FACULDADE FRASSINETTI DO RECIFE – FAFIRE CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO DE INFORMÁTICA EM EDUCACÃO RECIFE/PE 2009 ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO NACIONAL EQUIPE: Érika.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tecnologias na Educação: Ensinando e aprendendo com as TIC Curso de 60 horas Realização: SMEC/NTM/MEC/PROINFO INTEGRADO Ano: 2016.
Advertisements

Educação para a Cidadania 8º Concurso de Desenho e Redação da CGU! Secretaria de Transparência e Prevenção da Corrupção.
Metodologia de Pesquisa Aprendizagem de Expressões Matemáticas Aluna:Izabele Messias Silva Professora: Andrea Padovan Jubileu.
Os novos espaços de atuação do educador com as tecnologias (José Manoel Moran) ● Esperavam-se muitas mudanças na educação, mas as mídias sempre foram incorporadas.
4° Ano – Curso Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: PROMOÇÃO DA SAÚDE NA EDUCAÇÃO BÁSICA e METODOLOGIA DO ENSINO.
Promovendo a escrita em inglês por meio de mídia eletrônica: o uso de Wikis em Datas Comemorativas 4o. Encontro USP – Escola/ JULHO – 2012 Coordenadora:
Você conhecerá, nesta aula, as características do aluno de cursos a distância. Prossiga!
INCLUSÃO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS COMO INSERÇÃO TECNOLÓGICA NO ENSINO DE CIENCIAS DA NATUREZA NA MODALIDADE EAD. Graça Regina Armond Matias Ferreira (Apresentadora)
INFORMÁTICA PARA ADMINISTRADORES
Planejamento de Carreira e Sucesso Profissional
Projeto por tema Gerador
PROJETO COSTA NORTE ESCOLA
WORKSHOP ESCOLA EM CASA: EaD PARA CRIANÇAS
GT – Tecnologias digitais, Mídias, Cultura e Educação nas realidades de Ibero-americana Metodologias ativas aliadas ao uso das tic´s como ferramentas.
Angelita Marçal Flores
Metodologia Científica Principais elementos de um fichamento
Repositório de materiais Programa Sala de Leitura
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA PROBLEMATIZAÇÃO/ JUSTIFICATIVA
NÚCLEO DE TECNOLOGIA DOS ALUNOS COC
PRELETORA Maria do Carmo Carvalho
O uso de recursos pedagógicos no ensino da Matemática
Oficina 2 Conteúdo: Alterações ambientais e impactos (extinção de plantas e animais, desastres ambientais) Recursos e metodologias: vídeos, dinâmicas.
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
ESCOLA ESTADUAL LUÍS VAZ DE CAMÕES
(Ministério da Educação e Cultura)
Tecnologias de Informação e Comunicação
O USO DA REALIDADE AUMENTADA NO ENSINO DA ASTRONOMIA
Uso de Tecnologias no Ensino de Química
Segundo a Wikipédia, o Youtube “é um site na Internet que permite que seus usuários carreguem, assistam e compartilhem vídeos em formato digital. Foi fundado.
A apreciação musical como base do planejamento pedagógico das aulas de Música: um relato de experiência docente em Música vinculado ao Pibid AUTORES: Jéssica.
Mosaico Digital: monitor interativo de realidade aumentada
Educação Musical e Autonomia: um relato de experiência a partir do princípio sobre autonomia de Paulo Freire De: Alan Caldas Simões Instituto Federal.
Camila Fernandes de Lima Ferreira Ana Maria Souza Valle Teixeira
Imersivas e Interativas
ENSINO HÍBRIDO: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
A INFLUÊNCIA DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA ON-LINE NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO SUPERIOR.
Maria Lúcia Aguiar Teixeira Antonio Luís Oliveira Rocha
IV Seminário de Pesquisa em Linguagem e Literatura - Sepell
Ferramentas da educação online
Capacitação para professores
Ensino Médio Integrado
I Encontro de Licenciaturas da
Fórum - Unidade I - Sua experiência
Frei Edgar Alves Pereira, OFM
I workshop de Extensão Universitária “O QUE A UNESP ESPERA DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA” PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PROEX – REITORIA UNESP.
ESTÁGIO EM MATEMÁTICA II RELATÓRIO DE ESTÁGIO
Orientadora: Renata Melo RESULTADOS E DISCUSSÕES
AULA INAUGURAL 03 de Fevereiro de 2014 SEJAM BEM VINDOS!
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
PACTO PELA EDUCAÇÃO DO PARÁ
RESULTADOS E DISCUSSÃO 2.As atividades ajudou você em sala de aula
USO DO BLOG COMO RECURSO DIDÁTICO
Dicas de como orientar seus estudos
II – ENCONTRO DE GRÊMIOS ESTUDANTIS 2017
Tudo que aprendemos Juntos
TENDÊNCIAS TECNOLÓGICAS E DIDÁTICAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Centro Universitário Internacional Uninter
O BLOG DO POLO EAD DE NOVA FRIBURGO: RESULTADOS E DESAFIOS
ESTATÍSTICA BÁSICA COM RECURSOS COMPUTACIONAIS
Hugo Carvalhal Silva1 , Fátima Kzam Damaceno de Lacerda².
PRÁTICA ARTÍSTICA NO EAD: STREAMING
Carlos José Pereira Ferreira – SENAI-SP
Daniele da Rocha Schneider
UNIVERSIDADE ABERTA À COMUNIDADE ESCOLAR: a arte e beleza das células na construção das Ciências Morfológicas e sua interação com a sociedade Autor: Alisson.
TÍTULO DO TRABALHO INTRODUÇÃO DESENVOLVIMENTO JUSTIFICATIVA OBJETIVOS
Tatiana de Araujo1, Fátima Kzam D. de Lacerda2
Ensino Híbrido – Tecnologias Digitais e Outras
Ambiente Virtual de Aprendizagem AVA
Diego Corrêa da Silva**; Geraldo José de Freitas Santos**.
LICENCIATURA EM FÍSICA e QUÍMICA Disciplina: Estágio Supervisionado II
Transcrição da apresentação:

FACULDADE FRASSINETTI DO RECIFE – FAFIRE CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO DE INFORMÁTICA EM EDUCACÃO RECIFE/PE 2009 ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO NACIONAL EQUIPE: Érika Maria Echirley Sâmia Jeisy Tenório Trabalho para ser apresentado Profa. Cleide. Responsável pela disciplina Organização da Educação Nacional, no Curso de Informática em Educação, da faculdade Frassinetti do Recife- FAFIRE.

EXEMPLO DE USO DE UMA DAS TECNOLOGIAS APRESENTADAS NO ENSINO PRESENCIAL. PODCAST

INTRODUÇÃO Podcasting é uma forma de publicação de arquivos de mídia digital (áudio, vídeo, foto, pps, etc...) pela Internet, através de um Feed Rss, que permite aos utilizadores acompanhar a sua atualização. Com isso, é possível o acompanhamento e/ou download automático do conteúdo de um Podcast. A palavra "podcasting" é uma junção de iPod - marca do aparelho de mídia digital da Apple de onde saíram os primeiros scripts de podcasting - e broadcasting (transmissão de rádio ou tevê). A série de arquivos publicados por Podcasting é chamada de Podcast. O autor (ou a autora) de um Podcast é chamado(a) Podcaster. (Wikipédia) Programas Podcasting podem ser gravados em formatos MP3 e são disponibilizados na Internet para que o usuário escute online ou faça download para o computador ou para aparelhos MP3 e MP4.

JUSTIFICATIVA AS Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação (NTCI) possibilita a interação entre as pessoas, permite-nos explorar recursos inerentes, e se tornou um suporte de ação a educação à distância. Com o uso do PODCAST o educador pode desenvolver suas aulas de uma forma mais dinâmica e atrativa. Já o aluno pode utilizá-lo para divulgar suas pesquisas escolares, utilizando meios harmônicas e inovadores. Utilizando esse recurso é possível desenvolver maior interesse dos alunos na construção da aprendizagem por se tratar de uma tecnologia nova e diferente das usuais no ambiente escolar.

OBJETIVO Armazenar as aulas em podcast, de forma que alunos possam ter acesso aos conteúdos das disciplinas a qualquer hora em qualquer lugar.

Permitir que o professor esteja sincronizado com os estudantes; Acompanhar os conteúdos curriculares; Gerenciamento de informações; Compartilhar opiniões e experiências com mais pessoas; Possibilitar a aprendizagem tanto dentro como fora do ambiente virtual; Coletar e organizar informações; OBJETIVO ESPECÍFICO

METOLOGIA Realizar a gravação dos conteúdos de aulas em áudio pelo computador ; Trazer esse material para sala de aula e interagir com os alunos para verificar se a apresentação do conteúdo foi satisfatória; Disponibilizar o podcasting no site ou blog da escola.

CONCLUSÃO Cabe dizer que essa tecnologia será útil na educação se servir para encurtar distâncias e contribuir para humanizar as relações. Robôs são as máquinas, os que sentam em frente a elas são seres humanos. O podcast pode ser um excelente recurso para estimular no aluno uma maneira simples de estudar e independente com tempos flexíveis. Proporciona ao aluno uma construção de sua aprendizagem como produtor de informações e formador de opinião.

“ Só os idiotas acham que a máquina deixa o professor menos importante. É justamente o contrário. Um professor apaixonado pela vida estimula a curiosidade e a curiosidade é fonte do saber.” (Paulo Freire)...Para refletir...

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, Pedagogia da indignação. São Paulo: Unesp, LÉVY, Pierre Padilha, Maria Auxiliadora Soares. Tecnologias da informação e comunicação: mídias e modelos de ensino/ Maria Auxiliadora Soares Padilha, Patrícia Smith Cavalcanti, Sérgio Paulino Abranges. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2009.