LEITURA, PRODUÇÃO TEXTUAL E CÁLCULO: SUAS RELAÇÕES COM O PENOA PLANEJAMENTO – CAMINHOS PARA A APRENDIZAGEM Maria Cristina Vitoria Tavares Bertinetti.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Revisão de Aritmética.
Advertisements

MATERIALDOURADOMATERIALDOURADO MATERIALDOURADOMATERIALDOURADO OFICINA: Utilização de material concreto no Ensino de Matemática Subsecretaria Regional de.
Prática de sala de aula O trabalho proposto serve como amostragem das diferentes formas de aprendizagem usadas dentro de um mesmo contexto educacional,
A ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA Méricles T. Moretti PPGECT/UFSC.
Secretaria de Estado da Educação Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Programa Nacional do Livro Didático 2017 Matemática.
METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA Aula 3 – MEM Prof a Sara Lacerda.
Sistema de Numeração Indo-Arábico
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. COMO CHEGAMOS À SEGUNDA VERSÃO BNCC 15 Março CONCLUSÃ O DA CONSULTA PÚBLICA 2 Dezembro DIA NACIONAL DA BASE 16 Setembro.
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO – SEDUC CENTRO DE FORMAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DE PROFESSORES – CEFAPRO/MATUPÁ MARIA CRISTINA VITORIA TAVARES BERTINETTI.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município ____________ Etapa OUTUBRO.
FRAÇÕES.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA: Valorizando nossa negritude
PROJETO COSTA NORTE ESCOLA
Metodologia do Ensino de Matemática
O CÁLCULO MENTAL NA VIDA E NA ESCOLA
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO ESTADO DO PIAUÍ.
Competência Leitora E A Resolução de Problemas
Pedagogia Metodologia do Ensino de Matemática Profª Sueli Fanizzi
Total de Escolas: escolas
OPERAÇÕES COM NÚMEROS NATURAIS.
Editora Positivo Educação Matemática: Desafios Matemáticos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Metodologia do Ensino da Matemática – Aula 01
Metodologia do Ensino da Matemática – Aula 04
Metodologia do Ensino da Matemática – Aula 05
Atividades com bases de sistemas de numeração
A CALCULADORA COMO RECURSO DIDÁTICO NAS AULAS DE MATEMÁTICA
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ
Metodologia do Ensino da Matemática – Aula 08
Metodologia do Ensino de Matemática
Adenilse silva de jesus Reginaldo Vieira da Costa
DESCOMPLICANDO A MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO
UMA ANTIGA TÉCNICA DE MULTIPLICAÇÃO
Novidades no Ensino de Matemática
PRINCÍPIOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DE HISTÓRIA
Um novo enfoque para o MMC e MDC
Pedagogia Metodologia do Ensino de Matemática Profª Sueli Fanizzi
números inteiros e decimais
SENAI / MG - CFP AG APRENDIZAGEM EM MANUTEÇÃO MECÃNICA INDUSTRIAL TURMA:AIMMI04T-1 INSTRUTOR: Hebert Nascimento de Paula NOVA LIMA/MG CALCULO APLICADO.
DIDÁTICO DE MATEMÁTICA
Gráfico & Tabelas Plano de Aula.
Tema Números..
O uso do celular no Ensino de Ciências e Matemática
DIVISÃO A Divisão Divisão Exacta Divisão Inteira
FORMAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA: DESAFIOS E OPORTUNIDADES NA EXECUÇÃO DE UM CURSO HÍBRIDO PARA O MEIO RURAL.
Construções Lógico –Matemáticas – Aula 08
  ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: UM OLHAR SOBRE O PROCESSO FORMATIVO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. Autores: Priscila Bernardo Martins; Edda Curi; Carlos.
1 Notação Científica O que é escrever um número em notação científica? É escrever o número, de forma que esteja sempre em potência de 10 e que seja escrito.
Operações Básicas da Matemática
INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE REFERÊNCIA EM FORMAÇÃO E EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL BRUNA.
Fundamentos e Metodologia de Matemática
Colégio Estadual Governador Lomanto Júnior
AULA: REPRESENTAÇÕES FRACIONÁRIAS. OBJETIVOS: RETOMADA DE CONTEÚDO E RECUPERAÇÃO CONTÍNUA: 7 ANO – 1° BIMESTRE PREPARAR O ALUNO PARA AAP(AVALIAÇÃO DA.
Formação profissional: educação do bibliotecário escolar
ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO NÚMEROS DECIMAIS.
Profa. Maria Silvia Brumatti Sentelhas
Profª Maria Inmaculada Chao Cabanas
Relação entre BNCC, Currículo e Projeto Político Pedagógico
MEC/SEB SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO UNDIME UEMG
Frações e porcentagens
FORMAÇÃO DE PROFESSORES 1º a 3º ano do Ensino Fundamental
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO. FORMAÇÃO CONTINUADA DE LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA FORMADORES: Ana Cacilda Muliterno Wellington Lima Monica Dias Iran Rodrigues.
Universidade Luterana do Brasil Próreitoria Acadêmica Curso de Matemática Licenciatura DIMENSÃO PROFISSIONAL I Claudia Lisete Oliveira Groenwald Licenciada.
PROFESSORA MARTA LEONOR S.P.P. VIEIRA
E DUCAÇÃO I NTEGRAL E O SEU DESENVOLVIMENTO POR MEIO DOS COMPONENTES CURRICULARES.
NÃO BASTA SER FAMÍLIA, PRECISA SER PRESENTE! Ensino Fundamental I 1º PLANTÃO PEDAGÓGICO/2019.
O LUGAR DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ANÁLISE DA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA/UEMS-DOURADOS NASCIMENTO, Taynara Tavares1.
PERSPECTIVAS PEDAGÓGICAS E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR EM GEOGRAFIA.
O LUGAR DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ANÁLISE DA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA/UEMS-DOURADOS NASCIMENTO, Taynara Tavares1.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define o conjunto progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem.
Transcrição da apresentação:

LEITURA, PRODUÇÃO TEXTUAL E CÁLCULO: SUAS RELAÇÕES COM O PENOA PLANEJAMENTO – CAMINHOS PARA A APRENDIZAGEM Maria Cristina Vitoria Tavares Bertinetti

planejadas por meio de pautas interacionais que foquem o ouvir/falar, o ler/escrever e o calcular” As novas oportunidades de aprendizagem devem ser “sistematicamente planejadas por meio de pautas interacionais que foquem o ouvir/falar, o ler/escrever e o calcular”. (SANTA CATARINA, 2016, p. 2)

PLANEJAMENTO : TRABALHAR POR MEIO DE ESTRATÉGIAS DIVERSIFICADAS LÍNGUA PORTUGUESA MATEMÁTICA LEITURA, PRODUÇÃO TEXTUAL E CÁLCULO NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA E DA MATEMÁTICA Ponto de Partida: DIAGNÓSTICO DO ALUNO Ponto de Chegada: APRENDIZAGEM DO ALUNO

LÚDICO MATERIAIS CONCRETOSJOGOS LITERATURA... ESTRATÉGIAS DIVERSIFICADAS

Literatura Literatura Jogos Jogos João e o Pé de Feijão Fracterial Fracterial Fichas Escalonadas Botas de Muitas Léguas Instrumentos de Medida de Comprimento Instrumentos de Medida de Comprimento Material Dourado Material Dourado Ábaco Ábaco

Literatura Literatura Jogos Jogos João e o Pé de Feijão Fracterial Fracterial Fichas Escalonadas Botas de Muitas Léguas Instrumentos de Medida de Comprimento Instrumentos de Medida de Comprimento Material Dourado Material Dourado Ábaco Ábaco

MATERIAL DOURADO Seu nome vem do original “Material de Contas Douradas”. Este material é de grande importância na numeração e facilita a aprendizagem dos algoritmos, da adição, subtração, multiplicação e divisão.

REPRESENTAÇÃO E NOME DAS PEÇAS Unidade: Centena: Milhar:Cubinho Barr a Placa Cubo Dezena:

Explorando a Composição e Decomposição dos Números

NOMES 1ª Rodada 2ª Rodada 3ª Rodada 4ª Rodada 5ª Rodada 6ª Rodada 7ª Rodada 8ª Rodada Jogo Nunca Dez

SomandoSubtraindo Multiplicando Multiplicando Dividindo, com Material Dourado

ADIÇÃO  Ideias envolvidas:  Juntar  Acrescentar

Elisa e Maria foram fazer compras no supermercado da rua em que moram. Elisa tinha na bolsa 148 reais e Maria 85? As duas precisaram juntar todo o dinheiro para pagar a conta e não receberam troco. Quanto foi gasto no supermercado?

Foram gastos 233 reais no supermercado.

SUBTRAÇ ÃO  Tirar  Completar  Comparar  Ideias envolvidas:

SUBTRAINDO–CDU

Restam 462 reais.

C DU Outro dia parou um caminhão em frente ao Mercado Marins. O caminhoneiro queria comprar 143 kg de arroz. Sr. Romildo foi verificar no depósito se tinha arroz suficiente para vender e viu que tinham 600 kg. Pediu ao Zezinho que conferisse quanto de arroz ainda lhe restaria no depósito, caso ocorresse a venda. Quantos quilogramas Zezinho disse ao seu Romildo que restariam no depósito? Outro dia parou um caminhão em frente ao Mercado Marins. O caminhoneiro queria comprar 143 kg de arroz. Sr. Romildo foi verificar no depósito se tinha arroz suficiente para vender e viu que tinham 600 kg. Pediu ao Zezinho que conferisse quanto de arroz ainda lhe restaria no depósito, caso ocorresse a venda. Quantos quilogramas Zezinho disse ao seu Romildo que restariam no depósito? Zezinho informou ao seu Romildo que restariam 457 Kg de arroz se a venda se realizasse –

Fonte: Jornada Mato Grossense pela Alfabetização Multiplicaçã o Multiplicaçã o Adição de parcelas iguais parcelas Cálculo combinatório combinatório Disposição retangular (áreas)áreas Proporção

DIVISÃO Repartir Compara r ou medir.

9LOAhUFhJAKHYcWCLcQ_AUIBigB#tbm=isch&q=material+dourado+para+comprar

Algoritmo da divisão Princípio Fundamental da Divisão Numa divisão de dois ou mais números naturais, com o divisor diferente de zero, o dividendo é igual ao produto do divisor pelo quociente somado com o resto. D = (d × q) + r = (3 x 2) = (3 x 2) + 0

Vou distribuir 32 lápis entre as crianças da minha sala de modo a não sobrar lápis e que cada uma das crianças receba 4. Quantas crianças receberão lápis? (medir quantas vezes o 4 cabe dentro do 32)

DispositivoAlgoritmo 32 4 CONCLUSÃO q = 8 q = 8 r = 0 r = 0 32 = (8 × 4) 32 = (8 × 4) 32 = 32 =

4 X 6 = 24 = Papel quadriculado - Papel quadriculado - Esse material é bastante apropriado para o trabalho com multiplicação. Com o papel quadriculado, utilizando um quadrado de 1cm x 1cm, como unidade de medida. Vertical Referência: Vertical Papel quadriculado - Papel quadriculado - Esse material é bastante apropriado para o trabalho com multiplicação. Com o papel quadriculado, utilizando um quadrado de 1cm x 1cm, como unidade de medida. Vertical Referência: Vertical

Fonte: Com base na proposição Davydoviana, HOBOLD, 2014, p X 6 = 24

13 2 O ALGORITMO DA MULTIPLICAÇÃO - A partir de atividades com papel quadriculado, pode-se chegar ao algoritmo da multiplicação. Referência: Linhas x Colunas ou horizontal O ALGORITMO DA MULTIPLICAÇÃO - A partir de atividades com papel quadriculado, utilizando como unidade de medida um quadrado de 1cm x 1cm, pode-se chegar ao algoritmo da multiplicação. Referência: Linhas x Colunas ou horizontal

(CARAÇA, 1951, p.18) Fonte: Com base na proposição Davydoviana, HOBOLD, 2014, p.113

É necessário trabalhar detalhadamente com o estudante para que este compreenda a operação que está fazendo. É necessário trabalhar detalhadamente com o estudante para que este compreenda a operação que está fazendo x 8 x 8 x 8 x = = 96 D U D U x 8 x = = 96 Decompondo para multiplicar

UM C D U UM C D U x 3 2 x x 5 = x 5 = x 20 = 40 x x 20 = 40 x x x x x x x x x

a) Dezenas? b) Unidades de milhar? c) Centenas? d) Dezenas de milhar? e) Unidades? f) Centenas de milhar? Em quatrocentos e cinquenta e seis mil, setecentos e oitenta e nove, quanto há de:

Para comemorar o aniversário de Paulo, sua mãe comprou 68 garrafinhas de suco sabor uva, encomendou 300 docinhos, 250 sanduíches, 250 pães de queijo e 1 bolo de chocolate. Dias antes da festa o avô de Paulo comprou mais 123 garrafinhas de suco sabor laranja. Quantas garrafinhas de suco foram compradas para o aniversário de Paulo?

Para o aniversário de Paulo foram compradas 191 garrafinhas de suco.

Fonte: Arquivo pessoal: Formação Alfabeletrar em Cuiabá e Peixoto de Azevedo, 2012/MT.

História e Lenda Nº de discos Quantidade mínima de movimentos Número somado 11-1 ← ← ← ← ← ← +64 ? ?

A Leitura, a Produção Textual e o Cálculo precisam ser desenvolvidos “com base nos pressupostos pedagógicos assumidos pela Proposta Curricular de Santa Catarina, com a abordagem histórico-cultural, segundo a qual a escola é lugar de mediação cultural para a formação cognitiva, afetiva e ética...” (SANTA CATARINA, 2014, p. 155).

Quando pensamos “PLANEJAMENTO – CAMINHOS PARA A APRENDIZAGEM” heterogeneidade PROPOSTA CURRICULAR Estamos respeitando e considerando a heterogeneidade do sujeito aprendiz e suas diferentes dimensões de aprendizagem (tempo, contexto, representação de mundo), preconizada em nossa PROPOSTA CURRICULAR.

Referências:  BITTAR, Marilena; FREITAS, José L. M. Fundamentos e Metodologia de Matemática para os Ciclos Iniciais do Ensino Fundamental. 2 ed, Campo Grande, MS. Ed UFMS,  CARAÇA, Bento de Jesus. Conceitos fundamentais da matemática. Lisboa: Livraria de Sá da Costa Editora,  CARVALHO, Mercedes. Números: Conceitos e Atividades para a Educação Infantil e Ensino Fundamental I. Petrópolis, RJ: Vozes,  FURNARI, Eva. Os Problemas da Família Gorgonzola. Moderna Editora, Brasil,  HOBOLD, Ediséia Suethe Faust. Proposições para o ensino da tabuada com base nas lógicas formal e dialética f. Dissertação (Mestrado em Educação) –Universidade do Sul de Santa Catarina, Tubarão,  LIMA, Reginaldo Naves de Souza & VILA, Maria do Carmo. Matemática. Contactos matemáticos de primeiro grau. Com sistemas de numeração. Fascículos 2, 3, 4, 5 – NEAD/UFMT, Cuiabá, EdUFMT, 2002 – 2ª ed. Revisada  LOPES, Karina Rizek, MENDES, Roseana Pereira, FARIA, Vitória Líbia Barreto. org. Livro de estudo PROINFANTIL– Brasília: MEC. Secretaria de Educação Básica. Secretaria de Educação a Distância, 2005 (coleção PROINFANTIL; unidades 1,2,3,4,5,6,7,8)  LORENZATO, Sergio. Educação Infantil e percepção matemática – 2.ed. ver e ampliada – Campinas SP: Autores Associados, – ( Coleção Formação de Professores).  MAGNUSSON Junior, Mário. Recri (e) ação matemática: ensino fundamental, 3. ed. – São Paulo: IBEP, 2005 (Coleção Recri (e) ação: ensino  MACHADO, Nilson José. O Pirulito do Pato. Ed. Scipione, Brasil,  SANTA CATARINA, Secretaria de Estado da Educação. Proposta curricular de Santa Catarina: formação integral na educação básica. Florianópolis, 2014.

Referências: