FUNDAÇÃO NACIONAL DE SAÚDE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MESA 3 PAPEL DO CONSELHO DE SAÚDE APÓS A LEI COMPLEMENTAR Nº141/12
Advertisements

Modelo Assistencial Brasileiro
APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
Pacto de Indicadores da Atenção Básica
COMO ALAGOAS IRÁ ACOMPANHAR OS MUNICÍPIOS
REGULAMENTAÇÃO DA EC 29.
Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino As estratégias de certificação e contratualização Junho 2008 Ministério da Saúde Secretaria de Atenção.
SECRETARIA DAJUSTIÇA E DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL COORDENADORIA DA POLÍTICA DO IDOSO n Lei nº de julho de 2000, estabelece diretrizes e competências.
Pacto pela Saúde no Estado de São Paulo: Avanços e Desafios
Fortalecer a articulação no âmbito do SUS, buscando a universalização e a eqüidade do acesso à saúde da população indígena; Discutir as necessidades de.
Decreto nº 7.508/11 - Regulamentação da Lei nº 8.080/90
GRUPO PERMANENTE DA SAÚDE
SEGURIDADE SOCIAL - SAÚDE
SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE
Profa. Luciana Tolstenko Nogueira
COORDENAÇÃO REGIONAL DE MATO GROSSO DO SUL
Reunião Ordinária COSEMS/MG 20/08/2014. FUNDAMENTOS LEGAIS Portaria n.º 424 de 19 de março de 2013 – que redefine as diretrizes para a organização da.
Saúde Integral da Criança
Profª.: Luciene 8ºP. Enfermagem.  CGU  TCU  Ministério Público Federal e estaduais  Tribunais de contas de Estados e Municípios  Conselho Nacional.
INDICADORES DO PACTO PELA VIDA NO RN
Vigilância Epidemiológica do Câncer e de seus Fatores FUNASA Universidade Federal Fluminense Instituto de Saúde da Comunidade Departamento de Epidemiologia.
APRESENTAÇÃO: AVANÇOS DO PACTO
Sistemas de Informação em Saúde
Aids no Brasil 1980 – 2008 Novembro, 2008.
Conselho Estadual de Saúde – Paraná
Sistema de Apoio a construção do Relatório Anual de Gestão SARG-SUS
SIMPÓSIO SOBRE POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
PLANO NACIONAL DE SAÚDE NO SISTEMA PENITENCIÁRIO OFICINA – AÇÕES DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA EM SERVIÇOS DE SAÚDE EM ESTABELECIMENTOS PRISIONAIS NOVEMBRO/2005.
Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde PROJETO DE QUALIFICAÇÃO DO AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE-ACS.
RESOLUÇÃO 0037/2011 Proposta de conversão das Unidades de Saúde da Mulher e da Criança - USAIMC em Unidades de Atenção Primária Saúde da Família - UAPSF.
O Sistema único de saúde
CONTRATO ORGANIZATIVO DA AÇÃO PÚBLICA DA SAÚDE E REGIONALIZAÇÃO Conselho Nacional de Saúde – setembro 2013.
Crédito Consignado na folha de pagamento de benefícios do INSS POR ESTADO Atualizada até Março/2014.
Sistema Único de Saúde - SUS
JCN 1.
Discussão do PDVISA no Estado do Amazonas
Sistema de Apoio a construção do Relatório Anual de Gestão SARG-SUS
Oficina – Conferências Municipais de Saúde
OFICINA – AGENDA ESTRATÉGICA – EDUCAÇÃO NA SAÚDE Intersetorialidade Saúde – Educação Brasília, 07 de dezembro.
OFICINA DE QUALIFICAÇÃO DE FACILITADORES DO NASF
FINANCIAMENTO DO SISTEMA UNICO DE SAUDE. DESDE A CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 OS MUNICÍPIOS VEM ASSUMINDO NOVAS E RECORRENTES RESPONSABILIDADES SEM O.
Política de Incentivo para as DST/AIDS no Brasil
Sistemas de Informação em Saúde
FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE FUNDO NACIONAL DE SAÚDE CONCEITOS, OBJETIVOS E FUNÇÕES Órgão responsável pela gerência dos recursos orçamentários e financeiros.
Dispositivos Estratégicos: Região de Saúde Rede de Atenção à Saúde Mapa da Saúde Planejamento Integrado RENASES RENAME Contrato Organizativo de Ação.
Direito à Saúde Direitos Humanos Eduardo Dias S. Ferreira
Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional - CAISAN
SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE Conceito ampliado de saúde
Crédito Consignado na folha de pagamento de benefícios do INSS POR ESTADO Atualizada até Agosto/2014.
PORTARIA Nº 1.073, DE 23 DE JULHO DE 2015 FLEXIBILIDADE
RELATÓRIO DETALHADO DO QUADRIMESTRE ANTERIOR
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS Da Descentralização da Gestão e Instâncias de Pactuação.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS Regulação, Controle, Avaliação Secretaria Estadual.
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO BÁSICA COORDENAÇÃO-GERAL DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO Informe sobre as iniciativas.
Lei Orçamentária Anual – LOA Conceito:  A Lei Orçamentária Anual (LOA) é o orçamento propriamente dito, ou seja, a previsão de todas as receitas e autorização.
EL DESAFIO DE LA INTERCULTURALIDAD
“ Crianças nesse mundo hoje passam fome, sofrem com o frio e por faltar um teto choram então a terra também choram o céu quando uma criança fica em silêncio”
Qualificação da Gestão. O QUE É O SUS Instituído pela Constituição de 1988, o Sistema Único de Saúde – SUS é formado pelo conjunto das ações e serviços.
MINISTÉRIO DA SAÚDE FUNDAÇÃO NACIONAL DE SAÚDE Departamento de Saúde Indígena.
Polo Base Araquari – Santa Catarina
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE Superintendência de Planejamento e Gestão Diretoria de Planejamento, Controle e Avaliação do SUS. Gerência de Coordenação.
Medidas de ocorrência de eventos em saúde Agosto de 2011 Prof. Marcia Furquim de Almeida e Zilda Pereira da Silva Prof as. Marcia Furquim de Almeida e.
Instrumentos estratégicos para o planejamento no SUS Curitiba, abril 2013.
Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher: Rede Cegonha João Henrique T. Araújo da Silva André Bento Chaves Santana Rubens Carvalho Silveira.
Ministério da Saúde Ministério da Saúde Ministério da Saúde Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Ações Programáticas Estratégicas Coordenação.
POLÍTICA ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE MS ASSISTÊNCIA SOCIAL, uma política pública.
Planejamento Estratégico PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA Secretaria de Relações Institucionais Subchefia de Assuntos Federativos PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA.
SISPART Portaria nº 1457, de 24/06/2011 Institui a Rede Cegonha, no âmbito do SUS. Portaria nº 650, de 05/10/2011 Dispõe sobre os planos de ação regional.
Transcrição da apresentação:

FUNDAÇÃO NACIONAL DE SAÚDE MINISTÉRIO DA SAÚDE FUNDAÇÃO NACIONAL DE SAÚDE Fonte: Fundação Nacional de Saúde (FUNASA)

População indígena: 488.441 Terras Indígenas: 611 Etnias: 210 Línguas: 170 Aldeias: 3.751 Municípios: 320

Distribuição da População Indígena por Região do Brasil, 2007 Fonte: SIASI / DESAI.

Distribuição da população geral e população indígena nas 5 macro-regiões do Brasil Região Nordeste População 28% População Indígena 24% Região Norte População 7% População Indígena 45% Região Centro-Oeste População 7% População Indígena 20% Região Sudeste População 43% População Indígena 3% Região Sul População 15% População Indígena 8%

Crescimento da População Indígena e Nascimentos entre Indígenas no Brasil, 2000 a 2007 Fonte: SIASI / DESAI.

Coeficiente de mortalidade infantil na população geral e população indígena, 2000 a 2007* Fonte: SIASI / DESAI * Dados parciais sujeitos a revisão

Taxa de Mortalidade Infantil no Brasil e Unidades Federadas - 2004

Pirâmide populacional

Percentual dos nascimentos indígenas, por local de ocorrência, nos Dsei, 2007 Fonte: COMOA / DESAI / FUNASA local de ocorrência de óbitos em todas as idades, n=10.650

Marco legal Constituição Federal – 1988 MINISTÉRIO DA SAÚDE FUNDAÇÃO NACIONAL DE SAÚDE Marco legal Constituição Federal – 1988 Lei Orgânica de Saúde – SUS – nº 8.080 e 8.142 Decreto nº 3.156/99 – Dispõe sobre as condições para a prestação de assistência à saúde dos povos indígenas no âmbito do SUS e estabelece que a Funasa é o órgão responsável pela execução das ações Lei nº 9.836/99 – Lei AROUCA - Acrescenta dispositivos à Lei nº 8.080/90 no seu capítulo V ao Título II, instituindo o “Subsistema de Atenção à Saúde Indígena no âmbito do SUS” Portaria MS nº 2.656/2007/GM – Regulamentar o Fator de Incentivo de Atenção Básica aos povos indígenas e o Fator de Incentivo para a Assistência Ambulatorial, Hospitalar e de Apoio Diagnóstico à População Indígena, criados pela Portaria nº1.163/GM, de 14 de setembro de 1999

Distribuição da População Indígena por Dsei, 2007 Fonte: SIASI / DESAI.

Atenção à saúde das populações indígenas

Indicadores Indicadores de saúde selecionados e pactuados pela Funasa no SUS (PPA 2008/2011e Pacto pela Vida)) 1º - Taxa de mortalidade infantil 2º - Programa de Imunização 3º - Programa de controle de Tuberculose 4º - Programa da Malária 5º - Programa de Vigilância Nutricional

PROGRAMA DE IMUNIZAÇÃO MINISTÉRIO DA SAÚDE FUNDAÇÃO NACIONAL DE SAÚDE PROGRAMA DE IMUNIZAÇÃO

Percentual de cobertura de índios com esquema completo de vacinação, 2004 a 2007* Fonte: Funasa / SIASI Dados parciais sujeitos a revisão

Fonte: DSEI/DESAI/FUNASA Dados sujeitos a revisão

Fonte: SIASI / DESAI

Próximo Fonte: MS/SVS/Sivep-Malária *Dados sujeitos a revisão

Próximo Fonte: MS/SVS/Sivep-Malária *Dados sujeitos a revisão

Próximo Fonte: MS/SVS/Sivep-Malária *Dados sujeitos a revisão

Próximo Fonte: MS/SVS/Sivep-Malária *Dados sujeitos a revisão

Próximo Fonte: MS/SVS/Sivep-Malária *Dados sujeitos a revisão

Controle social na saúde indígena Conselho Local de Saúde Indígena - Cada Aldeia Conselho Distrital de Saúde Indígena – CONDISI Fórum dos Presidentes de CONDISI Conselho Inter-setorial de Saúde Indígena – CISI Conselho Nacional de Saúde – CNS Conferência Nacional de Saúde Indígena Conferência Nacional de Saúde Comissão Intergestores Tripartite - CIT Ministério Público Federal - MPF Próximo Fonte: MS/SVS/Sivep-Malária *Dados sujeitos a revisão

Departamento de Saúde Indígena- Desai OPERAÇÃO VALE DO JAVARI Período: 19 de abril a 26 de junho