Aula 5 Administração Integrada. Modelo Estratégico Básico No modelo estratégico básico temos quatro elementos que podem ser definidos como constituintes.

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Aula 5 Administração Integrada

Modelo Estratégico Básico No modelo estratégico básico temos quatro elementos que podem ser definidos como constituintes dos insumos da estratégia. Ambiente Empresarial Recursos empresariais estratégicos Valores e preferências dos decisores Expectativas Sociais e Comunitárias

Modelo Estratégico Básico AMBIENTE EMPRESARIAL- Ambiente externo O ambiente de negócios pode ser visto sob dois aspectos Genérico- nos detemos em contexto legal, institucional, político, econômico, tecnológico, social e cultural., Específico- análise do ramos de negócio da empresa.

Modelo Estratégico Básico RECURSOS EMPRESARIAIS- Ambiente Interno Recursos são classificados em: Financeiros ou de capital Físico Humanos Tecnológico Reputação

Modelo Estratégico Básico

VALORES E PREFERENCIAS DOS TOMADORES DE DECISÃO Decisões estratégicas não se apoiam apenas em fatos, ou seja considerações sobre mercados, fornecedores, lucratividade, atratividade dos ramos. Decisões estratégicas, além dos fatos são apoiadas em valores.

Modelo Estratégico Básico CONTRIBUIÇÕES DA SOCIEDADE E DA COMUNIDADE. A empresa precisa ter consciência cívica de cidadania. A empresa por via dos seus executivos precisa ter sensibilidade para o que acontece na comunidade e quais são as expectativas da mesma. Empresa de construção civil- boas práticas em preservação e descarte de materiais. Empresas petrolíferas- cuidados com emissão de gases e acidentes em unidades. Restaurantes –boas praticas em limpeza e controle de pragas.

CRITERIOS MEG - ESTRATÉGIAS E PLANOS

ESTRATÉGIAS E PLANOS Este Critério aborda os processos gerenciais relativos à concepção e à execução das estratégias, inclusive aqueles referentes ao estabelecimento de metas e à definição e ao acompanhamento de planos necessários para o êxito das estratégias.

ESTRATÉGIAS E PLANOS 2.1 FORMULAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS Este Item aborda a implementação de processos gerenciais que contribuem diretamente para a geração de estratégias consistentes e coerentes e de um modelo de negócio competitivo.

ESTRATÉGIAS E PLANOS 2.1 FORMULAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS PROCESSOS GERENCIAIS a) Como são identificadas e analisadas as características do setor de atuação da organização e suas tendências? b) Como é analisado o mercado de atuação da organização e suas tendências?

ESTRATÉGIAS E PLANOS 2.1 FORMULAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS PROCESSOS GERENCIAIS c) Como é analisado o ambiente interno da organização? Destacar de que forma as competências essenciais e os ativos intangíveis da organização são considerados nessa análise. d) Como são avaliadas as alternativas decorrentes das análises dos ambientes e definidas as estratégias da organização? Apresentar as principais estratégias e objetivos da organização.

ESTRATÉGIAS E PLANOS 2.2 IMPLEMENTAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS PROCESSOS GERENCIAIS a)Como são definidos os indicadores para a avaliação da implementação das estratégias; estabelecidas as metas de curto e longo prazo; e definidos os respectivos planos de ação? Apresentar os principais indicadores, suas metas e as principais ações planejadas ou projetos para a implementação das estratégias.

ESTRATÉGIAS E PLANOS 2.2 IMPLEMENTAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS PROCESSOS GERENCIAIS b) Como os recursos são alocados para assegurar a implementação dos principais planos de ação? c) Como são comunicadas as estratégias, as metas e os planos de ação para as pessoas da força de trabalho e para as demais partes interessadas, quando pertinentes?

ESTRATÉGIAS E PLANOS 2.2 IMPLEMENTAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS PROCESSOS GERENCIAIS d) Como é realizado o monitoramento da implementação dos planos de ação?