INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA ( 2008) O que é a psicologia? Prof. Dr. André Luiz Moraes Ramos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA (2008)
Advertisements

Desenvolvimento Humano Professora Jenny Milner. Determinações inconscientes Fatores: ▪ psicológicos ▪ familiares ▪ educacionais ▪ sociais ▪ econômicos.
Senso moral e consciência moral
Teorias de Controle Social George Mead. GEORGE MEAD Pai fundador do interacionismo simbólico. Pai fundador do interacionismo simbólico. Mead destina um.
Aprendizagem Cognição Desenvolvimento Crescimento Maturação Conhecimento.
Prof. (a) Vivianne Montezuma EEEP Joaquim Albano.
Problema e Hipótese de Pesquisa Aula 2. Como se manifesta um problema de pesquisa  Senso comum  Observação do mundo ao nosso redor  Teorias: Através.
Jean Piaget ( ) Um pioneiro no estudo da inteligência infantil.
Psicologia Ciência e Profissão Prof. Felipe Pinho Aula 1 – Introdução à Psicologia.
Tendência Progressista Libertária. Freinet Francês Crítico da escola tradicional Importância da escrita – imprensa na escola Criador da escola moderna.
Curso de Psicologia Disciplina: Ciclo do Desenvolvimento Humano Equipe: Marcilio, Mario, Eduardo e Antoniele. Professora Ms: Lina de Gil.
O PROCESSO DE INSTITUCIONALIZAÇÃO
UNIVERSIDADE PAULISTA PSICOLOGIA - 1º SEMESTRE
A Psicologia Científica e o Senso Comum
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Matemática Emocional (os afetos na aprendizagem matemática
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
APRESENTAÇÃO MULTIMÉDIA #27 TEMA V | PROBLEMAS E CONCEITOS TEÓRICOS ESTRUTURADORES DA PSICOLOGIA CAPÍTULO 1| OS GRANDES AUTORES DA HISTÓRIA DA PSICOLOGIA.
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
Carlos Eduardo Rodrigues
Bernoulli – Pluralidade Cultural
PSICOTERAPIA DE GRUPOS
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Prof. Fabio de Mello Enfermagem - UDC
Fundamentos das Ciências Sociais
Apresentação Multimédia #7 Tema I | Antes de mim Capítulo 3 | A cultura Objetivo: Caracterizar os fatores fundamentais no processo de tornar-se humano.
Psicologia É a ciência que trata da mente e de fenômenos e atividades mentais e, que estuda o comportamento humano e animal em suas relações com o meio.
PSICOLOGIA OU AS PSICOLOGIAS
1. As pessoas nas organizações
Universidade Federal do Espírito Santo
Personalidade.
Ciência, Tecnologia e Análise do Comportamento
Aprendizagem do Século XXI
TEORIAS DA PERSONALIDADE Personalidade= o conjunto de características psicológicas que determinam a sua individualidade pessoal e social.
Psicologia do Desenvolvimento I
O Cuidar da Enfermagem: Aspectos Psicológicos. Com Jaqueline e Thamires.
J. Gimeno Sacristán Angela Figueroa I. USP- Faculdade de Educação
Socialização e herança cultural
L. S. Vigotsky Psicólogo russo / Dialética marxista
Personalidade e Comportamento
A estruturação da personalidade
Trabalho realizado por: 4AD - CMRPP
Personalidade à Luz da Teoria Cognitiva
O QUE É O PEDAGOGO.
Gestão Farmacêutica Conceito de Gestão e Valor
TIPOS DE CONHECIMENTOS. OBJECTIVOS DA AULA: 1. Conhecer os diferentes tipos de conhecimentos 2. Caracterizar os diferentes tipos de conhecimentos; 3.
A Psicologia Científica e o Senso Comum
Docência e Gestão Pedagógica do Ensino Superior
Psicologia Social: uma reflexão. Prof. Ms. Gerson Heidrich
Psicologia Geral e da Educação II Carlos Eduardo Rodrigues 2º semestre 2014.
Fundamentos do Psicodiagnóstico
Ciência, Métodos e Metodologia Científica
A FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO. DESENVOLVIMENTO HUMANO.
Profª. Luciana Eliza dos Santos
Projeto Técnico Científico Interdisciplinar
O homem e a Cultura Capítulo do Livro : O desenvolvimento do Psiquismo
PROF. Cesar André Zavarize
Ciclos de vida: algumas questões sobre a Psicologia do Adulto Marta Kohl de Oliveira.
Adriana Friedmann. 1) DESENVOLVIMENTO INFANTIL MARCADO POR: Herança genêtica Educação Meio ambiente Qualidade dos vínculos 2) TRÊS PRIMEIROS ANOS Determinantes.
 Com o reconhecimento da Psicologia como ciência (1879), a psicoterapia foi reconhecida como método que possibilita conhecer em profundidade o funcionamento.
A PSICOLOGIA OU AS PSICOLOGIAS. CIÊNCIA E SENSO COMUM Quantas vezes no dia usamos a PSICOLOGIA? Usamos o termo psicologia, no nosso cotidiano, com vários.
PSICOLOGIA Lusiane Casimiro Pires. USAMOS O TERMO PSICOLOGIA NO COTIDIANO COM VÁRIOS SENTIDOS Quando falamos do poder de persuasão de um vendedor, dizemos.
Nome da Tendência Pedagógica Papel da Escola ConteúdosMétodos Professor x aluno AprendizagemManifestações Pedagogia Liberal Tradicional. Preparação intelectual.
PSICOLOGIA PSICOLOGIA OU AS PSICOLOGIAS Capítulo 1.
Faculdades Integradas de Patos Curso: Psicologia Disciplina: Teorias da Personalidade I Professora: Taiane Cabral Personalidade: definição e história do.
SOCIOLOGIA Criação e evolução de uma ciência PROFESSOR ADRIANO PASSOS.
Pesquisa Científica
Guia de Implementação BNCC e DRC-MT. Etapas para realização da Feira de Ciências na Escola na perspectiva da Investigação Científica.
Funções Mentais Superiores Base para o Estudo do Comportamento Humano Percepção Atenção Memória Linguagem Pensamento Emoção.
Transcrição da apresentação:

INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA ( 2008) O que é a psicologia? Prof. Dr. André Luiz Moraes Ramos

CONCEITO: O QUE É A PSICOLOGIA? Psicologia é a ciência que estuda o comportamento humano (comportamento: qualquer ação motora ou verbal) e os processos mentais (pensamento, inteligência, memória, etc...), nos aspectos conscientes (intencional e deliberado) e inconscientes (casuais e incontroláveis).

PSICOLOGIA é uma Ciência: Ciência é uma das formas de conhecimento (Ciência, Filosofia, Teologia, Senso Comum...), que se caracteriza pela utilização do método científico na busca de evidências para as teorias que formula sobre os fenômenos estudados.

Ciência : Método científico: –objeto: fenômenos naturais: não transcendentais (ficam fora: espíritos, aura, encostos, etc); –método: observação controlada (sistematizada) de dados sobre o tema investigado; –critério de verdade: teste empírico baseado em evidências; –produto: tese, teoria. Teoria Científica: –É baseada num Quadro Teórico de Referência (idéias articuladas coerentemente); –Exemplos de teorias científicas: Teoria da Gravidade (Newton), da Relatividade (Einstein), do Inconsciente (Freud), das Motivações Humanas (Maslow)...

PSICOLOGIA: Há 5 questionamentos básicos importantes para a Psicologia: 1)Pessoa x situação 2)Natureza x criação 3)Estabilidade x mudança 4)Diversidade x universalidade 5)Mente x corpo

Questionamento básico 1: Pessoa x situação: Até que ponto o comportamento é… ( Erro fundamental de atribuição e tendenciosidade auto-servidora?) resultado de processos internos a qualquer pessoa como: –pensamentos, sentimentos, motivações, atitudes, valores, personalidade e genes? causado por fatores externos à pessoa como: –incentivos, punições, características do ambiente, presença de outras pessoas, regras da sociedade e determinantes culturais?

Questionamento básico 2: Natureza x criação: A pessoa que nos tornamos é… ( Filho de peixe peixinho é?) produto de tendências inatas –características hereditárias que herdamos de nossos pais e que se combinam nos genes que possuímos e que vão amadurecendo com a idade? um reflexo de nossas experiências de vida e da maneira como fomos educados: –As vivências peculiares que tivemos e as influências que sofremos: os valores, as tradições, os modelos, etc?

Questionamento básico 3: Estabilidade x mudança: Será que as características que desenvolvemos durante a infância… ( Pau que nasce torto morre torto?) são mais ou menos permanentes e fixas, definindo nossa personalidade para o resto de nossa vida? são capazes de mudar ao longo dos anos, tornando as pessoas mais flexíveis e adaptáveis às diferentes fases de suas vidas ?

Questionamento básico 4: Diversidade x universalidade: Quais as características que fazem com que… 1.todos os seres humanos sejam iguais entre si? 3.tais características sejam exclusivamente suas e de mais ninguém? 2.sejam iguais apenas a algumas pessoas?

Questionamento básico 5: Mente x corpo: –Quais são as bases biológicas (atividade do sistema nervoso) para as nossas experiências subjetivas (pensamentos e sentimentos)? –Doenças psicossomáticas?

PSICOLOGIA: Pressupostos: 1.A Psicologia desenvolveu-se num contexto histórico- social (Onde e quando o conhecimento foi produzido?); 2.A Psicologia é empírica (baseada em evidências observadas e não em achismo); 3.A Psicologia é teoricamente diversa (há diferentes Teorias Psicológicas: Comportamental, Psicanalítica, Humanista, Cognitivista...); 4.O comportamento é determinado por causas múltiplas (as questões são complexas e não se resumem a: João bebe porque é sem-vergonha!);

PSICOLOGIA: Pressupostos: 5. Nosso comportamento é moldado por nossa herança cultural (crenças, valores, tradições e costumes dos nossos grupos sociais); 6. Hereditariedade e Meio Ambiente influenciam mutuamente o comportamento (tendências genéticas + condições do ambiente); 7. Nossa experiência do mundo é extremamente subjetiva (cada um constrói uma visão do mundo a partir do seu ponto de vista).

PSICOLOGIA: Áreas de Atuação: Psicologia Clínica e da Personalidade, Psicologia Escolar e Educacional, Psicologia Organizacional e do Trabalho, Psicologia Institucional e Comunitária, Outros: –Psicologia do Esporte, Psicologia do Consumidor, Psicologia do Turismo, Psicologia da Religião, Psicologia Militar, Psicologia da Arte, Psicofarmacologia, etc.

PSICOLOGIA: Exemplos de temas estudados: Há uma diversidade de objetos de estudo da Psicologia e são exemplos de temas estudados: Os transtornos mentais: neuroses, psicoses, o retardo mental; O processo de aprendizagem; As etapas do desenvolvimento infantil: afetivo, motor, social, moral, etc.; As diferentes motivações para um comportamento humano; O papel da linguagem no pensamento humano; A memória e o esquecimento seletivo; A criatividade (causas, conseqüências, barreiras e estímulos); A influência do grupo no comportamento do indivíduo, e vice- versa; A influência de nossos valores e atitudes em nossas percepções.

O QUE NÃO É PSICOLOGIA? CUIDADO!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Psicologia de senso comum: É um tipo de psicologia popular, mas que não se baseia no estudo sistemático dos fenômenos psicológicos, através do método científico. –É fruto do conhecimento acumulado no dia-a-dia: ter psicologia para atrair alguém, vender um produto, ouvir nossos problemas, etc... –É fruto também da apropriação simplista de conhecimentos da psicologia científica: amiga com carência afetiva, professor neurótico, tia histérica, pessoa complexada, etc...

O QUE NÃO É PSICOLOGIA? CUIDADO!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Psicologia e as práticas adivinhatórias: –Práticas adivinhatórias: tarô (cartas), astrologia (mapa astral), horóscopo (previsão para os signos), búzios (conchas), runas (pedras), numerologia (nomes e datas), iridologia (leitura da íris dos olhos), cafeomancia (leitura em borras de café), florais de Bach (essências), quiromancia (leitura das mãos), etc. Tais práticas não podem ser usadas em nome da Psicologia, pois nãopossuem critério científico comprovadoTais práticas não podem ser usadas em nome da Psicologia, pois não possuem critério científico comprovado e, caso isto ocorra, os profissionais podem ser punidos por charlatanismo e desempenho inadequado da profissão.

O QUE NÃO É PSICOLOGIA? CUIDADO!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Idéias errôneas a respeito da Psicologia: Muitas pessoas leigas têm uma visão errada da Psicologia e fazem alguma confusão. –Receio em conversar com um psicólogo por temer que seus pensamentos e sentimentos mais secretos sejam devassados pelo olhar de raio x do profissional. –Erro em crer que algumas pessoas já nascem psicólogas, por serem boas em dar conselhos. –Desinformação ao acreditar no poder mágico dos testes psicológicos.

O QUE NÃO É PSICOLOGIA? CUIDADO!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Idéias errôneas a respeito da Psicologia: –Confusão entre Psicologia e Auto-ajuda (O alquimista; O diário de um mago; Quem mexeu no meu queijo? Homens são de Marte e mulheres são de Vênus; Eu estou ok, você está ok? etc.). –Confusão entre diferentes profissionais de saúde mental: psicólogo, psiquiatra (fez medicina) e psicanalista (é uma pessoa graduada que fez especialização em Psicanálise). –O comportamento humano seja monocausado, ao invés de considerar que possui causalidade múltipla, quando na verdade é determinado por aspectos internos (biológicos e históricos) e externos (familiares, comunitários, sociais e culturais).