TEXTO E DISCURSO - INTERTEXTO E INTERDISCURSO Prof. Dr. Alexandre Rosa dos Santos - CCAE-UFES Departamento de Engenharia Rural - ERU Programa de Pós-Graduação.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PORTUGUÊS Instrumental CAPÍTULO 3
Advertisements

A tradução como retextualização
PRODUÇÃO DE TEXTO PONTO DE PARTIDA ...
Linguagem é a representação do pensamento por meio de sinais que permitem a comunicação e a interação entre as pessoas.    -Linguagem verbal: é aquela.
O QUE É UM TEXTO?.
DICAS PARA A ELABORAÇÃO DE UM BOM REFERENCIAL TEÓRICO.
FORMAÇÃO DE PALAVRAS Prof. Dr. Alexandre Rosa dos Santos - CCAE-UFES Departamento de Engenharia Rural - ERU Programa de Pós-Graduação (Mestrado/Doutorado)
Linguagem, comunicação e interação Prof. Dr. Alexandre Rosa dos Santos - CCAE-UFES Departamento de Engenharia Rural - ERU Programa de Pós-Graduação (Mestrado/Doutorado)
ORTOGRAFIA - DIVISÃO SILÁBICA
ESTRUTURA DE PALAVRAS Prof. Dr. Alexandre Rosa dos Santos - CCAE-UFES Departamento de Engenharia Rural - ERU Programa de Pós-Graduação (Mestrado/Doutorado)
Técnica de redação: o que é preciso saber para bem escrever.
COMUNICAÇÃO E INTENCIONALIDADE DISCURSIVA Prof. Dr. Alexandre Rosa dos Santos - CCAE-UFES Departamento de Engenharia Rural - ERU Programa de Pós-Graduação.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS ACADÊMICAS: Anna Carolina Silva Franklin Azevedo Adriano Campos Tavares Cláudia Maria Fernandes Correa Conceição.
DESIGN THINKING NA EDUCAÇÃO PRESENCIAL, A DISTÂNCIA E CORPORATIVA Profa. Dra. Carolina Costa Cavalcanti Profa. Dra. Andrea Filatro Profa. Dra. Mônica Garbin.
IMPORTÂNCIA DO ENADE NO CONCEITO PRELIMINAR DO CURSO
Educação Híbrida na Escola.
ENADE 2017 | Assessoria de Planejamento e Avaliação Institucional.
Projeto: “Inglês com música: novas práticas para o aprendizado do idioma”
Unidade 2 Leitura e interpretação de textos
Escrita de Artigos Científicos
Fatores de Textualidade
Programa de Língua Portuguesa/ Questões Textuais
AULA 1 Introdução à Pesquisa em Ensino de Física Monografia para a Licenciatura em Física Profa. Cristina Leite ramal 7004, sala.
Programação Formação Continuada 2016
Português Instrumental e Redação Técnica EAD – 30 HORAS.
PISA 2015 AVALIAÇÃO DE LEITURA BRASIL
O ENSINO COMUNICATIVO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS
TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E INFORMAÇÃO (TIC’s) NAS AULAS DE FILOSOFIA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE CIÊNCIAS RURAIS
O texto: construção de sentidos
GÊNERO TEXTUAL RESENHA
Visão Cognitiva e Informação
FATORES DE TEXTUALIDADE
O PAPEL E A IMPORTÂNCIA DO ENADE
Língua e Linguagem Professora: Marlene Pires Martins.
LICENCIATURA EM LETRAS
Resumo PARTE 1.
Disciplina: Língua Portuguesa Professor: Marcel Matias
Definições Resenha-resumo:      É um texto que se limita a resumir o conteúdo de um livro, de um capítulo, de um filme, de uma peça de teatro ou de um.
Língua Portuguesa Aula 1 Prof. Fábio Simas.
Prof. M.Sc. Ronnison Reges Vidal
A LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ASPECTOS E CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. DAGMAR NEPONUCENO BELO CARDOSO UNIVERSIDADE FEDERAL DO.
ORTOGRAFIA - DIVISÃO SILÁBICA
SONS E LETRAS PORTUGUÊS Instrumental CAPÍTULO 5
A EXPRESSÃO ESCRITA: ACENTUAÇÃO
Meios de Comunicação Revista e Caricatura.
FACULDADES ASOCIADAS DE UBERABA
FORMAÇÃO DE PALAVRAS PORTUGUÊS Instrumental CAPÍTULO 9
COMUNICAÇÃO E INTENCIONALIDADE
COERÊNCIA, TEXTO E LINGUÍSTICA DO TEXTO DISCIPLINA: ANÁLISE E EXPRESSÃO TEXTUAL DOCENTE: EDILANE ABREU DUARTE¹ DISCENTES: ANNA CAROLLINE PAIXÃO, EMICLEITON.
ESTRUTURA DE PALAVRAS PORTUGUÊS Instrumental CAPÍTULO 8
O QUE É UM TEXTO?.
ASPECTOS DA LINGUAGEM E PRODUÇÃO TEXTUAL
Concordância e variação linguística
Linguagem, comunicação
TEXTO E DISCURSO - INTERTEXTO E
BILINGUISMO O termo aplicado ao indivíduo, pode significar simplesmente a capacidade de expressar-se em duas línguas. BILINGUISMO.
APONTAMENTOS SOBRE LIVRO DIDÁTICO
Aspectos de coesão textual
PROFESSORA MARTA LEONOR S.P.P. VIEIRA
Disciplina de TIC 1º Ano Curso Técnico de apoio PSICOsSOCIAL (Ap)
NÃO BASTA SER FAMÍLIA, PRECISA SER PRESENTE! Ensino Fundamental I 1º PLANTÃO PEDAGÓGICO/2019.
Coesão e Coerência Professora Angela Biazi. TEXTO: TECIDO »MORTO MORRER » MORRIDO » TEXTO TECER »TECIDO.
Língua Portuguesa, Leitura e Produção Textual
Português Professora: Patrícia Portela. INTERTEXTUALIDADE.
1º DIA – aula 01: conhecendo as partes de um tcc
GÊNEROS TEXTUAIS/DISCURSIVOS: A PRODUÇÃO DE GÊNEROS ACADÊMICOS RESUMO Prof.Ms. Chico Arruda.
ANÁLISE SINTÁTICA Um falante, ao se comunicar, escolhe as palavras e, combinando-as de acordo com as regras do idioma, cria os enunciados por meio dos.
CURRÍCULO LATTES COMO INCREMENTAR O SEU
TIPOS DE TRABALHOS ACADÊMICOS  Resumo  Resenha  Pôster científico  Relatório  Artigo  Monografia  Dissertação de Mestrado  Tese de doutorado.
Transcrição da apresentação:

TEXTO E DISCURSO - INTERTEXTO E INTERDISCURSO Prof. Dr. Alexandre Rosa dos Santos - CCAE-UFES Departamento de Engenharia Rural - ERU Programa de Pós-Graduação (Mestrado/Doutorado) em Ciências Florestais da UFES – PPGCFL/UFES Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2 - Comitê RF - Recursos Florestais (oficial) (bolsista de produtividade CNPq) PORTAL MUNDO DA GEOMÁTICA: Telefone: (sala no CCAE-UFES) (celular) Curriculum Lattes CNPq: Formação Pós-Doutorado em Ciências Florestais (Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento) – UFV (Conceito CAPES 6) Doutorado em Engenharia Agrícola UFV (Conceito CAPES 6) Mestrado em Meteorologia Agrícola - UFV (Conceito CAPES 5) Especialização (And.) em Metodologia Ensino da Língua Portuguesa e Inglesa – UCAM Graduação (And.) em Licenciatura em Letras - Português e Inglês – UNIFRAM Graduação (And.) em Licenciatura em Letras – Português – ISEED Graduação em Agronomia - UFES

LEIA OS TEXTOS ABAIXO E RESPONDA ÀS QUESTÕES PROPOSTAS TESTE DE NOFINAL DAAULARESOLUÇÃO DO TESTE EM CASA Atenção Graduandos (as)! Hoje no final da aula irei aplicar um teste rápido relativo ao Capítulo 2. Ai meu DEUS! Tenho que prestar atenção no conteúdo ministrado Graduandos (as)! Devido ao horário e ao bom comportamento de vocês, o teste poderá ser resolvido em casa. Responda: 1) Qual é aparentemente, a intenção do professor Alexandre Rosa?. 2) Pela resposta do Graduando Nazur A. Z., o que ela parece estar sentindo? Somente quando lemos o 3 o quadrinho passamos a ter conhecimento de uma informação nova sobre a situação comunicativa. 1) Qual é essa informação? 2) Essa informação contraria a expectativa do leitor em relação às intenções do professor Alexandre? 3) Por que o Autor dos textos em quadrinho, só revela essa informação no último quadrinho? Explique. O Professor Alexandre Rosa O graduando Nazur A. G. O Professor Alexandre Rosa

De acordo com a história em quadrinhos do slide anterior, qual a definição de TEXTO VERBAL? TEXTO VERBAL é uma unidade linguistica concreta, percebida pela audição (na fala) ou pela visão (na escrita), que tem unidade de sentido e intencionalidade comunicativa. Então, qual a definição de CONTEXTO DISCURSIVO e DISCURSO? Contexto discursivo são os fatores que formam a situação na qual é produzido o texto. Já o Discurso é a atividade comunicativa – constituída de texto e contexto discursivo (quem fala, com quem fala, com que finalidade, etc.) – capaz de gerar sentido, desenvolvida entre interlocutores.

TEXTUALIDADE, COERÊNCIA E COESÃO Para um texto ter unidade de sentido, para ser um todo coerente, é necessário que apresente TEXTUALIDADE, isto é, apresente conexões gramaticais e articulação de idéias. Em outras palavras, que apresente coesão e coerência textuais. Graduandos (as)! Vocês sabem definir coesão e coerência textuais? Coesão textual são as conexões gramaticais existentes entre palavras, orações, frases, parágrafos e partes maiores de um texto. Coerência textual é a estruturação lógico-semântica de um texto, isto é, a articulação de idéias que faz com que numa situação discursiva palavras e frases componham um todo significativo para os interlocutores.

QUANTOS … Quantas luas se passaram! Quantos sóis já raiaram! Quantos verões bronzearam! Quantos invernos esfriaram! Quantos governos passaram! Quantos ideais não vingaram! Quantos projetos se arquitetaram! Quantos planos se frustraram! Tantas vozes foram ouvidas Quantas ainda ão de se ouvir Quantos dias nessa vida ainda estão por vir! Vale o sol Vale a lua, o inverno e o verão Pois uma vida só se acaba quando fita-se o chão. Fabíola Candido Mendes COMO FABÍOLA ME AJUDOU, QUANTOS E QUANTAS OPORTUNIDADES AGRADEÇO A lua que passa, AGRADEÇO O Sol que raia, AGRADEÇO O Verão que chega, AGRADEÇO O Inverno que chega, Agradeço Vale o Sol Vale a Lua, o Inverno e o Verão Pois uma vida só se acaba quando fita-se o chão. Alexandre Rosa dos Santos Intertextualidade é a relação entre dois textos caracteizada por um citar o outro. INTERTEXTUALIDADE X INTERDISCUSIVIDADE Interdiscursividade é a relação entre dois discursos caracteizada por um citar o outro.

FIM! Você sabe o que é uma PARÓDIA? Paródia é um tipo de relação intertextual em que um dos textos cita o outro, geralmente com o objetivo de fazer-lhe uma crítica ou inverter ou distorcer suas idéias. VEJA A PARÓDIA O QUE VOCÊ ACHA DA PARÓDIA AO LADO?