TREINAMENTO EM 5S's1 BEM VINDO TREINAMENTO EM 5S’s 5S’s.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O QUE É PROGRAMA 5 S? 5 SENSOS ( 5 S)
Advertisements

PROGRAMA 5S Uma dose de BOM SENSO em tudo o que a gente faz.
RISCOS. Processo de identificação de perigos Observação, descrição e a classificação.
Programa 5S. 5S O 5S ou House keeping é um conjunto de técnicas desenvolvidas no Japão e utilizadas inicialmente pelas donas-de-casa japonesas para envolver.
5 S NOMES: FABIO SANTOS SENO – WILLIAN GUEDES – CLAYTON LINCOLN – X JOÃO CLAUDIO MORAES – EDGAR ROLIM
SISTEMA DE GERENCIAMENTO DA APLICAÇÃO E MANUTENÇÃO DO PROGRAMA DE QUALIDADE 5S Marlos T. S. Sedrez Orientador: Paulo Roberto Dias.
PROGRAMA 5S Treinamento 5S.
GESTÃO DA QUALIDADE Programas da Qualidade. Programas da qualidade Programas são uma serie de projetos Cinco S Seis Sigma CCQ Metodos e ferramentas de.
Programa 5S Tem como objetivo mudar a maneira de pensar das pessoas na direção de um melhor comportamento para toda vida, trazendo como garantia a melhoria.
ANALISANDO O PROBLEMA ? MÉTODO DOS 5 POR QUÊS 5 POR QUÊS.
D’OLHO NA QUALIDADE RURAL. Conteúdo Compreendendo a Qualidade A Empresa e as Pessoas Origem e Conceitos da Qualidade A Prática do D-OLHO Perpetuando.
Sistemas de Gestão da Qualidade Os sistemas de gestão da qualidade (SGQ) tem o objetivo de verificar todos os processos da empresa e como esses processos.
Os 5 sensos da qualidade Prof. Edson Costa Aildefonso.
MAPEAMENTO DE PROCESSOS
Organização, Sistemas e Métodos
GESTÃO PARA UMA REUNIÃO EFICIENTE
Seiri Senso de Utilização Seiton Senso de Ordenação Seisou Senso de Limpeza Seiketsu Senso de Saúde/Asseio Shitsuke Senso de Autodisciplina.
Site: Processos Logísticos André Amorim Site:
Luciano E. Moreira.
Elementos chaves/ Aplicação:
Gestão Empreendedora de Pequenas Empresas CONCEITOS DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Prof. Dr. Martinho Almeida.
Fluxograma CRUZ, T. Sistemas, Organização & Métodos. São Paulo: Atlas, (Parte II - Cap. 5 até 7); CRUZ, T. Sistemas, Métodos e Processos. São.
ESTRUTURAÇÃO DOS SUBSISTEMAS DERECURSOS HUMANOS
Método de Análise e Solução de Problemas MASP. . Método é a sequência lógica para se alcançar um objetivo. Método de melhoria é para encontrar a solução.
AUDITORIA.
FERRAMENTAS DA QUALIDADE
Karolina Correia Gusmão Letícia Boareto Braz
SEMINÁRIO - SOBRE 5-S’s – Base da Qualidade Total
Definição da Estratégia Organizacional
Sistemas de Informação EM MARKETING
INTRODUÇÃO AO CONTROLE ESTATÍSTICO
Tendências em modelos de gestão: sociedade e pessoas
BEM VINDO 5S’s TREINAMENTO EM 5S’s TREINAMENTO EM 5S's.
Programa 5S- 1º S: “SEIRI”- SENSO DE UTILIZAÇÃO
BENCHMARKING.
Modelo Toyota Valéria Castro.
Avaliação de desemepenho
Bruna S. Santos Silva Rarine C. A. Guimaraes Stephan Brandão dos Santos Gestão das Operações Produtivas 5º e 6º Períodos Administração de Empresas Prof.
1º Senso de Determinação e União. 2º Senso de Treinamento. 3º Senso de Utilização. 4º Senso de Ordenação. 5º Senso de Limpeza. 6º Senso de Saúde. 7º Senso.
Organização, Sistemas e Métodos na TGSI
CURSO PROFISSIONAL TÉCNICO DE RESTAURAÇÃO
GESTÃO DE PROCESSOS DE APOIO
ISO 9001:2000
ORIGEM Pós Segunda Guerra Mundial. ORIGEM Pós Segunda Guerra Mundial.
Seiri Senso de Utilização Seiton Senso de Ordenação Seisou Senso de Limpeza Seiketsu Senso de Saúde/Asseio Shitsuke Senso de Autodisciplina.
EMPRESA JUNIOR DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO MECÂNICA DA UFC
MARKETING III A5 – PESQUISA DE MERCADO III.
Instrumentos de planejamento e qualidade
Gestão da Qualidade 2º Período
INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO
Engenharia de Produção Implantação da Manufatura Enxuta em célula de produção Professor Orientador Espsc. Alaor Prado Alunos: Francisco Moises Theodoro.
Atividades Primárias e de Apoio Logístico
Instalação e Manutenção de Computadores Técnico em Informática MAI1
Soluções Inteligentes para ONGs Esportivas
Auditorias da Qualidade
Comércio Exterior. Introdução e Finalidade Esta cartilha foi elaborada pelo curso de Comércio Exterior para fornecer uma orientação às pessoas envolvidas.
Os 5S de si Celeste Sá
Processo de identificação de riscos Observação, descrição e a classificação.
5S – Um programa de Qualidade e Produtividade Nov 2013.
Avaliação de Desempenho Avaliação por Objetivos Prof. Rodrigo Toledo.
SEIRI = Utilização SEITON = Ordenação SEISO = Limpeza SEIKETSU = Saúde
CONCEITOS E SUA APLICAÇÃO NA OBRA BIARRITZ MAISON PATAMARES
Figura: Seiri – Senso de Utilização
P . O . P PRocedimento Operacional Padrão
O que é 5(S)? u É a prática de hábitos que permitem mudanças nas relações... u É a base de qualquer programa de qualidade. 5(S) ? 1.
FERRAMENTAS DA QUALIDADE. Qualidade A qualidade está relacionada á cultura, a um produto ou serviço, e a percepção do individuo, suas expectativas e necessidades,
Tratamento de Não Conformidade Necessidade ou expectativa que é expressa, geralmente, de forma implícita ou obrigatória. Requisito.
Curso Técnico em Segurança do Trabalho : modalidade EAD Título: Uma ideia que deu certo "IRENILDA MARIM NOGUEIRA RIBEIRO" > Irenilda Marim Nogueira Ribeiro.
5S QUALIDADE DE VIDA!!!.
Transcrição da apresentação:

TREINAMENTO EM 5S's1 BEM VINDO TREINAMENTO EM 5S’s 5S’s

TREINAMENTO EM 5S's2 INTRODUÇÃO OBJETIVO DO CURSO Fornecer aos funcionários da Organização, treinamento na ferramenta “5S’s” e como aplicar esse conhecimento

TREINAMENTO EM 5S's3 5 ”S” Definição Este programa, quer antes de tudo, melhorar a QUALIDADE DE VIDA do ser humano. Os 5S’s são disciplinas que proporcionam a criação de locais de trabalho mais organizados e agradáveis.

TREINAMENTO EM 5S's4 Os 5S’s Objetivos Eliminar Falhas/Reduzir variação Melhorar desempenho Resultados: SEGURANÇA QUALIDADE ENTREGA CUSTO MORAL

TREINAMENTO EM 5S's5 Os 5S’s BENEFÍCIOS As rotinas são estabelecidas para manter o local de trabalho em ordem. A imediata verificação de problemas ( vazamento de óleo, peças perdidas, ferramentas perdidas) é fácil, portanto os problemas são mais visíveis. Padrões são claro. O local de trabalho permanece organizado e os materiais nos seus lugares, tempo não é desperdiçado na procura deles e a produção é atingida Os níveis de operação são mais eficientes e os custos são reduzidos, devido a eliminação de desperdícios

TREINAMENTO EM 5S's6 Os 5S’s Fundamentos de um Sistema Operacional Os fundamentos de um Sistema Operacional são imprescindíveis Resultados: SEGURANÇA QUALIDADE ENTREGA CUSTO MORAL O que você vê : O que você não vê : 5S’s TPM

TREINAMENTO EM 5S's7 CINCO 5S’s O QUÊ ELES SÃO SEIRI SEITON SEISO SEIKETSU SHITSUKE UTILIZAÇÃO ARRUMAÇÃO LIMPEZA SAÚDE E HIGIENE AUTO-DISCIPLINA

TREINAMENTO EM 5S's8 CINCO S’s O QUÊ ELES SÃO 1- UTILIZAÇÃO(SELECIONAR) Separar o útil do desnecessário 2- ARRUMAÇÃO(SORTIR) Cada coisa em seu lugar 3- LIMPEZA (SINALIZAR) Todas as regras devem estar a vista 4- SAÚDE E HIGIENE (SANIFICAR) Eliminar condições inseguras e manter a limpeza 5- AUTO-DISCIPLINA (SUSTENTAR) Reeducar nossas atitudes ( tornando um hábito)

TREINAMENTO EM 5S's9 OS 5S’s PREPARAÇÃO COMO VOCÊ SABE QUANDO COMEÇAR ? Primeiro, identifique as áreas que necessitam de 5S’s O QUE FAZER ? * Tire fotografias ( hora e data ) * Mostre as áreas com problemas ( organização, sujeira, estoque. extra). * Fale com os responsáveis

TREINAMENTO EM 5S's10 UTILIZAÇÃO DEFINIÇÃO UTILIZAÇÃO : Significa separar(selecionar) o útil do não útil, eliminando tudo que não for necessário * Materiais não necessários são aqueles, que não se utiliza freqüentemente na produção * Utilizar significa simplificar o ambiente de trabalho * O procedimento de identificação dos itens não necessários na área de trabalho é chamado “TAGGING” (MARCAÇÃO)

TREINAMENTO EM 5S's11 SEPARAR O que é um TAG ? Um TAG é um cartão padrão usado para identificação de materiais não necessários no local de trabalho, e podem conter : * Classificação : Ferramenta ou matéria prima * Nome do item * Quantidade * Seção ou departamento * Data * Número de referência ou código * Ações a serem tomadas

TREINAMENTO EM 5S's12 UTILIZAÇÃO TAGGING Onde aplicar o TAG ? * Estoques * Máquinas e Equipamentos * Ferramentas * Pallets * Móveis Qualquer aplicação incluindo: TAG PADRONIZADOS * Deve ser um processo claro para determinar o quê é e o quê não é necessário * O processo deve conter pessoas responsáveis para tomarem as decisões

TREINAMENTO EM 5S's13 SEPARAR TAGGING Onde fazer com TAG itens ? * Eliminar e mover itens separados e organizar

TREINAMENTO EM 5S's14 SAÚDE E LIMPEZA (organização) DEFINIÇÃO ORGANIZAR Significa remover itens não necessário da área de trabalho e eliminar as condições inseguras *Peças com defeito e que não serão mais utilizadas devem ser eliminadas * Excesso de estoque devem ser encaminhado ao “depósito” * Estoque para outras operações são realocados

TREINAMENTO EM 5S's15 ARRUMAÇÃO DEFINIÇÃO ARRUMAÇÃO Significa colocar tudo em ordem de maneira que qualquer pessoa possa encontrar tudo facilmente, isto envolve organizar o necessário no local de trabalho * O objetivo de arrumação é eliminar a perda de tempo procurando peças e ferramentas. * A ARRUMAÇÃO visa em melhorar a eficiência. *ARRUMAÇÃO contribui para uma condição de trabalho seguro

TREINAMENTO EM 5S's16 ARRUMAÇÃO ESTRATÉGIA DE ORGANIZAÇÃO * Criar uma lista de endereços * Adicionar cores ao local de trabalho * Usar linhas de demarcação no piso e em outras superfícies de trabalho * Usar organização visual * Criar um estoque aberto para ferrametas ORGANIZAÇÃO É a padronização do “estoque”

TREINAMENTO EM 5S's17 ARRUMAÇÃO ESTRATÉGIA DE ORGANIZAÇÃO OS PRINCÍPIOS 1- O QUE É ISSO? 2- ONDE ISSO PERTENCE? 3- QUANTOS EXISTEM ? ESTRATÉGIAS O QUE É ? * NOME (item) * CLASSIFICAÇÃO ONDE ? * LOCALIZAÇÃO APROPRIADA QUANTOS? * Quantidade Max (Quantidade) ? * Quantidade Min

TREINAMENTO EM 5S's18 LIMPEZA DEFINIÇÃO LIMPAR : É “PREPARAR” toda a limpeza geral da área de trabalho. * O propósito da limpeza é retirar do local de trabalho toda a poeira e sujeira ( sujeira é constantemente a causa raiz da prematura falha do equipamento e do produto) * O local de trabalho limpo permite uma rápida detecção de um problema * um local de trabalho limpo é um local de trabalho seguro

TREINAMENTO EM 5S's19 LIMPEZA PONTOS DE CHECAGEM * Decidir o que limpar. * Decidir quem é o responsável pelo aspecto da limpeza * Decidir os métodos de limpeza * Preparar a limpeza de ferramentas e equipamentos * Implementar um regimento de limpeza.

TREINAMENTO EM 5S's20 LIMPEZA ÁREAS PARA LIMPAR * LOCAIS DE ESTOCAGEM * DEPÓSITOS * KANBAN * OPERAÇÃO * EQUIPAMENTOS * FERRAMENTA / PISO * ESPAÇO DE TRABALHO * “PONTES ROLANTES” * INFRA-ESTRUTURA * CORREDORES * SALA DE REUNIÕES * BANHEIROS * JANELAS

TREINAMENTO EM 5S's21 LIMPEZA RESPONSÁBILIDADES AS RESPONSÁBILIDADES DA LIMPEZA DEVEM SER VINCULADAS A CADA OPERAÇÃO OU A CADA FUNCIONÁRIO PARA ASSEGURAR QUE AS EXPECTATIVAS SERÃO CUMPRIDAS. * CRIAR E REPASSAR O MAPA DE RESPONSÁBILIDADES : O QUAL DETERMINA ÁREAS A SEREM LIMPAS E FERRAMENTAS A SEREM USADAS * ESTABELECER E REPASSAR UMA “FREQUENCIA” DE LIMPEZA. * INSPECIONAR REGULARMENTE A OPERAÇÃO PARA ASSEGURAR QUE A MESMA ESTÁ SENDO LIMPA CONFORME E ESPECIFICADO E NA FRAQUÊNCIA ESTIPULADA.

TREINAMENTO EM 5S's22 AUTODISCIPLINA DEFINIÇÃO AUTODISCIPLINA : É praticar os 5S’s de uma forma sistemática e rotineira, isto é, reeducar nossas atitudes e com o tempo temos que fazer dessas atitudes um hábito, transformando a aplicação dos 5S’s num MODO DE VIDA. * AUTODISCIPLINA é a continuação de UTILIZAÇÃO, ARRUAMAÇÃO, LIMPEZA e SAÚDE E HIGIENE. * AUTODISCIPLINA é responsabilidade de todos. * “CHECKLIST” e “ RADAR CHARTS” são as ferramentas primárias usadas para sustentar a implementação do 5S’s

TREINAMENTO EM 5S's23 AUTODISCIPLINA LEMBRETES PERGUNTE A SI PRÓPRIO ( E PARA OS OUTROS)... * Existem alguns itens não necessários a sua volta ou em sua área de trabalho? * Todas as ferramentas estão realmente acessíveis ? * Os itens de limpeza está inspecionado todo dia ? * A limpeza está sendo feita todo dia após o trabalho?

TREINAMENTO EM 5S's24 AUTODISCIPLINA CHECKLIST TIPOS DE CHECKLIST PARA SUSTENTAR OS 5S’s INCLUINDO... * ITENS DESNECESSÁRIOS NO LOCAL DE TRABALHO * ORGANIZAÇÃO DO LOCAL DETRABALHO ( ESTOQUE, ESTOCAGEM DE FERRAMENTAS). * SUJEIRA POEIRA. * RESPONSABILIDADES DA LIMPEZA.

TREINAMENTO EM 5S's25 RADAR CHART DEFINIÇÃO RADAR CHART: É uma avaliação que analisa individualmente nas linhas de aprendizado de laboratório com um método de identificação do atual nível de 5S’s. 7 MELHORIA CONTÍNUA 6 SUSTENTAÇÃO PRÓPRIA 5 ÁREA QUE PODE FAZER 4 EXPANDIR 3 IMPLEMENTAR 2 ENTENDER 1 SABER

TREINAMENTO EM 5S's26 RADAR CHART ESCALA CADA UM DOS PRINCÍPIOS É POSICIONADO NA ESCALA DE 1-7 COMO SEGUE: 1- CONHECIMENTO 2- ENTENDIMENTO 3- INÍCIO DA IMPLEMENTAÇÃO 4- EXPANDIR POR TODA A ÁREA 5- FAZENDO CORRETAMENTE 6- SUSTENTAÇÃO PRÓPRIA 7- MELHORIA CONTÍNUA SABER A DEFINIÇÃO E OS PRINCÍPIOS 5S’s BÁSICOS MAS NÃO SABER COMO APLICAR SABER COMO APLICAR OS PRINCÍPIOS 5S’s MAS NÃO HAVER INICIADO A IMPLEMENTAÇÃO IMPLEMENTADO EM ÁREAS ISOLADAS INICIADO A EXPANSÃO DA IMPLEMENTAÇÃO EM OUTRAS ÁREAS ISOLADAS APLICANDO OS PRINCÍPIOS DO 5S’s EM MULTIPLAS ÁREAS DA LINHA SEM SUPERVISÃO DO GERENCIAMENTO SISTEMÁTICAMENTE APLICANDO OS PRINCÍPIOS DO 5S’s ATRAVÉS DE TODA A EXTENSÃO DA LINHA PODENDO DEMONSTRAR EVIDÊNCIAS DOCUMENTADAS DE MELHORIAS CONTÍNUAS.

TREINAMENTO EM 5S's27 RADAR CHART CLASSIFICAÇÃO DOS 5S’s OS 5S’s SÃO AVALIADOS NOS 7 ITENS DA ESCALA DE ACORDO COM AS SEGUINTES ÁREAS: A) As linhas estão claramente demarcadas e livres de óleo, água, obstruções ou fragmentos. B) Os equipamentos estão livres de vazamentos, fragmentos, óleo, corrosão, e filme sujo. C) As ferramentas e dispositivos estão armazenadas em locais com clara identificação. D) Os equipamentos de segurança estão nos devidos locais e em boas condições E) A planta esta demarcada, refletindo o processo produtivo, o fluxo de material e a seqüência F) As ferramentas de 5S’s estão prontamente acessíveis às pessoas responsáveis a desenvolve-las G) Todos os itens do 5S’s estão sendo auditados periodicamente por um superior capacitado H) As responsábilidades e expectativas são claramente comunicadas àqueles que desenvolvem os 5S’s SaberRealizarExcelente SaberRealizarExcelente SaberRealizarExcelente SaberRealizarExcelente SaberRealizarExcelente SaberRealizarExcelente SaberRealizarExcelente SaberRealizarExcelente

TREINAMENTO EM 5S's28 CONCLUSÃO 5S’s RESULTADOS EFICIÊNCIA DA LINHA DE ISOLAÇÃO IMPLEMENTAÇÃO COM SUCESSO DAS METAS DE 5S’s NOS RESULTADOS DA EFICIÊNCIA DA LINHA DE ISOLAÇÃO SEGURANÇA QUALIDADE ENTREGA CUSTO MORAL S Q E C M