ENSINAR E APRENDER NAS AULAS DE MATEMÁTICA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CONSUMISMO.
Advertisements

A APRENDIZADEM DOS PRINCÍPIOS BÁSICOS DO SISTEMA ALFABÉTICO: POR QUE É IMPORTANTE SISTEMATIZAR O ENSINO?
Etapas de uma Sequência Didática
PRODUÇÃO DE ATIVIDADE Sucesso para o ensino-aprendizagem.
PROJETO APRENDENDO A CONTAR.
O REGISTRO DIGITAL DA EXPERIÊNCIA PROFESSORAS: Janete de Andrade Souza Garcia 2º Ano Suzana Mª Blasque.
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
ATIVIDADE DIFERENCIADA PROJETO ALÉM DAS PALAVRAS MATEMATICA
Feedback Realimentação ou retroalimentação
Língua Portuguesa: Como fazer uma história em quadrinhos?
ALFABETIZANDO UM DOWN.
Oficina de Matemática, Música e Jornal em sala de aula Prof. Paulo Guimarães 12 6.
Formadora: Simone Rodrigues Alunas: Ana Maria Midevone
APRENDENDO MATEMÁTICA NA FAZENDA
Ensinar a ler e a escrever nas aulas de Ciências
Percepção do Espaço Pela Criança
Introdução ao conceito de Multiplicação
Introdução ao conceito de Multiplicação
Jogo do Boliche.
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
OPERAÇÕES COM NÚMEROS NATURAIS
TEMA: VALORES MONETÁRIOS
PROJETO UNIDADE II DISCIPLINA: NOVAS TECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO
“QUALQUER JOGO MAS NÃO DE QUALQUER JEITO” “MOMENTOS DO JOGO”
JOGAR E RESOLVER PROBLEMAS PARA APRENDER MATEMÁTICA
LEMA 1 Utilização de material concreto no Ensino de Matemática
AVALIAÇÃO NA OFICINA DE JOGOS
LEMA 1 Utilização de material concreto no Ensino de Matemática
TEXTO DE REFERÊNCIA COMO TRABALHAR…
Ler, escrever e resolver problemas Contribuições de Kátia Stocco Smole e Maria Ignez Diniz Santos, 2009.
CAFÉ COM LETRA 4º ENCONTRO LEITURA.
DIDÁTICA DA ALFABETIZAÇÃO
Desenvolvimento da Consciência Fonológica
Planejamento da Rotina Semanal
TEMA: PRODUÇÃO TEXTUAL
Resolução de problemas: concepções
Uso da calculadora Coloque a calculadora em cima de sua mesa.
Metodologia do Ensino da Matemática – Aula 07
Equipe responsável pela produção
Equipe responsável pela produção
FABIANA DE PAULA PEREIRA
Supervisora Sílvia Martins Rodrigues
Diretoria de Ensino – Região de Votuporanga NÚCLEO PEDAGÓGICO PCNP ELISETE DA SILVA FÍSICA.
Metodologia do Ensino da Matemática – Aula 07
Metodologia do Ensino da Matemática – Aula 08
Aprendendo a tabuada de multiplicação.
Maria Janete Chaves Teixeira
Sequência Didática Elaborado por Andréa Maria Batista Rosa
Uso da calculadora Coloque a calculadora em cima de sua mesa.
Reflexões sobre Produção Textual
FABIANA DE PAULA PEREIRA
ORIENTAÇÕES SOBRE PLANEJAMENTO.
Boliche dos substantivos
Por que o jornal na escola?
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE PROGRAMA INSTITUCIOANAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA – PIBID, Língua Portuguesa Coordenadora de área: Profa.
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA 1º ANO LEITURA E ESCRITA
ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA
Jogos de Matemática Incentivar a explorar os jogos em sala de aula, percebendo neles mais um material para reflexão e organização da aprendizagem dos alunos,
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
História da Matemática
GÊNERO TEXTUAL FÁBULA A FÁBULA é uma narrativa curta que trata de certas atitudes humanas, como a disputa entre fortes e fracos, a esperteza e a lerdeza,
1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR
Tema Gênero textual - Poesia. Colégio Sartre COC Unidade Monet Mundo Leitor Série Memórias 4º ano Professora: Liliam Silva Alves.
[...] Quando entro em uma sala de aula devo estar sendo um ser aberto a indagações, à curiosidade, às perguntas dos alunos, a suas inibições; um ser crítico.
Educação Financeira para crianças e Jovens
ESCOLA MUNICIPAL SANTO RAFAGNIN
POEMA PROPOSTA ALFABETIZAR LETRANDO
Conteúdos Matemáticos Ensino Fundamental
Formação continuada 3º Encontro
Antonio Barreto. Conhecimento prévio sobre o assunto Chegar em sala de aula e perguntar o que eles entendem sobre o primeiro beijo.
Transcrição da apresentação:

ENSINAR E APRENDER NAS AULAS DE MATEMÁTICA Professora : Simone de Paula Rodrigues

Sequência Didática - SEE Multiplicação Cursistas : Erika Cristina Ribeiro Abrantes Kenya Alecrins Carneiro Atuação : 3º ano

Apresentação da proposta Esta sequência didática trabalhará multiplicação de uma forma lúdica, por meio de jogos e brincadeiras. A leitura e interpretação serão exploradas por meio do poema de Bastos Tigre: Multiplicação Objetivos : Desenvolver habilidades de leitura/ interpretação; Reconhecer as rimas, as estrofes e os versos de um poema; Compreender as ideias da multiplicação (adição de quantidades iguais, disposição retangular); Resolver situações-problema que envolvam ideias de multiplicação;

Levantamento dos conhecimentos prévios - (1º aula) Turma organizada em uma roda de conversa sobre o que sabem acerca da multiplicação; Registro em uma folha de papel sulfite com palavras chaves que resumam suas ideias; Momento de descontração e apresentação em data show do poema: Multiplicação- do poeta Bastos Tigre; Sobre o poema: Explique com suas palavras que ideia o poema transmite sobre a multiplicação. O que significa somar parcelas iguais? Por que usamos a multiplicação, ao invés de apenas somar? Em que situações em nosso dia a dia utilizamos a multiplicação?

Poema: Multiplicação Bastos Tigre Os dois fatores escrevo   Sou a Multiplicação. Faço do “mais”, muito mais. Numa espécie de adição Tendo parcelas iguais. Se o dinheiro eu multiplico, Muito bem isso me faz; Mas não adianta ser rico Faltando a saúde e a paz. Os dois fatores escrevo E multiplicando os dois Tenho os produtos e devo A soma achar-lhes depois.

Gênero textual : poema Retomar a leitura do poema “ Multiplicação”, em cartaz, enfatizando ritmo, entonação e pontuação; Indagar: este texto que estamos lendo é um .... Quem sabe dizer o que é um poema? Alguém conhece algum poema de cor? Falar sobre a estrutura do poema recortando uma estrofe do poema e colando-a a parte no quadro, para explicar o que é uma estrofe. Em seguida recortar outra estrofe do poema e fatiá-la em versos, colando-os no quadro para explicar o que são versos.

Recorte de estrofes e versos

Destacar com cores diferentes as rimas presentes no texto. Pedir que os alunos construam algumas frases com rimas. Quantas estrofes tem o poema ? E se tivesse o dobro de estrofes, quantas teriam? Quantos versos ?

MULTIPLICANDO NO DIA A DIA Para fazer um pudim, Dona Candinha utiliza 3 ovos. Para fazer 3 pudins, quantos ovos ela utilizará? 2 X 3= 6 3 + 3 = 6

Uma dúzia de bananas contém 12 bananas Uma dúzia de bananas contém 12 bananas. E três dúzias, quantas bananas tem?

Para fazer uma camisa, a costureira usou 9 botões Para fazer uma camisa, a costureira usou 9 botões.Para fazer 3 camisas iguais, quantos botões usará ?

Ampliação do conhecimento Multiplicando no dia a dia Distribuir 3 copinhos com material de contagem que poderá ser botões ou sementes. Cada dupla receberá 3 copinhos com a mesma quantidade de material. O total de botões irá variar entre as duplas. Ao final cada dupla apresentará para a turma. Os alunos contarão os botões ou sementes de cada copinho e etiquetará com o número correspondente.

Ficha de registro: Dupla: ______________________ e ______________________ Nossa dupla recebeu _____ copinhos. Em cada copinho havia _____ botões. Ao todo, havia _____ botões. Em Matemática: _____ + _____ + _____ = _____   ou  _____  x _____ = _____

Multiplicando no dia a dia

Vídeo

Sistematização do conhecimento ( 2ª aula) vídeo: A turma da tabuada- Viva a formação https://www.youtube.com/watch?v=H MKoruPMBz8 Bate papo sobre o vídeo

Sistematização do conhecimento Dominó humano

Propor situações problema para a turma resolver, permitindo que utilizem vários caminhos para chegar a resposta a) Leonardo é colecionador de miniaturas de carrinhos. Ele guarda e organiza seus carrinhos dentro de caixas. Sabendo-se que ele tem ao todo 6 caixas com 4 carrinhos cada uma. Quantas miniaturas de carrinhos Leonardo possui? b) Uma sala de aula tem 5 fileiras de carteiras. Cada fileira tem 6 carteiras. Quantas carteiras tem nesta sala de aula? c) Adelaide comprou um ramalhete de flores. Ao chegar em casa ela colocou 8 flores em cada um dos 5 jarros da sala. Quantas flores Adelaide comprou?         

Boliche da multiplicação AVALIAÇÃO – ( 3ª aula) Boliche da multiplicação Material : 1 jogo de boliche com garrafas pet Folha Lápis para anotar os resultados Desenvolvimento 10 garrafas com a mesma pontuação, 4 pontos; Equipe com 4 alunos; Cada equipe organizará seu jogo de boliche e a forma como irá marcar os pontos( desenhos de garrafas, pauzinhos, etc). Em cada rodada, um jogador tem três chances para derrubar o máximo de garrafas. Quando encerrar suas três chances, independente do número de garrafas derrubadas,dá a vez ao próximo, que reorganizará as garrafas ao seu modo e conta seus pontos marcando-os. Ganha a equipe que tiver maior número de pontos ao final A avaliação foi feita por meio da observação das estratégias usadas pelos alunos, para calcularem sua pontuação.

Boliche da multiplicação (vídeos)