ISO 9001/2008. A expressão ISO 9000 designa um grupo de normas técnicas que estabelecem um modelo de gestão da qualidadepara organizações em geral, qualquer.

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Transcrição da apresentação:

ISO 9001/2008

A expressão ISO 9000 designa um grupo de normas técnicas que estabelecem um modelo de gestão da qualidadepara organizações em geral, qualquer que seja o seu tipo ou dimensão. A sua função é a de promover a normatização de produtos e serviços, para que a qualidade dos mesmos seja permanentemente melhorada. A expressão ISO 9000 designa um grupo de normas técnicas que estabelecem um modelo de gestão da qualidadepara organizações em geral, qualquer que seja o seu tipo ou dimensão. A sua função é a de promover a normatização de produtos e serviços, para que a qualidade dos mesmos seja permanentemente melhorada.

VANTAGENS A adoção das normas ISO é vantajosa para as organizações uma vez que lhes confere maior organização, produtividade e credibilidade, aumentando a sua competitividade no mercado. Os processos organizacionais necessitam ser verificados através de auditorias externas independentes.

ISO 9001/2008 A versão atual da norma foi aprovada no fim do ano de Uma importante alteração nesta versão foi a sub-cláusula 1.2 que introduz o conceito de exclusões. Esta cláusula permite que requisitos da norma que não sejam aplicáveis devido a características da organização ou de seus produtos sejam excluídos, desde que devidamente justificados. Desta forma, garante-se o caráter genérico da norma e sua aplicabilidade para qualquer organização, independente do seu tipo, tamanho e categoria de produto. Para um Sistema de gestão da qualidade seja implantado, deve ocorrer uma decisão estratégica da organização.

NECESSIDADES AMBIENTE ORGANIZACIONAL OBJETIVOS PARTICULARES PRODUTOS FORNECIDOS PROCESSOS UTILIZADOS PORTE E ESTRUTURA ORGANIZACIONAL A implementação do sistema de gestão da qualidade são influenciados por....

A Norma promove a adoção de uma abordagem de processo para o desenvolvimento, implementação e melhoria da eficácia de um sistema de gestão da qualidade para aumentar a satisfação do cliente pelo atendimento aos seus requisitos. A aplicação de um sistema de processos em uma organização, junto com a identificação, interações desses processos e sua gestão para produzir o resultado desejado, pode ser considerada como “abordagem de processo”.

Fig. 1: Modelo de um sistema da gestão da qualidade baseado em processo. Fonte: Norma ISO Os clientes desempenham um papel significativo na definição dos requisitos como entradas. O monitoramento da satisfação dos clientes requer a avaliação de informações relativas à percepção do cliente sobre se a organização atendeu aos requisitos do cliente.

CRITÉRIOS PARA NORMATIZAÇÃO Padronização de todos os processos-chave da organização, processos que afetam o produto e conseqüentemente o cliente; Monitoramento e medição dos processos de fabricação para assegurar a qualidade do produto/serviço, através de Indicadores de performance e desvios; Implementar e manter os registros adequados e necessários para garantir a rastreabilidade do processo; Inspeção de qualidade e meios apropriados de ações corretivas quando necessário; Revisão sistemática dos processos e do sistema da qualidade para garantir sua eficácia

CRITÉRIOS PARA NORMATIZAÇÃO Padronização de todos os processos-chave da organização, processos que afetam o produto e conseqüentemente o cliente; Monitoramento e medição dos processos de fabricação para assegurar a qualidade do produto/serviço, através de Indicadores de performance e desvios; Implementar e manter os registros adequados e necessários para garantir a rastreabilidade do processo; Inspeção de qualidade e meios apropriados de ações corretivas quando necessário; Revisão sistemática dos processos e do sistema da qualidade para garantir sua eficácia