Analisando os PDIs do IFB e identificando os gargalos no uso do PDI na Rede Federal PRDI/CGPL Pompylio Jerônimo de Lima Anderson Allan Almeida Galvão MINISTÉRIO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ações da Coordenação de Ensino, Pesquisa e Extensão.
Advertisements

Tucuruí, IFPA Belém, 15 de Junho de Setor de Egressos e Observatório do Trabalho.
Departamento Pedagógico Divisão de Educação Básica Assessoria de Educação do Campo.
PARCERIA ENTRE O GOVERNO FEDERAL E OS GOVERNOS ESTADUAIS PARA PROMOVER A INCLUSÃO DIGITAL REUNIÃO NACIONAL DO CONSECTI Brasília, 24 de maio de 2012 Ministério.
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre Apresentação do Projeto Rede NIT-CE Luiz Eduardo S. Tavares UECE/PROPLAN/NIT SECITECE.
Apresentando o Relatório de Avaliação - MEC - Recredenciamento do IFB – realizado em março/2016 PRDI/CGPL Pompylio Jerônimo de Lima Anderson Allan Almeida.
2016 Está prevista na Lei nº , de 14 de abril de 2004, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
O PLANO DE TRABALHO DOCENTE: ESTRATÉGIA DE QUALIFICAÇÃO E AVALIAÇÃO DO ENSINO POR COMPETÊNCIAS Rodrigo Oliveira Coura Pereira - SENAC-DF Ana Cláudia Barreiro.
Conferência de Avaliação do PDI 2014/2018 do IFB Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional - PRDI Pró-Reitor(a): Diretor(a)/Coordenador(a) A: Diretor(a)/Coordenador(a)
Conferência de Avaliação do PDI 2014/2018 do IFB Apresentação da DRGP Diretor(a):... Coordenador(a) A:... Coordenador(a) B:... MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Instituto.
PNE- PEDET. AS REFORMAS EDUCACIONAIS E OS PLANOS DE EDUCAÇÃO RELAÇÕES DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO ( PNE) X COM O PLANO DECENAL DE EDUCAÇÃO PARA TERESINA.
PRESTAÇÃO DE CONTAS / 2016 GT PARA ELABORAÇÃO DA POLÍTICA MUNICIPAL DE APOIO SOCIOEDUCATIVO EM MEIO ABERTO A CRIANÇAS E ADOLESCENTES.
PANORAMA da oferta de cursos do ifb – 2016 e 2017
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO ESTADO DO PIAUÍ.
Campos privilegiados de Estágio do Curso de Pedagogia
Centro Educacional Unificado
Credenciamento e Recredenciamento Institucional
Promoção da Cultura de Qualidade no Ensino Superior: Procedimentos, instrumentos, papel dos diferentes actores e desafios Prof. Doutor Jeffy Mukora 2ª.
Política e Gestão em EAD
Identidade Institucional no IFCE
“Um processo de mobilização passa por dois momentos
MAIS ESTUDANTES DA SAÚDE
Áreas da Coordenação de Pastoral
DESENVOLVIMENTO DOCENTE NA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NO IFPA: RESOLUÇÃO Nº 147/2016/CONSUP
Diretrizes Curriculares Nacionais – Ensino de Graduação
INSTITUCIONAL EXTERNA 2013
Planejamento de Sistemas Complexos
ORIENTAÇÃO ACADÊMICA NO CURSO DE PEDAGOGIA PRESENCIAL
39º COLDI – AVALIAÇÃO DA GESTÃO – 2016
Planejamento Anual 2018 Diretoria de Desenvolvimento Institucional
PROEN - IFPA Elinilze Guedes Teodoro
Pesquisa e gestão conceitos E PRÁTICAS indissociáveis
SUBCOORDENAÇÃO DE CAPACITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS CADEP
Resolução da Carga Horária Docente do IFCE
Resolução Nº 50 de 04 dezembro de 2008
REFERENCIAIS COMPARATIVOS
SEJAM BEM VINDOS. CURSO : PRODUTOR DE EMBUTIDOS E DEFUMADOS INSTRUTORA: CRISLIANE CAMARGO DE SÁ.
Autoavaliação Institucional (avaliação interna)
1. Plano de Desenvolvimento Institucional
Nnnnnneee CONTRIBUIÇÕES PARA AUXILIAR NO CREDENCIAMENTO INSTITUCIONAL PARA OFERTA DA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Gurias, arrumar com os dados de.
Profª Dra. Janilse Fernandes Nunes Centro Universitário Franciscano
A UTILIZAÇÃO GERENCIAL DO SISTEMA DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DOS CURSOS E-TEC BRASIL NOS POLOS DO CURSO TÉCNICO EM SECRETARIA ESCOLAR DO IFRJ: UM RELATO.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
A institucionalização do Atendimento Educacional Especializado no Projeto Político Pedagógico Rejane Araruna Mestranda em Educação - UFC Especialista em.
Formação de Professores na Perspectiva da Educação Inclusiva Rita Vieira de Figueiredo (Ph.D) Universidade Federal do Ceará Brasilia 31 de março 2010.
Provocar e gerir discussões a partir da análise dos resultados da avaliação diagnóstica do Programa Mais Alfabetização, articulando com as habilidades.
36º COLDI – AVALIAÇÃO DA GESTÃO – 1º SEMESTRE 2016
PAPEL DO COORDENADOR PEDAGÓGICO
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
36º COLDI – AVALIAÇÃO DA GESTÃO – 1º SEMESTRE 2016
Ministério da Educação / República de Angola
Maria Zilvaneide de Paula Lima
Ghisleine Trigo Silveira APASE – São Paulo 23/08/2018
Realizar Formação Continuada
Importância da Avaliação de Resultado no Âmbito do Marco Legal de CT&I
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL - PDI
Ensino e extensão Novos desafios Regina Henriques
Programa de Capacitação a Distância Para Gestores Escolares.
Atribuições das/os Pedagogas/os Editais 37/2004 e 10/2007
Planejamento e Registro de ações do PPE no Sistema de Gestão PROEN 23/01/2019.
TRANSPARÊNCIA E UNICIDADE
Programa de Desenvolvimento Gerencial
VIII Fórum Institucional de Ensino
VIII Fórum Institucional de Ensino
Planejamento Estratégico e ações de Marketing.
Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural Coordenação de Formação de Agentes de ATER PROJETO CULTIVANDO SABERES.
Nivelamento de Componentes Curriculares e
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define o conjunto progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem.
Transcrição da apresentação:

Analisando os PDIs do IFB e identificando os gargalos no uso do PDI na Rede Federal PRDI/CGPL Pompylio Jerônimo de Lima Anderson Allan Almeida Galvão MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Instituto Federal de Brasília Pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional Coordenação Geral de Planejamento

Pensar no passado para compreender o presente e idealizar o futuro. (Heródoto 485–420.a.c)

Introdução Objetivos  Analisar a execução das metas previstas no PDI 2009/2013 do IFB;  Avaliar o andamento da execução do PDI 2014/2018 do IFB;  Apresentar as contribuições elencadas pelos gestores da Rede Federal sobre os gargalos encontrados na execução do planejamento em suas instituições.  Delimitação da pesquisa  No que se refere ao PDI do IFB, a pesquisa se restringiu a análise dos documentos oficiais de planejamento do IFB;  O questionário foi aplicado para os gestores da Rede Federal.

Resultados e discussões Analisando as metas do PDI 2009/2013 do IFB  Distribuição das metas alcançadas no PDI 2009/2013 do IFB Objetivos gerais Metas definidas por objetivo geral Metas alcançadas por objetivo geral Percentual do total dos objetivos gerais alcançados 1. Ampliar a oferta de cursos técnicos % 2. Implementar cursos superiores11 764% 3. Melhorar a qualidade do ensino % 4. Implementar pós-graduação8 113% 5. Estruturar pesquisa tecnológica % 6. Incrementar a integração com a comunidade10 770% 7.Ampliar estrutura física % 8. Ampliar a gestão sistêmica16 957% 9. Promover melhorias na gestão pedagógica11 873% 10. Articular ensino, pesquisa e extensão9 667% 11. Implementar programa de qualidade de vida11 327% 12. Consolidar a marca IFB2 2100% Total por ano: %

 Ao confrontar as metas constantes no PDI 2009/2013 do IFB com as declaradas nos Relatórios de Gestão, constatou-se uma crescente disparidade entre as metas previstas e as informadas nos relatórios. Resultados e discussões Metas não previstas no PDI 2009/2013 do IFB

 Ao confrontar as metas constantes no PDI com as declaradas nos Relatórios de Gestão de 2014 e 2015 e no planejamento de 2016, constatou-se uma discrepância entre as definidas e as declaradas. Resultados e discussões Acompanhando a execução do PDI 2014/2018 do IFB

Resultados e discussões Identificando os gargalos no uso do PDI  Categorização das respostas distribuídas nos quatro aspectos Aspectos analisadosQuantidadePercentual Social e cultural4417% Político e institucional11345% Legal e administrativo4518% Pedagógico e metodológico4920% Total de respostas251100%

Resultados e discussões Identificando os gargalos no uso do PDI  Percepções sobre os aspectos políticos e institucionais Esclarecer a comunidade sobre que venha ser a própria instituição; Integrar a instituição com a comunidade e com os setores produtivos. Revisar os regulamentos e o próprio planejamento para que ele se torne mais eficiente e reflita a realidade da instituição; Desenvolver uma cultura organizacional para o planejamento. Executar o que foi planejado equilibrando as demandas do ensino com a área administrativa e de gestão de pessoas.

Resultados e discussões Identificando os gargalos no uso do PDI  Percepções sobre os aspectos pedagógicos e metodológicos política permanente de formação continuada dos servidores e de sua valorização; Dimensionamento atentando para gestão por competências. estruturar os cursos com mais aulas práticas, métodos de aprendizagem contemporâneos e em conformidade com o PDI. infraestrutura precária, obsoleta ou inadequada prejudicam a formação do estudante e sua empregabilidade.

Resultados e discussões Identificando os gargalos no uso do PDI  Percepções sobre os aspectos sociais e culturais desenvolver ações que combatam a desigualdade social e que promovam a inclusão social. desenvolver ações institucionais que contemplem a diversidade em toda sua amplitude. institucionalizar políticas de combate a evasão escolar na perspectiva de permanência e êxito do estudante. estabelecer parcerias com os setores produtivos na perspectiva de garantir a inserção do estudante no mundo do trabalho

Resultados e discussões Identificando os gargalos no uso do PDI  Percepções sobre os aspectos legais e administrativos imediatismo, reativismo e a atitude discricionária de alguns gestores atrapalham o planejamento. a burocracia dificulta a contratação de bens e serviços e atrasam as atividades da instituição o planejamento orçamentário é ineficiente. limitações e cortes orçamentários atrapalham a execução do que foi planejado.

Resultados e discussões Identificando os gargalos no uso do PDI  Análise do perfil dos respondentes

Conclusões  A execução do PDI 2009/2013 foi satisfatória, atendendo 72%.  Pontos fortes: Ensino, gestão, infraestrutura física, gestão pedagógica e articulação entre ensino, pesquisa e extensão.  Pontos fracos: Educação a Distância (EAD), a oferta de cursos de pós-graduação strictu sensu e a implementação do programa de qualidade de vida.  O planejamento 2009/2013 foi eficiente? Respeitou a vontade da comunidade?  Inicialmente estavam previstas 152 metas, ao final de 2013, a instituição tinha proposto realizar metas (8 vezes o previsto), alcançou 648 (54%) e não alcançou 549 (46%).  Dentre os gargalos  Necessidade de aprimorar o processo de comunicação da instituição com a sociedade.  Desenvolver políticas que contemplem a diversidade em toda sua amplitude.  Os Institutos Federais precisam aprimorar sua organização e gestão.  Estabelecer uma política permanente de formação continuada dos servidores  As ações não planejadas e dos gargalos identificados ocorrem pelas especificidades dos Institutos Federais, se diferenciam das demais IES.