1 “O porquê da instituição da Previdência Complementar no Brasil e resultados esperados” Secretaria de Políticas de Previdência Complementar - SPPC Recife,

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Transcrição da apresentação:

1 “O porquê da instituição da Previdência Complementar no Brasil e resultados esperados” Secretaria de Políticas de Previdência Complementar - SPPC Recife, 29 de janeiro de 2015.

2 Sumário Cenário Atual Previdência Complementar do Servidor Público Funpresp (Lei n.º , de 2012) Projeto PrevFederação Conclusões I II III IV V

3 Sumário Cenário Atual Previdência complementar do Servidor Público Funpresp (Lei n.º , de 2012) Projeto PrevFederação Conclusões I II III IV V

4 Gasto Previdenciário X População Idosa 4

5 Declínio da Taxa de Fecundidade

6 Expectativa de vida ao nascer – BRICS ( ) Em 32 anos, a expectativa de vida do brasileiro ao nascer cresceu 12,1 anos. *Dado calculado. Fonte: e IBGE.

7

8 AMÉRICA LATINA (Estudo CEPAL) 2010: 100 jovens - 36 idosos 2010: 100 jovens - 36 idosos 2050: 100 jovens idosos 2050: 100 jovens idosos BRASIL: envelhecimento crescente Em 1950, havia 2,6 milhões de idosos; Hoje, são 23,5 milhões de idosos; Em 2050, estimativa de 65 milhões de idosos.

9 Fonte da tabela: Valor Econômico, 11/12/2013.

Pirâmides Etárias 10

11 Regimes de Previdência Regime Geral Base: CF, art. 201 Regimes Próprios Base: CF, art. 40 Previdência Complementar Base: CF, art. 202 Obrigatório Repartição Simples Assist.: 27,8 milhões Déficit: 58,4 bilhões Urbana: 16,2 Bi (Superávit) Obrigatório Repartição Simples Assist.: 977 mil* Déficit: 61, 7 bilhões Facultativo Capitalização Partic.: 3,2 milhões Equilíbrio (Superávit) Patrimônio: 712,2 bi 14 % PIB Dados: RGPS (janeiro a novembro/2014) e RPPS (nov/2014), Previd.Complementar (3º tri/2014). * Boletim estatístico de pessoal (MPOG).

12 “O Brasil está ficando velho antes de ficar rico. Os gastos previdenciários superam os de nações desenvolvidas. Se o sistema não passar por reformas, nossos filhos e netos pagarão uma gravíssima conta.” Maílson da Nóbrega – Veja - edição de “... embora o Brasil seja um país jovem, gasta em benefícios previdenciários como um país velho e extravagante do sul da Europa. Atualmente, o Brasil possui apenas 11 pessoas acima de 65 anos para cada 100 entre 15 e 64 anos. A proporção na Grécia é de 29 para 100, porém, o Brasil já gasta 11,3% do PIB em Benefícios, não muito menos do que os 11,9% gasto na Grécia.” The Economist – edição

13 Sumário Cenário Atual Previdência Complementar do Servidor Público Funpresp (Lei n.º , de 2012) Projeto PrevFederação Conclusões I II III IV V

14 Fundamentação Legal  Art. 5º e 202 da Constituição Federal;  Emenda Constitucional nº 20, de 1998;  Lei Complementar nº 109, de 2001;  Lei Complementar nº 108, de 2001;  Emenda Constitucional nº 41, de 2003;  Lei nº , de 2012.

15 Art. 40 da Constituição Federal de 1988: Art. 40 da Constituição Federal de 1988: “§ 14 - A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, desde que instituam regime de previdência complementar para os seus respectivos servidores titulares de cargo efetivo, poderão fixar, para o valor das aposentadorias e pensões a serem concedidas pelo regime de que trata este artigo, o limite máximo estabelecido para os benefícios do regime geral de previdência social de que trata o art. 201”. (Emenda Constitucional nº 20/ 1998) “§ 15. O regime de previdência complementar de que trata o § 14 será instituído por lei de iniciativa do respectivo Poder Executivo, observado o disposto no art. 202 e seus parágrafos, no que couber, por intermédio de entidades fechadas de previdência complementar, de natureza pública, que oferecerão aos respectivos participantes planos de benefícios somente na modalidade de contribuição definida”. (Emenda Constitucional nº 41/2003)

16 Ente da FederaçãoAtivos Inativos e Pensionistas Total Relação Ativo/Beneficiário União ,17 Civis (Exe., Jud., Leg.) ,16 Militares ,20 Estados/Municípios** ,02 Total ,78 Servidores Públicos Civis e Militares O ideal desta relação é 4 para 1 Fonte: União: Boletim Estatístico de Pessoal e Informações Organizacionais (SEGEP/MP) Dezembro 2013 Estados e Municípios: Quant. Servidores do RPPS coletado no site do MPS/Prev.do Serv. Público/Estatísticas

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18 Sumário Cenário Atual Previdência Complementar do Servidor Público Funpresp (Lei n.º , de 2012) Projeto PrevFederação Conclusões I II III IV V

19 REGIMEATUAL/UNIÃOFUTURO RESPONSÁVELRPPSRPPS + FUNPRESP MODALIDADE DOS BENEFÍCIOS BD BD (RPPS e FUNPRESP Risco) + CD (FUNPRESP Prog.) REGIME FINANCEIRORepartição Simples Repartição Simples (RPPS) + Capitalização (FUNPRESP) CONTRIBUIÇÃO SERVIDORES 11% Ativos e 11% Inativos (parcela que excede o teto do RGPS*) 11% Ativos (até o teto do RGPS) + Alíquota escolhida (parcela que excede o teto do RGPS) CONTRIBUIÇÃO UNIÃO 22% + Déficit RPPS 22% (até o teto do RGPS) + Déficit RPPS + até 8,5% (parcela que excede o teto do RGPS) * Exceto Inválidos, que contribuem sobre a parcela que ultrapassa o dobro do teto do RGPS Comparativo: Regimes Atual e Futuro

20 Objetivo: manter o benefício do Assistido mesmo após o término do seu saldo de conta. Funcionamento: a ser disciplinado em regulamento. Representação Gráfica: Fase Ativa (Evolução Salarial) Cobertura Básica – RPPS (Benefício Vitalício: Teto RGPS) Benefício CD (Pago até exaurir o saldo) FCBE x a w FCBE: Cobertura por Sobrevivência

21 Organização Funpresp-Exe Consellho Deliberativo – 6 membros (paritário) 3 indicados pelos Patrocinadores (Poder Executivo e Poder Legislativo) 3 eleitos pelos participantes Conselho Fiscal – 4 membros (paritário) 2 indicados pelos patrocinadores (Poder Executivo, MP e TCU) 2 eleitos pelos participantes Diretoria Executiva - 4 membros Escolhidos pelo Conselho Deliberativo Comitês de Assessoramento Conselho Deliberativo (auditoria-1 e técnico-3); Diretoria Executiva (investimento e risco-1); e Gestor (1 por Planos) – 6 membros

22 Impacto no Resultado Primário* Impacto no Resultado Primário* ( comparação entre o regime atual e o novo regime em % do PIB) * A estimativa do custo de transição considera a diferença entre despesa da União com a implantação do FUNPRESP e a despesa da União caso fosse mantido o sistema atual ,20% 0,10% 0,00% -0,10% -0,20% -0,30% -0,40% -0,50%

23 CF/88 Legislação Previdenciária Lei nº /12 Estatutos das Entidades Regulamentos dos Planos Exemplos: - Plano CD - Limite Paritário Exemplo: - Carência mínima de 60 meses e exigência da cessação do vínculo empregatício para elegibilidade à Aposentadoria Programada (LC 108/2001) Exemplos: - Custeio Patronal de 8,5% - FCBE Exemplo: - Itens obrigatórios Resol. 08/04 c/alterações Modelagem dos Planos

24 Ranking Ativo Total - Países Fonte: Ano 2012 (Ref. 2011).

25 Premissas das Simulações Tábua de mortalidade AT 2000 Taxa de juros Inflação + 5%

26 SIMULAÇÕES: SALÁRIO R$ Contrib. Servidor: 8,5% 11% Tempo de Acumulação: 35 anos (exemplo: entrada: 30 / aposent.: 65) Benef. RPPS + Funpresp R$ R$ Benef. Regime Atual R$ Comparação Benefícios Brutos: % do Benefício Atual 86% 96% Benef. RPPS + Funpresp* R$ R$ Benef. Regime Atual R$ Comparação Benefícios Líquidos de I.R.: % do Benefício Atual 99% 110% * Funpresp considerando Regime Regressivo de I.R.

27 SIMULAÇÕES: SALÁRIO R$ Contrib. Servidor: 8,5% 11% Tempo de Acumulação: 40 anos (exemplo: entr.: 25 / apos.: 65) Benef. RPPS + Funpresp R$ R$ Benef. Regime Atual R$ Comparação Benefícios Brutos: % do Benefício Atual 102% 115% Benef. RPPS + Funpresp* R$ R$ Benef. Regime Atual R$ Comparação Benefícios Líquidos de I.R.: % do Benefício Atual 117% 132% * Funpresp considerando Regime Regressivo de I.R.

28 SIMULAÇÕES: SALÁRIO R$ Contrib. Servidor: 8,5% 11% Tempo de Acumulação: 30 anos (exemplo: entr.: 35 / apos.: 65) Benef. RPPS + Funpresp R$ R$ Benef. Regime Atual R$ Comparação Benefícios Brutos: % do Benefício Atual 74% 81% Benef. RPPS + Funpresp* R$ R$ Benef. Regime Atual R$ Comparação Benefícios Líquidos de I.R.: % do Benefício Atual 85% 93% * Funpresp considerando Regime Regressivo de I.R.

29 * Cenários variando a hipótese de ingressos de novos servidores públicos. ** Comparações com o PIB atual. 5 anos Patrimônio: R$ 7,9 bi % PIB: 0,18% 10 anos Patrimônio: R$ 25,3 bi % PIB: 0,56% 15 anos Patrimônio: R$ 54,6 bi % PIB: 1,21% 20 anos Patrimônio: R$ 99,2 bi % PIB: 2,20% 25 anos Patrimônio: R$ 163,1 bi % PIB: 3,62% Projeção de Patrimônio

30 DdDd Início das Operações de cada FUNPRESP Posse em data igual ou posterior Posse em data anterior Regras do RPPS inalteradas Adesão voluntária à FUNPRESP Benefício Especial (RPPS): Proporcional ao “Direito Acumulado” Cobertura RPPS: Até o Teto RGPS Adesão à FUNPRESP Não adesão à FUNPRESP FUNPRESP: Benefício Complementar Regras de Transição 30

31 Sumário Cenário Atual Previdência Complementar do Servidor Público Funpresp (Lei n.º , de 2012) Projeto PrevFederação Conclusões I II III IV V

32 Déficit Atuarial do RPPS: R$ 3,7 trilhões Poupança do RPPS (Estados + Municípios): R$ 112,9 bilhões 3,05% Poupança do RPPS corresponde à 3,05% do déficit atuarial. PrevFederação: PrevFederação: - Reduzir a despesa pública; - Aumentar a cobertura previdenciária; - Aumentar a poupança interna. PrevFederação

33 Considerando os três poderes da União, Estados e Capitais, o Brasil possui servidores, dos quais recebem acima do teto do RGPS * Fonte: MPS/RPPS (quantidade de servidores) e percentuais extraídos da Pesquisa de Orçamento Familiar (POF) Percentual de servidores com salários acima do teto do RGPS

34 Previdência Complementar do Servidor Público MG SP RO Estados  São Paulo  Rio de Janeiro  Minas Gerais  Espírito Santo  Pernambuco  Rondônia  Ceará  Paraná  Bahia  Sergipe PR BA SE RO CE PE RJ ES

35 PrevFederação Entidade multipatrocinada; Planos com independência patrimonial; Aumentará a poupança interna significativamente; Auxiliará os estados e municípios a equacionarem seus déficits; Difundirá no Brasil a cultura previdenciária dos Fundos de Pensão.

36 NºMaiores Fundos de Pensão – 2010US$ milhão 1Government Pension Investment Japan Government Pension Norway ABP Netherlands California Public Employees National Pension Korea Federal Retirement Thrift California State Teachers New York State Common Local Government Officials Japan Florida State Board General Motors U.S New York City Retirement U.S

37 Sumário Cenário Atual Previdência do Servidor Público Funpresp (Lei n.º , de 2012) Projeto PrevFederação Conclusões I II III IV V

38 CONCLUSÕES: 1.O Estado Brasileiro entende que o modelo previdenciário baseado em repartição simples está esgotado; 2.A aprovação da Lei n.º , de 2012, que cria a Funpresp, demonstra confiança no Regime de Previdência Complementar; 3.A criação por vários Estados de modelos semelhantes a Funpresp indica o sucesso da iniciativa; 4.O projeto PrevFederação viabilizará implantação naqueles entes da federação que não possuem escala; 5.A previdência complementar do servidor público duplicará o regime a médio e longo prazo.

39 Obrigado! Jaime Mariz de Faria Júnior Secretário de Políticas de Previdência Complementar Ministério da Previdência Social (61)