Faculdade de Guanambi Administração – 2º semestre Componente curricular: Teoria Geral da Administração II – Prof. João Wilker EQUIPE: Allan Medeiros Dayane.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ASSÉDIO MORAL Fernando Halmann.
Advertisements

Assédio Moral “Uma palavra contundente é algo que pode matar ou humilhar, sem que se sujem as mãos.” Pierre Desproges.
Instituto Brasileiro de Qualidade de Vida
A CAMPANHA A Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (FETAMCE) lança a campanha “Assédio Moral - Eu digo não!”,
Comportamento Humano nas Organizações
Assédio Moral no Serviço Público
BULLYING O termo “bullying” tem o seu significado da palavra inglesa para definir a forma intencional de maltratar outra pessoa.
EDUCADOR, O SER HUMANO ECA – CONHECER PARA RECONHECER SANTOS, MAIO DE 2012.
Assédio Moral.
Assédio moral É a exposição dos trabalhadores a situações humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas. A violência moral no trabalho não é.
Bullying Scarlett Keiko n°25 Thauany Moedano n°26 2°ano C.
Assédio Moral no Trabalho
Prof. Alessandra Tonelli Mestranda Pricila Anny T. Albrecht
Passarei por este caminho uma vez só; por isso, se existe qualquer bem ou gesto de bondade que eu possa fazer em benefício do ser humano, que eu faça já.
ASSEDIO MORAL Profa. Grasiele A. F. Nascimento. ASSEDIO MORAL  “Qualquer conduta abusiva (gesto, palavra, comportamento, atitude, etc) que atente, por.
ASSÉDIO MORAL Priscila Menegat Advogada – Castro, Osório e Pedrassani Assessoria Jurídica - Sindiágua.
Pontifícia Universidade Católica de Campinas Faculdade de Direito Disciplina: Psicologia Forense Profa. Dra. Maria de Fatima Franco dos Santos Perícias.
Aline Soares Gomes da Costa Kerolyn Dias Dornellas Luzia Nunes dos Santos ASSÉDIO MORAL DO TRABALHO Atividade Interdisciplinar I - FUNCEC Administração.
ASSÉDIO SEXUAL NO TRABALHO Integrantes do grupo:
ADMINISTRAÇÃO DE VENDAS E NEGOCIAÇÃO 6º MARKETING Prof. Ms. Eduardo Issa AULA 2.
Seleção Seleção - adequar as necessidades da empresa com o potencial dos candidatos. ● Principais Ferramentas ● Formulários de inscrição – excelente para.
Faculdade Santíssimo Sacramento Comportamento Organizacional CLIMA ORGANIZACIONAL.
ORGANIZAÇÃO FORMAL E INFORMAL PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO Profa. Ms.Hely Aparecida Zavattaro.
ROTINAS ADMINISTRATIVAS. Administração nas Empresas “A Administração não é nem privilégio nem uma carga pessoal do chefe ou dos seus diretores; é uma.
Violência Domestìca EB2/3 DO COUTO MINEIRO DO PEJÃO Vitor Santos-Nº 18 Turma: 9B Diciplina: EMRC Professor:Jose Antonio.
SAÚDE MENTAL GUARDA CIVIL MUNICIPAL Carolina de Moura Grando CRP 06/ SINDSEP.
UNIFEBE1 ETICA PROFISSIONAL ETICA PROFISSIONAL Prof. Sergio Sebold.
Gestão de Micro e Pequenas Empresas Ambiente Organizacional Professor: Charles Leite.
OFICINA – VIOLÊNCIA SEXUAL. O que é violência ? Relação de dominação, exploração, hierarquia e de poder nas relações entre homem e mulher. Todo ato ou.
A SSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM A S AÚDE M ENTAL Profª Renata Marinho-2016.
Assédio Moral no Trabalho MBA Gestão de Pessoas
Quando alguém machuca ou humilha constantemente outra pessoa
Síntese do diagnóstico com trabalhadores do Poupatempo
bullying, mobbing e stalking Semelhanças, diferenças e consequências
ASSÉDIO MORAL. DEFINIÇÃO Também conhecido como “terror psicológico”, pode se manifestar através de comportamentos, palavras, atos, gestos, escritos agressivos.
Gerência de Projetos 4º Semestre Aula 13 Prof
Dano Moral, Assédio Moral e Assédio Sexual Profª Christiane
1. A vida humana é inviolável. 2. Em caso algum haverá pena de morte.
ESTRUTURAÇÃO DOS SUBSISTEMAS DERECURSOS HUMANOS
Revisão – 2º Semestre.
Formação Livre II O Valor da Tecnologia e a Inovação
A ÉTICA CRISTÃ E O BULLYING
TREINAMENTO TELEATENDIMENTO Marketing Pessoal Profa. Aurea Cardoso.
Ética Profissional O que é ética; Ética e moral; Ética Profissional;
ABORDAGEM HUMANÍSTICA
PSICOTERRORISMO NO TRABALHO
Avaliação de desemepenho
Bruna Maria Celina Joscemar Rosimeri Rosi Mari Thiago
GESTÃO DE NEGÓCIOS PROFESSOR: FÁBIO
Aula 06. Prof Dr Alaércio Aparecido de Oliveira
Trabalho em Grupos: Um desafio 1 Universidade de São Paulo (USP)
O que significa ser chefe?
Conceito de Acidente Aquele que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, no exercício de suas atividades, provocando lesão corporal ou.
I Encontro de Licenciaturas da UNIOESTE Campus Foz do Iguaçu - ELUFI
Professores estressados
Consultoria Referência RH
ECONOMIA GERAL I ADMINISTRAÇÃO PROF. DR. JOSÉ NAZARENO ARAÚJO DOS SANTOS UFPA/ICSA/FACECON 2018.
Profº. Adm. João Moraes Sobrinho CRA/PB 3600
Tráfico Internacional de Pessoa para fim de Exploração Sexual
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
Gestão de Produção Yuri Simão 2015.
A liderança é passível de ser adquirida e ser desenvolvida
Dinamizada pelo Clube europeu e biblioteca
Formas de violência contra a mulher
OBJETIVO Os Estudos Dirigidos apresentam-se como instrumento capaz de viabilizar as exigências de qualidade pedagógica requeridas por um processo educacional.
Trabalho e Resgate em Altura e Espaço Confinado NR33 Elton Fagundes – N3 Membro da Associação Nacional das Empresas de Acesso por Corda.
PREVENINDO A VIOLÊNCIA CONTRA A CRIANÇA E O ADOLESCENTE. SEMANA DA CRIANÇA NO HGB, OUTUBRO DE 2002.
Psicóloga Kelly Nisiharu CRP 06/ Voluntários do APAMEX e Amor-Exigente: Moacir Ferreira dos Santos Fernando A. Lima Maria de Fátima Spuri Lima.
Bullying, isso não é brincadeira! O que é o bullying ? Bullying são atitudes agressivas, intencionais e repetitivas, adotadas na escola por um aluno (ou.
Funções Mentais Superiores Base para o Estudo do Comportamento Humano Percepção Atenção Memória Linguagem Pensamento Emoção.
Transcrição da apresentação:

Faculdade de Guanambi Administração – 2º semestre Componente curricular: Teoria Geral da Administração II – Prof. João Wilker EQUIPE: Allan Medeiros Dayane Santos Fernanda Freitas Hugo Eduardo Samara Borges

/destaques/assediomoralregcentro.jpg

Conceito O assédio moral é toda e qualquer conduta abusiva (gesto, palavra, comportamento, atitude) que atente, por sua repetição, contra a dignidade ou a integridade psíquica ou física de uma pes­soa, ameaçando seu emprego ou degradando o clima de trabalho.

Por que acontece? O assédio é resultado de um conjunto de fatores, tais como a globalização econômica predatória, a atual organização do trabalho, inveja, inimizades pessoais, o individualismo.

Assédio vertical: Assédio vertical: É praticado pelo superior para com os seus subordinados; Assédio horizontal: Assédio horizontal: É praticado entre colegas; Assédio ascendente: Assédio ascendente: É praticado pelo subordinado so­bre o chefe. O assédio moral se estende do topo da hierarquia à base

A Vítima do assédio moral sofre com: Atitudes hostis; Atentado contra a dignidade; Isolamento e recusa de comunicação; Violência verbal, física ou sexual.

Consequências do assédio moral sobre a saúde Depressão Angústia; Estresse; Crises de choro; Mal-estar físico e mental; Insônia; Mudança de personalidade; Aumento da pressão arterial; Tremores; Palpitações.

ASSÉDIO MORAL É CRIME!

O que o assediado pode fazer? Reunir provas para comprovar o assédio; Anotar com detalhes todas as humilhações sofridas ; Procurar a ajuda dos colegas; Evitar conversar com o agressor, sem testemunhas.

NÃO é assédio: Um comportamento isolado ou eventual; As más condições de trabalho; Conflito quando há igualdade entre os debatedores; Mudanças ou transferência de função; Críticas construtivas e avaliações sobre o trabalho; Exigência de produtividade; Mesmo uma reprimenda “humilhante” do chefe, num momen­to de raiva, não chega a tipificar o assédio moral.

ASSÉDIO MORAL E A TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS

Assédio moral agrava problema de falta de mão de obra no Brasil Na maior parte dos casos, essa prática ocorre de forma vertical, ou seja: parte de um superior a um subordinado

REFERÊNCIAS F747A6E/CARTILHAASSEDIOMORALESEXUAL%20web.pdf moral-agrava-problema-de-falta-de-mao-de-obra-no- brasil/80860/