Noções Introdutórias sobre o SIOPS Aplicação das medidas administrativas O papel dos NEASIOPS para o fortalecimento do SIOPS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação
Advertisements

Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde
1988 Crise do f inanciamento do SUS Nasce o SIOPS Constituição Federal Lei 141 e Decreto Lei 141 e Decreto Portaria MS.
CONTRATO DE GESTÃO Inácio Henrique Carvalho Auditor Governamental.
LDO 2017 Art. 1º Incumbe ao Chefe do Poder Executivo protocolizar na Assembleia Legislativa: I - até 15 de setembro, o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias;
Título Helvética 25 PLANO ESTADUAL DE SAÚDE 2016 – 2019 Participação e Controle Social ANÁLISE DE SITUAÇÃO DAS CONFERÊNCIAS E CONSELHOS DE SAÚDE 1. Conferências.
PROCESSO DE ACOMPANHAMENTO NO SUAS Superintendência de Assistência Social – SAS Reunião Descentralizada da CIB – Fevereiro/2016.
CURSO DE FORMAÇÃO DE CONSELHEIROS UFMS – (67) / 7722.
AUDIÊNCIA PÚBLICA L.D.O Lei de Diretrizes Orçamentárias Quixeramobim, maio/2016.
PREFEITURA MUNICIPAL DE CORONEL FABRICIANO ESTADO DE MINAS GERAIS. Assessoria de Controle Interno. A Assessoria Municipal de Controle Interno: AUDIÊNCIA.
RELATÓRIO DE GESTÃO FISCAL Avaliação e Cumprimento de METAS 1º Quadrimestre de 2016.
LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL. L.R.F ESTABELECE NORMAS DE FINANÇAS PÚBLICAS PARA A RESPONSABILIDADE NA GESTÃO FISCAL, COM AMPARO NO CAPÍTULO II DO TÍTULO.
AUDIÊNCIA PÚBLICA LOA OBJETIVOS Transparência de Gestão Fiscal conforme art. 48 § único da LC 101/ LRF; Participação da população no processo.
Aplicação da margem de preferência para produtos nacionais Edital nº 17/2014-MC Junho de 2014.
LDO LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIA. É A SUPER LEI OBEDECE CALENDÁRIO VER LEI ORGÂNICA DO MUNICÍPIO.
PREFEITURA MUNICIPAL DE CORONEL FABRICIANO ESTADO DE MINAS GERAIS. Assessoria de Controle Interno. A Assessoria Municipal de Controle Interno: AUDIÊNCIA.
PRIMEIRA OFICINA REGIONAL
O SIOPS é o registro eletrônico das receitas totais e as despesas em ações e serviços públicos de saúde para todas as esferas de governo.
INSTRUMENTOS DE GESTÃO
ENSINO MÉDIO INOVADOR 2016/2017
AUDIÊNCIA PÚBLICA AGOSTO 2017
Sala de Situação em Saúde do Ministério da Saúde
Sala de Situação e sua interface com o Relatório de Gestão Municipal
Sistema Único de Saúde – SUS
REGULAMENTAÇÃO DOS INCENTIVOS FISCAIS no ESTADO DO RIO DE JANEIRO
INSTRUMENTOS DE GESTÃO
CONTABILIDADE PÚBLICA
47ª Assembléia Nacional da ASSEMAE –
CONTABILIDADE E ORÇAMENTO PÚBLICO
O Regimento da 6ª Conferência, aprovado pelo ConCidades, Resolução Normativa nº 19 de 18 de setembro de 2015, encontra-se disponível no sítio da Conferência.
AVALIAÇÃO DO CUMPRIMENTO DAS METAS FISCAIS 2º QUADRIMESTRE
QUALIFICAÇÃO DA GESTÃO MUNICIPAL EM SAÚDE Instrumentos de Planejamento em Saúde Paraíba / Agosto 2017.
CONTABILIDADE PÚBLICA
2016 RANCHO ALEGRE D´OESTE.
MUNICÍPIO DE CORBÉLIA-PR Art. 9º, § 4º da Lei Complementar 101/00
Plenária SUS: Avanços e Desafios
09/20/09 PAINEL: AGENDA PNPIC SUSTENTABILIDADE, IMPLEMENTAÇÃO, CONSOLIDAÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE AGENDA PNPIC Coordenação Nacional de Práticas.
CÂMARA MUNICIPAL DE CARAMBEÍ
Base legal Constituição Federal Lei Complementar n. 141/2012
Siconv Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse.
Cadastro da Dívida Pública (CDP): novo requisito para transferências voluntárias IV Encontro de Gestores Públicos 06/03/2017 – Salvador – BA.
Monitoramento das pactuações Tripartite
PRINCÍPIOS DE EFICIÊNCIA NA GESTÃO DO RPPS - PRÓ-GESTÃO
Edilaine Maria Stella da Cruz Nutricionista
Prof. Jacir Bombonato Machado - julho/2018
Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES)
Benefícios das Informações Alinhadas aos Padrões Contábeis Internacionais
IMPLANTAÇÃO DE SERVIÇOS DE PICS NO SUS
SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE 30 ANOS universalidade e sustentabiliade
PROMOV SUS - Programa de Modernização das Ouvidorias do SUS
Posicionamento sobre Projetos de Lei Complementar que excluem gastos da saúde dos limites de pessoal da LRF Audiência Pública na Comissão de Finanças.
SIOPE – Sistema de Informações Sobre Orçamentos Públicos em Educação
RELATÓRIO DE FREQUÊNCIA
LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL Lei Complementar nº 101 de 19/10/2000
ESTRATÉGIA DE COMPOSIÇÃO: DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA E
CTCONF – ITEM 10 Revisão da Legislação de Requisitos Mínimos.
FUNDO NACIONAL DE SAÚDE – SUB SECRETARIA DE PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO
Ricardo Borges de Rezende
O sistema SISCEBAS tem como foco o fortalecimento na gestão do processo de certificação das Entidades Beneficentes para a devida transparência. Decreto.
AUDIÊNCIA Pública 3º quadrimestre 2018
Prazos e providências 2019.
Qualidade das informações divulgadas nos demonstrativos fiscais
Transferências da União
Qualidade das informações divulgadas nos demonstrativos fiscais
Matriz de Saldos Contábeis (MSC): Uma ferramenta de transparência
IMPLANTAÇÃO E RESULTADO PARA O RPPS
DIGISUS Gestor Módulo Planejamento
DIGISUS GESTOR: Módulo Planejamento
Acordo de Cooperação Técnica STN/MF e Tribunais de Contas
Transcrição da apresentação:

Noções Introdutórias sobre o SIOPS Aplicação das medidas administrativas O papel dos NEASIOPS para o fortalecimento do SIOPS

O SIOPS na estrutura do Ministério da Saúde Ministro da Saúde Secretaria de Atenção à Saúde (SAS) Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) Secretaria Especial de Saúde Indígena Demais secretarias Consultoria Jurídica (CONJUR) Secretaria Executiva (SE) Departamento de Economia, Desenvolvimento e Investimentos (DESID) Coordenação do SIOPS

Finalidade do SIOPS 1999 Nascimento do SIOPS EC-29CAUCLC 141/2012 Demonstrar o valor aplicado em Saúde! “ Manter registro eletrônico centralizado das informações de saúde referente aos orçamentos públicos da União, Estados, DF e dos Municípios, garantindo acesso público às informações ”. (LC. 141/2012 Art. 39)

Principais características do SIOPS  Natureza declaratória.  Ministério da Saúde não certifica o dado.  Alimentação obrigatória.  A partir da LC 141/2012 a alimentação tornou-se obrigatória para todos os entes da federação.  Periodicidade bimestral.  Em virtude de o SIOPS disponibilizar o Anexo XXII do Relatório Resumido de Execução Orçamentária (RREO). Relatório cuja publicação deve ocorrer a cada 2 meses pelo Poder Executivo. (Art. 52 da LRF). 30 dias após o encerramento de cada bimestre. (LRF – art.52) Obrigatoriedade de publicação do RREO LRF 101/2000 Relatório Resumido de Execução Orçamentária Anexo 12 - Saúde RREO Anexo 12 – Saúde por meio do SIOPS LC 141/2012

Principais características do SIOPS  Perfis no SIOPS Chefes do Poder Executivo Presidente Governadores Prefeitos Gestores do SUS Ministro da Saúde / Secretário Executivo Secretários Estaduais de Saúde Secretários Municipais de Saúde Responsáveis pelo Envio de Dados Contadores Técnicos dos Escritórios de Contabilidade Quem cadastra? Ministério da Saúde Chefe do Poder Executivo Secretário de Saúde

Principais características do SIOPS  Uso do Certificado Digital Por que usar? Portaria MS 53/2013 OBRIGATÓRIO Chefes do Poder Executivo Gestores do SUS

Legislação pertinente ao SIOPS EC-29/2000 – Obrigatoriedade de aplicação mínima em ações e serviços públicos de saúde (ASPS). Portaria STN 2007 – SIOPS como instrumento de verificação da aplicação mínima em saúde. LC 141/2012 – Regulamentou EC-29; definiu ASPS; reafirmou valores percentuais mínimos para saúde; tornou o SIOPS obrigatório a todos os Entes da Federação. Decreto 7.827/2012 – Regulamentou a aplicação das penalidades trazidas pela LC 141 em relação ao preenchimento de dados no SIOPS. Portaria MS Nº 53/2013 – Características do SIOPS

São três as medidas administrativas previstas na LC 141/2012 e regulamentadas pelo Decreto 7.827/12.  Suspensão das Transferências Constitucionais  Suspensão das Transferências Voluntárias  Redirecionamento dos Recursos de Transferências Constitucionais ao Fundo de Saúde

Não homologou os dados do exercício anterior no SIOPS até o término do prazo. Prazo: 30 jan + 30 dias A – Bloqueio no FPM B – Bloqueio no CAUC Homologou os dados no SIOPS A – Desbloqueio no FPM B – Desbloqueio no CAUC Em até 72 horas úteis 1 Não aplicou o mínimo em saúde (12 %; 15 % ou Lei Orgânica). 2 A – Redireciona o FPM B – Bloqueio no CAUC Ente comprova a aplicação mínima do montante nos 12 meses seguintes? A – Recebimento de FPM direto na conta do Fundo de Saúde. B – Desbloqueio no CAUC Sim A – Bloqueio no FPM B – Bloqueio no CAUC Não

Panorama dos anos de 2013, 2014 e 2015.

Quais são as atribuições dos NEASIOPS? Marco Legal PORTARIA INTERMINISTERIAL Nº 446, DE 16 DE MARÇO DE 2004 Art. 6º Poderão ser constituídos Núcleos Estaduais de Apoio ao SIOPS, com funções, dentre outras, de: I - estimular a adesão de Municípios ao SIOPS, proporcionando-lhes apoio técnico necessário para que alimentem o Sistema; II - zelar pelas informações dos Estados ao Sistema, inclusive no que se refere à sua confiabilidade; III - analisar as informações geradas pelo Sistema, subsidiando os processos de planejamento e gestão do SUS no Estado; e IV - contribuir para o controle social sobre as políticas de financiamento da saúde.

Perguntas para consolidação das propostas – Final do Seminário. Cabeçalho Nome:_________________________________ Estado: ___________________________ 1- Existe documento (portaria, resolução, decreto etc.) que criou o NEASIOPS do seu Estado? Se sim, qual instrumento? Se não, quais as dificuldades para regulamentação? 2- O NEASIOPS do seu Estado tem realizado atividades de disseminação das informações sobre o SIOPS? Quantas atividades em média, por ano, o NEASIOPS do seu Estado têm promovido? Listar algumas delas, em caso positivo. Se não realizou, apontar as dificuldades para realização das atividades. 3- Vocês têm sido bastante demandado no último ano? Ou consideram o atendimento tranquilo aos municípios? 4- Vocês acreditam que deveria haver um controle por parte da Coordenação do SIOPS das demandas atendidas pelos NEASIOPS? Se sim, qual a sugestão para criar esse controle? 5- Vocês acreditam que o SIOPS deveria ser mais incisivo nas redes sociais? Qual a opinião de vocês em relação ao tema? Inserir sugestões.

Obrigada! Maria Eridan Pimenta Neta CoordenadoraCSIOPS/CGES/DESID/MS