Aula 3. Estimação II. Capítulo 11, Bussab&Morettin “Estatística Básica” 7ª Edição.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Análise Estatística Testes de Hipóteses.
Advertisements

DISTRIBUIÇÕES AMOSTRAIS
Estatística: Aplicação ao Sensoriamento Remoto SER ANO 2014 Intervalo de Confiança Camilo Daleles Rennó
Distribuição T - Student
Site: Estatística Prof. Edson Nemer Site:
Estatística: Aplicação ao Sensoriamento Remoto SER ANO 2015 Intervalo de Confiança Camilo Daleles Rennó
T- Teste: A distribuição t de Student
Revisão básica Distribuição normal: conhecido o valor de z, podemos dizer qual a probabilidade de encontrar valores entre quaisquer dois números. Por.
ERROS E TRATAMENTO DE DADOS ANALÍTICOS
Complementos sobre Testes de Hipóteses. Complementos sobre testes de hipóteses Neste capítulo olharemos para: A segurança da decisão baseada em testes.
Distribuições Contínuas de Probabilidade. Objetivos Apresentar a Distribuição de Probabilidade Normal Apresentar a Distribuição de Probabilidade Normal.
INTERVALOS DE CONFIANÇA
Estimação: Estimativa Pontual Estimativa Intervalar
QUÍMICA Propriedades da Matéria || Escola Modelo, Construindo o Futuro!
3.1.1.Calor Específico molar do gás
Aula 5 Bioestatística. Estatísticas para uma variável.
Profª. Maria Ester Domingues de Oliveira
Amostragem e tratamento de dados faltantes Prof. Luciana Nunes INFERÊNCIA ESTATÍSTICA.
Estimação e Intervalo de Confiança. Estimação Frequentemente necessitamos, por meio das amostras, conhecer informações gerais da população. A estimação.
Aula 7 Validando os Modelos Prof. José Valentim Machado Vicente, D.Sc.
SANEAMENTO, SAÚDE E EDUCAÇÃO EM MUNICÍPIOS CEARENSES: UMA ANÁLISE COMPARATIVA JOSÉ GARCIA ALVES LIMA CARLOS VANGERRE DE ALMEIDA MAIA MARIA JANAINY COSTA.
Programa de Pós-Graduação em Educação Física Professor: Adriano Ferreti Borgatto, Dr. Colaboração: Jeovani Schmitt – Doutorando PPGEPS.
Método para Estudo e Intervenção nas Organizações Forma de intervenção nas organizações.
A ULA 6 B IOESTATÍSTICA Inferência Pontual, Intervalar e Testes de Hipóteses.
Inferência Estatística
Aula 5. Teste de Hipóteses II. Capítulo 12, Bussab&Morettin “Estatística Básica” 7ª Edição.
Estatística: Aplicação ao Sensoriamento Remoto SER ANO 2016 Distribuições de Probabilidade (Extra) Camilo Daleles Rennó
O menino que cresceu no jardim Texto: Gonçalo Tavares Formatação: Maria Jesus Sousa (Juca)
Projeções de Séries Temporais – Econometria dos Mercados Financeiros Mestrado Profissionalizante em Finanças e Economia Empresarial FGV / EPGE Prof. Eduardo.
HEP 175 – Bioestatística Prof a Dra. Denise Pimentel Bergamaschi Aula 4 Medidas de tendência central e de posição; medidas de dispersão ou de variabilidade.
Média, Moda e Mediana Prof.: Adeilton Silva..
CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR Erros em análise química Prof. Dr. Luiz Gualberto de Andrade Sobrinho.
Mecânica Teórica Introdução e conceitos básicos da Mecânica Teórica:  Campos de Física Teórica;  Objecto de estudo;  Métodos da mecânica teórica; 
Método Básico de Análise de Dados Ricardo Pereira Brandão Prof. Dr.a Maria Aparecida. 5º administração. Estudo Interdisciplinares de Técnicas de Pesquisa.
Teste t de medidas INDEPENDENTES Estatística Aplicada - Componente Prática.
Estatística: Aplicação ao Sensoriamento Remoto SER ANO 2016 Intervalo de Confiança Camilo Daleles Rennó
Regressão linear simples Apenas existe uma variável dependente ou Y e uma variável independente ou preditora X Estatística Aplicada - Componente Prática.
Testes de Hipóteses Universidade de Brasília Departamento de Engenharia Mecânica Programa de Pós-Graduação em Ciências Mecânicas Programa de Pós-Graduação.
CONTEÚDOS: TEMPERATURA E SUA MEDIÇÃO DILATAÇÃO TÉRMICA ª CONFERÊNCIA DE FÍSICA MOLECULAR E TERMODINÂMICA.
Análise de Custos Fauzi T Jorge Custo-padrão Martins, Eliseu. Contabilidade de Custos. 10ª. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
O grau de dispersão de uma amostra em torno da média é: A) desvio médio; B) desvio padrão; C) erro padrão; D) variância; E) coeficiente de variação avaliação.
Noções de amostragem Bioestatística. É a ciência que fornece os princípios e os métodos para coleta, organização, resumo, análise e interpretação de dados.
INTERVALO DE CONFIANÇA PARA A MEDIA POPULACIONAL (σ 2 desconhecido ) Sabemos que se o tamanho da amostra for superior a 30 a distribuição amostral das.
O PROFISSIONAL DO FUTURO A Formação do Químico Brasilia, 17 novembro de 2004 Marcio Miranda Santos (CGEE) Luiz Roberto Liza Curi (UNIEURO) Paulo Cesar.
PROJETO GENOMA PROFESSORA: CAROLINA BOSSLE. PROJETO GENOMA LEMBRAR: GENOMA É o conjunto de todo o material genético presente em cada célula do organismo.
Projeto de Pesquisa -Aula 7-
Revisão de Estatística Parte II J M Fernandes. Amostras estatísticas para parâmetros populacionais Assumir que a distribuição é normal X~N(µ(σ 2 )) Gerar.
PESQUISA CIENTÍFICA -Aula 3- Prof. Alexandre Paiva da Silva Pombal – PB; Abril de 2013.
Aula 6. Inferência Dr. Ricardo Primi Universidade São Francisco
Administração Mercadológica Profa. Liliane Martins Cabral
Estatística: Aplicação ao Sensoriamento Remoto SER ANO 2016 Inferência Estatística Camilo Daleles Rennó
© 2000 Paulo Adeodato Avaliação de Desempenho de Sistemas Geração de Valores Aleatórios Paulo Adeodato Departamento de Informática Universidade Federal.
Curso de Jornalismo Investigativo: uma capacitação para organizações e ativistas locais Análise e filtro de dados: oficina prática Apresentação baseada.
CONFIABILIDADE NA MANUTENÇÃO Eng° José Wagner Braidotti Junior JWB Engenharia e Consultoria S/C Ltda. Outubro de 2010.
MAE 0535 – Pesquisa de Mercado Universidade de São Paulo – USP Instituto de Matemática, Estatística e Computação – IME Professora: Silvia Elian Nagib 2º.
Aula 1 – Introdução a Química Analítica Instrumental Parte 2 Prof. Julio C. J. Silva Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) Instituto de Ciências.
Sistemas Puxados de Manufatura. criar valor através da eliminação das Perdas. Tempo de Espera * Produção em excesso * Inventário * Processamento em excesso.
Aula 11. Regressão Linear Múltipla. 1. C.Dougherty “Introduction to Econometrics” 2. Capítulo 16. Bussab&Morettin “Estatística Básica” 7ª Edição.
Como construir modelos empíricos. Nos modelos estudados, cada fator foi fixado em dois níveis Por esta razão temos que nos contentar com uma visão limitada.
Métodos Quantitativos em Medicina Cálculo do Tamanho da Amostra Patometria 2015.
ANIMAÇÃO GEOGEBRA SÃO LEOPOLDO, 2016 UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS – UNISINOS UNIDADE ACADÊMICA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO.
 Qualidade de Testes Diagnósticos  O bom uso de um teste diagnóstico requer, além das considerações clínicas, o conhecimento de medidas que caracterizam.
ESTATÍSTICA AULA 11 Modelos probabilísticos mais comuns – Unidade 7
DISTRIBUIÇÃO AMOSTRAL E ESTIMAÇÃO
Estimação de Parâmetros – Unidade 9 Professor Marcelo Menezes Reis
Estatística: Aplicação ao Sensoriamento Remoto SER ANO 2017 Intervalo de Confiança Camilo Daleles Rennó
ESTATÍSTICA AULA 12 Inferência Estatística e Distribuição Amostral – Unidade 8 Professor Marcelo Menezes Reis.
DISTRIBUIÇÕES AMOSTRAIS
Mestrado Profissional em Física Médica
Estatística: Aplicação ao Sensoriamento Remoto SER ANO 2018 Intervalo de Confiança Camilo Daleles Rennó
Transcrição da apresentação:

Aula 3. Estimação II. Capítulo 11, Bussab&Morettin “Estatística Básica” 7ª Edição

Estatística = função qualquer da amostra

Propriedades de Estatística Viés (Vício): Viesado – Não viesado não viesado viesado

Propriedades de Estatística Consistência

não viesado viesado consistênte

amostra população normal ou independentes

Problema: construir IC para um parâmetro em caso quando o outro é conhecido ou desconhecido. Baseando-se em intervalo de confiança testar hipótese 1.IC para média com variância conhecida 2.IC para média com variância desconhecida

1.IC para média com variância conhecida 2.IC para média com variância desconhecida estimador estatística do teste distribuição de estimador

1.IC para média com variância conhecida 2.IC para média com variância desconhecida coeficiente de confiança

α/ 2=1-0.05/2= = = z =1.96

1.IC para média com variância conhecida 2.IC para média com variância desconhecida estimador estatística desconhecido ? estatística do teste normal padrão t-Student

WIKIPÉDIA n ≥ 30 1.IC para média com variância conhecida 2.IC para média com variância desconhecida

γ-quantil de t-Student com n graus de liberadade df\p inf γ =95%=0.95 n= g.l.=n-1=11 t 11;0.95 =

William Sealy Gosset (13 de Junho de 1876 – 16 de Outubro de 1937)13 de Junho de Outubro1937 era um químico e matemático inglês, mais conhecido pelo pseudónimo Student e pelo seu trabalho na distribuição t de Student.distribuição t de Student História Nasceu em Canterbury, Inglaterra filho de Agnes Sealy Vidal e do Coronel Frederic Gosset, Gosset frequentou o Winchester College, uma famosa escola privada, antes de se licenciar em Quimica e Matemáticas no New College, de Oxford. Quando se formou, em 1899, foi trabalhar para a destilaria de Dublin de Arthur Guinness & Son (sim, os mesmo Guiness da cerveja preta e dos recordes). A Guinness era uma empresa de Agro-Química progressista e Gosset iria aplicar os seus conhecimentos de estatística tanto na cervejaria(não o pub mas a destilaria) como nas quintas— para a selecção dos melhores espécimens de cevada. Gosset adquiriu o seu conhecimento por estudos, tentativa e erro e por fazer dois turnos em 1906/7 no Laboratório Biométrico Karl Pearson. Gosset e Pearson davam-se muito bem e Pearson ajudou Gosset com as matemáticas nos seus relatórios. Pearson ajudou nos relatórios de 1908 mas dava pouca importância aos resultados obtidos por Gosset. Esses relatórios eram baseados em pequenas amostras na cervejeira, enquanto o biométrico(Pearson) por norma tinha centenas de observações, e não via urgência em desenvolver um método que tratasse com pequenas amostras. Um outro funcionário da Guinness tinha já publicado um trabalho que continha alguns segredos da Cervejeira Guinness. Para prevenir fugas de nformação e futuras revelações dos "segredos" da marca, a Guinness proibiu que os seus empregados pudessem publicar quaisquer trabalhos independentemente do conteúdo.Isto queria dizer que Gosset não tinha como publicar os trabalhos com o seu nome. Então, usou o pseudonimo Student para as suas publicações evitando ser detectado pela entidade empregadora. Desta forma, o seu feito mais conhecido, é hoje conhecido com a Distribuição t-Student, que noutras circunstâncias seria conhecida como a Distribuição t-Gosset.(HM) WIKIPÉDIA

1.IC para média com variância conhecida 2.IC para média com variância desconhecida Para estimar a vida útil média de uma válvula produzida em uma companhia foram escolhidas 10 válvulas. Obtêm-se a vida média de 800 horas e desvio padrão de 100 horas. Sobre a hipótese de normalidade de distribuição populacional construir o 99% intervalo de confiança para vida média de uma válvula.

γ-quantil de t-Student com n graus de liberadade df\p inf α= 99%=0.99 γ =1-α/2= n= g.l.=n-1=10-1=9 z = ≈3.25

n é grande? valor de σ é conhecido? a população é aproximadamente normal? use o desvio-padrão da amostra S para estimar σ use o desvio-padrão da amostra S para estimar σ valor de σ é conhecido? aumente o tamanho da amostra para (n≥30) para realizar o teste de hipóteses. SIM NÂO Resumo da estatística do teste a ser usada em teste de hipóteses de uma média da população Figura 9.15 pp 351 Anderson, Sweeney, Williams Estatística Apliada à Administração e Economia