1 Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis ITBI Antonio Herance Filho (11)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis ITBI
Advertisements

Imposto sobre a Transmissão “Causa Mortis” e Doação ITCD
Estudo do ITBI.
Lei /2007 Dúvidas freqüentes.
Direito Tributário II Prof. MSC. Ricardo Kleine de Maria Sobrinho.
GESTÃO DE TRIBUTOS ESPÉCIES DE TRIBUTOS Aula 03.
DISSOLUÇÃO DA SOCIEDADE CONJUGAL
Aspectos Gerais e a Legislação Estadual
IMPOSTO S/ TRANSMISSÃO CAUSA MORTIS E DOAÇÃO CONSTITUIÇÃO FEDERAL Art
Módulo 4 ESCRITURAS DE INVENTÁRIO, PARTILHA E DIVÓRCIO. Aula 2 – Escritura Pública de Separação e Divórcio RECIVIL Qualificação em notas, com ênfase no.
Prof. Alessandro Lucas Santos
Inventário e Partilha extrajudiciais Lei /07
Dissolução da Sociedade e do vínculo Conjugal
RESPONSABILIDADE TRIBUTÁRIA
RECIVIL Módulo 6 Qualificação em notas, com ênfase no Código de Normas
PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO PROFESSOR: Geraldo Antônio Moreira de Oliveira.
O FIM DO VÍNCULO Professor Paulo Hermano. Fundamentos Legais: Constituição Federal: Art. 226, § 6º Código Civil/2002: Arts até Lei 6.515/77.
ITBI Imposto de Transmissão de Bens Imóveis Inter Vivos
DIREITO DO PROMITENTE COMPRADOR
Fernando Bonfá de Jesus
Impostos municipais: IPTU, ISS, ITBI
DIREITO DAS OBRIGAÇÕES DIREITO DAS OBRIGAÇÕES. OBRIGAÇÕES Relativas ao tempo Obrigações momentâneas Obrigações momentâneas Instantâneas Instantâneas Transitórias.
ASPECTOS TRIBUTÁRIOS NO COMÉRCIO EXTERIOR DE SERVIÇOS Carlos Eduardo Garcia Ashikaga DE GOEYE I ADVOGADOS ASSOCIADOS.
ICMS e ISS – Operações de download. ICMS – Operações de download Convênio 181, de “Ficam os Estados (...) autorizados a conceder redução na.
PROTESTO DA CERTIDĀO DE DÍVIDA ATIVA VANESSA NOBELL GARCIA PROCURADORA DA FAZENDA NACIONAL MESTRE EM DIREITO TRIBUTÁRIO PELA PUC/SP PROFESSORA DO IBET.
CONCORRÊNCIA SUCESSÓRIA DO CÔNJUGE E DO COMPANHEIRO (APÓS AGOSTO 2016) Giselda Maria Fernandes Novaes Hironaka Professora Titular da Faculdade de Direito.
AULA 09: Formas de aquisição da Propriedade.. -Origem do Direito Real de Propriedade: FATO JURÍDICO, que pode ser natural (fato jurídico em sentido estrito),
Registro de Imóveis. Introdução São atos relativos aos bens imóveis que se processam sob formalidades no Cartório de Registro de Imóveis: A matrícula;
IMPOSTO DE RENDA E PROVENTOS DE QUALQUER NATUREZA - IR
PLANEJAMENTO SUCESSÓRIO e REESTRUTURAÇÃO PATRIMONIAL
PLANEJAMENTO SUCESSÓRIO E PATRIMONIAL
DISSOLUÇÃO DA SOCIEDADE CONJUGAL
IMUNIDADE: Um direito constitucional das entidades sem fins lucrativos
ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL São Bernardo do Campo
SUCESSÃO NA ALIENAÇÃO DE ATIVOS NA RECUPERAÇÃO JUDICIAL
CAPÍTULO 4 PRINCÍPIOS TRIBUTÁRIOS: 4.1. Princípios e regras Natureza jurídica dos princípios Funções dos princípios Princípios constitucionais.
AO JUÍZO DA VARA CÍVEL ... DA COMARCA DE....
PROTEÇÃO PATRIMONIAL – SUPERMERCADO ASSIS
IMPOSTO SOBRE A PROPRIEDADE DE VEÍCULOS AUTOMOTORES
DIVISÃO E DEMARCAÇÃO DE TERRAS PARTICULARES
1º AUDIÊNCIA PÚBLICA TRIMESTRAL DE SAÚDE
A CONSTITUIÇÃO DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO LANÇAMENTO TRIBUTÁRIO
PLANEJAMENTO SUCESSÓRIO e REESTRUTURAÇÃO PATRIMONIAL
PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO Ágio na aquisição de investimento
CRITÉRIOS SUCESSÓRIOS PARA ÓBITOS ANTERIORES A 12 DE JANEIRO DE 2003
PLANEJAMENTO SUCESSÓRIO e REESTRUTURAÇÃO PATRIMONIAL
DIREITO DAS COISAS Profa. Juliana Cavalcante
SUCESSÃO LEGÍTIMA INEXISTÊNCIA , INVALIDADE OU CADUCIDADE DO TESTAMENTO. BENS NÃO COMPREENDIDOS NO TESTAMENTO.
USUFRUTO COMO INSTRUMENTO DE PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO
Ianny Cristina de Campos Oliveira e Carvalho
Formação, suspensão e extinção do processo
Emenda Constitucional nº 87/15 – E-commerce
De onde vem o direito? (Fontes do direito)
ARAGUAINA 2017 Orientador: Daniel de Souza Dominici DANIELLY CRISTINA SANTOS CAVALCANTE FACDO - FACULDADE CATÓLICA DOM ORIONE CURSO DE DIREITO USUCAPIÃO.
COMPETÊNCIA INTERNA (Nacional)
 Referente ao custeio, são as contribuições sociais dos trabalhadores e das empresas (cota patronal).  A Constituição atual determina que “nenhum benefício.
Teoria Geral do Direito das Sucessões
CRIAÇÃO DO MINISTÉRIO EXTRAORDINÁRIO DA SEGURANÇA PÚBLICA MEDIDA PROVISÓRIA Nº 821/2018 Prof. MARCOS GIRÃO.
Financiamento dos gastos públicos
Ações Possessórias generalidades
Ação de Divisão e de Demarcação de terras particulares
Meio Ambiente Cultural e Meio Ambiente do Trabalho
Procedimento do Juizado Especial Cível
Coordenação-Geral de Contabilidade da União/SUCON/STN
Formação, suspensão e extinção do processo
Tributos – Definição e Espécies I Prof. Robinson Barreirinhas
Lei nº , de 16/6/2011.  PMCMV  Balneário Camboriú, 17 de junho de 2011.
CONGRESSO DO MERCOSUL DO IBDFAM PLANEJAMENTO SUCESSÓRIO – UM DIA PARA DIZER “NÃO”! Observação – Nem sempre. PROFESSOR FLÁVIO TARTUCE.
EDUCAÇÃO FISCAL Sensibilizar o cidadão para a função socioeconômica do Tributo; Facilitar e estimular o cumprimento da obrigação tributária pelo cidadão;
INCORPORAÇÃO IMOBILIÁRIA Lei n. 4591/64. Dispõe sobre o condomínio em edificações e as incorporações imobiliárias.
Transcrição da apresentação:

1 Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis ITBI Antonio Herance Filho (11)

2 ITBI – IMPOSTO SOBRE TRANSMISSÃO DE BENS IMÓVEIS SUMÁRIO: 1. Previsão Constitucional 2. Código Tributário Nacional 3. Leis Ordinárias Municipais 4. Hipótese de Incidência 4.1. Atos decorrentes da Lei nº /07 5. Questões polêmicas 6. Exemplos

3 O ITBI NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL CF/88 – Art. 156: Compete aos Municípios instituir imposto sobre: II – Transmissão “inter vivos”, a qualquer título, por ato oneroso, de bens imóveis, por natureza ou acessão física e de direitos reais sobre imóveis, exceto os de garantia, bem como cessão de direitos a sua aquisição.

4 O ITBI NO CÓDIGO TRIBUTÁRIO NACIONAL CTN Art. 35: O imposto, de competência dos Estados, sobre a transmissão de bens imóveis e de direitos a eles relativos tem como fato gerador: I – A transmissão, a qualquer título, da propriedade ou do domínio útil de bens imóveis, por natureza ou por acessão física, como definidos na lei civil.

5 O ITBI NA LEI ORDINÁRIA Lei nº /91 – Município de São Paulo – Art. 1º: O imposto sobre transmissão “inter vivos” de bens imóveis e de direitos reais sobre eles tem como fato gerador: I – a transmissão “inter vivos”, a qualquer título, por ato oneroso; II – a cessão, por ato oneroso, de direitos relativos à aquisição de bens imóveis.

6 HIPÓTESE DE INCIDÊNCIA Transmissão “inter vivos” por ato oneroso de bens imóveis ou direitos a eles relativos.

7 ATOS DECORRENTES DA LEI Nº /07 INVENTÁRIO SEPARAÇÃO DIVÓRCIO (Haverá incidência do ITBI sempre que ocorrer uma transmissão onerosa “inter vivos” de bens imóveis ou direitos a eles relativos).

8 QUESTÕES POLÊMICAS RESPONSABILIDADE DO TABELIÃO Art. 19 da Lei nº /91 do Município de São Paulo: Para lavratura, registro, averbação e demais atos relacionados à transmissão de imóveis ou de direitos a eles relativos, ficam obrigados os notários, oficiais de Registro ou seus prepostos a: I – Verificar a existência da prova do recolhimento do imposto ou do reconhecimento administrativo da não incidência, da imunidade ou da concessão da isenção.

9 QUESTÕES POLÊMICAS Momento da transmissão do bem imóvel Art CC: Transfere-se entre vivos a propriedade mediante o registro do título translativo no registro de imóveis

10 QUESTÕES POLÊMICAS Momento da transmissão do bem imóvel (Art CC - continuação) § 1º- Enquanto não registrar o título translativo, o alienante continua a ser havido como dono do imóvel § 2º- Enquanto não se promover, por meio de ação própria, a decretação de invalidade do registro, e o respectivo cancelamento, o adquirente continua a ser havido como dono do imóvel

11 QUESTÕES POLÊMICAS - JURISPRUDÊNCIA Momento da transmissão do bem imóvel Ocorrência do fato gerador com o registro imobiliário. Impossibilidade de exigência anterior. ITBI – fato gerador. O fato gerador do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis ocorre com o registro da transferência da propriedade no cartório imobiliário, em conformidade com a lei civil. Precedentes.(STJ, 2ª T., Resp /SP. Rel. Ministra ELIANA CALMON. Jun/07)

12 QUESTÕES POLÊMICAS DISSOLUÇÃO DA SOCIEDADE CONJUGAL DIVISÃO DO PATRIMÔNIO COMUM OU DO PATRIMÔNIO IMOBILIÁRIO TRANSMISSÃO DA PROPRIEDADE? Art. 2º do Decreto nº /05, Município de São Paulo: Estão compreendidos na incidência do imposto: (...) IV – o valor dos imóveis que, na divisão do patrimônio comum ou partilha, forem atribuídos a um dos cônjuges separados ou divorciados, ao cônjuge supérstite ou a qualquer herdeiro, acima da respectiva meação ou quinhão, considerados, em conjunto, apenas os bens imóveis constantes do patrimônio comum ou monte-mor.

13 QUESTÕES POLÊMICAS Art. 2º da Lei nº /89, Município de Belém-PA: Estão compreendidos na incidência do imposto: VIII – As tornas ou reposições que ocorram: Nas partilhas efetuadas em virtude da dissolução da sociedade conjugal ou morte, quando o cônjuge ou herdeiro receber, dos imóveis situados no município, quota parte cujo valor seja maior do que o da parcela que lhe caberia na totalidade desses imóveis.

14 QUESTÕES POLÊMICAS Decisão proferida na Apelação Cível nº 372-6/9 de Patrocínio Paulista – SP “Incidência do ITBI sobre o excesso de meação considerando apenas o conjunto de bens imóveis”.

15 QUESTÕES POLÊMICAS -Divisão do patrimônio comum, levando-se em conta todo o patrimônio? -Divisão do patrimônio imobiliário, levando-se em conta todos os bens imóveis? -Divisão do patrimônio imobiliário, levando-se em conta apenas os bens imóveis situados no município?