Exercícios Resistidos (musculação)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. VILMAR CAUS MAZINHO
Advertisements

Nutrição e Atividade Física na Adolescência
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL.
Fonte: Redação Meia Fina
Treinamento Funcional
Atividade física e imunologia
TERCEIRA IDADE.
Dra.Bruna de Castro Scarabucci Nery Fisioterapeuta
Nutrição e Atividade Física na Adolescência
MUSCULAÇÃO INFORMAÇÕES GERAIS.
Muitos estudos foram realizados a fim de saber se a suplementação de creatina tem efeitos negativos sobre o corpo. Após dezenas de estudos, não foi encontrada.
BASES DA GERONTOLOGIA FACULDADE DE CAMPINA GRANDE – FAC/CG CURSO DE FISIOTERAPIA Semestre Profª Lídia Maria Albuquerque Marques.
“A Ciência no Desenvolvimento dos Esportes de Alto Rendimento – Modalidades Olímpicas e Paralímpicas” Patricia Chakur Brum
Envelhecimento do Sistema Musculo Esquelético. Introdução  O envelhecimento, processo natural pelo qual todos os seres humanos passam, é caracterizado.
NR 17 - Mobiliário dos Postos de Trabalho O mobiliário deve ser concebido com regulagens que permitam ao trabalhador adaptá-lo as suas características.
COMPARTIMENTALIZAÇÃO DOS SERES VIVOS 1. INTRODUÇÃO Conceito de fisiologia humana: estuda os mecanismos e as características funcionais dos diferentes tipos.
BIOQUÍMICA Docente: Ana Karina Abadio Discente: Jasciene Kraemer de Souza Vitamina D em crianças e adolescentes com Anemia falciforme.
Capacidades e Habilidades Motoras Qualidades Físicas Carlos Alberto da Silva Centro Universitário de Brusque - Unifebe Curso de Educação Física FUNDAMENTOS.
PRINCÍPIOS GERAIS DA PRESCRIÇÃO DE ATIVIDADE FÍSICA BASES FISIOLÓGICAS DO USO DO EXERCÍCIO NO DIAGNÓSTICO, PREVENÇÃO E TRATAMENTO DAS DOENÇAS CARDIOVASCULARES.
TRABALHO DE BIOLOGIA. ANDRESSA, DAVYD, ELENILÇO, GEOVANA, MARIA HELOISA, LUCIANA, JAQUELINE JAMILSON BISPO NOMES: ANDRESSA, DAVYD, ELENILÇO, GEOVANA,
DIABETES TRABALHO DE CONCLUSÃO DE DISCIPLINA NUTRIÇÃO E ATENÇÃO À SAÚDE BEATRIZ RIBEIRO FELIPE DOO MA GUILHERME SEGALLA RODOLFO BERBEL SARAH TEIXEIRA.
DISCIPLINA: METODOLOGIA DO CONDICIONAMENTO FÍSICO PROFESSSOR: André Luiz de Oliveira Braz CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE – UNIFEBE CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA.
Atividade física e obesidade. Assunto: Atividade física e obesidade  Colégio estadual juvenilia Peixoto Sampaio.  Slide a pedido pela professora: Miréia.
EXERCÍCIOS RESISTIDOS
DESEMPENHO ESPORTIVOS E AS QUALIDADES FÍSICAS
Acadêmicos: Ramon, Luis, Cesar, Michel e Renan
Camila, Kely, Leonardo, Sheila, Vanessa
Choque (Hipovolémia) Lucilia Coimbra.
Princípios da Continuidade e Unidade Funcional
Área dos conhecimentos 1º período 7º ano
A criança e o Fumo CRIANÇA: UM FUMANTE PASSIVO? Desde o período gestacional e durante as demais fases de sua vida, a criança, quando exposta a.
Consumo energético e gasto calórico
Devido ao aumento do tempo livre
DICAS DE NUTRIÇÃO ESPORTIVA
Área dos Conhecimentos
Adaptações Fisiológicas ao Treinamento com Crianças e Adolescentes
ELETRICIDADE – NOSSA AMIGA INTRODUÇÃO A SEGURANÇA COM ELETRICIDADE
FISIOLOGIA PEDIÁTRICA
Intervenções nos Processos de Declínio funcional
Desequilíbrio Hidroeletrolítico
Fisiologia do Relaxamento
TRABALHO DE BIOLOGIA.
GRACE BRUNA SERGIO DIOSER
CAMINHANDO PARA O PARTO NORMAL: O QUE FAZER NOS MESES DE ESPERA Sabrina Baracho Fisioterapeuta.
Carboidratos ou Glicídios
ADOLESCÊNCIA Prof.ª LIDIANA ENFERMAGEM 6º SEMESTRE/NOTURNO 2009
Ambientes Confinados Profº Irineu Golin
Fisioterapia RECURSOS FISIOTERAPÊUTICOS USADOS NO TRATAMENTO DA OA.
E.E.B. NEREU RAMOS ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE PROFº ALAN REZENDE ITAPOÁ / SC 2018.
ATIVIDADE FÍSICA Prof.ª Paula Djane. ATIVIDADE FÍSICA As evidências estão aumentando e são cada vez mais convincentes. Pessoas de todas as idades que.
Alunos: Bruna, Emily Bianca Ribas e Guilherme Scherer Professora: Vanessa Backes Nascimento Diel.
Educação Física Prof: Jânio César
BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA
SISTEMA NERVOSO.
O que você deve saber sobre : ALONGAMENTO MUSCULAR. Educação Física
Despertar a atividade física em crianças e adolescentes
Lesões repetidas nas costas podem se tornar crônicas e pode causar: -anos de sofrimento; - encurtar os altos produtivos do trabalhador e - provavelmente.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA Posições sobre o Treinamento Físico Juliano Magalhães Guedes.
Disciplina: Bioquímica Básica Discente: Lucas Talvane Ferreira Carvalho Cursando: 3º Período OBESIDADE INFANTIL.
EDUCAÇÃO FISICA PROFESSOR: WELLINGTON. 10 Coisas que Você Precisa Saber Sobre Uso de Anabolizantes.
ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE Profº Alesson Belo. ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE Conceito: Conceito: Atividade física é qualquer movimento corporal, produzido pelos.
Ler/Dort Nas dorsalgias Consultoria: Amaro Lopes Araujo Ailton Santos de oliveira Cassiano Roberto Edenadir Valério Raiana Silva.
DIABETES MELLITUS – TIPO II. A diabetes tipo II O diabetes é um grupo de doenças metabólicas caracterizadas por hiperglicemia e associadas a complicações,
Resposta às catecolaminas Márcia Pimentel Unidade de Neonatologia do HRAS/SES/DF Brasília, 6/12/2010 A resposta às catecolaminas.
Presbiopia.
Treinamento físico.
Prescrição do treinamento de força
Variáveis Manipuláveis para Força e Hipertrofia. VARIÁVEIS MANIPULÁVEIS PARA FORÇA E HIPERTROFIA  ESCOLHA DOS EXERCÍCIOS  ORDEM DE EXECUÇÃO DOS EXERCÍCIOS.
EDUCAÇÃO FÍSICA Aluno: Francisco Moreira Professor: Augusto Costa.
Hipertensão e Diabetes Enfermeira: Jucilene Sousa.
Transcrição da apresentação:

Exercícios Resistidos (musculação)

* Benefícios e riscos à saúde nas várias faixas etárias A Musculação para crianças e adolescentes não é indicado pois seu sistema corpóreo ainda esta em desenvolvimento, só se é indicado a partir dos 17 ou 20 anos. E para os Idosos sedentárias apresentam habitualmente processos progressivos de desgaste e enfraquecimento dos ossos, músculos e articulações, o que leva ao aparecimento de dores e pode chegar a impedir atividades tão suaves como caminhar. Incremento : Cada vez mais está sendo documentado em trabalhos científicos que a boa condição anatômica e funcional dos ossos, músculos e articulações são fundamentais para uma boa qualidade de vida.

* Para que serve a Musculação? A prática da musculação auxilia a combater a fragilidade do músculo- esquelética que comumente acompanha as pessoas na terceira idade e a instalação da osteoporose, em geral nas mulheres no período da menopausa, além de prevenir lesões osteomioarticulares.

Aumento da massa muscular. Superar para se desenvolver. Aumento de carga (peso) . Métodos de intensidade. A musculação pode ser praticada por jovens, adultos e idosos. Saúde e bem-estar. Complemento de exercício aeróbico habitual. Dedicação aos treinos.

* Onde posso usá-la? Competição esportiva: levantamentos olímpicos: modalidade esportiva presente desde os primeiros Jogos Olímpicos da Era Moderna, cujos atletas buscam elevar a maior quantidade de peso possível, obedecendo a técnicas e regras pré estabelecidas.(culturismo, treinamento esportivo, estética).

Musculação e hipertrofia muscular

Riscos e benefícios á saúde (Alimentação e Dieta) Em alguns casos podemos ver que o ato de praticar a musculação não é só para criar músculos e sim para perder peso e ficar com o corpo definido, a musculação traz ótimos benefícios a saúde porem tem alguns riscos que trazem a nossa saúde e que devemos tomar devido cuidado antes de praticar a musculação, quem ainda não conhece a musculação é um tipo de treinamento feito com equipamentos adequados e serve para o aumento de músculos, alem disso usa a força da gravidade.

Benefícios que a musculação traz a nossa saúde: Ajuda na  Musculatura Aumenta a disposição e torna o dia mais agradável Melhora as capacidades físicas (força e resistência) Melhora o desempenho cardiovascular e respiratório Melhora a hipertrofia muscular Traz tranqüilidade e disciplina Diminuição do risco de problemas cardíacos Diminuição do risco de hipertensão Diminuição do risco de problemas de colesterol e diabete Aumento da Força Muscular Melhoria da Flexibilidade Melhoria da Capacidade Aeróbica

Riscos que a musculação pode trazer a nossa saúde: Fadiga: quando você apressa o treino ou utiliza uma carga elevada demais para a sua capacidade, o que é muito comum acontecer, pode entrar em um processo de fadiga rapidamente. Lesões:  pode ocorrer se a pessoa treinar de forma errada, sem a supervisão de um profissional e com carga inadequada, pode causar lesões nas articulações e nos músculos. Fraturas: pode ocorrer erro na técnica (é preciso ter mais consciência) Lesões crônicas: o treinamento precoce, por tempo prolongado, pode acarretar lesões crônicas, principalmente nos joelhos e na coluna vertebral. Nos joelhos, pode ocorrer uma lesão conhecida como ‘Osgood-Schlatter’, devido à sobrecarga nessa região. Quanto à coluna vertebral.

Tipos de Hipertrofia Muscular.

*Hipertrofia Muscular Transitória e Crônica Existem basicamente dois tipos de hipertrofia, a aguda e a crônica. A hipertrofia aguda, sarcoplasmática e transitória, pode ser considerada como um aumento do volume muscular durante uma sessão de treinamento, devido principalmente ao acúmulo de líquido nos espaços intersticial e intracelular do músculo, líquido esse proveniente do plasma sanguíneo. O aumento a longo prazo no tamanho do músculo é chamado de hipertrofia crônica, a hipertrofia de curto prazo ou transitório refere-se à bomba em cima do músculo que ocorre durante uma sessão de treino de resistência

Efeitos fisiológicos agudos imediatos Pré e pós-imediato do exercício; Aumentos de frequência cardíaca (FC); Ventilação pulmonar e sudorese“esforço”;

Efeitos fisiológicos agudos tardios 24 horas “sucedendo sessão de exercícios”; Redução dos níveis tensionais,“hipertensos”, Aumento do número de receptores de insulina nas membranas das células musculares.

Efeitos fisiológicos crônicos Exposição freqüente e regular às sessões de exercícios; Aspectos morfo funcionais, “ indivíduo treinado/não treinado(sedentário)” , Hipertrofia muscular; Consumo máximo de oxigênio.

Vantagens do treinamento físico Exercício Físico, como todo mundo já sabe, faz muito bem à saúde; Traz muitos benefícios aos Sistemas Respiratório e Cardiovascular; Fortalece os músculos, é bom para regularizar o intestino, baixar o colesterol, perder peso e muitas outras coisas.

Hipertrofia muscular A hipertrofia muscular é uma resposta fisiológica caracterizada pelo aumento do volume dos músculos decorrentes de estímulos gerados pelo exercício físico.