Professor Mediador Escolar e Comunitário. LÍNK DISPONÍVEL:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SPEC – Sistema de Proteção Escolar e Cidadania
Advertisements

COMITÊ DE CULTURA E ESPORTE - COCESP - Eliana de Mattos Carvalho Chefe do COCESP.
ESCOLA QUE POSSUI GRÊMIO ATIVO 2016 Anos Iniciais: 24 Fundamental e Médio: 55 Escolas sem Grêmio: 8 Total: 87 Pesquisa realizada em maio e jun/2016.
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS EM EDUCAÇÃO DO ESTADO DE MINAS GERAIS.
Síntese: profa. Maria Aparecida Lapa de Aguiar Sobre os Conselhos Escolares...
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO 1 REORGANIZAÇÃO DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE ENSINO Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos – CGRH Setembro / 2015.
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS EM EDUCAÇÃO DO ESTADO DE MINAS GERAIS.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Núcleo Pedagógico Diretoria de Ensino da Região de São José dos Campos Replanejamento.
Universidade Federal do Amapá Pró-Reitoria de Ensino de Graduação Coordenação do Curso de Física O Plano de aula Prof.: Robert Saraiva Matos.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município ____________ Etapa OUTUBRO.
A ONG Futebol de Rua é uma organização sem fins lucrativos, com sede em Curitiba desenvolvendo desde 2006 projetos em todo Brasil na área de inclusão.
Projeto Gestão Democrática
Prof. Ma. Maria Cecilia Amendola da Motta
Campos privilegiados de Estágio do Curso de Pedagogia
Total de Escolas: escolas
IMPORTÂNCIA DO CURSO PARA O PROGRAMA MAIS MÉDICOS
2ª Oficina Formação de Gestores Escolares
FUNDAMENTAL II E ENSINO MÉDIO
UNINDO-SE A UMA MINORIA – O SURDO
Prova Brasil Língua Portuguesa.
Campanha Mundial Pela Leitura Dia 20 de setembro de 2016
Escola Básica de Fazendas de Almeirim
pensamento crítico Cleomara Mendes Demétrio Elaine Lima Santos
Minha terra encanta o mundo inteiro
JOGOS E RECURSOS UTILIZADOS NA ALFABETIZAÇÃO
Reunião de divulgação do orçamento participativo
Introdução a Educação a Distância
1º semestre Plano de Formação
Agrupamento de Escolas D. Lourenço Vicente
CAPACITAÇÃO CENSO ESCOLAR 2017
Sistema de Proteção Escolar
EPEB Estágio com Pesquisa no Ensino de Biologia
Equipa Multidisciplinar de Apoio ao Aluno EMAA
Síntese do diagnóstico com trabalhadores da Ambev
Órgão interno de garantia da qualidade nas IES’s
Órgão interno de garantia da qualidade nas IES’s
Coordenação: Vani Kenski
Curso - Avaliação e Aprendizagem
Curso - Avaliação e Aprendizagem
AULA - ATIVIDADE.
4ª TEMA CADERNOS DO CURRÍCULO
Segue quadro com sistematização e orientação para avaliação no Simec.
Perfil de atribuições do Psicólogo em Contexto Escolar
A realidade escolar e sua influência na prática docente do educador musical: a experiência do Pibid.
Profª Dra. Julia de Cassia P. Nascimento CRUZEIRO DO SUL EDUCACIONAL
  ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: UM OLHAR SOBRE O PROCESSO FORMATIVO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. Autores: Priscila Bernardo Martins; Edda Curi; Carlos.
Gestão Democrática.
Provocar e gerir discussões a partir da análise dos resultados da avaliação diagnóstica do Programa Mais Alfabetização, articulando com as habilidades.
MEC/SEB SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO UNDIME UEMG
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS EM EDUCAÇÃO DO ESTADO DE MINAS GERAIS
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS EM EDUCAÇÃO DO ESTADO DE MINAS GERAIS
PLANO DE AÇÃO ESTRATÉGICA – 2019
Plano curricular de turma
Feriados e suspensão de aulas: AVISOS GERAIS Feriados e suspensão de aulas: 12 e 15/10 ( 6ª e 2ª feira) – Nossa Senhora e Dia do Professor; 02/11.
Manual de Boas Práticas Movimento Associativo de Pais
Realizar Formação Continuada
ESTRUTURAS DE ORIENTAÇÃO EDUCATIVA
Projeto Mediação Escolar e Comunitária 1°Encontro de Formação
EDUCAÇÃO ESPECIAL PCNP – Gediane Tenório.
Projeto Professor Diretor de Turma. Genezio Santos Professor DT Patrica Aalves Ferreira Coord. do PPDT Por dentro do Projeto Professor Diretor de Turma.
Atribuições das/os Pedagogas/os Editais 37/2004 e 10/2007
NÃO BASTA SER FAMÍLIA, PRECISA SER PRESENTE! Ensino Fundamental I 1º PLANTÃO PEDAGÓGICO/2019.
CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES ACADÊMICAS
QUESTIONÁRIO CURRÍCULO PAULISTA
Pauta 1 Um currículo pautado no desenvolvimento de habilidades e competências
Compreender e utilizar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais.
Pauta 4 A competência 3 da BNCC: REPERTÓRIO CULTURAL
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENFERMAGEM DE RIBEIRÃO PRETO Educação Profissional em Enfermagem II Profa Fernanda Góes Turma B Nova Síntese.
Educação Ambiental Ensino Fundamental. Percepção de professores sobre a educação ambiental no ensino fundamental A educação ambiental (EA) recebeu, ao.
A relação Professor – Aluno. É muito difícil definir os limites do conceito “relação professor – aluno”. Eles se intricam na prática do processo pedagógico.
Transcrição da apresentação:

Professor Mediador Escolar e Comunitário

LÍNK DISPONÍVEL:

 – link SISTEMA DE PROTEÇÃO ESCOLAR – 1º encontro sobre Mediação Escolar e Comunitária.  Videoteca – disponíveis as Videoconferências da Mediação Escolar – destaque para 1º Seminário de Proteção Escolar de

Projetos e procedimentos Projetos e procedimentos  Professor tutor → definição de um professor responsável por cada classe, que acompanharia o desempenho disciplinar e pedagógico dos alunos, gerando aproximação e confiança  Prática de atividades esportivas, artísticas e científicas entre os alunos. Caso problemas disciplinares demandem a suspensão das atividades, que a medida seja temporária, com a perspectiva de retomar as atividades após uma reflexão conjunta com os alunos  Música na hora do intervalo → melhora o clima da escola e as discordâncias quanto aos estilos podem servir como reflexões coletivas de respeito às diferenças

Projetos e procedimentos  Formação de grêmios → tende também a melhorar clima geral da escola  Incentivo às atividades de teatro como metodologia de combate à discriminação. A representação dramática permite colocar o aluno na posição daquele que sofre e isto teria um efeito reflexivo importante  Realização de reuniões individuais com pais e alunos novos por ocasião das matrículas, de forma a que a direção conheça o aluno e indique a sala de aula mais adequada ao seu perfil  Indicação de uma hierarquia para o estabelecimento de medidas disciplinares: o professor procura resolver o problema em sala de aula; não conseguindo, acionaria o PMEC ou, onde não houver, um AOE que seria orientado pelo diretor em como agir. Apenas os casos que não se conseguir resolver nesses instâncias seriam levados à direção

SPEC – ÓRGÃO CENTRAL GESTÃO REGIONAL SUPERVISÃO : TEREZINHA BONI PCNP: ROSÂNGELA MAROTTI AÇÕES: Ativação da senha do ROE dos diretores; Controle das inscrições dos docentes e escolas interessadas em participar do Projeto; Formação dos professores- Orientações Técnicas