PESQUISAS SOBRE A QUALIDADE DE DISCIPLINAS SEMIPRESENCIAIS: ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE AS PERCEPÇÕES DE DOCENTES E ALUNOS Miguel Carlos Damasco dos Santos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Darlene Almada – Faced Orientador: Nelson Pretto – Faced Feito por Darlene Almada. Apresentação de monografia 2007, mas pode copiar!
Advertisements

UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE CURSOS MOODLE PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO DE CURSO NA DISCIPLINA DE TEORIA GERAL DE SISTEMAS DENIS BENNER.
DESIGN THINKING NA EDUCAÇÃO PRESENCIAL, A DISTÂNCIA E CORPORATIVA Profa. Dra. Carolina Costa Cavalcanti Profa. Dra. Andrea Filatro Profa. Dra. Mônica Garbin.
O PLANO DE TRABALHO DOCENTE: ESTRATÉGIA DE QUALIFICAÇÃO E AVALIAÇÃO DO ENSINO POR COMPETÊNCIAS Rodrigo Oliveira Coura Pereira - SENAC-DF Ana Cláudia Barreiro.
O perfil dos alunos dos cursos de especialização (modalidade EAD) na área ambiental: realidade de uma instituição de ensino superior privada MSc. Augusto.
QUALIDADE E COMBATE DA EVASÃO NA EAD: DESAFIOS E SOLUÇÕES Profº Vâner Lima Coordenador de curso EAD Anhembi Morumbi.
Em busca de eficácia na formação continuada a distância de professores e gestores municipais Profa. Me. Cláudia Yazlle.
Olá! Nesta aula você estudará o que significa interação e como realizar a interação com os alunos. Vamos em frente!
Olá! Nesta aula você estudará os tipos de tutoria.
PROJETO DE FORMAÇÃO DE AGENTES DE SEGURANÇA PÚBLICA OSTENSIVA
Tipo: INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA (IC)
Estudo de desenvolvimento da autonomia em uma turma de Física no contexto da EAD João Cláudio Nunes Carvalho.
Andreza Regina Lopes da Silva – UFSC
LEARNING ANALYTICS CRUZEIRO DO SUL Dr. Alberto Messias da Costa Souza
Ensino Híbrido: uma nova abordagem para o Ensino Médio
Experiência FAESA na implantação dos 20% EAD
Campos privilegiados de Estágio do Curso de Pedagogia
GRUPO POSITIVO. GRUPO POSITIVO © apops / / Fotolia. (Adaptado).
Graduação em Enfermagem - EAD
Tema proposto para Escola Superior de Guerra (ESG):
DESENVOLVIMENTO DOCENTE NA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DA ÉTICA EM ODONTOLOGIA
Introdução a Educação a Distância
Para desenvolver um trabalho de qualidade, quais habilidades são importantes no repertório do tutor virtual?
TECNOLOGIAS DE APRENDIZAGEM VIRTUAL Aula 02
Letícia Mahlmeister João Mattar
Tutoria Home Office: uma estratégia de sucesso
Redes de escolas de governo, disseminação de conhecimento e educação a distância. Guilherme Ribeiro Escola do Legislativo da ALMG/PUCMinas.
Coordenação: Vani Kenski
Mediação Pedagógica e Tecnológica das TDICS na EAD
PRÁTICA DOCENTE DE ENFERMAGEM NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA COM USO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL Cíntia Alves Sanches, Patrícia Cristina Silveira, Alexandre Lins.
XXIII CONGRESSO INTERNACIONAL ABED DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - CIAED
Avaliação de satisfação de curso EaD por meio da análise qualitativa
Foco do artigo: Este artigo foca na importância da inter-relação e formação continuada no atuar da tutoria e da equipe de coordenação de conteúdo. Fonte:
Ensino Híbrido: Um Estudo sobre Resoluções em Universidades Públicas
inovação e design na educação
LEGENDAS NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO
Pioneira na modalidade de educação a distância no Brasil;
FORMAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA: DESAFIOS E OPORTUNIDADES NA EXECUÇÃO DE UM CURSO HÍBRIDO PARA O MEIO RURAL.
FORMAÇÃO DE TUTORES E PRÁTICAS DE TUTORIA
PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO ONLINE:
RELATO DE EXPERIÊNCIA E ANÁLISE DOS RESULTADOS
Profª Dra. Janilse Fernandes Nunes Centro Universitário Franciscano
Janine Donato Spinardi Katia Ethiénne Esteves dos Santos
ALESSANDRA DE PAULA - CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
  ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: UM OLHAR SOBRE O PROCESSO FORMATIVO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. Autores: Priscila Bernardo Martins; Edda Curi; Carlos.
O USO DA WEBCONFERÊNCIA COMO ESTRATÉGIA
Autoras: Taize de Andrade M. Lopes e Janilse Fernandes Nunes
A Importância das Práticas Pedagógicas e Tutor Presencial na Educação a Distância Esp. Guilherme Machado Düren Ms. Mônica Eliza Malacarne.
DISCENTE: KAROLINE BRITO
AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: A INTERAÇÃO DO ESTUDANTE COM AS DIVERSAS FERRAMENTAS Karine Xavier Lucicleide de Souza Araújo.
Planejamento, Avaliação e Fundamentos Cognitivos em EaD
O Uso do Moodle como Ferramenta de Apoio em um processo de Sala de Aula Invertida: Uma Experiência do IPOG - Instituto de Pós Graduação e Graduação Ariana.
Lidiane Moutinho Neves Celia Maria Haas Rita Maria Lino Tarcia
MÔNICA NOGUEIRA DA COSTA FIGUEIREDO - INCA -
Pesquisa em EAD: Ensino e Aprendizagem
Professor: Adam Luiz Claudino de Brito Aparecida Maria Vieira Edson Osmar Alviano Costa Luis Otavio Toledo Perin Minicurso: As inovações da educação a.
ANÁLISE DO BLENDED LEARNING NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO NA MODALIDADE EAD DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE LONDRINA Apresentação.
BOTÂNICA INTERATIVA: EXPERIÊNCIA COM O JOGO “DOMINÓ BOTÂNICO” NAS AULAS DE CIÊNCIAS POR INTERMÉDIO DA TECNOLOGIA E SEU POTENCIAL PEDAGÓGICO NA EaD Graça.
ATIVIDADE PRÁTICA NO EAD ATRAVÉS DE LABORATÓRIO VIRTUAL: UMA ANÁLISE EXPLORATÓRIA NA DISCIPLINA DE FÍSICA MECÂNICA Cristiane Adriana Ripka (A) Jéssika.
MAPEANDO OS CURSOS DE LICENCIATURA SEMIPRESENCIAS DA UERJ E SUAS REDES
Aula 1 Conheça seu curso e sua Instituição Nome do Professor.
APRENDIZAGEM BASEADA EM GAMES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO
O ESTUDO DO PRÉ-CÁLCULO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA MEDIANTE CONEXÕES COM PROBLEMAS REAIS Ricardo Alexandre Deckmann Zanardini - Centro Universitário Internacional.
Recursos Didáticos: Objetos de aprendizagem
A IMPORTÂNCIA DA INTEGRAÇÃO ENTRE O SISTEMA DE GESTÃO ESCOLAR, AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM E OS PORTAIS EDUCACIONAIS: UMA VISÃO DO DEPARTAMENTO.
Kamila Vieira Alves Elisa Netto Zanette Michele Domingos Schneider
METODOLOGIA DE ENSINO DA DISCIPLINA DE ELETRÔNICA DIGITAL NA MODALIDADE À DISTÂNCIA (EAD) E PRESENCIAL DOS CURSOS DE ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO E ENGENHARIA.
CURSO A DISTÂNCIA PARA O ENSINO DA FERRAMENTA COMPUTACIONAL AUTOCAD 2D
GUSTAVO BERNARDO DA SILVA FILHO GOOGLE CLASSROOM: UMA PROPOSTA DE DINAMIZAÇÃO DO ENSINO EM DISCIPLINAS DOS CURSOS PRESENCIAIS DO IFPI – CAMPUS TERESINA.
Transcrição da apresentação:

PESQUISAS SOBRE A QUALIDADE DE DISCIPLINAS SEMIPRESENCIAIS: ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE AS PERCEPÇÕES DE DOCENTES E ALUNOS Miguel Carlos Damasco dos Santos Associação Educacional Dom Bosco

Sumário 1. Introdução 2. Pesquisa com alunos 3. Pesquisa com Docentes 4. Análise Comparativa 5. Considerações Finais 15/11/2016 Pesquisas sobre a Qualidade de Disciplinas Semipresenciais 2

1. Introdução Portaria dos 20% Referenciais de Qualidade do MEC Associação Educacional Dom Bosco (AEDB) Tipos de Disciplinas Semipresenciais Pesquisas para oportunidades de melhorias 15/11/2016Pesquisas sobre a Qualidade de Disciplinas Semipresenciais3

2. Pesquisa com Alunos 67% responderam a pesquisa – 8 disciplinas diferentes; 88% sem experiência anterior em EaD; 72% não sabia da existência de disciplina on-line; 32% não aprovou a escolha da disciplina para ser ofertada na modalidade semipresencial no seu curso; – 12% - perfil do professor; – 74% - característica da disciplina; – 14% - outros. 15/11/2016 Pesquisas sobre a Qualidade de Disciplinas Semipresenciais 4 2. Pesquisa com Alunos

15/11/2016Pesquisas sobre a Qualidade de Disciplinas Semipresenciais5

2. Pesquisa com Alunos 15/11/2016Pesquisas sobre a Qualidade de Disciplinas Semipresenciais6 AtributoGrau 1Grau 2Grau 3Grau 4 Organização da disciplina25,045,030,00,0 Material didático10,055,030,05,0 Mediação da tutoria45,025,0 5,0 Interatividade entre professores e alunos35,050,015,00,0 Avaliação da aprendizagem15,025,055,05,0 Ambiente virtual de aprendizagem60,020,015,05,0 AtributoGrau 1Grau 2Grau 3Grau 4 Organização da disciplina4,56,847,740,9 Material didático2,36,845,5 Mediação da tutoria0,015,936,447,7 Interatividade entre professores e alunos0,09,145,5 Avaliação da aprendizagem0,011,454,534,1 Ambiente virtual de aprendizagem2,311,452,334,1 Disciplina com pior avaliação Disciplina com melhor avaliação 1 – Totalmente Insatisfeito 2 – Insatisfeito 3 – Satisfeito 4 – Totalmente Satisfeito

3. Pesquisa com Docentes Responderam a pesquisa: 54,6% - 12 docentes; A grande maioria com mais de 10 anos de magistério; Somente 2 docentes já haviam respondido pesquisa sobre EaD e acompanhado a divulgação do resultado. 15/11/2016Pesquisas sobre a Qualidade de Disciplinas Semipresenciais7

3. Pesquisa com Docentes Todos já realizaram curso on-line como alunos, porém; 4 docentes (1/3): somente o curso de treinamento e capacitação no ambiente Moodle. “Sem profissionais qualificados, a probabilidade de erro amplia-se, inviabilizando qualquer iniciativa de EaD. Assim, todos os profissionais que atuam na modalidade devem estar devidamente capacitados”. (SILVA, 2013, p. 70) 15/11/2016Pesquisas sobre a Qualidade de Disciplinas Semipresenciais8

3. Pesquisa com Docentes AGENDA: 4 - agenda semanal; 3 - avisos na sala de aula; 3 - ; 2 - mensagem na plataforma; DÚVIDAS: 4 - fórum para dúvidas; 6 - ; 2 - redes sociais. O professor nem transmite e nem distribui conhecimento, ele deve criar um espaço de diálogo, participação e aprendizagem para os alunos. (SILVA, 2012, p. 223) 15/11/2016Pesquisas sobre a Qualidade de Disciplinas Semipresenciais9

3. Pesquisa com Docentes 15/11/2016Pesquisas sobre a Qualidade de Disciplinas Semipresenciais10 “Um bom professor pode enriquecer materiais prontos com metodologias ativas: pesquisa, aula invertida, integração na sala de aula e atividades on-line, projetos integradores e jogos”. (MORAN, 2014, p. 41)

3. Pesquisa com Docentes Apenas 4 dos docentes (1/3) participou algum evento sobre a modalidade EaD nos últimos 2 anos; O docente em EaD deve compreender a sua atuação como educador confrontando suas ideias com as dos colegas, compartilhando com os grupos os processos vivenciados e os resultados obtidos, suas dúvidas e questionamentos, para recriar dinâmicas inovadoras. (VALENTE et al, 2011, p. 117) 15/11/2016Pesquisas sobre a Qualidade de Disciplinas Semipresenciais11

15/11/2016Pesquisas sobre a Qualidade de Disciplinas Semipresenciais12 4. Análise Comparativa Visão dos Alunos sobre o preparo dos Docentes para EaD Cursos realizados pelos Docentes para atuar em EaD

15/11/2016Pesquisas sobre a Qualidade de Disciplinas Semipresenciais13 4. Análise Comparativa Citações de problemas relacionados aos Docentes, segundo os Alunos Pontos NegativosCitações Site desorganizado ou desatualizado11 Dificuldade para sanar dúvidas9 Comunicação com o professor7 Falta de agenda semanal para os eventos7 Demora na resposta do tutor6 Ações que os Docentes citaram para facilitar a aprendizagem

15/11/2016Pesquisas sobre a Qualidade de Disciplinas Semipresenciais14 4. Análise Comparativa Visão dos Alunos (média) Visão dos Docentes (média) 1 – Totalmente Insatisfeito 2 – Insatisfeito 3 – Satisfeito 4 – Totalmente Satisfeito

5. Considerações Finais 15/11/2016Pesquisas sobre a Qualidade de Disciplinas Semipresenciais15 ALUNOS

5. Considerações Finais 15/11/2016Pesquisas sobre a Qualidade de Disciplinas Semipresenciais16 DOCENTES A instituição deve incentivar a participação em cursos de especialização, de tutoria e conteudista. Motivar a participação dos docentes em eventos de EaD. A interdisciplinaridade em EaD pode proporcionar ao aluno uma visão mais integrada dos conteúdos. Propiciar mais autoavaliação, pois proporciona mais segurança para o aluno em relação ao seu desempenho. Nivelar as disciplinas, motivando os docentes que ainda não empregam as metodologias ativas, a sala de aula invertida, o aprendizado pelos pares, wiki ou games. Manter ambientes das disciplinas atualizados.

Referências BRASIL. Portaria nº 4.059, de 10 de dezembro de Publicado no DOU, Seção 1, Brasília, 13 dez CAMPOS, Ângela M. S. Avaliação das disciplinas em rede do curso de Tecnologia em Logística da AEDB. Dissertação de Mestrado - Programa de Pós-Graduação da Fundação Cesgranrio. Rio de Janeiro, nov, LAKATOS, Eva Maria & MARCONI, Marina de Andrade. Técnicas de Pesquisa. 5 ed. São Paulo: Atlas, MATTAR, João. Design Educacional: educação a distância na prática. São Paulo: Artesanato Educacional, MORAN. Juan. Educação Híbrida: Um conceito-chave para a educação, hoje. In: BACICH, L.; NETO, A. T.; TREVISANI, F. de M. (orgs.). Ensino Híbrido: Personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, SAMPIERI, R. H; COLLADO, C. F; LUCIO, P. B. Metodologia de Pesquisa. 3 ed. São Paulo: MacGraw-Hill, SANTOS, Miguel. C. D. Disciplinas Online em Cursos Presenciais: estudo sobre a percepção dos alunos. 20º CIAED. Curitiba, SILVA, Robson S. da. Gestão de EAD: Educação a Distância na Era Digital. São Paulo: Novatec, SILVA, Marcos. Sala de aula interativa. 6 ed. São Paulo: Edições Loyola, TORREZZAN, C. A. W.; BEHAR, P. A. Parâmetros para a construção de materiais educacionais do ponto de vista do design pedagógico. In: Modelos pedagógicos em educação a distância Porto Alegre: Artmed, VALENTE, J. A.; MORAN, J.; ARANTES, V. A. (org.). Educação a Distância: pontos e contrapontos. São Paulo: Summus, /11/2016Pesquisas sobre a Qualidade de Disciplinas Semipresenciais17