E-Marketing Capítulo 4 – Planejamento de Marketing e de Negócios na Internet LIMEIRA,Tania. E-marketing. São Paulo: Saraiva, 2003.
Tania Limeira - E-Marketing – Editora Saraiva – Cap A Internet como ambiente de marketing e de negócios Internet Comunicação muitos para muitos Ambiente mediador Interatividade Telepresença Controle sobre o processo de comunicação Mundo virtual, atividades experenciais e hedonistas Percepção quanto à autoconfiança e controle Sincronicidade Informação Comunicação Entretenimento
Tania Limeira - E-Marketing – Editora Saraiva – Cap A Internet como ambiente de marketing e de negócios Papéis da Internet no marketing Espaço virtual de informação Espaço virtual de comunicação Espaço virtual de distribuição Espaço virtual de transação Canal de Marketing + Ambiente de negócios
Tania Limeira - E-Marketing – Editora Saraiva – Cap Os novos modelos de negócios na Internet Lojas virtuais Amazon Amazon Cisco Cisco Dell Dell Submarino Submarino Infomediários Yahoo! Yahoo! IG IG Uol Uol Aol Aol Terra Terra MSN MSN
Tania Limeira - E-Marketing – Editora Saraiva – Cap Os novos modelos de negócios na Internet Brokers Avalistas de confiança Lokau Lokau Arremate Arremate Webmotors Webmotors Planeta Imóvel Planeta Imóvel Mercador Mercador Coins ICVerify ICVerify CyberCash CyberCash Tradesafe Tradesafe
Tania Limeira - E-Marketing – Editora Saraiva – Cap Os novos modelos de negócios na Internet Capacitadoras de e-business Provedores de infra-estrutura Federal Express Federal Express DoubleClick DoubleClick BcomB BcomB Mercado Eletrônico Mercado Eletrônico Aerochain Aerochain
Tania Limeira - E-Marketing – Editora Saraiva – Cap Planejando o marketing na Internet Roteiro - plano estratégico de marketing Objetivos de marketing Estratégia de diferenciação do produto e do posicionamento Estratégia de preço Estratégia de canal de vendas Estratégia de comunicação Detalhamento do plano operacional de marketing Definição de orçamentos, investimentos e cronograma Definição dos meios de avaliação e controle
Tania Limeira - E-Marketing – Editora Saraiva – Cap Planejando o marketing na Internet Roteiro - plano de comunicação na Internet Objetivos da comunicação Público-alvo da comunicação Mensagem a ser comunicada Meios de comunicação Plano operacional-tático Orçamento Meios de mensuração e avaliação de resultados
Tania Limeira - E-Marketing – Editora Saraiva – Cap Planejando um Web site Roteiro – planejamento de um Web site institucional Objetivos de comunicação Público-alvo da comunicação Conteúdo a ser comunicado Meios de divulgação do Web site e de atração de público Plano operacional-tático Orçamento Meios de mensuração e avaliação de resultados
Tania Limeira - E-Marketing – Editora Saraiva – Cap Planejando uma loja virtual Roteiro – plano estratégico de negócios (loja virtual) Análise do mercado e do negócio Análise de competências e fraquezas Identificação de oportunidades e riscos Definição do negócio, do mercado e dos segmentos Seleção do público-alvo Objetivos de negócios/ de marketing Seleção das estratégias Detalhamento dos programas (planos operacionais) Definição dos investimentos, orçamento e cronogramas Definição dos meios de avaliação e controle