Aspectos Gerenciais de uma Associação Patricia Tavares Abril, 2016.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Raciocínio clínico em terapia ocupacional
Advertisements

Aula 5 Administração Integrada. Modelo Estratégico Básico No modelo estratégico básico temos quatro elementos que podem ser definidos como constituintes.
1 ORÇAMENTO PÚBLICO Principais Conceitos ORÇAMENTO PÚBLICO Principais Conceitos Ato através do qual o Poder Legislativo, como órgão de representação popular,
Palmas - TO, novembro de 2014 Joaquim Carlos Parente Júnior Secretário da Fazenda Secretaria do Planejamento e Orçamento PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO INSTITUCIONAL.
PAUTADAS NAS RESOLUÇÕES Nº 08 DE 18/04/2013 E Nº 10 DE 15/04/2014 DO CONSELHO NACIONAL DA ASSISTÊNCIA SOCIAL - CNAS. FORAM APROVADAS AS AÇÕES ESTRATÉGICAS.
HEALTH INSURANCE MANAGEMENT Gestão Eficiente de Planos de Saúde HEALTH INSURANCE MANAGEMENT Gestão Eficiente de Planos de Saúde.
SUPERINTENDÊNCIA EXECUTIVA. CONHECENDO A NOVA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DA SES E SEUS INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO.
PLANEJAMENTO É Planejamento é processo de busca de equilíbrio entre meios e fins, entre recursos e objetivos, visando ao melhor funcionamento, organizações.
Gestão de TI Aula 1 – Introdução Prof. Luís Fernando Garcia
DO PENSAMENTO DO NOSSO GRUPO
O Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal
Equipe Diretoria de Comunicação e Relacionamento
Trabalho de Administração
Painel 6: RIPSA: perspectivas e alcances e no âmbito Nacional
Administração financeira
Renúncia de receita Fiscalização pelo TCU
VULNERABILIDADE SOCIAL NA CIDADE DE SÃO PAULO.
Salas de Situação de Saúde no Brasil: Sistematização das Experiências
Comunidade de Aprendizagem
Implantação do Sistema Channel no TCE-MG
SOCIOLOGIA APLICADA À ADMINISTRAÇÃO
Gerência de Projetos 4º Semestre Aula 12 – Parte 2 Prof
PROGRAMA MELHORIA DA EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO
PROMOÇÃO DA SAÚDE E PAPEL DO ENFERMEIRO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Projeto Terapêutico da Equipe e Projeto Terapêutico Singular:
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
ACOMPANHAR PRODUTO E POCESSO
DAS POLÍTICAS À ORGANIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE
ESTRUTURANDO OS SISTEMAS DE CONTROLE INTERNO: UMA VISÃO DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.
Relatório de Autoavaliação Institucional
PLANEJAMENTO E ESTRATÉGIA
Planejamento de estratégias:
Alunas: Janete Arcari Sibila Persici Suiani Silva
Tendências em modelos de gestão: algumas
O que é Educação Ambiental?
Perspectivas do Estado de São Paulo para legalização dos benefícios fiscais e respectivos créditos Luciano Garcia Miguel.
SINAES ENADE.
IDENTIFICAÇÃO DE PRIORIDADES
EVILY ÁVILA – LUMA IGARASHI TIAGO LOLI – 42918
A controladoria na empresa
Projeto Rondon - Operação Itapemirim/ ES
É a aplicação de um conjunto de conhecimentos e técnicas administrativas especializadas no gerenciamento das relações das pessoas com as organizações,
A Importância do Trabalho em Equipe na Proteção Social Básica
30anos CENPEC.
70ª 3ª Eleita melhor ONG do mundo melhor ONG do Brasil e Ranking
Direção Aluna: Bruna Dal Pizzol Professor: Odivar Marcos Bonetti
ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA II
RESPOSTAS A INCIDENTES E PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS
de solos e serviços ecossistêmicos
Avaliar desempenho de servidores
A Institucionalização da avaliação da extensão universitária: A proposta do Fórum de Pró-Reitores de Extensão Rossana Maria Souto Maior Serrano, Maria.
Levantamento de informações sobre a implementação do CAR e dos PRA nos Estados Recife, 08 de junho de 2018.
ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA TURMA 1 – JULHO 2011
SINAES CURSO INSTITUIÇÃO ENADE 1- Missão e PDI 2- Políticas para o Ensino, a Pesquisa, a Pós-graduação, a Extensão; 3- Responsabilidade social, 4- Comunicação.
INFRAESTRUTURA E MOBILIDADE
1987 – Região de Araçatuba - SP – Estado de São Paulo – Nacional através de Representantes – Governo de Angola – Governo.
Atenção a saúde do Hipertenso
INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS SÃO BORJA
Por que Gestão de Projetos?
Avaliar desempenho de servidores
O Papel da Regulação na Melhoria da Gestão dos Serviços de Saneamento
Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro
LEI Nº 8.080, DE 19 DE SETEMBRO DE Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos.
Razão de ser da captação de Recursos POR TRANFERÊNCIAS VOLUNTÁRIAS
TREINAMENTO NA FARMÁCIA ESCOLA 2010
XVII Encontro da SRRS do ANDES – SN
Douglas gallo – IFSP – DOUTORANDO EM URBANISMO
Auditoria na Dívida Pública
Orientações de estágio
Acordo de Cooperação Técnica STN/MF e Tribunais de Contas
Transcrição da apresentação:

Aspectos Gerenciais de uma Associação Patricia Tavares Abril, 2016

O que é participação? Por que participar? Como participar?

-Fazer Parte; -Tomar Parte; -Ter parte; “Bulhões faz parte de nosso grupo mas raramente toma parte das reuniões.” “Fazemos parte da população do Brasil mas não tomamos parte nas decisões importantes.” “Edgar faz parte de nossa empresa mas não tem parte alguma no negócio.”

Participação Concedida – Empoderamento dos grupos

Organização em Grupos

Níveis de Participação – Tomadas de decisão 1. Formulação da política do grupo; 2. Estratégica do grupo; 3. Elaboração de planos, programas e projetos; 4. Alocação de recursos e administração das operações; 5. Execução das ações; 6. Avaliação dos resultados.

Como aproximar as atividades do observatório das demandas dos sujeitos prioritários???

Como definir os papeis dos integrantes das associações ???

O que?Como?Quem?Quando? Descobrindo potencialidades no GRUPO

Planejamento Sistematização Repasse

Avaliação Dra. Cláudia Pocho ObjetivoIndicador Melhorar a Qualidade e a Confiabilidade da realização do Projeto de EA Cumprimento das metas previstas para o Projeto de Educação Ambiental Cumprimento dos procedimentos administrativos decorrentes da institucionalização do OBA Qualidade da Gestão do OBA Qualidade das Ações de Mobilização Qualidade da implementação do Projeto de EA

Exemplo Arraial do Cabo - Percentual de Cumprimento dos Procedimentos Administrativos Decorrentes da Institucionalização do OBA 0% a 39%40% a 69%70% a 100%Valor O OBA tende a cumprir somente alguns procedimentos administrativos, o que tende a por em risco a institucionalização da Associação e os resultados do Projeto de EA. O cumprimento precário dos procedimentos administrativos interfere significativamente no funcionamento democrático do OBA e no seu compromisso com a transparência e com o controle social. O “espírito público” ainda não se mostra evidenciado no OBA entre a sua equipe. O OBA cumpre a maioria dos procedimentos administrativos, o que tende a favorecer a institucionalização da Associação e os resultados do Projeto de EA. O cumprimento parcial dos procedimentos administrativos tende a interferir no funcionamento democrático do OBA e no seu compromisso com a transparência e com o controle social. O “espírito público” tende ainda a não se mostrar evidenciado no OBA entre a sua equipe. O OBA cumpre a quase totalidade ou a totalidade dos procedimentos administrativos, o que, além de favorecer a institucionalização da Associação e o alcance dos resultados do Projeto de EA, tende a evidenciar uma gestão com foco na transparência e no controle social. O cumprimento dos procedimentos é utilizado para incentivar uma verdadeira relação de transparência por meio de uma “prestação de contas” periódica sobre as ações do OBA, onde tende a ser destacado e construído o “espírito público” entre os seus participantes. 73% empresa 86,54% (Oba)

Exemplo Araruama - Percentual de Qualidade da Gestão do OBA 0% a 39%40% a 69%70% a 100%Valor A gestão do OBA mostra-se distante do modelo democrático, tendendo a comprometer significativamente o alcance dos resultados do OBA. Sua atuação está desalinhada dos eixos centrais do Projeto: organização, mobilização, participação e controle social na gestão ambiental pública. A gestão do OBA ainda não consolidou-se no modelo democrático, embora possua alguns de seus traços. Sua atuação tende a comprometer o alcance dos resultados do OBA. Parte de sua atuação já está alinhada aos eixos centrais do Projeto: organização, mobilização, participação e controle social na gestão ambiental pública. No entanto, o grupo não participa efetivamente da gestão do Observatório por que seus membros são ausentes. A gestão do OBA favorece a organização, mobilização, participação e controle social no âmbito do Projeto, o qual se inscreve no âmbito da gestão ambiental pública. 59% (empres a) 28,13% (OBA)

Exemplo Armação de Búzios - Percentual de Qualidade das Ações de Mobilização 0% a 39%40% a 69%70% a 100%Valor As ações de mobilização adotadas não foram adequadas ou quase nenhuma ação foi adequada, considerando os resultados obtidos com a seleção e participação dos sujeitos necessárias ao alcance dos objetivos do Projeto de EA. Algumas ações de mobilização adotadas foram adequadas, considerando os resultados obtidos com a seleção e participação dos sujeitos, necessárias ao alcance dos objetivos do Projeto de EA. As ações de mobilização adotadas foram adequadas na sua maioria, considerando os resultados obtidos com a seleção e participação dos sujeitos necessárias ao alcance dos objetivos do Projeto de EA. 29% (empresa ) 78,57% (OBA)

ObjetivoIndicador Melhorar a viabilidade econômico- financeira Cumprimento do cronograma físico-financeiro do Projeto Recebimento de autos de infração, notificações, advertências de parecer técnico e multas Redução do custo global para a instituição promotora e para a sociedade

Exemplo Niterói - Percentual de cumprimento do cronograma físico-financeiro do Projeto 0% a 39%40% a 69%70% a 100%Valor O percentual de realização do cronograma físico- financeiro comprometeu significativamente o alcance dos objetivos do Projeto. O Projeto de EA não conta com processo de acompanhamento do cumprimento do cronograma físico- financeiro de modo a favorecer o seu cumprimento. Não foram evidenciadas ações de correção de rumo significativas para favorecer o alcance dos objetivos do projeto. O percentual de realização do cronograma físico-financeiro comprometeu o alcance dos objetivos do Projeto. O Projeto de EA não conta com um processo de acompanhamento da execução do cronograma físico-financeiro de modo a favorecer o seu cumprimento. O monitoramento ocorre de modo esporádico. Não foram evidenciadas ações de correção de rumo significativas para favorecer o alcance dos objetivos do projeto. O percentual de realização do cronograma físico- financeiro tendeu a favorecer o alcance dos objetivos do Projeto. O Projeto de EA conta com um processo sistematizado de acompanhamento do cumprimento do cronograma físico-financeiro de modo a favorecer o seu cumprimento. O acompanhamento tendeu a gerar ações de correção de rumo e o envolvimento dos membros do Observatório com o alcance dos objetivos do projeto. 46% empresa 92,86% (OBA)

Avaliação/ “Crítica e auto crítica”

Moral da História!!!

O que?Como?Quem?Quando? Descobrindo potencialidades no GRUPO

- O conhecimento da realidade; - A organização; - A comunicação; - A educação para a participação; - A escolha dos instrumentos;

Agradecemos a atenção!!! “Talvez o ser humano não seja somente ser social, como alguns sociólogos nos querem fazer crer, mas seja também estar ativamente trabalhando contra essas forças sociais que querem reduzir nossa vida social a um mínimo. Talvez não fôssemos humanos se esta tarefa pudesse ser feita de uma só vez. É, precisamente, a necessidade permanente de lutar que dá à vida humana um significado perene.” Johan Galtung