ESPIRITUALIDADE E ENVELHECIMENTO. SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 2. DESENVOLVIMENTO a. Apresentação b. Espiritualidade c. Religiosidade d. Realidade 3. RESUMO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TEORIAS SOCIAIS DO ENVELHECIMENTO. Preconceito dos pesquisadores - NERI (1997) entre1985 e 1987 pesquisa de levantamento, composta por seis estudos realizados.
Advertisements

Felipe Gonçalves Un. Estácio de Sá. Problema é qualquer questão não resolvida e que é objeto de discussão, em algum domínio do conhecimento. É a questão.
Gestão em Saúde Introdução aos conceitos: Gestão e Saúde Justificativas da disciplina... Prof. Helena Kanashiro.
UNIDADE 1 Conhecimento, Aprendizagem e Educação: abordagens epistemológicas RESUMO.
Centro Espírita Allan Kardec ESDE (Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita) aula do dia 12/05/2014 RETROSPECTIVA Módulo I – Introdução ao Estudo do Espiritismo:
Tema da aula: O papel do Estado.  Discussão característica da Modernidade, que entende o Governo como uma convenção criada pelos indivíduos (contratualismo)
E SPIRITISMO OU D OUTRINA E SPÍRITA : CONCEITO E OBJETO Tomo: 1 Módulo: 1 Roteiro: 2 1.
Classificação dos Métodos de Ensino:
Relações de Convívio Solidário Kátia Antoniolli Coordenadora Pedagógica Colégio Marista Pio XII *Este eixo contempla a dimensão socioafetiva e as dimensões.
Psicologia Ciência e Profissão Prof. Felipe Pinho Aula 1 – Introdução à Psicologia.
ÉTICA PROFISSIONAL Curso: Engenharia Mecânica Prof. Rodrigo Barbosa.
Suicídio no Brasil: Estratégias de Prevenção e Intervenções
Estudo de desenvolvimento da autonomia em uma turma de Física no contexto da EAD João Cláudio Nunes Carvalho.
Matemática Emocional (os afetos na aprendizagem matemática
As relações e determinações do trabalho na vida cotidiana.
CURSO ONLINE GRAFOANÁLISE/ Grafologia
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
O que entendemos por saúde e qualidade de vida?
Apresentação Multimédia #30 Tema VI | A psicologia aplicada em Portugal Capítulo 1 | O trabalho dos psicólogos em Portugal Objetivos: Caracterizar os.
Aula 11: desenvolvimento como liberdade
A catequese e a Família: desafio e possibilidades
Iniciando uma mudança de dentro para fora
Psicologia É a ciência que trata da mente e de fenômenos e atividades mentais e, que estuda o comportamento humano e animal em suas relações com o meio.
Apresentação de Atividades Professor Dr. Marcos Dalmau
Mente Positiva HI: 192 – Infinita Graça.
SOBRE O PODER DOS MODELOS
George Barbosa (CRP:06/ )
Introdução ao estudo da Psicologia
Aprendizagem do Século XXI
À responsabilidade solidária…
TEORIAS DA PERSONALIDADE Personalidade= o conjunto de características psicológicas que determinam a sua individualidade pessoal e social.
Métodos da pesquisa – coleta de dados
Liderança Militar CMG (RM1) Erivaldo.
O Cuidar da Enfermagem: Aspectos Psicológicos. Com Jaqueline e Thamires.
Análise e Observação Institucional
RCC-8005 Aula 3 – 29/08/2017 Ética, Ética Econômica e Justiça Davi R
Idealismo.
O MÉTODO científico NAS CIÊNCIAS HUMANAS
Atitude de Vencedor.
A estruturação da personalidade
Prof. Juliana da S. Bello. Noções de Ética Profissional.
MARKETING PESSOAL.
O objetivo dessa pergunta é levar o aluno a pensar sobre o tipo de atitude que se espera tanto de um filósofo, quanto de um estudante de Filosofia. A atitude.
Aristóteles Ética & Política
Psicologia Social: uma reflexão. Prof. Ms. Gerson Heidrich
 Necessidade de dominar sua área e outras  Atitudes  Idiomas (inglês e espanhol)  Informática  Cultura geral  Capacidade de trabalhar em equipe.
A situação do idoso no Brasil.  Todos sabem que o ser humano começa a envelhecer desde o momento em que nasce.
A BIOÉTICA Onde a vida começa? Onde ela termina?.
Espiritismo ou Doutrina Espírita: conceito e objeto.
Ciência, Métodos e Metodologia Científica
Disciplina: IPC Prof.ª Ms: Nátalli Araújo
A FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO. DESENVOLVIMENTO HUMANO.
Introdução Você quer viajar? Destino: Rio Grande do Sul
Estética: Introdução Conceitual
ESTÉTICA 1.
É o estudo do homem como ser biológico, social e cultural.
Principais contribuições dos clássicos da sociologia
Ciclos de vida: algumas questões sobre a Psicologia do Adulto Marta Kohl de Oliveira.
Áreas da Filosofia.
TEORIAS DA EDUCAÇÃO Prof. Dr. Renato Araújo Teixeira
A PSICOLOGIA OU AS PSICOLOGIAS. CIÊNCIA E SENSO COMUM Quantas vezes no dia usamos a PSICOLOGIA? Usamos o termo psicologia, no nosso cotidiano, com vários.
Ética e Moral O problema da ação e dos valores Prof. Ms. Joelson Silva de Araújo.
O Referencial de Competências-Chave
PROGRAMA FUNDAMENTAL Módulo X: Lei de liberdade CEDECK Federação Espírita Brasileira Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita.
O Que é Ciência?.
Aula 1.1 : O que é Filosofia? Elisa Santos Meier.
1. O sentido do fenômeno religioso Entendemos como fenômeno religioso aquilo que aparece, que se apresenta e que se mostra. A religiosidade quando se.
Aurea Cardoso Impacto Social Aurea Cardoso
Sociologia e/do trabalho: questões gerais
Impacto da gravidez na vida de um estudante
Transcrição da apresentação:

ESPIRITUALIDADE E ENVELHECIMENTO

SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 2. DESENVOLVIMENTO a. Apresentação b. Espiritualidade c. Religiosidade d. Realidade 3. RESUMO SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 2. DESENVOLVIMENTO a. Apresentação b. Espiritualidade c. Religiosidade d. Realidade 3. RESUMO

“A vida segue um curso muito preciso e a natureza dota cada idade de qualidades próprias. Por isso a fraqueza das crianças, o ímpeto dos jovens, a seriedade dos adultos, a maturidade da velhice são coisas naturais que devemos apreciar a cada tempo”. (Sêneca, Saber Envelhecer) (Sêneca, Saber Envelhecer)

O QUE É ESPIRITUALIDADE? “Conjunto de todas as emoções e convicções de natureza não material que pressupõem que há mais no viver do que se pode ser percebido e compreendido, remetendo o indivíduo a questões como o significado e o sentido da vida, não necessariamente a partir de uma crença ou prática necessariamente a partir de uma crença ou prática religiosa” religiosa” (Organização Mundial da Saúde) (Organização Mundial da Saúde)

A Organização Mundial da Saúde inclui a espiritualidade no âmbito dos domínios a serem levados em conta na avaliação e promoção da saúde em todas as idades. Segundo Wong (1999), a espiritualidade relaciona-se com funções cognitivas de alto nível e implica a busca de significado, compreensão moral, valores e crenças autotranscendentes e resiliência interna ao sofrimento.

A profissão militar caracteriza-se por exigir do indivíduo inúmeros sacrifícios, inclusive o da própria vida em benefício da Pátria. Esta peculiaridade dos militares os conduz a valorizar certos princípios que lhes são imprescindíveis. Valores, atributos, deveres, ética militares são conceitos indissociáveis, convergentes e que se complementam para a obtenção de objetivos individuais e Institucionais.

É por meio da dimensão espiritual, que o homem busca um sentido para incertezas e superar as dificuldades. * Quem sou? * Quem sou? * De onde vem? * De onde vem? * Para onde vou? * Para onde vou?

SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 2. DESENVOLVIMENTO a. Apresentação b. Espiritualidade c. Religiosidade d. Realidade 3. RESUMO SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 2. DESENVOLVIMENTO a. Apresentação b. Espiritualidade c. Religiosidade d. Realidade 3. RESUMO

O QUE É RELIGIOSIDADE ? O QUE É RELIGIOSIDADE ? Há alguns aspectos na religiosidade que dão a sua Há alguns aspectos na religiosidade que dão a sua especificidade em relação à espiritualidade. Entre eles a observação de um conjunto de práticas, preceitos e rituais que se expressam no âmbito público e privado, senso de pertencimento a uma comunidade. Religião do latim “Religare.” Religião do latim “Religare.”

Três dimensões na religiosidade Batson et al. (1993) Batson et al. (1993) a. Extrínseca, que envolve práticas institucionalizadas ou atividades religiosas organizadas. b. Intrínseca, que envolve sincera devoção e compro- misso com crenças religiosas. c. De busca, que envolve prontidão para confrontar questões, existenciais e ceticismo diante das respostas religiosas.

SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 2. DESENVOLVIMENTO a. Apresentação b. Espiritualidade c. Religiosidade d. Realidade 3. RESUMO SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 2. DESENVOLVIMENTO a. Apresentação b. Espiritualidade c. Religiosidade d. Realidade 3. RESUMO

REALIDADE As diferenças no senso de significado existencial ao longo da vida estão associadas a variáveis cognitivas, gênero, idade, nível educacional, papéis sociais, profissão, religiosidade, história de vida, personalidade e apoio social. Adultos e idosos que percebem a vida com sentido e propósito são mais aceitadores; tolerantes dos que não a consideram desta maneira.

Têm menor predisposição ao sentimento de vazio Existencial e são mais realistas na perseguição de Metas. Com isso ficam menos expostos à frustração e à insatisfação. “O otimista é um tolo. O pessimista um chato. Bom mesmo é ser um realista esperançoso” (A. Suassuna) (A. Suassuna)

SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 2. DESENVOLVIMENTO a. Apresentação b. Espiritualidade c. Religiosidade d. Realidade 3. RESUMO SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 2. DESENVOLVIMENTO a. Apresentação b. Espiritualidade c. Religiosidade d. Realidade 3. RESUMO

CONSIDERAÇÕES FINAIS CONSIDERAÇÕES FINAIS A religião pode ser uma fonte significado, assim como a arte, a filosofia, a ciência, o senso de crescimento pessoal, o altruísmo e outras virtudes, tais como a verdade, a bondade, a justiça, a caridade, as tradições e a cultura.

A solução de problemas da existência mediante a espiritualidade e a religiosidade ajuda a explicar a ocorrência de bem-estar subjetivo dos idosos, apesar da fragilidade, do declínio, das perdas e do estresse que os acomete. (Fortes, 2005; Sommerhalder & Neri, 2001) A solução de problemas da existência mediante a espiritualidade e a religiosidade ajuda a explicar a ocorrência de bem-estar subjetivo dos idosos, apesar da fragilidade, do declínio, das perdas e do estresse que os acomete. (Fortes, 2005; Sommerhalder & Neri, 2001)