Mesa redonda O componente da pesquisa em EAD: estado atual e perspectivas de futuro. Prof. Marcos Dalmau, Dr. SEAD/UFSC.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Curso de Especialização em Docência para a Educação Profissional,
Advertisements

Proposta de Elaboração do Plano de Curricularização da Extensão do IFPA Maio
Os novos espaços de atuação do educador com as tecnologias (José Manoel Moran) ● Esperavam-se muitas mudanças na educação, mas as mídias sempre foram incorporadas.
PRÓ-REITORIA DE ENSINO. SETEC e IFSC estruturação, organização e atuação dos Institutos Federais.
Modelo de análise construído com base nos trabalhos de: Kember e Kwan (2000) Mayes e Fowler (1999) Roberts (2003) Schank e Cleary (1995) Sugrue.
Praticas de Ensino EAD Educação à distancia Componentes: Ana Paula, Aparecida, Bárbara e Carlos Augusto e Jezuel.Apresentação 03/11/2009 Profª Julia yoko.
4° Ano – Curso Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: PROMOÇÃO DA SAÚDE NA EDUCAÇÃO BÁSICA e METODOLOGIA DO ENSINO.
LICENCIATURA EM MÚSICA. Horário Calendário Acadêmico.
Estratégias de preparação do aluno para a modalidade ead Alcir Vilela Junior.
“Quando você tem uma meta, o que era um obstáculo passa a ser uma das etapas do seu plano.” uma das etapas do seu plano.” Gerhard Erich Boehme Orientação.
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR Programa de Pós-Graduação UNCISAL Profa. Dra. Almira Alves dos Santos.
Planejamento de Carreira e Sucesso Profissional
Reinaldo Portal Domingo Ymiracy Nascimento de Souza Polak
PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO (PPC): elaboração e reformulação

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA PROBLEMATIZAÇÃO/ JUSTIFICATIVA
O uso de recursos pedagógicos no ensino da Matemática
METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
PROBLEMATIZAÇÃO O IVV surge da:
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Leitura na escola e na comunidade
Estágio IV.
Prof. Dr. Carlos Cyrne Out
Relatório de Autoavaliação Institucional
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Docência Online: Funções e Competências do Professor
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO – AEE
Profa. Marquiana de F. Vilas Boas Gomes
1963 “A Extensão Universitária na Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp” 2014.
DOCÊNCIA ONLINE “HORA DE PRATICAR” Universidade de Brasília /DF
FORMAÇÃO CONTINUADA EM EAD
Camila Fernandes de Lima Ferreira Ana Maria Souza Valle Teixeira
FORMAÇÃO DOCENTE EM METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS A DISTÂNCIA NO SESI/SC Favretto, Rosani Ap. D. – Supervisora Técnica.
Tecnologias Imersivas e Interativas na Educação
Márcia Figueiredo Edilene Ropoli Rita Borges
GESTÃO DE POLOS: qual a melhor prática?
Márcia Figueiredo Consultor EAD
ENSINO HÍBRIDO: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
A INFLUÊNCIA DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA ON-LINE NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO SUPERIOR.
Prof. Sílvio Petroli Neto Profa. Mylene Dias Rezende
A IMPORTÂNCIA DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA IMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO A DISTÂNCIA DO INSTITUTO DE LOGÍSTICA DA AERONÁUTICA - ILA Autora: Marli de Oliveira.
A Importância das Práticas Pedagógicas e Tutor Presencial na Educação a Distância Esp. Guilherme Machado Düren Ms. Mônica Eliza Malacarne.
Linhas de Orientação Estratégica Comunitária
Eduardo Manuel de Freitas Jorge
Comportamento do Consumidor
Ensino Médio Integrado
Recursos Humanos Setor de Pessoal.
A Escola nasce em 1954, hoje conta com o trabalho de cerca de 1000 profissionais na maior escola de saúde pública da América do Sul, única escola de.
Docência e Gestão Pedagógica do Ensino Superior
NOSSO CONCEITO A empresa e seu capital humano como um grande ambiente de aprendizagem.
Profª Dra. Julia de Cassia P. Nascimento CRUZEIRO DO SUL EDUCACIONAL
INTERNATIONAL OFFICE PROGRAMAS DE FÉRIAS.
BIMODALIDADE DE ENSINO E CONVERGÊNCIA EDUCACIONAL
6-METODOLOGIA DE PESQUISA EM PSICOLOGIA 2
4º CONGRESSO PARANAENSE DE SAÚDE PÚBLICA/COLETIVA Mesa redonda 2: ENSINO, PESQUISA E FORMAÇÃO EM NUTRIÇÃO NO PARANÁ: REALIDADE E DESAFIOS Ms. Lucievelyn.
Fábio Nazareno Machado-da-Silva
QUALIFICAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE:
ESTATÍSTICA BÁSICA COM RECURSOS COMPUTACIONAIS
Carlos José Pereira Ferreira – SENAI-SP
7ª REUNIÃO DE RICs e COORDENADORES DOS PROGRAMAS INSTITUCIONAIS DE ICT
Curso de Especialização em Educação Física Escolar - Turma VIII
Tatiana de Araujo1, Fátima Kzam D. de Lacerda2
Primeiros passos do pesquisador
ORIENTAÇOES PARA A SEMANA DE AVALIAÇAO E PLANEJAMENTO (SAP) 2019
A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA COMO ESTRATÉGIA PARA PROMOÇÃO DE EQUIDADE: A INTERIORIZAÇÃO DO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO.
A docência na educação superior
Perspectivas para a Educação Profissional no Estado de São Paulo
Acolhimento Pedagógico 2019
Teoria da Objetivação Cíntia Matos
Transcrição da apresentação:

Mesa redonda O componente da pesquisa em EAD: estado atual e perspectivas de futuro. Prof. Marcos Dalmau, Dr. SEAD/UFSC

Objetivo: - Discutir a necessidade de aperfeic ̧ oamento dos processos de investigac ̧ a ̃ o nos cursos de graduac ̧ a ̃ o na modalidade a dista ̂ ncia com o uso de diferentes materiais didaticos digitais. - Detalhe: considerarei as características de uma instituição de ensino superior pública.

Quem é o público que pesquisa na área de EAD hoje?

Quais são os eixos mais pesquisados na EAD hoje?

As duas “facetas" da pesquisa: Pesquisa Ação pedagógica para cumprimento das atividades previstas para a sua formação. (empírica) Como ação de investigação voltada para a evolução da ciência. (científica) PROBLEMAS

Problemas mais comuns com a pesquisa empírica: é correto dizer que isso acontece? -Pesquisa permanece inatingivel para muitos alunos no ensino superior, em especial para os alunos da EAD; -Falta de experie ̂ ncia e de conhecimento sobre o que é uma pesquisa – Pré-conceito; -Dista ̂ ncia do campus ou do local da pesquisa; -Dificuldades de acesso a uma bibliografia mais abrangente; -Falta de tempo para dedicar-se a ̀ pesquisa; -Falta de materiais didaticos apropriados; -Falta de clareza nos papéis dos demais sujeitos inerentes à estrutura do pólo de ensino.

O que tem sido feito para minimizar isso? -Ações explicativas de como se pode melhorar os resultados dos trabalhos com a pesquisa – quebra do empirismo? – Trabalhos contextualizados, metodologia não é ABNT apenas; -Conscientização de que as tecnologias estão aí para minimizar os problemas quanto a distância e acesso aos dados e informações; -Dificuldades com bibliografias na era que vivemos hoje? Novos estímulos e quebra do paradigma do livro impresso; -Convencimento e sensibilização dos coordenadores de pólos e demais integrantes que eles podem ser beneficiados com os resultados da pesquisa;

Outras ações… -Interligação entre a pesquisa científica e os problemas vivenciados pela sociedade em geral; -Os próprios alunos do EAD participam das pesquisas dos demais alunos; -Campanha de sensibilização promovida pelos participantes de pesquisas científicas para recrutar novos interessados – Palestras e conversas dirigidas, divulgação de oportunidades; -Divulgação dos resultados de outras pesquisas realizadas como reforço do estímulo de sensibilização aos novos interessados – SEPEX; -Alocação de carga horária curricular para validação de créditos visando estimular outras pesquisas. -Mencionar que a pesquisa pode pagar bolsa ($)!

A realidade da pesquisa científica hoje… -Sua relevância é reconhecida por quem faz. Porém, nem sempre a sociedade em geral entende dessa forma, sobretudo os alunos a distância! -Existem financiamentos para áreas diferentes da EAD; -Dificuldade de se ter estrutura física, humana e tecnológica para a realização da mesma; -Dificuldade de abertura e estímulo institucional – as vezes o problema está dentro de casa; - O registro das idéias; - O Comitê de Ética; - A tramitação dos projetos de pesquisa;

A realidade da pesquisa científica hoje… -A pesquisa realizada na graduação: o fator PIBIC; -A pesquisa realizada na pós-graduação: o fator bolsa CAPES ou CNPq; -A pesquisa realizada nas instituições de ensino públicas: o estímulo necessário para: -Divulgação das oportunidades; -Apoio institucional para a realização das mesmas; -Promoção dos resultados; -Prestação de contas, quando financiadas.

O que tem sido feito para minimizar isso? -Busca por recursos $ públicos em diversas possibilidades; -Problemas: -Falta de recursos públicos em geral; -A inexistência de uma cultura referente a relação pesquisa/produtividade (salvo exceções). -Trabalho de aproximação das instituições de pesquisa com as empresas privadas para trabalhos contextualizados e customizados; -Problemas: -Crise $; -Ideologia; -A grande maioria das empresas (micro) não tem a cultura da pesquisa; -A necessidade de resultados imediatos.

O que tem sido feito para minimizar isso? -Parcerias institucionais nacionais e internacionais; -Problemas: -Necessidade de rede de contatos; -Alocação de recursos para as instituições dependendo da natureza e escopo do projeto. -Desenvolvimento próprio de pesquisas absorvendo os custos – MAIS COMUM; -Problemas: -Abrangência menor; -Dificuldades de tramitação interna; -Dificuldades de expor os resultados; -Desmotivação e dificuldades para se contar com mais pequisadores.

Como eu vejo o futuro em relação a pesquisa por alunos do EAD? -Sem as parcerias institucionais, impossível. Não existirá abertura, muito menos condições para se delinear problemas de pesquisa; -Sem um trabalho de base no curso, mais difícil. -O que temos feito? Trabalho de sensibilização junto aos professores para trabalhar a pesquisa nas suas aulas; -Sem a criação da cultura durante o período de graduação, mais difícil ficará para as pesquisas posteriores. -O que temos feito? Aprendizagem baseada em problemas envolvendo pesquisa;

Como eu vejo o futuro em relação a pesquisa por alunos do EAD? -Sem o ensino da prática metodológica aplicada, impossível. Nem todos querem o aspecto teórico/básico. -Sem estímulos ao trabalho com as tecnologias síncronas e assíncronas na pesquisa, impossível. -O que temos feito? Mudança na forma de ministrar aula com o uso de tecnologias dentro de sala; -Exemplificação de como fazer; -Promoção de cases de sucesso utilizando a pesquisa por intermédio de tecnologias informatizadas;

Será necessário mais familiarização; Não será fácil. Estratégia do acompanhamento contínuo; Ensino, pesquisa e extensão podem caminhar juntos para auxiliar na busca e participação de todos os sujeitos; Principal estratégia: convencimento. O que podemos concluir?

Obrigado pela atenção!