GERENCIAMENTO E EMPREENDIMENTOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL FUNDAÇÃO ALAGOANA DE PESQUISA, EDUCAÇÃO E CULTURA FACULDADE DE TECNOLOGIA DE ALAGOAS Prof. MsC. Esp.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
1 Reinaldo Lucchesi ANÁLISE SWOT (ANÁLISE FOFA) ANÁLISE SWOT (ANÁLISE FOFA) Empresas, Mercados e Negócios.
Advertisements

Curso de Projecto Empresarial Luís Todo Bom. 1ª Aula O Sistema Global de Desenvolvimento de um Projecto de Investimento Luís Todo Bom.
ESCOLA DE INCLUSÃO SOCIODIGITAL Palestrante: Carlos Henrique Machado Pinto.
SIMULADOR WEB DO MERCADO DE COMPRA E VENDA DE AÇÕES NA BOLSA DE VALORES Luiz Alberto Fiamoncini Gui Orientador: Maurício Capobianco Lopes.
SISTEMA DE INFORMAÇÃO APLICADO A INDÚSTRIA DE MÓVEIS ADOLFO GEREMIAS FERNANDO LANGA WILSON PEDRO CARLI - ORIENTADOR CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS.
ESTRATEGIA EMPRESARIAL NIVEL DE NEGÓCIOS LIDERANÇA EM CUSTOS E DIFERENCIAÇÃO 4ª parte PROF. PAULO ROBERTO LEITE.
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS. O Contexto da Gestão de Pessoas Passou por várias transformações para acompanhar as Mudanças econômicas, tecnológicas,
GESTÃO DE PROJETOS. 2. Guia PMBOK ® 2.1. Guia PMBOK ®. Histórico. Processo Elaboração e Revisões. Conteúdo e Estruturação (Áreas de conhecimento, Processos.
EMPRESA GRUPO SOUZA PORTO. A EMPRESA A SP Engenharia é uma empresa sediada no Município de Anchieta – ES, iniciou suas atividades em 2007 na construção.
EXPORTAR SERVIÇOS PARA AMPLIAR FRONTEIRAS
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE NEGÓCIOS
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DE MARÍLIA
Professor: Luiz José Hoffmann Filho
Especialização em Gestão de Negócios e Empreendedorismo
Prof. Everson José Fernandes
Economia nas Licitações
Introdução a Engenharia de Alimentos
GRUPO DE INVESTIMENTO UP VALOR.
O Observatório da Despesa Pública é uma unidade de produção de informações estratégicas e monitoramento dos gastos públicos Identificar riscos de fraude,
PARCERIA Com o incentivo de fortalecer qualificação e aperfeiçoamento de seus associados com o curso Gestão de Projetos EaD, Capacitação IEL SEBRAE, apresentamos.
PAINEL 2: ENERGIA ELÉTRICA - CEMIG FINANCIAMENTO DA EXPANSÃO DO SISTEMA ELÉTRICO BRASILEIRO Novo cenário requer eficiência na estruturação financeira.
Administração Estratégica
Apresentação da Disciplina
Análise e Elaboração de Projetos
ANÁLISE E LABORAÇÃO DE PROJETOS
  WORKSHOP TOMADA DE DECISÃO SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS, RISCOS E GESTÃO - EVENTOS EXTREMOS E DESASTRES AMBIENTAIS 28 e 29 junho 2016 IEE- USP.
Economia e Gestão da Saúde
“Não é a montanha que conquistamos, mas a nós mesmos”.
Professor Douglas Pereira da Silva
Economia Solidária no Brasil
PROJETO DE ORGANIZAÇÃO E GESTÃO COMUNITÁRIA
Projeto Lava Jato a Seco
Aula 21/03 Atitudes e valores humanos nas organizações
Professor Douglas Pereira da Silva
Fusões e Aquisições.
Áreas de Especialização da Gerência de Projetos
Ciência & Engenharia da Computação
Professor Heron Duarte
Avaliação Econômica de Projetos Sociais
Professor Douglas Pereira da Silva
A Importância das TIC na Restauração
Aula 08: Ambiente do Suprimento
O PLANO DE NEGÓCIO PARTE I
Logística e Gerenciamento da
NILSON TORRES SOARES JR.
Como se tornar um campeão de vendas In Company Um programa completo para vendedores e gestores de alta performance
COMPROMISSO  RESPONSABILIDADE TREINAMENTOS CONSTRUÇÃO CIVIL MANUTENÇÕES E SERVIÇOS.
Programação Estruturada Aula 1 Prof. Jorge Barreto Julho 2018.
Empresas de Engenharia de médio porte abrindo mercados no exterior e
ASPECTOS ESTRATÉGICOS E MERCADOLÓGICOS.
Gestão de Recursos Patrimoniais e Logísticos
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza
CONHECIMENTOS COMPLEMETARES Aula 09/10
Prof. Paulo Cesar Spigolon (Paulinho)
Macroeconomia Seção 2.1 – O sistema de contas nacionais e contas satélite Prof. Diego Fernandes Emiliano Silva Macroeconomia Prof. Me. Diego Fernandes.
Prof. Paulo Cesar Spigolon (Paulinho)
Prof. Paulo Cesar Spigolon (Paulinho)
Prof. Paulo Cesar Spigolon (Paulinho)
Prof. Paulo Cesar Spigolon (Paulinho)
Prof. Paulo Cesar Spigolon (Paulinho)
Curso Superior de Administração Disciplina Informática Aplicada II
Prof. Paulo Cesar Spigolon (Paulinho)
Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos.
Prof. Paulo Cesar Spigolon (Paulinho)
Fórum infraestrutura e desenvolvimento valor econômico
Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos.
GERENCIAMENTO DE PROJETOS Esteira de acúmulo Aluno: Daivison Campos Ferreira Orientador: Ricardo Ciuccio.
Avaliação Econômico- Financeira de Projetos. Levantamento e projeção das receitas, custos e despesas; Projeção dos fluxos de caixa; Aplicação dos métodos.
Gerenciamento de Projetos Aula 1 - Histórico Prof. Sérgio Baltar.
Transcrição da apresentação:

GERENCIAMENTO E EMPREENDIMENTOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL FUNDAÇÃO ALAGOANA DE PESQUISA, EDUCAÇÃO E CULTURA FACULDADE DE TECNOLOGIA DE ALAGOAS Prof. MsC. Esp. Roberto Monteiro

APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA  DISCIPLINA: Gerência e Empreendimentos na Construção Civil;  CARGA HORÁRIA: 60 h;  DOSCENTE: Roberto dos Santos Monteiro  FORMAÇÃO: Bacharel em Engenharia Civil; Especialista em Gerenciamento na Construção Civil – Obras; Mestre em Engenharia Civil – Estruturas.

APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA  OBJETIVO  Conferir ao discente a capacidade de:  Gerenciar empreendimentos da construção civil de forma integrada e prática no canteiro de obras;  Gerenciar canteiros de obras de forma integrada ao modelo de negócios das empresas de construção civil (pública ou privada); Trabalhar em ambientes competitivos e adversos, sob condições de risco e incerteza.

APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA:  Realizar estudo de viabilidade técnica e financeira buscando resultados para seus respectivos negócios;  Está apto a competir no mercado de trabalho de forma diferenciada em função da aquisição de conhecimentos avançados baseados em ferramentas e técnicas de alto nível;

o aluno deverá ser capaz de:  Utilizar metodologias estrategicamente integradas e articuladas que possibilitem a obtenção de resultados em termos de:  Lucratividade;  Cumprimento de prazos;  Respeito ao Cronograma Físico-Financeiro e;  Padrões de qualidade exigidos pelo cliente.

APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA  Ementa:  Setor Público;  Setor Privado;  Recursos Humanos;  Projeto de Viabilidade;  Estudo de Mercado;  Estudo Financeiro e Cálculo de Preços, de Custos e Venda;  Parceria;  Licitações;  Setor de Pessoal;  Setor Financeiro;  Setor de Compras e  Setor de Materiais.

APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA  A disciplina será conduzida de forma participativa, através do qual o aluno será estimulado a construir sua própria análise crítica dessa forma serão aplicadas:  Aulas expositivas;  Listas de Exercícios

O Mercado da Construção Civil GERÊNCIA E EMPREENDIMENTOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL

O Mercado da Construção Civil  Em 2010 o Brasil emergia de uma crise e foi considerada:  a nona economia do Mundo e;  a maior entre as Américas.

O Mercado da Construção Civil  Segundo Mattos (2010) de acordo com o ex- presidente da Association for the Advancement of Cost Engineering (AACE Internacional), para manter o crescimento seria necessário investir em:  Planejamento; Projeto e Construção de novos Empreendimentos de Infraestrutura, Educação, Habitação Popular, Transportes, Indústrias, entre outros.

O Mercado da Construção Civil  Atualmente (2016) o Brasil vive um momento de estagnação econômica, uma crise sem precedentes;

O Mercado da Construção Civil  Das 23 empresas de Construção, classificadas entre as 500 maiores do Brasil, apenas 3 apresentaram crescimento no último ano;  A maior delas, a Odebrecht, teve queda de 32% nas vendas. (Revista Exame, Editora Abril, 2015)

Empregados ou Empresários, estão todos preocupados com os rumos que nossa economia vem tomando nos últimos tempos.

O Mercado da Construção Civil  Empresários têm adiado investimentos;  Novos empreendedores têm aguardado momentos menos incertos para iniciar seus projetos.

O que Justifica a Crise Atual?  Primeiro Ponto:  Falta de investimento em infraestrutura;  Segundo Ponto:  Falta de planejamento estratégico de longo prazo para a economia;  Terceiro Ponto:  Submissão da política econômica à política partidária;  Quarto Ponto:  Falta de credibilidade