Fundamentos do Marketing – Prof. Alexandre Melo Administração Mercadológica Prof. Alexandre Melo Administrador de Empresas Mestre em Administração.

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Fundamentos do Marketing – Prof. Alexandre Melo Administração Mercadológica Prof. Alexandre Melo Administrador de Empresas Mestre em Administração

Fundamentos do Marketing – Prof. Alexandre Melo Conteúdo Programático 1.Conceitos Básicos 2.Definição de Demanda 3.Definição de Produto 4.Definição de Troca 5.Orientações de Marketing

Fundamentos do Marketing – Prof. Alexandre Melo CONCEITOS BÁSICOS

Fundamentos do Marketing – Prof. Alexandre Melo Conceitos Básicos Necessidades Estado de privação, falta de... Inerentes ao ser humano Não são criadas pelo marketing Podem ser classificadas como: fisiológicas, de segurança, sociais, de estima e de auto-realização

Fundamentos do Marketing – Prof. Alexandre Melo Objetivo de Maslow... “A teoria de Maslow ajuda o profissional de marketing entender como vários produtos se ajustam aos planos, metas e vidas dos consumidores potenciais”.

Fundamentos do Marketing – Prof. Alexandre Melo Afirmação de Maslow “A liberdade para falar e agir como se deseja, desde que não se fira o direito alheio, liberdade de auto-expressar-se, de investigar e procurar informações, de se defender e buscar justiça, equidade e ordem dentro do grupo são exemplos de condições prévias para que sejam satisfeitas as necessidades fundamentais”. Maslow 1975

Fundamentos do Marketing – Prof. Alexandre Melo Figura 6.2 Slide 6-2 Hierarquia de Necessidades de Maslow Férias, cursos universitários, organizações de caridade Necessidades sociais Amizade, amor, associação Necessidades de auto-estima Status, respeito Marcas de prestígio Títulos de sócios em clubes, cartões de agradecimento Fechaduras, seguros Farinha, feijão, água encanada Necessidades de segurança Segurança física e financeira Necessidades fisiológicas (básicas) Comida, água, descanso, sexo, ar Necessidades de auto- realização, auto-satisfação Necessidades Produtos

Fundamentos do Marketing – Prof. Alexandre Melo Conceitos Básicos Desejos São as necessidades humanas moldadas pela cultura e pelas preferências individuais. Podem ser criados através do marketing, mas não necessariamente. O marketing é um influenciador

Fundamentos do Marketing – Prof. Alexandre Melo ORIENTAÇÕES DE MARKETING

Fundamentos do Marketing – Prof. Alexandre Melo Orientações de Marketing As orientações de marketing podem ser: –Orientação para a produção –Orientação para o produto –Orientação para a venda –Orientação para marketing –Orientação para marketing societal

Fundamentos do Marketing – Prof. Alexandre Melo Orientações de Marketing Produção O foco do marketing está voltado para a produção em massa. Acredita-se que o mercado deseja produtos com preço baixo e facilmente disponíveis Risco: concentra-se exageradamente na produção de algo que o mercado não demande

Fundamentos do Marketing – Prof. Alexandre Melo Orientações de Marketing Produto O foco do marketing está voltado para os atributos do produto Acredita-se que o mercado deseja produtos com alto grau de qualidade intrínseca, desempenho superior, acessórios, etc. Risco: concentra-se no produto e perder o foco do problema que ele resolve (miopia em marketing)

Fundamentos do Marketing – Prof. Alexandre Melo Orientações de Marketing Venda O foco do marketing está voltado para promoção da venda “a qualquer custo” Acredita-se que os consumidores são passivos e para comprarem precisam ser persuadidos e incentivados através de promoções e outros recursos Risco: colocar a venda acima dos interesses do cliente comprometendo a sua satisfação e o relacionamento

Fundamentos do Marketing – Prof. Alexandre Melo Orientações de Marketing Marketing O foco do marketing está voltado para a satisfação das necessidades e desejos do mercado Acredita-se que os consumidores são possuidores de necessidades e desejos que deverão ser satisfeitos através de produtos e serviços Risco: negligenciar o impacto do produto sobre o consumidor ou a sociedade

Fundamentos do Marketing – Prof. Alexandre Melo Orientações de Marketing Marketing Societal O foco do marketing está voltado para a satisfação das necessidades e desejos do mercado simultaneamente à promoção do bem-estar da sociedade Acredita-se que os consumidores são possuidores de necessidades e desejos que deverão ser satisfeitos através de produtos e serviços desde que os impactos negativos sejam atenuados e os benefícios estendidos à toda a sociedade

Fundamentos do Marketing – Prof. Alexandre Melo Conceitos Básicos Demanda Nível da procura por um determinado produto ou serviço. Produto + Desejo + Preço + Aptidão Podem ser classificadas de várias formas

Fundamentos do Marketing – Prof. Alexandre Melo Tipos de Demanda Demanda Negativa- Grande parte do mercado não gosta do produto ou serviço e faz de tudo para evitá-lo Ex: tratamento odontológico, vacinas; Demanda Inexistente- Os consumidores podem estar desinteressados pelo produto. Ex: tratamento odontológico, vacinas; Demanda latente- Os consumidores podem estar desinteressados pelo produto. Ex: Cigarros que não prejudica a saúde; bairros seguros; carros econômicos; Demanda Declinante- Ex: Havaianas Demanda Irregular-Sincromarketing Ex: Empresas de ônibus, clubes, Demanda Plena- Mercado ideal; Demanda Excessiva- Demarketing Demanda Indesejada- Ex: cigarros, álcool;

Fundamentos do Marketing – Prof. Alexandre Melo Conceitos Básicos Produto É o veículo da satisfação das necessidades e desejos. É através da sua posse ou utilização que a necessidade e o desejo são satisfeitos. Não é um fim em si mesmo, mas apenas um meio.

Fundamentos do Marketing – Prof. Alexandre Melo Conceitos Básicos Troca É o processo de obtenção de um produto ou serviço desejado oferecendo-se algo em retribuição.

Fundamentos do Marketing – Prof. Alexandre Melo Conceitos Básicos Requisitos da Troca Que existam pelo menos 2 partes Que ambas possuam algo de valor para a outra Que ambas tenham capacidade de comunicação e entrega Que ambas estejam livres para aceitar ou recusar Que ambas acreditem ser adequado participar

Fundamentos do Marketing – Prof. Alexandre Melo Conceitos Básicos Transação É a unidade de medida da troca São os termos da negociação entre as partes Quanto cada um pagou e pelo quê?

Fundamentos do Marketing – Prof. Alexandre Melo Conceitos Básicos Custos Conjunto dos esforços ou dispêndios realizados pelo comprador na obtenção de um produto ou serviço. Podem ser: monetários, temporais, psicológicos, comportamentais( físico)

Fundamentos do Marketing – Prof. Alexandre Melo Conceitos Básicos Benefícios Tipo de satisfação obtida com a posse ou utilização de um produto ou serviço Podem ser classificados como: funcionais, sociais, pessoais ou experimentais

Fundamentos do Marketing – Prof. Alexandre Melo Conceitos Básicos Valor Razão entre os benefícios e os custos percebidos pelo cliente em uma troca. VALOR = Benefícios Percebidos Custos Percebidos

Fundamentos do Marketing – Prof. Alexandre Melo Conceitos Básicos Satisfação É a medida em que uma expectativa foi frustrada, atendida ou superada em relação à percepção do cliente. Está associada à experiência global com o produto ou serviço Pressupõe a vivência

Fundamentos do Marketing – Prof. Alexandre Melo Conceitos Básicos Qualidade Medida do desempenho ou performance de um produto ou serviço em relação ao que o mercado-alvo deseja Adequação do produto ao seu propósito Está mais associada às características do produto que à experiência do consumidor Não pressupõe a vivência

Fundamentos do Marketing – Prof. Alexandre Melo Conceitos Básicos Relacionamento Política de fortalecimento dos laços comerciais com fornecedores, clientes e intermediários objetivando a perpetuação lucrativa das trocas com os clientes a longo prazo.

Fundamentos do Marketing – Prof. Alexandre Melo Conceitos Básicos Concorrência Todas as ofertas e substitutos rivais reais e potenciais que um comprador possa considerar Pode ser classificada como: –de marcas(gol x corsa) – setorial (automóveis) –de forma (automóvel x moto) –genérica (automóvel x apartamento)

Fundamentos do Marketing – Prof. Alexandre Melo Conceitos Básicos Supply Chain (Cadeia de Suprimento) Conjunto dos elementos que participam do processo de viabilização de produtos e serviços aos consumidores desde o fornecimento das matérias-primas até a entrega do produto acabado ao consumidor.