PLANO FINANCEIRO Plano de Negócios Rafael Ferrara Professor Rafael Ferrara Site: Administração.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
$$$ Área Financeira $$$ Disciplina: Gestão Empreendedorismo Profa. Marli.
Advertisements

PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 36 (R3) Demonstrações Consolidadas Correlação às Normas Internacionais de Contabilidade – IFRS 10 (IASB - BV 2012)
A Contabilidade de Custos está preocupada com a apuração do resultado, ou seja, identificar o lucro de forma mais adequada. Fornecer dados para estabelecimento.
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA. PLANO DE MARKETING elaboração de ações detalhadas e direcionadas ao seu mercado de atuação que possibilitem a captação de.
Gestão Financeira e Tributária Prof. João Carlos Moreira.
Custeio Variável no apoio a tomada de decisão. Ponto de Equilíbrio Lucro Custos Variáveis Custos Fixos Ponto de Equilíbrio Unidades Vendidas R$
1 A decisão de Concessão de Crédito Custo de obter as informações necessárias para o fornecimento do crédito  Custo de erros nesta decisão.
Por Rodolfo Avona – Maio/2011 Do jeito que você vai entender Por Rodolfo Avona – Maio/2011.
Auditoria do Resultado CONCEITO Auditoria é um exame sistemático das atividades desenvolvidas em determinada empresa ou setor, que tem o objetivo de averiguar.
Contabilidade e Custos Site: (88) ASSUNTO:
Introdução a Contabilidade DRE Luciene de Oliveira Vieira.
Administração de Empresas
Administração do composto de preço
MACROECONOMIA Site:
Planejamento Financeiro e Orçamentário
Os efeitos da PEC do teto de gastos sobre os estados
Caso – Copiadora Cópia Especial
NewPub em São João DA Boa Vista - SP Necessidade de pessoal
ATIVIDADES DE AULA 06 Adm.Industrial Probest
Investimentos em Ativo Fixo
Custos – Conceitos e Classificações Salvador, 30 de maio de 2017
Stakeholders e Planejamento Estratégico das Organizações
Formação do Preço de Venda
Funções Administrativas
TECNICAS DE ANÁLISE DE INVESTIMENTO
Professor Irineu Ballone Júnior
Distribuição Binomial
Avaliação de Desempenho
Formação de preços de venda
Séries Uniformes de Pagamentos
Análise de fluxos de caixa
ANÁLISE DE VIABILIDADE
Gerenciamento Financeiro
Adm.Industrial P.O. Aula 04 Aplicações Rafael Ferrara.
Regime de Juros Simples
Adm.Industrial Cálculo II Aula 10 Aplicações Rafael Ferrara.
Contabilidade e Análise de Balanços
Análise das Decisões na Incerteza Aplicada à Administração
CONTABILIDADE INTERNACIONAL
AULA 06 Limites Infinitos Adm.Industrial Cálculo I
MODELOS DE GESTÃO Planejamento: processo, tecnologias e ferramentas de gestão e tendências AULA 2 1 Profº Paulo Martins.
Distribuição de Probabilidade para uma ou entre duas
INFLAÇÃO.
Douglas Pereira da Silva
Avaliação econômica de projetos sociais
Ismael Lazzaretti Michel Lopes Mariana Fleck
AULA 08 Função Derivada Adm.Industrial Cálculo I
Alavancagem de Capital Prof. Alex Gama. ALAVANCAGEM  Resulta do uso de ativos ou fundos a custo fixo para multiplicar os retornos aos proprietários da.
Financeiro - Conta Contábil
FINANÇAS BRUNA STAWINSKI BRITO AGROECOLOGIA IV
Fluxo de Caixa e Capital de Giro
“ Planejamento de Investimentos: Estruturando o seu Crescimento de Forma Economicamente Sustentável ” 15º Congraf.
A decisão de Concessão de Crédito
ANÁLISE FINANCEIRA CONCEITUA Ç ÃO: Demonstrações financeiras: demonstrações formais elaboradas pela Contabilidade destinadas a divulgação externa, a saber:
Financiamento para projetos de eficiência energética: o papel das agências de fomento.
Optimized Production Technology (Tecnologia de Produção Otimizada)
Administração Contabilidade de Custos Prof. Ms. Nilton Rogério Marcondes MÉTODOS DE CUSTEIO.
ANÁLISE DE INVESTIMENTOS
Profº. Adm. João Moraes Sobrinho CRA/PB 3600
Administração Financeira
Workshop sobre a organização da vida financeira com a Turma de TGF.
RADIOGRAFIA CUSTOS DA SAÚDE SUPLEMENTAR PRC V03.
Gestão da Qualidade A Gestão da Qualidade como estratégia competitiva.
ELEMENTOS BÁSICOS NA ELABORAÇÃO DO ORÇAMENTO DE CAPITAL
ECONOMIA MONETÁRIA Introdução O que é macroeconomia? Em macroeconomia estudamos os principais agregados macroeconômicos, isto é, observamos o comportamento.
O aumento da constante competitividade no contexto empresarial demanda uma atenção especial à gestão de custos nas empresas. A análise de custo-volume-lucro.
Administração Contabilidade de Custos Prof. Ms. Nilton Rogério Marcondes MÉTODOS DE CUSTEIO.
LES Finanças Aplicadas ao Agronegócio
Alavancagem de Capital Prof. Alex Gama. ALAVANCAGEM  Resulta do uso de ativos ou fundos a custo fixo para multiplicar os retornos aos proprietários da.
SISTEMAS DE CUSTEIO.
Transcrição da apresentação:

PLANO FINANCEIRO Plano de Negócios Rafael Ferrara Professor Rafael Ferrara Site: Administração

Plano FinanceiroAdministração Rafael Ferrara Etapas do processo: Plano de Negócios INVESTIMENTOCUSTO FIXO CUSTOS VARIÁVEIS CENÁRIOS ANÁLISE DE RESULTADO

Plano FinanceiroAdministração Rafael Ferrara Investimento: São os gastos iniciais para estruturar e dar início ao empreendimento. Os mais corriqueiros são: Plano de Negócios Taxas de regitro de empresa e despachantes; Obras, decoração, mobilário, layout e profissionais envolvidos; Maquinário, equipamentos e aquisição de softwares; Veículos e imóveis. Obs: Alguns investimentos podem ser feitos no decorrer do funcionamento do negócio.

Plano FinanceiroAdministração Rafael Ferrara Investimento: Plano de Negócios

Plano FinanceiroAdministração Rafael Ferrara Etapas do processo: Plano de Negócios INVESTIMENTOCUSTO FIXO CUSTOS VARIÁVEIS CENÁRIOS ANÁLISE DE RESULTADO

Plano FinanceiroAdministração Rafael Ferrara Custo Fixo: São os custos que não estão sob influência da demanda. Os mais corriqueiros são: Plano de Negócios Salários, aluguel, contas diversas (luz, água, telefone, internet); Custos importantes para o funcionamento do negócio (material de papelaria, produtos de limpeza, serviços terceirizados regulares); Materiais de divulgação, publicidade e correlatos; Em negócios voltados para alimentação, também são considerados como custos fixos guardanapos, copos, sachês de molho e outros itens necessários para os clientes, por exemplo. O mesmo vale para outros tipos de negócios com situações semelhantes.

Plano FinanceiroAdministração Rafael Ferrara Custo Fixo: Plano de Negócios

Plano FinanceiroAdministração Rafael Ferrara Etapas do processo: Plano de Negócios INVESTIMENTOCUSTO FIXO CUSTOS VARIÁVEIS CENÁRIOS ANÁLISE DE RESULTADO

Plano FinanceiroAdministração Rafael Ferrara Custos Variáveis: São os custos que sofrem influência direta da demanda. Estão todos associados diretamente ao produto fim do negócio. É importante considerar que: Plano de Negócios Precificar por unidade comercializada ajuda a controlar os custos e enxergar a margem de ganho; Negócios voltados para prestação de serviços costumam ter custos variáveis mais subjetivos. Na maioria, quase inexistentes; Negócios virtuais e de tecnologia devem se atentar à estrutura necessária para suportar um aumento de demanda. Quando existente, isso vira um investimento ou custo variável dependendo do fornecimento de capacidade;

Plano FinanceiroAdministração Rafael Ferrara Plano de Negócios Custos Variáveis:

Plano FinanceiroAdministração Rafael Ferrara Etapas do processo: Plano de Negócios INVESTIMENTOCUSTO FIXO CUSTOS VARIÁVEIS CENÁRIOS ANÁLISE DE RESULTADO

Plano FinanceiroAdministração Rafael Ferrara Cenários: São criados três tipos de cenários com o propósito de ajudar o empreendedor a detectar pela demanda os momentos chave do negócio: Plano de Negócios Cenário pessimista: Precisa ser um cenário ruim que dê prejuízo. O empreender vai notar o movimento que comprometerá seu negócio, além identificar o mínimo para o funcionamento; Cenário moderado: Não resulta em prejuízo, mas também não é altamente rentável. Fica próximo do “zero a zero”. Nele, o empreendedor perceberá o limite para o negócio apenas se pagar; Cenário otimista: Rentável. Além de ser o objetivo do empreendedor, ele medirá a capacidade do negócio.

Plano FinanceiroAdministração Rafael Ferrara Cenários: É importante considerar que: Plano de Negócios Os cenários precisam ser, no mínimo; de três anos; A demanda é irregular e, na maioria das vezes, crescente. Contudo, seu crescimento não é infinito; Os cenários devem respeitar a capacidade produtiva do seu negócio.

Plano FinanceiroAdministração Rafael Ferrara Plano de Negócios Cenários: Cenário pessimista Cenário otimista

Plano FinanceiroAdministração Rafael Ferrara Etapas do processo: Plano de Negócios INVESTIMENTOCUSTO FIXO CUSTOS VARIÁVEIS CENÁRIOS ANÁLISE DE RESULTADO

Plano FinanceiroAdministração Rafael Ferrara Análise do resultado: Existem diversas ferramentas para medir o resultado do negócio mediante cada cenário. Para padronização, será adotado apenas o Payback. Plano de Negócios Payback: Determina em quanto tempo o empreendedor terá o retorno do investimento feito no negócio. O detalhamento de custos e receitas deve ser feito mensalmente e separadamente. Ao final, eles são reunidos com o investimento e saldo final em uma tabela resumida sobre o período.

Plano FinanceiroAdministração Rafael Ferrara Payback: O Payback é determinado no período que o saldo final deixa de ser negativo. Plano de Negócios Por exemplo: Se no mês 10 o saldo final é de - $ 2.345,72 e no mês 11 é de $ 131,58, pode-se dizer que o Payback é de 11 meses. Isto é, o investimento demorou 11 meses para ser pago.

Plano FinanceiroAdministração Rafael Ferrara Considerações finais: Plano de Negócios São raros os casos de negócios de pequeno porte que tenham um Payback inferior a dois anos, inclusive para cenários otimistas; Mesmo detalhando os valores financeiros mensalmente, para fins práticos, eles podem ser ilustrados no documento oficial em períodos anuais; É importante detalhar os custos para uma devida avaliação; A demanda dos cenários também precisa ser detalhada.