicius Carvalho Beck 2016 Pensamento Matemático Parte 1.
PROJETO DE NIVELAMENTO – ITEC/PROEX - UFPA PROJETO DE NIVELAMENTO – ITEC/PROEX - UFPA EQUIPE FÍSICA ELEMENTAR EQUIPE FÍSICA ELEMENTAR DISCIPLINA: FÍSICA.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte Orientação Facudade de Ciências da Saúde do Trairi-FACISA Orientação Acadêmica- FACISA.
Estatística Aplicada à Administração Profº Alessandro Moura Costa
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NA MODALIDADE À DISTÂNCIA. MATEMÁTICA PARA ADMINISTRADORES. RÔMULO LUIZ OLIVEIRA.
© 2000 Paulo Adeodato Avaliação de Desempenho de Sistemas Geração de Valores Aleatórios Paulo Adeodato Departamento de Informática Universidade Federal.
CORRENTE E RESISTÊNCIA
ROTAÇÃO CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DISCIPLINA: FÍSICA I Prof. Bruno Farias.
PRINCÍPIO DA DUALIDADE Embora a física clássica explique com clareza o movimento dos corpos em nossa volta, ela não o faz para partículas tão pequenas.
Instrumentação – Conceitos Básicos Universidade de Brasília Departamento de Engenharia Mecânica Programa de Pós-graduação em Ciências Mecânicas Professores.
Gráficos Curso: Sistemas de Informação Disciplina: Estatística e Probabilidade Professor: Munelar de Assis Falcão 04 de março de 2009 Aula 3.
Geometria Analítica Cônicas Parábola Profª Juliana Schivani.
Física I Aula 10 Movimento Oscilatório I 2009/2010.
PESQUISA OPERACIONAL PARA A ENGENHARIA DE PRODUÇÃO II **Construção de Modelos de Programação Linear I** Profa. Vitória Pureza 1º Semestre Aula 2.
Matemática Introdução à Matemática Ano acadêmico 2016.
Funções Trigonométricas Casos Gerais. As funções do tipo trigonométricas são escritas na forma a, b, c e d são constantes, com b e c diferentes.
Ensino Médio. Problematização para compor parte de uma aula no laboratório de informática Elabore o gráfico da função quadrática considerada.
Funções Matemáticas Cleone Silva
GEOMETRIA DINÂMICA UMA NOVA ABORDAGEM PARA O APRENDIZADO DA GEOMETRIA SÃO LEOPOLDO, 2016 UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS – UNISINOS UNIDADE ACADÊMICA.
CMCC Centro de Matemática, Computação e cognição Disciplina Práticas de Ensino de Matemática no Ensino Fundamental Sistemas de Equações Lineares Orientador.
Algoritmos Grupos de Slides No 3. Prof. SIMÃO Estrutura de decisão composta "se senão" if else end Feito por Prof. Jean Marcelo SIMÃO e revisado por Prof.
MOVIMENTO OSCILATÓRIO Estamos familiarizados com diversos tipos de movimentos oscilatórios periódicos.
Funções (1ºGrau, cosseno e seno)
TRIGONOMETRIA TRIÂNGULO RETÂNGULO PROFESSOR HENRIQUE.
Transcrição da apresentação:

ANIMAÇÃO GEOGEBRA SÃO LEOPOLDO, 2016 UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS – UNISINOS UNIDADE ACADÊMICA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA BRUNA AVILA JANINE DIOGO LISIANE LEMOS

Geogebra Geogebra é um aplicativo da matemática que combina geometria e álgebra, o mesmo permite fazer construções geométricas com a utilização de pontos, retas, segmentos, etc., assim como também permite colocar funções que apresentam seu gráfico e alterar todos esses objetos dinamicamente. Equações e coordenadas também podem ser inseridas. Portanto, o GeoGebra é capaz de lidar com variáveis para números, pontos, vetores, derivar e integrar funções, e ainda oferecer comandos para se encontrar raízes e pontos extremos de uma função. Com isto, o programa reúne as ferramentas tradicionais de geometria com outras mais adequadas à álgebra e ao cálculo.

Afim de se introduzir o gráfico da função seno, foi elaborado através do aplicativo Geogebra uma montanha russa para que os alunos possam visualizar melhor algumas características básicas da função seno, como ponto mínimo e ponto máximo, o desenho da função, entre outros. A função seno é uma função f: R → R que associa a cada número real x o seu seno, então f(x) = senx. O sinal da função f(x) = senx é positivo no 1º e 2º quadrantes, e é negativo quando x pertence ao 3º e 4º quadrantes.

Montanha Russa

Protocolo de Construção

 6º passo: Coloque o ponto a em função da função G(X), clique com o direito no ponto A => propriedades => Definição e digite: Ponto[g].  7º passo: Clique na função G(x) e programe o intervalo que aparecerá o carrinho deslizante, digitando no campo de entrada: g(x) = Se[-2 ≤ x ≤ 17, f(x)].  8º passo: Com o botão direito, retire os eixos.  9º passo: Insira uma foto de paisagem de sua preferência para efeito final da montanha Russa.  10º passo: Clique com o botão direito no ponto A e selecione animar.

Referencial Teórico  Noé, Marcos. Funções Trigonométricas Acesso em Junho,  Wikipédia. Geogebra Acesso em Junho, 2016https://pt.wikipedia.org/wiki/GeoGebra