COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES [ TELMA TELLES ] COMPORTAMENTOORGANIZACIONAL NAS ORGANIZAÇÕES.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
NOME DA MATÉRIA NOME DO(A) PROFESSOR(A) Gerência e Organização.
Advertisements

INSTITUIÇÕES DE DIREITO Princípios que regem a licitação Thalita Willian Maria de Fátima Adriane.
Administração e outros conceitos O que é Administração? Gestão de negócios públicos ou particulares. Ordenar os fatores de produção e controlar a sua.
Aula 5 Administração Integrada. Modelo Estratégico Básico No modelo estratégico básico temos quatro elementos que podem ser definidos como constituintes.
O conceito de Trade Marketing responde à necessidade das empresas de produtos de consumo que observam uma mudança radical no ambiente de mercado, mais.
CONTABILIDADE DE CUSTOS - ADMINISTRAÇÃO CONTABILIDADE DE CUSTOS Aulas Semana 03 Prof. Edilei Rodrigues de Lames ADMINISTRAÇÃO – 3º PERÍODO.
Aula 12 - Ordem da Revolução industrial Segunda metade do século XIX Europa Ocidental e EUA Expansão da Revolução Industrial (2° Rev. Industrial) (período.
Trabalho De Geografia Taylorismo. O Que É? Também conhecido como Administração Científica, o Taylorismo é um sistema de organização industrial criado.
Benchmarking no Serviço Logístico. 2 Práticas descobertas pela Xerox através do benchmarking de não-concorrentes Tipo de CompanhiaPrática Atacadista de.
Resenha Científica As resenhas são um fruto típico do desenvolvimento da imprensa. Até há poucos séculos, a quantidade de livros publicados era tão pequena.
BC0101 AULA 10 OS LIMITES ÉTICOS DA CIÊNCIA. INTRODUÇÃO I. TESES A SEREM DEFENDIDAS : 1. Há limites éticos para a investigação científica, para a invenção.
Prof. Thiago Costa ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO II TEORIA DA PREVISÃO DOS ESTOQUES.
3 Interdependência e Ganhos de Troca. Bens e serviços no dia a dia O despertador que toca de manhã foi feito na China. O software do celular foi desenvolvido.
LUANA REIS ADMINISTRAÇÃO FUNÇÕES DA ADMINISTRAÇÃO SUPERVISÃO ADMINISTRATIVA.
Teoria contingencial!! 1.
Introdução e Conceitos.
Teoria das Organizações
CHIAVENATO, I. Teoria Geral da Administração.
ETAPAS PARA A ELABORAÇÃO DO PROJETO DE ENGENHARIA
Escolas Fundadoras da Administração: Fayol
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
TÉCNICAS DE AMOSTRAGEM AMOSTRAGENS NÃO PROBABILÍSTICAS
Orientações do podcast
BARBOSA, Rosângela Nair de Carvalho
TEORIA CLÁSSICA Autor: HENRI FAYOL – 1841 – 1925 (engº de minas);
CINEMÁTICA I AULA Nº 1 (2º/2016) Movimento Retilíneo Uniforme (MRU)
Definição dos Termos.
TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
MAX WEBER Manhã 02: ética protestante (incompleto)
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE NEGÓCIOS
ADMINISTRAÇÃO CIÊNTIFICA
Teoria clássica da Gestão administrativa
(Karl Emil Maximilian Weber)
ORÇAMENTO: CIF, despesas de vendas e administrativas
ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA
Planejamento de estratégias:
Abordagem Clássica da Administração: Administração Científica Prof. Me
INSTITUTITO FEDERAL DE SANTA CATARINA ADMINISTRAÇÃO DA PROPRIEDADE RURAL TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA BRUNA STAWINSKI BRITO Lages, 05 de setembro.
Dra Lucieli D. P. Chaves Maio/2015
ESTRATÉGIA INTERNACIONAL
Weber e a Burocracia Luciano Thomé e Castro
Material para avaliação
SISTEMAS DE GESTÃO ANTISSUBORNO
APRESENTAÇÃO PRÉ APR.
Mudança de Paradigmas Thomas Kuhn ( ) , físico célebre.
É a aplicação de um conjunto de conhecimentos e técnicas administrativas especializadas no gerenciamento das relações das pessoas com as organizações,
Descrição e Análise dos cargos
MODELOS DE GESTÃO Organização à atuação do gestor AULA 3.1 –
Gestão da Logística de Distribuição
Aula 4 Burocracia Weberiana.
REDES SOCIAIS E RESPONSABILIDADE SOCIAL: SETOR PÚBLICO, PRIVADO, TERCEIRO SETOR; SOCIODIVERSIDADE: MULTICULTURALISMO, TOLERÂNCIA, INCLUSÃO / EXCLUSÃO.
MICROECONOMIA Aula 6 – Análise da Teoria da Produção.
Aula 3 – Visão Estratégica
Tema Título Mestrando: Orientador: Co-orientador:.
O que é Estatística? Introdução ao CEQ
Modêlos Atômicos.
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
Aspectos éticos da ação gerencial do enfermeiro
Autoridade /12/
Dinâmica de Sistemas Uma visão geral.
TÍTULO DO TRABALHO INTRODUÇÃO RESULTADOS E DISCUSSÃO METODOLOGIA
POLITICA NORMATIVA /01/2019.
Organizações vistas como máquinas
(Karl Emil Maximilian Weber)
Material Para Avaliação
FORÇAS COMPETITIVAS DE PORTER Professor Flávio Toledo
(Preparando as Condições para a
AULA FEV. 19 SUMÁRIO NATUREZA E GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES
UNIDADE DE COMANDO 04/07/2019
Logística Plano de ensino : Caracterização da disciplina; Objetivos;
Transcrição da apresentação:

COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES [ TELMA TELLES ] COMPORTAMENTOORGANIZACIONAL NAS ORGANIZAÇÕES

COMPORTAMENTO HUMANO – TELMA TELLES UNIDADE I COMPORTAMENTOORGANIZACONAL

COMPORTAMENTO HUMANO – TELMA TELLES - RACIONALIZAÇÃO NA CONCEPÇÃO DE MAX WEBER

COMPORTAMENTO HUMANO – TELMA TELLES De 1890 a 1940:Abordagem da administração científica IDÉIA CENTRAL: com uma administração adequada uma empresa poderia alcançar rentabilidade e sobrevivência longa no mundo competitivo dos negócios. PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO

COMPORTAMENTO HUMANO – TELMA TELLES Portanto, a abordagem da administração científica, concentrou-se no aumento de eficiência do comportamento no trabalho e de processos de produção. Referencial: Frederick W. Taylor PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO

COMPORTAMENTO HUMANO – TELMA TELLES Para Taylor a rentabilidade de uma empresa poderia ser assegurada apenas pela descoberta da “melhor maneira” de executar cada trabalho. Princ í pios da administra ç ão de Taylor (4). PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO

COMPORTAMENTO HUMANO – TELMA TELLES Outras contribuições: - Frank e Lillian Gilbreth: estudo dos movimentos e invenção do microcronômetro. PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO

COMPORTAMENTO HUMANO – TELMA TELLES Outras contribuições: - Henri Gantt: Plano salarial de tarefas e gratificação e criação do gráfico de Gantt (barras). PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO

COMPORTAMENTO HUMANO – TELMA TELLES PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO Outras contribuições: - Harrigton Emerson: 12 princípios da administração no setor ferroviário. As práticas gerenciais só poderiam ter sucesso se fossem entendidas por todos os menbros da empresa.

COMPORTAMENTO HUMANO – TELMA TELLES PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO De 1900 a 1950:Abordagem dos princípios da administração IDÉIA CENTRAL: aumento da eficiência dos procedimentos gerenciais. Referencial: Henri Fayol.

COMPORTAMENTO HUMANO – TELMA TELLES PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO Para Fayol a administração era mais que a adoção mecânica de regras; exigia que os gerentes exercitassem a intuição e se dedicassem a um comportamento habilidoso ao decidir como, quando e por que colocar em ação os princípios da administração. Princípios de Fayol (14).

COMPORTAMENTO HUMANO – TELMA TELLES PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO MAX WEBER Como Fayol, estava interessado na eficiência de diferentes tipos de estruturas gerenciais. Para entender o que torna as empresas eficientes, analisou o império egípcio, o exército prussiano, a igreja católica romana e outras grandes organizações que tinham funcionado eficazmente durante longos períodos.

COMPORTAMENTO HUMANO – TELMA TELLES PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO MAX WEBER Baseado nessas análises Weber desenvolveu seu modelo de “burocracia”. Este modelo comtempla tanto a diferenciação (divisão do trabalho e especialização das tarefas) como a integração (pela hierarquia,regras e regulamentos escritos) necessárias para realizar um trabalho específico.

COMPORTAMENTO HUMANO – TELMA TELLES PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO MAX WEBER Weber, acreditava que qualquer organização com características burocráticas, seria eficiente. Contudo, observava que o trabalho numa burocracia poderia tornar-se tão simples e pouco exigente que poderia gerar uma crescente insatisfação nos funcionários e, consequentemente, tornar-se menos produtivo.

COMPORTAMENTO HUMANO – TELMA TELLES PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO MAX WEBER CARACTERÍSTICAS DAS ORGANIZAÇÕES BUROCRÁTICAS CARACTERÍSTICADESCRIÇÃO SELEÇÃO E PROMOÇÃOA especialização é o critério primordial.Critérios de amizade ou outras formas de favoritismo são explicitamente rejeitados.

COMPORTAMENTO HUMANO – TELMA TELLES PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO MAX WEBER CARACTERÍSTICAS DAS ORGANIZAÇÕES BUROCRÁTICAS CARACTERÍSTICADESCRIÇÃO HIERARQUIA DE AUTORIDADE Os superiores têm autoridade para dirigir as ações dos subordinados. São responsáveis por assegurar que essas ações estejam voltadas para os melhores interesses da burocracia.

COMPORTAMENTO HUMANO – TELMA TELLES PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO CARACTERÍSTICADESCRIÇÃO REGRAS E REGULAMENTOS Regulamentos inalteráveis proporcionam aos membros da burocracia orientação coerente e imparcial. MAX WEBER CARACTERÍSTICAS DAS ORGANIZAÇÕES BUROCRÁTICAS

COMPORTAMENTO HUMANO – TELMA TELLES PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO CARACTERÍSTICADESCRIÇÃO DIVISÃO DO TRABALHO O trabalho é dividido em tarefas que podem ser executadas pelos membros da burocracia de uma maneira eficiente e produtiva. MAX WEBER CARACTERÍSTICAS DAS ORGANIZAÇÕES BUROCRÁTICAS

COMPORTAMENTO HUMANO – TELMA TELLES PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO CARACTERÍSTICADESCRIÇÃO DOCUMENTAÇÃO ESCRITA Os registros proporcionam consistência e base para avaliação dos procedimentos burocráticos. MAX WEBER CARACTERÍSTICAS DAS ORGANIZAÇÕES BUROCRÁTICAS

COMPORTAMENTO HUMANO – TELMA TELLES PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO CARACTERÍSTICADESCRIÇÃO PROPRIEDADE À PARTE Os membros não podem obter vantagem injusta ou imerecida por meio de propriedade. MAX WEBER CARACTERÍSTICAS DAS ORGANIZAÇÕES BUROCRÁTICAS