Jean Piaget ( ) Um pioneiro no estudo da inteligência infantil.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O mundo da criança VISÃO PSICOLÓGICA DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
Advertisements

Jean Piaget (1896 – 1980).
PSICOLOGIA.
AS ESTRUTURAS DE CONJUNTO DO PENSAMENTO FORMAL
Teorias construtivistas Grande parte da produção e do debate sobre aprendizagem gira em torno do Construtivismo.
DESENVOLVIMENTO COGNITIVO Jean Piaget Entrevista Clínica
A Teoria do desenvolvimento humano de Jean Piaget (1896 – 1980)
Didática: organização do trabalho pedagógico
Resultados POC – PRODEL
Desenvolvimento Cognitivo Segundo Jean Piaget
PSICOLOGIA Jean Piaget Estádios de Desenvolvimento Cognitivo.
Construções Lógico –Matemáticas – Aula 01
Provas Operatórias Piagetianas
JEAN PIAGET Jean Piaget revolucionou as concepções
Jean Piaget (Neuchâtel, 9/08/1896 – Genebra, 16/09/1980)
Teoria do Desenvolvimento Cognitivo
JEAN PIAGET n Biografia –nasceu em 9 de agosto de 1896, na Suíça –interessou-se pelas ciências muito cedo –realizou seu primeiro trabalho científico com.
Profª: Marina de Oliveira Semestre: 2009/02
Jean Piaget e as Fases do Desenvolvimento Infantil
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
Psicologia da Educação (Educação Física e Ciências Biológicas)
JEAN PIAGET (1896 – 1980) Nasceu dia 9 de agosto, na Suíça;
Estágios do Desenvolvimento Cognitivo segundo Jean Piaget
Jean Piaget ( ) Um pioneiro no estudo da inteligência infantil. Jean Piaget ( ) foi um renomado psicólogo e filósofo suíço, conhecido por.
Seminario de Sociologia Karl Marx E Max Weber. Karl Marx ● Karl Heinrich Marx (Tréveris, 5 de maio de 1818 — Londres, 14 de março de 1883) foi um intelectual.
A avaliação da inteligência Rita Gonzales Histórico HÁ UMA VARIEDADE DE DEFINIÇÕES PARA A INTELIGÊNCIA, BASEADAS EM DIFERENTES CONCEPÇÕES TEÓRICAS SOBRE.
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. COMO CHEGAMOS À SEGUNDA VERSÃO BNCC 15 Março CONCLUSÃ O DA CONSULTA PÚBLICA 2 Dezembro DIA NACIONAL DA BASE 16 Setembro.
Psicologia Ciência e Profissão Prof. Felipe Pinho Aula 1 – Introdução à Psicologia.
Aristóteles - Sua vida, obras e pensamentos
Curso de Psicologia Disciplina: Ciclo do Desenvolvimento Humano Equipe: Marcilio, Mario, Eduardo e Antoniele. Professora Ms: Lina de Gil.
Carlos Eduardo Rodrigues
DESENVOLVIMENTO COGNITIVO NA PERSPECTIVA PIAGETIANA
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
APRESENTAÇÃO MULTIMÉDIA #27 TEMA V | PROBLEMAS E CONCEITOS TEÓRICOS ESTRUTURADORES DA PSICOLOGIA CAPÍTULO 1| OS GRANDES AUTORES DA HISTÓRIA DA PSICOLOGIA.
JEAN JAcQUES ROUSSEAU.
A TEORIA EPISTEMOLÓGICA GENÉTICA
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
PIAGET Vida, Obra e Conceitos.
PSICOLOGIA OU AS PSICOLOGIAS
O desenvolvimento cognitivo da criança.
Teoria de Piaget sobre como as crianças aprendem
Ciência, Tecnologia e Análise do Comportamento
Introdução ao estudo da Psicologia
Aprendizagem do Século XXI
Estágio das Operações Formais ou Hipotético-Deditivas
Informações importantes
Psicologia do Desenvolvimento I
Parte 2 Métodos e técnicas de pesquisa
Teoria de Piaget sobre como as crianças aprendem
Piaget e Vygotsky: diferenças e semelhanças
ABORDAGEM INTERACIONISTA E SOCIOINTERACIONISTA Licenciatura em Biologia modalidade EAD.
ABORDAGEM COGNITIVISTA
Constructos Básicos Me. João Camilo de Souza Jr..
Aget.
John Dewey ( ).
Personalidade à Luz da Teoria Cognitiva
SOBRE A CRIAR E RECREAR Com muita dedicação e estudo, a Escola Criar e Recrear desenvolve projetos pedagógicos. Desde os seis meses até 5º ano do Ensino.
E DUCADORES QUE INFLUENCIARAM A E DUCAÇÃO I NFANTIL NO B RASIL 1.
Destaques do texto sobre entrevista social
As contribuições da Psicologia para Educação: teoria genética e aprendizagem escolar Legenda.
Piaget, Vygotsky e Wallon
ESTÁGIOS DO DESENVOLVIMENTO SEGUNDO PIAGET
MÉTODO CLíNICO.
Profª. Luciana Eliza dos Santos
<espaço para figura> Opcional.
Principais Contextos do Uso Atual de Testes Profa. Greici Macuglia.
A PSICOLOGIA OU AS PSICOLOGIAS. CIÊNCIA E SENSO COMUM Quantas vezes no dia usamos a PSICOLOGIA? Usamos o termo psicologia, no nosso cotidiano, com vários.
O Desenvolvimento Cognitivo Elaine Regina Rufato Delgado
Campos Conceituais: A Teoria de Vergnaud Diana Mary Moura Nogueira.
Guia de Implementação BNCC e DRC-MT. Etapas para realização da Feira de Ciências na Escola na perspectiva da Investigação Científica.
Transcrição da apresentação:

Jean Piaget ( ) Um pioneiro no estudo da inteligência infantil

Jean Piaget ( ) foi um renomado psicólogo e filósofo suíço, conhecido por seu trabalho pioneiro no campoda inteligência infantil. Piaget passou grande parte de sua carreira profissional interagindo com crianças e estudando seu processo de raciocínio. Seus estudos tiveram um grande impacto sobre os campos da Psicologia e Pedagogia.

Sua Vida Jean Piaget nasceu no dia 9 de agosto de 1896, em Neuchâtel, na Suíça. Seu pai, um calvinista convicto, era professor universitário de Literatura medieval. Piaget foi um menino prodígio. Interessou-se por História Natural ainda em sua infância. Aos 11 anos de idade, publicou seu primeiro trabalho sobre sua observação de um pardal albino. Esse breve estudo é considerado o início de sua brilhante carreira científica. Aos sábados, Piaget trabalhava gratuitamente no Museu de História Natural.

Piaget freqüentou a Universidade de Neuchâtel, onde estudou Biologia e Filosofia. Ele recebeu seu doutorado em Biologia em 1918, aos 22 anos de idade. Após formar-se, Piaget foi para Zurich, onde trabalhou como psicólogo experimental. Lá ele freqüentou aulas lecionadas por Jung e trabalhou como psiquiatra em uma clínica. Essas experiências influenciaram-no em seu trabalho. Ele passou a combinar a psicologia experimental - que é um estudo formal e sistemático - com métodos informais de psicologia: entrevistas, conversas e análises de pacientes.

Em 1919, Piaget mudou-se para a França, onde foi convidado a trabalhar no laboratório de Alfred Binet, um famoso psicólogo infantil que desenvolveu testes de inteligência padronizados para crianças. Piaget notou que crianças francesas da mesma faixa etária cometiam erros semelhantes nesses testes e concluiu que o pensamento lógico se desenvolve gradualmente.

Sua Obra Em seu trabalho, Piaget identifica os quatro estágios de evolução mental de uma criança. Cada estágio é um período onde o pensamento e comportamento infantil é caracterizado por uma forma específica de conhecimento e raciocínio. Esses quatro estágios são: sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal. Fase 1: Sensório-motor No estágio sensório-motor, que dura do nascimento ao 18º mês de vida, a criança busca adquirir controle motor e aprender sobre os objetos físicos que a rodeiam. Esse estágio se chama sensório- motor, pois o bebê adquire o conhecimento por meio de suas próprias ações que são controladas por informações sensoriais imediatas. Fase 2: Pré-operatório No estágio pré-operatório, que dura do 18º mês aos 8 anos de vida, a criança busca adquirir a habilidade verbal. Nesse estágio, ela já consegue nomear objetos e raciocinar intuitivamente, mas ainda não consegue coordenar operações fundamentais.

Fase 3: Operatório concreto No estágio operatório concreto, que dura dos 8 aos 12 anos de vida, a criança começa a lidar com conceitos abstratos como os números e relacionamentos. Esse estágio é caracterizado por uma lógica interna consistente e pela habilidade de solucionar problemas concretos. Fase 4: Operatório formal No estágio operatório formal – desenvolvido entre os 12 e 15 anos de idade – a criança começa a raciocinar lógica e istematicamente. Esse estágio é definido pela habilidade de engajar-se no raciocínio abstrato. As deduções lógicas podem ser feitas sem o apoio de objetos concretos. No estágio das operações formais, desenvolvido a partir dos 12 anos de idade, a criança inicia sua transição para o modo adulto de pensar, sendo capaz de pensar sobre idéias abstratas.