IFTO-CAMPUS PALMAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA SOCIOLOGIA POLÍTICA PROF. JAIR JOSÉ MALDANER.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Positivismo.
Advertisements

Introdução à Sociologia
O Positivismo.
Universidade Federal do Pará Instituto de Filosofia e Ciências Humanas Faculdade de Ciências Sociais Curso de Direito Disciplina: Sociologia Jurídica Aula.
ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DE PALMAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA SOCIOLOGIA POLÍTICA PROF. JAIR JOSÉ MALDANER.
Gestão de Pessoas I Unidade II – O Papel do Agente de Mudança Prof.ª Adriana Bortolon Carvalho Cardoso
Positivismo.
Problematizações da Filosofia: um olhar necessário.
Religião, Modernidade e Desencantamento Prof. Júlio Paulo T. Zabatiero.
Filosofia. Os valores  Juízos de realidade (fato) X Juízos de valor;  Teoria dos valores = axiologia;  Valor  afetividade  não- indiferença;  Os.
O estudo da Cultura Aulas 19, 20, 21 e 22 O estudo da Cultura  Cultura corresponde ao conjunto de saberes coletivos compartilhados e transmitidos no interior.
Èmile Durkheim: Fato social e Consciência Coletiva
“O que é Deus?” “- Deus é a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas.” L.E- 1 Tudo o que existe é Sua criação O ser humano compreende.
A Teoria da Ciência O conhecimento Científico. Sumário da Discussão O Conhecimento Tipos de conhecimento Conhecimento Empírico Conhecimento Científico.
CONFLITOS E FOCOS DE TENSÃO
Origem e evolução dos seres vivos Há evidências científicas de que o nosso planeta surgiu há cerca de 4,6 bilhões De anos, a partir de aglomeração de poeira,
Instituições Sociais Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada na sociedade e com caráter normativo - ou seja,
Eu – Psicanálise e Psicologia Analítica Outro – Sociologia e Mitologia
Escolas Sustentáveis. Caderno temático Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis ://conferenciainfanto.mec.gov.br/index.php/
Para Kelsen: - A economia, assim como outras ciências, podem até influenciar o legislador na fabricação de normas, mas isso não interesse ao estudioso.
Pós graduação em metodologia do ensino superior Disciplina : Multiculturalismo e Educação Professora: Tânia Torres.
TRANSIÇÃO DO TRABALHO ESCRAVO PARA O TRABALHO LIVRE
Aula 16.  Jean Paul Basquiat. O homem de Nápoles, acrílico e colagens sobre madeiras,1982.
Religião, Razão e FéReligiãoeTeologia Fé em verdades absolutas, infalíveis, vindas directamente de Deus Razão que procura verdades cuja aceitação exige.
EPISTEMOLOGIA GENÉTICA, PSICOLOGIA GENÉTICA, CONSTRUTIVISMO, DIALÉTICA.... Como juntar todas estas coisas complicadas? (Sávio Silveira de Queiroz) Rosângela.
Técnico Integrado Regular – IFRN/Ipanguaçu A REVOLUÇÃO CIENTÍFICA DO SÉCULO XVII.
GEOGRAFIA POLÍTICA – EPUFABC 2016 PROF.º ALAN NERIS.
A Ciência e A Construção do Conhecimento Científico Anderson - Biologia.
Síntese: Platão e Aristóteles PPGE- UEPG PROFESSORA GISELE MASSON.
Metodologia científica 2016/01 Prof. Enir da Silva Fonseca.
SOCIOLOGIA WEBERIANA Prof. Saulo Carvalho. Karl Emil Maximilian Weber ( ) Entre os fatores de importância incontestável estão as estruturas racionais.
KARL MARX HEGEL ALIENAÇÃO: O conceito de auto-alienação aplica-se ao absoluto. A Idéia Absoluta (Espírito Absoluto), que para ele é a única realidade,
POSITIVISMO E SUA INFLUÊNCIA NO MUNDO MÓDULO 4. Augusto Comte ( ) é tradicionalmente considerado o pai da Sociologia. Foi ele quem pela primeira.
Disciplina de Noções de Relações Humanas e Ética Professor Alvaro Kosinski Amaral Curso Técnico em Transações Imobiliárias.
Charles-Louis de Secondat: Barão de Montesquieu (nascido em 1689 e morto em 1755).
Módulo III – Fundamentos Gerais de Segurança do Trabalho
O Renascimento Amarildo Nunes LopesAmarildo Nunes Lopes Ellen Christine Moraes Ellen Christine Moraes Jussara Cardoso Santos Jussara Cardoso Santos Paulo.
Max Weber Prof Dr. Robson Santos de Oliveira FAFICA
DIREITO AMBIENTAL CAROLINNE FERNÁNDEZ DIREITO AMBIENTAL.
Do Mecanicismo à Naturphilosophie Prof. Ivã Gurgel.
Sociologia das Organizações Janiara Medeiros 24/02/2010.
{ O Evolucionismo Cultural Aula 10 Aula 10. Antropologia (do grego ἄνθρωπος, "homem", e λόγος, "estudo") é a ciência que tem como objeto o estudo sobre.
Para que serve a Filosofia?. Filo Sofia Pitágoras de Samos ( séc.V a.C)
“Dê-me um ponto de apoio e moverei o mundo”. (Arquimedes)
AS CIÊNCIAS SOCIAIS Luiz Carlos Lisboa Gondim. AS CIÊNCIAS SOCIAIS I.As ciências naturais e as ciências sociais  Maior rigor;  Maior eficácia da denominação.
Instituições Sociais define regrasexerce formas de controle social Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada.
Teoria Geral de Sistemas
Modelos teóricos da Abordagem Tradicional de Estudos de Usuários.
Atividade 1 – Parte I Atividade 1 – Parte I Somos todos seres sociais.
PESQUISA CIENTÍFICA -Aula 3- Prof. Alexandre Paiva da Silva Pombal – PB; Abril de 2013.
1 FAMÍLIA HISTÓRICO.. 2 A CONFIGURAÇÃO DE FAMÍLIA NO SEU SURGIMENTO ESTÁ ATRELADA AO CASAMENTO MONOGÂMICO, HETEROSSEXUAL, AO MODELO PATRIARCAL E A PROPRIEDADE.
Platão (428-7 a. C – a. C.) Filosofia Antiga (Século IV e III a. C.); Filosofia Antiga (Século IV e III a. C.); Foi o primeiro filósofo a sistematizar.
Para estudar tal convivência existe a SOCIOLOGIA.
INTRODUÇÃO À ENGENHARIA Engenharia Prof. Luis Fernando Maffeis 03.
Prof. Erika Bataglia Divisão disciplinar da Filosofia Metafísica : Filosofia primeira. Tematizar os princípios e as causas.
PSICOLOGIA POLÍTICA E IDENTIDADE
O homem e a Cultura Capítulo do Livro : O desenvolvimento do Psiquismo
- Introdução à Semiótica - Prof. Marcel Matias. Primeiros passos para a Semiótica O nome Semiótica vem da raiz grega semeion, que quer dizer signo. Semiótica.
SOCIOLOGIA E ADMINISTRAÇÃO História dos precursores da sociologia Luciano Mendes.
A FILOSOFIA POLÍTICA DE MAQUIAVEL. Prof. Douglas Gregorio.
1 Aula 8 – Modos de Produção e formações sociais Observação da imagem Leitura da introdução.
MAX WEBER E A BUROCRACIA. INTRODUÇÃO  Nasceu na Alemanha, filho de uma família de classe média alta.  Conviveu numa atmosfera intelectualmente estimulante.
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JÚLIO DE MESQUITA FILHO” CÂMPUS DE ILHA SOLTEIRA DEZEMBRO DE 2014 OUTROS TIPOS DE CONHECIMENTOS ANTONIO LÁZARO SANT´ANA.
Aula 5 – Max Weber e o conceito de Ação Social
Betty Neuman Teoria de Sistemas.
Uma categoria do espírito humano: a noção de pessoa, a de "eu”.
Globalização e Integração Econômica. Economia Global define uma nova era na história da humanidade, em que a interdependência entre os povos será tão.
Professor Felipe Paglia
NASCIMENTO DA SOCIOLOGIA
12/11/2018 Práticas Judiciárias.
Transcrição da apresentação:

IFTO-CAMPUS PALMAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA SOCIOLOGIA POLÍTICA PROF. JAIR JOSÉ MALDANER

POSITIVISMO: REAÇÃO AO IDEALISMO. DEFINIU PRECISAMENTE O OBJETO, CONCEITOS E MÉTODO DA SOCIOLOGIA. SOCIOLOGIA: ESTUDO CIENTÍFICO DA SOCIEDADE. CIENTIFICISMO: CRENÇA NO PODER ABSOLUTO E EXCLUSIVO DA RAZÃO. SUBSTITUIÇÃO DO SENSO COMUM, TEOLOGIA E FILOSOFIA.

FÍSICA SOCIAL: INSPIRAÇÃO NO MÉTODO DAS CIÊNCIAS NATURAIS: OBJETIVIDADE, CONTROLE SOBRE OS FENÔMENOS SOCIAIS.

DARWINISMO SOCIAL COLONIZAÇÃO DA ÁFRICA E ÁSIA NO SÉCULO XIX. MISSÃO CIVILIZADORA: A EUROPA TEM OBRIGAÇÃO MORAL DE CIVILIZAR OS OUTROS POVOS E RETIRÁ-LOS DO ATRASO EM QUE VIVIAM. ESTÁGIO MÁXIMO: SOCIEDADE INDUSTRIAL EUROPÉIA. (COMTE: ESTÁGIOS: TEOLÓGICO, METAFÍSICO E POSITIVO)

DARWIN ORIGEM E EVOLUÇÃO DAS ESPÉCIES. COMPETIÇÃO NATURAL; SOBREVIVÊNCIA DOS MAIS APTOS E EVOLUÍDOS.

CHARLES DARWIN Caricatura de Darwin como um macaco na revista Hornet. ntagem/5darwin.html

DARWINISMO SOCIAL SOCIEDADES – DO INFERIOR AO SUPERIOR. SOBREVIVÊNCIA DOS MAIS EVOLUÍDOS E FORTES. ÁFRICA, ÁSIA, AMÉRICA E OCEANIA – SÃO SOCIEDADES SIMPLES – FÓSSEIS VIVOS.

APLICAÇÃO À ECONOMIA LEIS DO MERCADO - LIBERALISMO A COMPETITIVIDADE É UM FATO NATURAL? OU... NATURAL É A INTERDEPENDÊNCIA?

AJUSTAR OS INDIVÍDUOS ÀS CONDIÇÕES ESTABELECIDAS. A ORDEM É NECESSÁRIA PARA A EVOLUÇÃO SOCIAL. ORDEM = PROGRESSO.

OS MOVIMENTOS, REVOLTAS QUE PÕEM EM RISCO A ORDEM ESTABELECIDA DEVEM SER CONTIDOS.

/b/b3/Auguste_Comte.jpg/280px-Auguste_Comte.jpg AUGUST COMTE ( )

ESTÁGIOS DA EVOLUÇÃO HUMANA RELIGIOSA FILOSÓFICA CIENTÍFICA

A SOCIEDADE É REGIDA POR LEIS NATURAIS INVARIÁVEIS QUE INDEPENDEM DA AÇÃO HUMANA. A SOCIEDADE DEVE SER ESTUDADA PELOS MESMOS MÉTODOS DAS CIÊNCIAS NATURAIS.

A CIÊNCIA DA SOCIEDADE DEVE USAR O MÉTODO DE INVESTIGAÇÃO DE FORMA OBJETIVA, NEUTRA, SEM PRÉ- NOÇÕES OU JUÍZOS DE VALOR. A HUMANIDADE ESTÁ EM CONTÍNUO PROGRESSO.

COMTE DINÂMICA SOCIAL: O ESTUDO DAS CAUSAS DAS MUDANÇAS SOCIAIS. PASSAGEM DO INFERIOR AO SUPERIOR. ESTÁTICA SOCIAL: ESTUDO DAS FORÇAS QUE MANTÊM UNIDA A SOCIEDADE, OU SEJA A ORDEM ESTABELECIDA: FAMÍLIA, RELIGIÃO, LINGUAGEM, DIREITO.

POSITIVISMO: A SOCIEDADE É PASSÍVEL DE ESTUDO E COMPREENSÃO. O HOMEM POSSUI NATUREZA SOCIAL. AS FORMAS DE VIDA SÃO FRUTOS DA HISTÓRIA.

Comte é o criador da sociologia. Para ele, a sociologia (ou física social) é a ciência suprema, à qual estão subordinadas as demais ciências. O objecto da sociologia é a investigação e o estabelecimento das leis que regem a ordem e o progresso da sociedade.

SOCIOLOGIA: CIÊNCIA FUNDAMENTAL, A MAIS CONCRETA E COMPLEXA, CUJO OBJETO É A "HUMANIDADE”. A SOCIOLOGIA ENCERRA AS CONQUISTAS DO ESPÍRITO POSITIVO.

O nascimento da sociologia representa o fato de que não mais existe no universo qualquer refúgio para os deuses e suas imagens metafísicas.

O sociólogo deve conhecer o essencial de todas as disciplinas que precedem a sua. o sociólogo é idêntico ao próprio filósofo, "especialista em generalidades".