FUNDAÇÃO EDUCACIONAL SERRA DOS ÓRGÃOS CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAS CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA PROJETO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
Advertisements

Licenciatura em Nome Curso DEFESA DE TCC. ESCREVA AQUI O TÍTULO DO SEU TRABALHO ORIENTADOR: Titulação e Nome Completo Manaus-AM 2016 e o subtítulo.
Referências Bibliográficas: 1. Rocha, E. P & Tonelli, J. R. A. O autista na sala de aula de Língua Inglesa: Um dilema ou um mundo de oportunidades? Revista.
IDENTIFICAÇÃO EMEB. PROFESSORA SUELI CONTINI MARQUES EQUIPE GESTORA Direção: Fernanda Moreno Peres Coordenação Pedagógica: Adriana Mozeti Lemes Pedagoga:
APOIO: Lab. Ciências/IEMCI/UFPA Expositores: Janderrier vasques¹, Amanda Barbosa² (PIBID/UFPA/IEMCI) Orientador: Prof. Dr.º Jesus Cardoso Brabo³ (UFPA/IEMCI)
ORGANIZAÇÃO DOS PROCESSOS COLETIVOS DO TRABALHO ESCOLAR PROFA: CIDA AGUIAR ACADÊMICAS: ANA KAROLINA BOTELHO ARIANE MARTINS FERREIRA.
Texto de divulgação científica O texto de divulgação científica é um gênero discursivo que tem por objetivos promover o contato do leitor leigo com o.
4° Ano – Curso Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: PROMOÇÃO DA SAÚDE NA EDUCAÇÃO BÁSICA e METODOLOGIA DO ENSINO.
O curso está estruturado em três eixos conceituais: Projeto: Planejar o futuro Tecnologia Ferramentas Conhecimentos Currículo Planejamento das ações.
A P R E N D I Z A G E M. APRENDIZAGEM: “Processo de organização das informações do material à estrutura cognitiva” (BOCK, p.102).
Oportunidade única para abordar o desafio da "equidade a partir do início”
PROGRAMA DE ESTÁGIO 2017.
A DRAMATIZAÇÃO DE HAMLET A PARTIR DAS HISTÓRIAS DA ESCOLA CIEP
A EXPERIÊNCIA DE IMPLANTAÇÃO DE UM SERVIÇO DE PLANTÃO PSICOLÓGICO NO PROJETO-TALENTO POR ALUNOS DE GRADUAÇÃO DO IPUSP.
KARL MARX - Marxismo.
Curso - Avaliação e Aprendizagem
Especialização em Gestão de Recursos Humanos com Coaching
TÍTULO: Subtítulo Fulano de TAL1, Fulano de TAL2
Comunidade de Aprendizagem
REGISTRO DAS ATIVIDADES REALIZADAS NA INSTITUIÇÃO
PROGRAMA MELHORIA DA EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO
PIBID: TRABALHANDO EM GRUPO E SOCIALIZANDO O CONHECIMENTO
EDUCAÇÃO SUPERIOR: PERCEPÇÕES SOBRE A MODALIDADE DE ENSINO
VI SIMPÓSIO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS FLORESTAIS
Ler e Escrever: Desafio de todos
O QUE É PEDAGOGIA? E D U C A R DISCIPLINA: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Tabulação de Dados MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Projetos e Programas Projetos e Programas 2007.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Profa. Marquiana de F. Vilas Boas Gomes
PPGT Aluno: Arthur Neiva Fernandes Disciplina: Prática Científica
EDUCAÇÃO Reflexões do Ponto de Vista Behaviorista/Comportamental
1963 “A Extensão Universitária na Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp” 2014.
Mosaico Digital: monitor interativo de realidade aumentada
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA E INICIAÇÃO À DOCÊNCIA- PIBID
MISSÃO Valorizar as pessoas, despertando talentos por meio de uma aprendizagem diferente para desenvolver hoje o ser humano para o amanhã.
DOCÊNCIA ONLINE “HORA DE PRATICAR” Universidade de Brasília /DF
Camila Fernandes de Lima Ferreira Ana Maria Souza Valle Teixeira
ENSINO HÍBRIDO: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
A IMPORTÂNCIA DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA IMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO A DISTÂNCIA DO INSTITUTO DE LOGÍSTICA DA AERONÁUTICA - ILA Autora: Marli de Oliveira.
A Importância das Práticas Pedagógicas e Tutor Presencial na Educação a Distância Esp. Guilherme Machado Düren Ms. Mônica Eliza Malacarne.
I Encontro de Licenciaturas da
Fórum - Unidade I - Sua experiência
VERÍSSIMO S. DE JESUS1 , ANTONIO J. P. JUNIOR2 FRANCK N. M. BARBOSA3
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
PRAT. ENS. E EST. SUP. DOC.ANOS INC. ENS. FUND
PRÁTICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES NÃO ESCOLARES Aula 1- O Estágio nas Organizações Não Escolares e seus diferentes cenários,
Coorientador(a): Nome
Especialização em Direito Civil e Processo Civil
PRÁTICA DOCENTE USANDO FLIPPED CLASSROOM:
Profª Dra. Julia de Cassia P. Nascimento CRUZEIRO DO SUL EDUCACIONAL
INTEGRAÇÃO DOS DADOS COLETADOS E O DIAGNÓSTICO PSICOLÓGICO
O que é Educação Ambiental?
TÍTULO DO TRABALHO XV ENCONTRO CIENTÍFICO E CULTURAL DO UNIFACEX
RESULTADOS E DISCUSSÃO
ESTÁGIO IV PUCGO – Pontifícia Universidade Católica de Goiás
O BLOG DO POLO EAD DE NOVA FRIBURGO: RESULTADOS E DESAFIOS
Hugo Carvalhal Silva1 , Fátima Kzam Damaceno de Lacerda².
7ª REUNIÃO DE RICs e COORDENADORES DOS PROGRAMAS INSTITUCIONAIS DE ICT
<espaço para figura> Opcional.
UNIVERSIDADE ABERTA À COMUNIDADE ESCOLAR: a arte e beleza das células na construção das Ciências Morfológicas e sua interação com a sociedade Autor: Alisson.
Prof: Emanuel Domingos dos Santos
PSICOLOGIA COMO PROFISSÃO
Informações do preenchimento de cada lacuna do termo de referência
Érica Gallindo Os desafios da educação profissional no IFCE a partir dos indicadores de evasão Érica Gallindo
Tatiana de Araujo1, Fátima Kzam D. de Lacerda2
A docência na educação superior
Gestão do ensino nas Instituições de Educação Superior
X Simpósio de Pesquisa e Inovação
PORTFÓLIO Bolsista Rosimere Machado dos Santos
Transcrição da apresentação:

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL SERRA DOS ÓRGÃOS CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAS CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA PROJETO AMA LEITURA: A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COMO FORMAÇÃO DA CRIANÇA LEITORA. Ana Carolina dos Santos Amorim Rafaela Barboza Souza Neto INTRODUÇÃO Este trabalho se baseia na nossa atuação como bolsistas do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência) no Projeto AMA Leitura – SESC Teresópolis. O objetivo do projeto é desenvolver o gosto pela leitura desde os anos iniciais da criança, ocorrendo em parceria com as escolas públicas. Para se contar histórias é necessário termos um bom embasamento teórico e uma prática significativa. Contamos com formações quinzenais sobre o assunto e duas vezes ao mês praticamos as habilidades aprendidas nos espaços escolares ao qual estamos atuando. É importante citarmos que o projeto começou a ser desenvolvido em parceria com o PIBID UNIFESO no ano de MATERIAL E MÉTODOS Com o início do projeto precisamos instalar um ambiente de leitura na instituição de ensino, porém a mesma já possuía um espaço físico, já havendo um cuidado com a leitura. Com isso, planejamos as contações de história e o grupo criou alguns materiais que melhorariam a estrutura do ambiente. Assim, utilizamos alguns materiais recicláveis, formando painéis, uma estante de leitura e uma cesta mágica. RESULTADOS Podemos considerar até o momento que o projeto está sendo muito oportuno, estamos tendo um resultado muito positivo em todos os meses de formação e prática. Percebemos o quanto as crianças já estão familiarizadas com os livros e com as contações quinzenais, se mostrando muito ansiosas para este momento de leitura. Já entendem como o ambiente funciona e como o próprio é precioso para todos. CONCLUSÃO Bibliografia ABRAMOVICH, Fanny. Literatura infantil: gostosuras e bobices. 5. ed. São Paulo: Scipione, MIGUEZ, Fátima. Nas arte-manhas do imaginário infantil. 14. ed. Rio de Janeiro: Zeus, PIRES, Olivia da Silva. Contribuições do ato de contar histórias na Educação Infantil para a formação do futuro leitor. Monografia apresentada como conclusão do curso de graduação em Pedagogia da Universidade Estadual de Maringá. Maringá, Disponível em: Acesso em: 24 de agosto de Concluímos que o Projeto AMA Leitura em parceria com o UNIFESO, oferece a oportunidade a todos os envolvidos de sermos leitores. Os livros ampliam o conhecimento humano, trabalhando principalmente os sentimentos e as emoções dos alunos. É principalmente na escola que a criança constrói e desenvolve as suas potencialidades e a contação de histórias favorece não somente o cognitivo, porém também o seu psicológico, o social, o físico-motor e o cultural da criança. Assim, se faz necessário dar continuidade no projeto nos próximos anos, para que as próximas gerações possam ter a oportunidade de vivenciar esta prática. “(...) é importante para a formação de qualquer criança ouvir muitas histórias e escutá- las é o início da aprendizagem, para ser um leitor e ter um caminho absolutamente infinitivo de descobertas e compreensão do mundo.” (ABRAMOVICH, 2006).