PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Profº. Ms. Delmário UNINOVE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Relações Públicas na gestão estratégica da comunicação
Advertisements

Planejamento Estratégico metodologia
Planejamento Estratégico conceituação
Aula – Conceito de Planejamento
ELABORAÇÃO E GERENCIAMENTO DE PROJETOS
O Modelo de Gestão e o Processo de Gestão
PLANEJAMENTO Profa. Helenita.
Sistema de Informação Gerencial
Planejamento 2 Universidade de Brasília
Planejamento 2 Universidade de Brasília
Teoria dos Sistemas.
Cesf 3º Período Organização, Sistema e Métodos – OSM Julio Morais
CONSTRUÇAO DA CULTURA ORGANIZACIONAL
Administração Financeira III
Professor: Sérgio Henrique Barszcz
Planejamento em Publicidade e Propaganda I
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO ESCOLA DE NEGÓCIOS
Planejamento Estratégico Escola de Negócios
Introdução a Teoria de Planejamento
Fundamentos de Administração
Planejamento Estratégico
Estratégias do agronegócio
Abrangência do Planejamento
O planejamento eficaz. Definir objetivos e resultados;
A tomada de decisão pode ser centralizada ou descentralizada.
Funções da Administração
Controladoria Aula 6 Profª Karine R. de Souza ..
Aula 08 Revisão para AV1.
Diagnóstico e Planejamento como Instrumental Normativo
PRINCIPIOS DA QUALIDADE
Análise e Projeto de Sistemas
ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
O PROCESSO DE ADMINISTRAÇÃO FUNDAMENTOS DO PLANEJAMENTO
PLANEJAMENTO As organizações e seus respectivos programas não funcionam na base da improvisação. É preciso estabelecer estratégias que possibilitem a sua.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
1 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO FUNÇÃO PLANEJAMENTO Prof. Mauri Cesar Soares Março 2006.
Sistemas de Informação para Planejamento Estratégico
Planejamento Estratégico
Planejamento e estratégia
A GESTÃO COMO UM PROCESSO DE ESCOLHAS O universo da Tomada de Decisão
Estratégia empresarial
Planejamento Organizacional Integrado
Teoria Geral da Administração
ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS
Capítulo 1 A administração hoje.
A GESTÃO COMO UM PROCESSO DE ESCOLHAS O universo da Tomada de Decisão
Teoria de Sistemas Leila Queiroz Brasília, 11 de agosto de 2010.
RECURSOS HUMANOS Aplicada na Produção.
Delegação, Centralização e Descentralização
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
Planejamento do Processo de enfermagem
Sistemas de Informações Gerenciais - SIG
 Tecnologia está entrando em todas as áreas da gestão de pessoas:  encontrar o talento certo;  reter os melhores funcionários;  ajudar os seus funcionários.
Introdução ao Planejamento
Planejamento de Comunicação
Prof. Elcio Galioni – Planejamento Estratégico
Conceitos, Fases e os níveis do planejamento
Fases As fases básicas para a elaboração e implementação do planejamento estratégico podem ser: Fase I: Diagnóstico Estratégico Fase II: Missão da Empresa.
PLANEJAMENTO EMPRESARIAL
Sistema de Informações Gerenciais
Estratégias e Políticas Empresariais
O SENTIDO DO PLANEJAMENTO E CONTROLE
ANÁLISE DE NEGÓCIOS 7º termo / ADMINISTRAÇÃO. Abordagem Estratégica Abordagem Operacional - Econômico- financeiro -Modelo de Gestão -Logística -Outras.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Princípios de gestão da qualidade
Aula 1.  “conjunto de orientações, decisões e ações estratégicas que determinam o desempenho superior de uma empresa longo prazo”  administração do.
Planejamento estratégico
Função Controle GUI I Relações entre Planejamento e Controle – planejamento: antecipação da ação – controle: processo que procura manter o planejamento.
SISTEMA DE GESTÃO ECONÔMICA Cínthia - Diego - Jaqueline - Karen - Luciane Universidade Tecnológica Federal do Paraná Departamento Acadêmico de Gestão e.
CONTABILIDADE GERENCIAL Utilidades Gerais
Transcrição da apresentação:

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Profº. Ms. Delmário UNINOVE

Planejamento: O planejamento é um processo desenvolvido para o alcance de uma situação desejada de um modo mais eficiente, eficaz e efetivo, com a melhor concentração de esforços e recursos pela empresa...

Planejamento: O propósito do planejamento pode ser definido assim, como o desenvolvimento de processos, técnicas e atitudes administrativas, as quais proporcionam uma situação viável de avaliar as implicações futuras de decisões presentes em função dos objetivos empresariais que facilitarão a tomada de decisão no futuro, de modo mais rápido, coerente, eficiente e eficaz.

Confusões sobre o planejamento: O planejamento não deve ser confundido com: * Previsão... * Projeção... * Predição... * Resolução de problemas... * Plano...

Previsão: Corresponde ao esforço para verificar quais serão os eventos que poderão ocorrer, com base no registro de uma série de probabilidades...

Projeção: Corresponde a situação em que o futuro tende a ser igual ao passado, em sua estrutura básica...

Predição: Corresponde à situação em que o futuro tende a ser diferente do passado, mas a empresa não tem nenhum controle sobre o seu processo e desenvolvimento...

Resolução de Problemas: Corresponde a aspectos imediatos que procuram tão somente a correção de certas descontinuidades e desajustes entre a empresa e as forças externas que lhe sejam potencialmente relevantes...

Plano: Corresponde a um documento formal que se constitui na consolidação das informações e atividades desenvolvidas no processo de planejamento...É o limite da formalização e da visão estática do Planejamento...

Planejamento Estratégico: Corresponde ao estabelecimento de um conjunto de providências a serem tomadas pelo executivo para a situação em que o futuro tende e deve ser diferente do passado...

Planejamento Estratégico: Pressupõe a necessidade de um processo decisório que ocorrerá antes, durante e depois de sua elaboração e implementação na empresa...

Princípios do Planejamento: O planejamento dentro de uma empresa deve respeitar alguns princípios para que os resultados de sua operacionalização sejam os esperados... Podemos separar estes princípios em gerais e específicos...

Princípios Gerais: O princípio da contribuição ao objetivo; O princípio da procedência do planejamento; O princípio de maior penetração e abrangência; e O princípio de maior eficiência, eficácia e efetividade.

Princípios Específicos: Planejamento participativo; Planejamento coordenado; Planejamento integrado; Planejamento permanente.

Partes do Planejamento: Segundo Ackoff (1974), o planejamento é um processo contínuo que envolve um processo de decisões inter-relacionadas que podem ser compreendidas em cinco partes: 1) Planejamento dos fins;

2) Planejamento de meios; 3) Planejamento organizacional; 4) Planejamento de recursos; 5) Planejamento de implantação e controle.

Administração Estratégica: Quanto mais rápido o ambiente de negócios de uma empresa muda, mais atenção os administradores estratégicos s(DE e gerentes) devem prestar atenção para manter a organização inovadora e sensível às respostas...

Administração Estratégica: Os verdadeiros estrategistas procuram capturar as melhores oportunidades de crescimento da empresa e criar defesas fortes contra as ameaças e as oportunidades...

Tipos de Planejamento: Considerando os níveis hierárquicos da organização, podem-se distinguir três tipos de planejamento: Planejamento Estratégico... Planejamento Tático... Planejamento Operacional...

Planejamento Estratégico: É o processo administrativo que proporciona sustentação metodológica para se estabelecer a melhor direção a ser seguida pela empresa, visando ao otimizado grau de interação com o ambiente e atuando de forma inovadora e diferenciada...

Planejamento Tático: Tem por objetivo otimizar determinada área de resultado e não a empresa como um todo. Portanto trabalha com a decomposição dos objetivos, estratégias e políticas estabelecidas no planejamento estratégico...

Planejamento Operacional: Pode ser considerado como a formalização, principalmente através de documentos escritos, das metodologias de desenvolvimento e implantação estabelecidas. Este tipo de planejamento da referência aos planos de ações ou aos planos operacionais iniciais...

Diferenças básicas entre os três tipos de Planejamento: DISCRIMINAÇÃO PLAN. ESTRATÉGICO PLANEJTº. TÁTICO PRAZO MAIS LONGO MAIS CURTO AMPLITUDE MAIS AMPLA MAIS RESTRITA RISCOS MAIORES MENORES ATIVIDADES FINS E MEIOS MEIOS FLEXIBILIDADE MENOR MAIOR

Diferenças básicas entre os três tipos de Planejamento: DISCRIMINAÇÃO PLAN. TÁTICO PLAN . OPERACIONAL PRAZO MAIS LONGO MAIS CURTO AMPLITUDE MAIS AMPLA MAIS RESTRITA RISCOS MAIORES MENORES ATIVIDADES MEIOS MEIOS FLEXIBILIDADE MENOR MAIOR

Filosofias do Planejamento: Segundo Ackoff (1974;4) existem três tipos de filosofias de planejamento dominantes que devem ser consideradas: *Filosofia de satisfação; *Filosofia de otimização; *Filosofia de adaptação;

Filosofia da Satisfação: Esta é uma filosofia que dirige os esforços para um mínimo de satisfação, porém não necessariamente para excede-lo. Satisfazer significa fazer “suficientemente bem” para que o resultado esteja dentro do mínimo necessário esperado.

Filosofia de Otimização: A filosofia de otimização busca fazer o melhor possível. A sua base de atuação é em cima de modelos matemáticos para otimizar o processo decisório. Exige cuidados especiais para a sua implantação quanto às resistências ativas e passivas e também com a possível falta de motivação.

Filosofia de Adaptação: A filosofia de adaptação procura sempre o equilíbrio da empresa, seja ele interno ou externo, por isso é chamada de homeostase. É uma filosofia na empresa que denomina ao planejamento a questão da inovação.

Filosofia de Adaptação: Este tipo de filosofia apresenta algumas características básicas: * O planejamento não está nos planos e sim nos processos para produzi-los; * Atribui ao fator humano a culpa pela falta de eficácia administrativa e de controles; * Estabelece que o conhecimento futuro pode ser de três tipos: certeza, incerteza e ignorância;

Filosofia de Adaptação: Quando os resultados não correspondem, estes geram desequilíbrios...Ai a filosofia de adaptação pode responder da seguinte forma: * De forma passiva; * De forma antecipatória ou adaptativa; ou * De forma ativa ou auto-estimuladada;

Teoria de Sistemas: Uma vez que o planejamento estratégico trata da empresa como um todo como já vimos anteriormente, é de fundamental importância para o executivo compreender alguns aspectos da teoria de sistemas:

Teoria de Sistemas: Conceito: Um sistema é definido como sendo um conjunto de partes (elementos) interagentes e interdependentes que, unidas, formam o todo unitário com determinado objetivo para efetuar a chamada função de produção de uma organização.

Elementos: Os objetivos; As entradas no Sistema; O processo de Transformação; As saídas do sistema; Os controles e as avaliações; A realimentação ou o Feedback...

Quanto aos objetivos... Estes se referem tanto aos objetivos do usuário do sistema como também aos objetivos do próprio sistema...

As entradas no sistema... Este elemento fornece ao sistema o material, as informações e a energia para a operação ou processo que vai possibilitar as saídas que devem estar em sintonia com os objetivos pré-estabelecidos...

O processo de transformação... Este elemento possibilita a transformação do insumo (entrada) em produto, bem ou serviço (saida)...

As saídas do sistema... Este elemento determina os resultados do processo de transformação. As saídas devem ser, portanto, coerentes com os objetivos do sistema e, tendo em vista, o processo de controle e avaliação, as saídas devem ser quantificáveis, de acordo com os parâmetros parâmetros previamente fixados...

Os controles e as avaliações... Este elemento verifica se as saídas estão coerentes com os objetivos estabelecidos inicialmente. Neste tipo de elemento é necessário uma medida de desempenho denominada padrão para que tudo seja feito de maneira adequada...

Feedback do sistema... Este elemento pode ser entendido como sendo a reintrodução de uma saída como forma de informação. Se a entrada faz aumentar o desempenho da saída o do processo, a retroalimentação é considerada positiva, caso contrário, será considerada negativa...

Feedback do sistema...

Ambiente: Conjunto de todos os fatores que, dentro de um limite específico, se possa conceber como tendo alguma influência no sistema. Seu resumo está baseado na hipótese de que o conjunto de elementos existentes não pertencem ao sistema...

Ambiente: O ambiente da empresa também é chamado de meio ambiente, meio externo, meio ou entorno... Veja porque... Existe o ecossistema que é o todo...existe o sistema que é o que se esta estudante e é uma parte do ecossistema...existe o subsistema que são as partes do sistema...