Jean Piaget (1896-1980) Um pioneiro no estudo da inteligência infantil. Jean Piaget (1896-1980) foi um renomado psicólogo e filósofo suíço, conhecido por.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O mundo da criança VISÃO PSICOLÓGICA DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
Advertisements

Jean Piaget (1896 – 1980).
E SCOLA ESTADUAL DR. M ARTINHO MARQUES Trabalho de filosofia Professor: Eudi Bachiega Alunos: Beatriz e Rita.
AS ESTRUTURAS DE CONJUNTO DO PENSAMENTO FORMAL
Teorias construtivistas Grande parte da produção e do debate sobre aprendizagem gira em torno do Construtivismo.
A Teoria do desenvolvimento humano de Jean Piaget (1896 – 1980)
Didática: organização do trabalho pedagógico
Desenvolvimento Cognitivo Segundo Jean Piaget
A Epistemologia Genética de Jean Piaget
PSICOLOGIA Jean Piaget Estádios de Desenvolvimento Cognitivo.
CARACTERÍSTICAS DE CRIANÇAS DE ED
Jean Piaget Foi professor de Psicologia na Universidade de Genebra de 1929 a 1954 e tornou-se mundialmente reconhecido pela sua revolução epistemológica.
Literatura para crianças pequenas: “isto existe?” Drª Gládis Kaercher
JEAN PIAGET Jean Piaget revolucionou as concepções
Jean Piaget (Neuchâtel, 9/08/1896 – Genebra, 16/09/1980)
Teoria do Desenvolvimento Cognitivo
JEAN PIAGET n Biografia –nasceu em 9 de agosto de 1896, na Suíça –interessou-se pelas ciências muito cedo –realizou seu primeiro trabalho científico com.
Profª: Marina de Oliveira Semestre: 2009/02
Jean Piaget e as Fases do Desenvolvimento Infantil
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
Psicologia da Educação (Educação Física e Ciências Biológicas)
PSICOLOGIA GERAL PROFESSORA: LUCIANA CAMPOS AULA 7 –
Conteúdos, Competências, Habilidades e Conhecimentos: um currículo nacional para a era global Profa. Dra. Stela C Bertholo Piconez Coordenadora Científica.
Estágios do Desenvolvimento Cognitivo segundo Jean Piaget
O Instituto de Pesquisas Psicossociais (IPP) oferece: CURSO MODULAR MÓDULO I - DIAGNÓSTICO PSICOLÓGICO -
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. COMO CHEGAMOS À SEGUNDA VERSÃO BNCC 15 Março CONCLUSÃ O DA CONSULTA PÚBLICA 2 Dezembro DIA NACIONAL DA BASE 16 Setembro.
Seminário de Teorias da Aprendizagem Henri Wallon Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática – CEFET / RJ Maio de 2005 Prof.
Jean Piaget ( ) Um pioneiro no estudo da inteligência infantil.
Curso de Psicologia Disciplina: Ciclo do Desenvolvimento Humano Equipe: Marcilio, Mario, Eduardo e Antoniele. Professora Ms: Lina de Gil.
Carlos Eduardo Rodrigues
DESENVOLVIMENTO COGNITIVO NA PERSPECTIVA PIAGETIANA
Campos privilegiados de Estágio do Curso de Pedagogia
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
APRESENTAÇÃO MULTIMÉDIA #27 TEMA V | PROBLEMAS E CONCEITOS TEÓRICOS ESTRUTURADORES DA PSICOLOGIA CAPÍTULO 1| OS GRANDES AUTORES DA HISTÓRIA DA PSICOLOGIA.
Introdução à Musicoterapia
A TEORIA EPISTEMOLÓGICA GENÉTICA
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
O ensino de História: teoria e prática
PIAGET Vida, Obra e Conceitos.
O PROCESSO DE INSERÇÃO PARA INICIAÇÃO À DOCENCIA-NO PROGRAMA PIBID
O desenvolvimento cognitivo da criança.
Universidade do Estado de Santa Catarina
Teoria de Piaget sobre como as crianças aprendem
Iniciação Científica.
O Cuidar da Enfermagem: Aspectos Psicológicos. Com Jaqueline e Thamires.
Teoria de Piaget sobre como as crianças aprendem
Piaget e Vygotsky: diferenças e semelhanças
ABORDAGEM INTERACIONISTA E SOCIOINTERACIONISTA Licenciatura em Biologia modalidade EAD.
ABORDAGEM COGNITIVISTA
Constructos Básicos Me. João Camilo de Souza Jr..
Licenciatura.
Aget.
John Dewey ( ).
DISCENTE: KAROLINE BRITO
Psicologia e educação: compartilhando saberes
 Quem foi  Nascimento e Morte  Interesses Principais  Obras  História  Influência  Filosofia  Dialética  Crítica de Hegel a Kant  Hegel.
As contribuições da Psicologia para Educação: teoria genética e aprendizagem escolar Legenda.
ESTÁGIOS DO DESENVOLVIMENTO SEGUNDO PIAGET
Profª. Luciana Eliza dos Santos
EDUCAÇÃO FISICA NO ENSINO MÉDIO
<espaço para figura> Opcional.
Ciclos de vida: algumas questões sobre a Psicologia do Adulto Marta Kohl de Oliveira.
O Desenvolvimento Cognitivo Elaine Regina Rufato Delgado
Campos Conceituais: A Teoria de Vergnaud Diana Mary Moura Nogueira.
DO CONHECIMENTO COTIDIANO AO CONHECIMENTO CIENTÍFICO
A EDUCAÇÃO FÍSICA NA ABORDAGEM CRÍTICO SUPERADORA 1. Consideração da prática pedagógica (aula) no interior de um projeto político-pedagógico (escola) referenciado.
TEMA GRUPO:. OBJETIVO DESCRIÇÃO DO TEMA DESENVOLVIMENTO.
Guia de Implementação BNCC e DRC-MT. Etapas para realização da Feira de Ciências na Escola na perspectiva da Investigação Científica.
A EMPREGABILIDADE DO PROFISSIONAL DO FUTURO
GAMIFICAÇÃO DO ENSINO: possibilidade de intervenção na perspectiva psicopedagógica UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - FACULDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO.
Transcrição da apresentação:

Jean Piaget ( ) Um pioneiro no estudo da inteligência infantil. Jean Piaget ( ) foi um renomado psicólogo e filósofo suíço, conhecido por seu trabalho pioneiro no campo da inteligência infantil. Piaget passou grande parte de sua carreira profissional interagindo com crianças e estudando seu processo de raciocínio. Seus estudos tiveram um grande impacto sobre os campos da Psicologia e Pedagogia.

Sua Vida Jean Piaget nasceu no dia 9 de agosto de 1896, em Neuchâtel, na Suíça. Seu pai, um calvinista convicto, era professor universitário de Literatura medieval.

Biografia Jean Piaget Registros revelam que ele foi o único suíço a ser convidado para lecionar na Universidade de Sorbonne (Paris, França), onde permaneceu de 1952 a Até a data de seu falecimento, Piaget fundou e dirigiu o Centro Internacional para Epistemologia Genética. Ao longo de sua brilhante carreira, Piaget escreveu mais de 75 livros e centenas de trabalhos científicos. Piaget morreu em Genebra, em 17 de setembro de 1980.

Sua Obra A essência do trabalho de Piaget ensina que ao observarmos cuidadosamente a maneira com que o conhecimento se desenvolve nas crianças, podemos entender melhor a natureza do conhecimento humano. Suas pesquisas sobre a psicologia do desenvolvimento e a epistemologia genética tinham o objetivo de entender como o conhecimento evolui.

Os estágios de Piaget No estágio sensório-motor, que dura do nascimento ao 18º mês de vida, a criança busca adquirir controle motor e aprender sobre os objetos físicos que a rodeiam. No estágio pré-operatório, que dura do 18º mês aos 8 anos de vida, a criança busca adquirir a habilidade verbal.

No estágio operatório concreto, que dura dos 8 aos 12 anos de vida, a criança começa a lidar com conceitos abstratos como os números e relacionamentos. No estágio operatório formal – desenvolvido entre os 12 e 15 anos de idade – a criança começa a raciocinar lógica e sistematicamente.

Conclusão: Em seus estudos sobre crianças, Jean Piaget descobriu que elas não raciocinam como os adultos. Esta descoberta levou Piaget a recomendar aos adultos que adotassem uma abordagem educacional diferente ao lidar com crianças.