Direito Constitucional – Hipóteses I 1 Em Abril de 2010 foi enviado à Presidência da República para promulgação, um decreto da Assembleia da República,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
I - Cessão ou uso bens públicos em benefício de candidato, partido ou coligação  Pode haver cessão para realização de convenção  A utilização de informações.
Advertisements

INSTITUIÇÕES DA UNIÃO EUROPEIA. Instituições da UE Parlamento Europeu Conselho da União Europeia Comissão Europeia Tribunal de Justiça Tribunal de Contas.
As instituições da União Europeia 2015/2016 Trabalho Realizado por: Adriana Duarte Adriana Martinho Claúdiu Rus.
FUNCIONAMENTO DA PLENÁRIA FINAL Curso de capacitação dos monitores do Parlamento Jovem de Minas – 2010 Data: 10 de março de 2010 Local: Escola do Legislativo.
CIÊNCIA POLÍTICA E DIREITO CONSTITUCIONAL 1º ANO ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA IPLEIRIA.
IMPEACHMENT Realização - Liceu Albert Sabin (Ribeirão Preto) Organização - Prof. Danilo César Defina Exposição - Alexandre Meneghin Nuti Advogado e Professor.
» Os sistemas eleitorais permitem-nos organizar, politicamente, a divisão territorial, ideológica e cultural (e porque também não dizer econômica das diferentes.
FUSÃO, CISÃO E INCORPORAÇÃO: Aspectos Relevantes Belo Horizonte 2013.
INTRODUÇÃO À LEGISLAÇÃO.
Teoria Geral do Estado Poder Constituinte: Conceito Características
CÂMARA DOS DEPUTADOS E SENADO FEDERAL PROCESSO LEGISLATIVO
Sistema político/eleitoral na europa
PENSAMENTO POLÍTICO NO BRASIL
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS L'ORGANISATION DES NATIONS UNIES
Boa noite.
Poder, dominação e política
FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE SÃO PAULO
Revolução francesa Prof. Helton Chaves.
Aula 15 (21/07) -Estado, política e democracia LI, Cheng
REGULAMENTAÇÃO DOS INCENTIVOS FISCAIS no ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Apresentação de sugestões à CAC DL G da A.R Linhas gerais
SOCIEDADE, POVO, NAÇÃO, PAÍS , ESTADO.
Competência Recursal Cível do STF e do STJ
ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DO ESTADO BRASILEIRO
FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
O Parlamento Europeu é uma das três principais instituições da União Europeia no processo de tomadas de decisões e no processo de co-decisão. O Parlamento.
Nacionalidade Prof. ª Bruna Vieira.
FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Estruturas organizacionais e processos políticos
Instituições da União Europeia
ENTES DA FEDERAÇÃO E REPARTIÇÃO DE COMPETÊNCIAS
PODER LEGISLATIVO PROCESSO LEGISLATIVO.
Filosofia – Ens. Fundamental Prof.º Renan
Nova República Redemocratização.
CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE
RESUMOS Instituições nacionais (organização do poder político)
Código de Ética – Regimento Interno Participantes:
E as Provas? - Tão aqui mô vei! - Entregue ai na moral!
Concurso para TATA 2017 RESUMOS.
A PRIMEIRA REPÚBLICA.
Organização do Estado Democrático: A Nossa Democracia
O ‘Municipal e a Atuação dos seus Membros
Formação e crise do Brasil Império
Diocese de Luz.
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO INTERVENÇÃO FEDERAL 2018.
As Constituições Brasileiras
PERÍODO REGENCIAL.
Professor Laert Mantovani Junior
Organização do Poder Judiciário
1 - Diferentes projetos republicanos:
ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA
REVOLUÇÃO FRANCESA.
1 - República da Espada (1889 – 1894):
Instituições Políticas Brasileiras
Professor Laert Mantovani Junior
O nascimento do mundo burguês
Dinâmica inaugural – TGE I - Resultados
O Administrador Judicial na nova Lei de Falências
Professor Rodrigo Sodero
Questão da Catalunha. Questão da Catalunha A região da Catalunha fica no nordeste da Espanha e sempre foi culturalmente independente, tendo um histórico.
Cidadania Projovem Trabalhador Luis Mateus Siqueira Emerich.
DOS ANTECEDENTES À ERA NAPOLEÔNICA
O nascimento do mundo burguês
MP 814/2017, PL9463/2018 e PL da CP 33 Reunião FASE
PROPOSIÇÃO DA PRESIDÊNCIA PARA INSTITUIÇÃO DO COLÉGIO DE ENTIDADES
Depois que estes orçamentos são definidos é o momento de realizar as emendas parlamentares, que representam a ocasião na qual os representantes do Poder.
1 - Diferentes projetos republicanos:
13ª Conferência Municipal de Meio Ambiente 24 de novembro de 2018 Local: Câmara Municipal de Ipatinga Horário: 08h30 (É indispensável a presença de todos.
POLÍTICA DAR AS BOAS-VINDAS JONAS, CAMILA E LEANDRO SE APRESENTAM.
Paulo Trigo Pereira, ISEG|ULisboa e IPP TJ-CS
Transcrição da apresentação:

Direito Constitucional – Hipóteses I 1 Em Abril de 2010 foi enviado à Presidência da República para promulgação, um decreto da Assembleia da República, apresentado por um deputado eleito pelo Partido Evangélico da Juventude — mas que dele, entretanto, se havia demitido — estendendo o direito de sufrágio aos cidadãos maiores de dezasseis anos, desde que emancipados pelos casamento.

Direito Constitucional – Hipóteses I 2 O projecto de lei tinha sido aprovado na generalidade numa altura em que estavam presentes 114 Deputados e os Presidentes das Assembleias Legislativas Regionais dos Açores e Madeira, registando-se 80 votos a favor e 20 contra e 14 abstenções.

Direito Constitucional – Hipóteses I 3 Um mês após ter recebido aquele diploma o Presidente da República, após consultar o Conselho de Estado e de ouvir o Conselho Superior de Defesa Nacional, optou por requerer ao Tribunal Constitucional não só a fiscalização preventiva da constitucionalidade daquele diploma mas também a de um outro decreto apresentado pelo Grupo Parlamentar dos Gulosos conducente à “criação e imediato começo da construção do hospital Central de Cervejais”.

Direito Constitucional – Hipóteses I 4 Este último decreto havia obtido 10 votos a favor, nove contra e 100 abstenções entre as quais as do Ministro dos Assuntos Parlamentares e do Presidente da Assembleia da República.

Direito Constitucional – Hipóteses II 5 Em Abril de 2010 um deputado do Partido Doce propôs a aprovação na A.R. de uma lei relativa às seguintes matérias: –Por razões de eficácia política, concentração do poder executivo e judicial numa comissão especializada a A.R., que exerceria ainda funções de exame prévio sobre todas as publicações periódicas de índole religiosa publicadas em Portugal;

Direito Constitucional – Hipóteses II 6 Em Abril de 2010 um deputado do Partido Doce propôs a aprovação na A.R. de uma lei relativa às seguintes matérias: –Por razões de eficácia política, concentração do poder executivo e judicial numa comissão especializada a A.R., que exerceria ainda funções de exame prévio sobre todas as publicações periódicas de índole religiosa publicadas em Portugal;

Direito Constitucional – Hipóteses II 7 Em Abril de 2010 um deputado do Partido Doce propôs a aprovação na A.R. de uma lei relativa às seguintes matérias: –Punições com pena de prisão de dois anos de todos os membros das autarquias que tendo desempenhado funções entre 1990 e 2010 tenham aprovado deliberações que se traduzissem num endividamento da respectiva autarquia;

Direito Constitucional – Hipóteses III 8 Aprecie o seguinte caso prático, respondendo aos problemas que lhe pareçam constitucionalmente relevantes: Perante o previsível aumento do preço do petróleo, o Governo pediu ao Presidente da República a convocação de um referendo nacional perguntando aos portugueses se aceitariam a construção de uma central nuclear no concelho de Vila Nova de Gaia.

Direito Constitucional – Hipóteses III 9 Dada a urgência da matéria, o Presidente da República convocou o referendo para o mês seguinte. O Povo Português, por 55% dos votos expressos com uma afluência às urnas de 75%, votou no “sim”. No dia seguinte ao da votação referendária, o Governo aprovou um decreto-lei que permitia a construção da central nuclear em Vila Nova de Gaia, diploma que, dois dias depois, seria publicado no Diário da República, entrando imediatamente em vigor.

Direito Constitucional – Hipóteses III 10 Noventa dias depois, quatro Deputados nortenhos da Assembleia da República, sentindo-se ultrapassados em todo o procedimento legislativo e discordando da localização da central nuclear, pediram, em nome da câmara, a sujeição a apreciação parlamentar do Decreto-Lei Reunida em plenário, a Assembleia da República deliberou, por 120 votos a favor, 2 votos contra e 105 abstenções, a modificação daquele decreto-lei no sentido de a central nuclear ser, afinal, construída em Vila Franca de Xira.