ALIMENTAÇÃO DO PRÉ-ESCOLAR

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sopa Creme de cenoura Prato Empadão de peixe Salada Alface/Cenoura Sobremesa Fruta da época Sopa Sopa de feijão branco com legumes Prato Douradinhos com.
Advertisements

Alimentação da Criança na 1a. Infância
ECO QUIZ Alimentação Saudável e Sustentável Nível III Ensino secundário | profissional| superior.
“Na verdade, precisamos reaprender a comer.”
Enfº Pedro Melo FEIRENSINO Curso: Apoio Familiar e à Comunidade Cuidados Humanos Básicos Higiene e Apresentação Pessoal.
CURSO EAD CURSO EAD Capacitação para Orientações Básicas de Alimentação Saudável Módulo 5 Hidratação Universidade de São Paulo – USP Faculdade de Medicina.
Alimentação Saudável. A Roda dos Alimentos é uma imagem ou representação gráfica que ajuda a escolher e a combinar os alimentos que deverão fazer parte.
Wanessa passos – Nutricionista CRN Hábitos alimentares saudáveis.
O que vais ser amanhã, depende das escolhas que vais fazer hoje! “Diz-me o que comes, dir-te-ei a saúde que tens” (Dr. Emídio Peres)
SOMOS O QUE COMEMOS (A RODA DOS ALIMENTOS). SOMOS O QUE COMEMOS Para sermos saudáveis, devemos cuidar da nossa saúde e ter uma alimentação completa, equilibrada.
Pré-Escolar: características fisiológicas e psicológicas Pré-Escolar: características fisiológicas e psicológicas (Parte II)
Regras para uma Alimentação Saudável A roda dos alimentos.
REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE
Alimentação Saudável e Sustentável
Projeto NutriBem Desportivamente
ESCOLA EM FÉRIAS 2017 BIOPARQUE - 10 a 14 Julho -
Área dos conhecimentos 2º período 7º ano
Alimentação Saudável Cuidar de nós sabe bem!.
Medidas individuais de bem-estar
PESQUISA DE SATISFAÇÃO CANTINA E RESTAURANTE
O QUE A GAROTADA COME.
Curso – NUTRIÇÃO UNISUL Profa. Denise E. Moritz
Grupos Alimentares Joice Behenck Evaldt.
Principais problemas no cotidiano das famílias:
Balanço patrimonial e fluxo de caixa
Profa. Dra. Maria Helena Pinto
BALANÇO NUTRICIONAL E EFICIÊNCIA REPRODUTIVA DE VACAS LEITEIRAS
Recomendações nutricionais para gestantes
A agricultura e a Fome.
Rotulagem Nutricional
23 DE Outubro de 2 Nutricionista: Paulo De Carvalho ALIMENTAÇÃO SAUDAVEL E RECICLAGEM DE ALIMENTOS ento Desportivo.
PROTEÍNAS, Nitrogênio e CIA
Comer bem, para viver melhor!
Dinâmica de populações
NUTRIÇÃO HUMANA Página 99.
Tecnologias de Informação e Comunicação
OS 18 MANDAMENTOS ALIMENTARES.
E S T R U T U R A D O C A R D Á P I O UBM – Técnica Dietética e Culinária II Msc. Nutt. Jucimara Martins dos Santos.
Alimentação do Escolar
Ciências Naturais – 9.o ano
Caso Clínico - Gestante
Consumo de peixe e saúde
Caso Clínico – Adolescente
Caso Clínico – Pré-escolar
Caso Clínico – Pré-escolar
OBESIDADE INFANTIL Nutri. Ana Cristina de Sousa CRN
Vamos aprender a ser saudáveis?
A história da Roda dos Alimentos
A importância da alimentação na
Distúrbios e doenças do Sistema Digestório.
Gráfico de crescimento para bebês prematuros e outros RNs A Growth Chart for Premature and Other Infants Autores: DOUGLAS GAIRDNER and JULIE PEARSON 1971.
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL Ajuda no tratamento e na prevenção de doenças.
NUTRIÇÃO NA GESTAÇÃO.
RODA DOS ALIMENTOS PRATICAR REGULARMENTE UMA ATIVIDADE FÍSICA COM INTENSIDADE MODERADA Fazer um simples passeio a pé com uma duração de pelo menos 30.
Profa. Dra. Mara Fernanda Alves Ortiz
Alimentação Instituto Federal de Santa Catarina – IFSC/Joinville
ANÁLISE DE INVESTIMENTOS
Aula 3.2.
PROTEÍNAS, Nitrogênio e CIA
PROTEÍNAS, Nitrogênio e CIA
Fornecimento de água no período crítico
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL.
HÁBITOS ALIMENTARES E ATIVIDADE FÍSICA
A Alimentação. Os Alimentos Para que cresças forte e saudável, para que possas brincar e aprender, deves: Comer um pouco de todos os alimentos!
“É uma obra grandiosa transformar um ser aparentemente insignificante e desamparado numa bênção para o mundo e uma honra para Deus. Os pais não.
A FAMÍLIA E A SAÚDE. A FAMÍLIA E A SAÚDE É MELHOR PREVENIR OU REMEDIAR?
EDUCAÇÃO FÍSICA... PROFESSOR: WELLINGTON. DEZ PASSOS PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL.
DICAS DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL 1. AUMENTE O CONSUMO DE FRUTAS, VERDURAS E GRÃOS Coma legumes e verduras no almoço e no jantar. Acrescente fruta.
A Alimentação.
Consumo de alimentos ultraprocessados: magnitude e tendências
Transcrição da apresentação:

ALIMENTAÇÃO DO PRÉ-ESCOLAR

RITMO DE CRESCIMENTO A PARTIR DE 1 ANO ATÉ A PUBERDADE: 2,5 – 3,0 kg/ano 5,5 – 7,0 cm/ano

CARACTERÍSTICAS GERAIS DO PRÉ-ESCOLAR Criança depende da mãe principalmente para alimentação; Já tem vontade própria; Extremamente carente pela chegada do irmão, por ser “esquecido”.

CARACTERÍSTICAS GERAIS DO PRÉ-ESCOLAR A criança tem metabolismo acelerado e é vulnerável biologicamente; É uma fase de transição (principalmente no esquema alimentar); Desaparecimento das mamadeiras.

CARACTERÍSTICAS ALIMENTARES: A avaliação da ingestão alimentar tem que ocorrer por períodos de 5 a 7 dias; Isso porque existe uma variação freqüente no apetite:um dia come outro não. Se a criança apresentar ingestão deficiente durante período prolongado, só nesse caso investigar.

CARACTERÍSTICAS ALIMENTARES: Nessa fase: Principal queixa da mãe: “meu filho não come”. Não existe fundamento real nessa frase; Mas a dinâmica ambiental e familiar gera um comportamento inadequado.

CARACTERÍSTICAS ALIMENTARES: A criança não come na frente da mãe para chamar atenção . A criança come fora de hora. A criança não gosta do que é oferecido.

CARACTERÍSTICAS ALIMENTARES: O volume alimentar deve ser pequeno, e repetir a quantidade se requisitado. A alimentação deve ser fracionada. Com horários regulares, mas não rígidos, seguindo o apetite da criança Deve haver 2 horas de intervalo entre as refeições.

CARACTERÍSTICAS ALIMENTARES: Alimentos novos devem ser oferecidos em pequenas quantidades, para que a criança se adapte ao novo sabor e aceite o novo alimento; Verduras e legumes em quantidade pequena (sem neurose). Deve sempre oferecer! A melhor fase para fazer educação nutricional é no pré escolar.

CARACTERÍSTICAS ALIMENTARES: O leite é oferecido modificado (c/ achocolatado em pó, café, etc.), mas em quantidades menores. Os lanches não devem substituir as refeições. Atrasar ou adiantar a refeição conforme necessidade Deve comer na mesa e não ver televisão na hora das refeições.

CARACTERÍSTICAS ALIMENTARES: Doces não devem ser oferecidos como recompensa Iogurtes e Danones são substitutos do leite e nunca devem ser dados como sobremesa ou substituto das refeições. Refrigerantes devem ser controlados, pela sensação de saciedade.

CARACTERÍSTICAS ALIMENTARES: Deve primeiro fazer a refeição e só depois oferecer suco e sobremesa. A hora da refeição deve ser tranqüila. Não ocorrer brigas, disputas, etc. para a refeição não representar um momento ruim

CARACTERÍSTICAS ALIMENTARES: O pré-escolar não aceita comida condimentada e não está preparado fisiologicamente para isso. Prefere alimentos semi-sólidos e sólidos. Dá importância para alimentos com cores, odor e aspectos agradáveis.

RECOMENDADO/DIA P/ PRÉ-ESCOLAR (2 –6 ANOS) Leite: 400-600 ml Carne: 120g (60gp/porção) Ovo: 2-3 und p/ semana Hortaliças: 30g folhas (15g / porção) 150g legumes (70-80g / porção) Cereal: 50g de arroz cru (25g /porção) Leguminosas: (15 a 20g/porção) Derivados de cereais: 40g (pão, massas, biscoitos) Frutas: 100-150g Doces: 40-50g Óleo: 20 ml Açúcar: 40g

O prato do pré-escolar: 25g de arroz cru ----- 2 col. de sopa de arroz pronto 15g de feijão cru ----- ½ concha de feijão 15g de alface ---------- 1 folha grande 50g de cenoura -------- ½ unidade média 60g de carne ----------- ½ bife

RDA Kcal : 1 – 3 anos ------ 1300 Kcal 4 – 6 anos ------ 1800 Kcal Proteína: 1 – 3 anos -------16g 4 – 6 anos -------24g

Determinação das necessidades calóricas pela idade: Peso ideal p/ a idade multiplica-se por 80-90Kcal; 80-90Kcal/Kg de peso ideal; Não deve consumir menos que 70Kcal/Kg.

Observações importantes: Um bifinho atinge 16g de proteína; Quando as calorias não são supridas a carência protéica é nociva levando a um balanço de nitrogênio negativo e conseqüentemente retardo do crescimento; 1 caloria protéica para ser retida precisa de 6 calorias do metabolismo total.