Análise de Conteúdo e Análise do Discurso: aproximações e afastamentos na (re)construção de uma trajetória A história do conhecimento não pode ser contada.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Metodologia de pesquisa em Didática e ensino- aprendizagem de Línguas Estrangeiras Diferentes produções textuais exigidas nos programas de pós-graduação.
Advertisements

O conceito de modernidade e pós-modernidade e a relação ciência,tecnologia e sociedade. Acadêmicos: Allan Ramos Cristina da Silva Eduardo Marques.
BC0101 AULA 10 OS LIMITES ÉTICOS DA CIÊNCIA. INTRODUÇÃO I. TESES A SEREM DEFENDIDAS : 1. Há limites éticos para a investigação científica, para a invenção.
Textos das aulas: Flick, W. Desenho na pesquisa qualitativa. (Cap
MÉTODOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS APLICADOS ÀS IFES
Desenho de Pesquisa Desenho de Pesquisa  Planejar a pesquisa
O que e socieologia Aluna: Cris mamaedes e Suelem Dias
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS INSTITUTO DE FILOSOFIA, SOCIOLOGIA E POLÍTICA CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS [FOLHA DE ROSTO] PROJETO DE PESQUISA SOCIAL:
Psicologia e Educação III
O desenvolvimento do conhecimento econômico
Didática das Ciências Experimentais
II. Seminário Nacional de Avaliação e Qualidade
Artigo Científico Disciplina PPGPE: Elaboração de textos, aula e avaliação Graziela Zamponi Maria Auxiliadora Motta Barreto Sandra Giacomin Schneider.
Projeto Terapêutico da Equipe e Projeto Terapêutico Singular:
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
PERCURSO UNIVERSITÁRIO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL
24ª Mostra de Pôster – FATEC 2017
Pesquisa Mercadológica
METODOLOGIA DE PESQUISA
Objetividade É um acordo entre juízes especialistas relativo ao que é observado, ou o que deve ser ou o que foi feito em pesquisa Quanto maior a objetividade.
METODOLOGIA E TÉCNICAS DE PESQUISA
Bourdieu Poder Simbólico.
PESQUISA QUANTITATIVA Survey
(Karl Emil Maximilian Weber)
Relatório de Autoavaliação Institucional
Questões sobre o positive accounting: crise com o Zimmerman
LINGUÍSTICA DOCUMENTÁRIA
EDUCAÇÃO ESPECIAL.
Disciplina: Língua Portuguesa Professor: Marcel Matias
Profa. Marquiana de F. Vilas Boas Gomes
PASSO A PASSO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO
Pesquisa Social Teoria, método e criatividade
Profa. Dra. Geciane Silveira Porto
BH 0203 Problemas metodológicos em Ciências Sociais – PMCS A construção do objeto e das hipóteses: empirismo e neutralidade? Pierre Boudieu. A profissão.
FORMAÇÃO CONTINUADA EM EAD
Ressignificando o trabalho com pesquisa na escola
25ª Mostra de Pôster – FATEC 2017
Professor Fabio Moreira Curso de Biblioteconomia
Métodos de pesquisa Prof. Suzana M. Berriel 4º período.
Realidade e Senso Comum
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Sociologia e Senso Comum
Docência e Gestão Pedagógica do Ensino Superior
Professor reflexivo: construindo uma crítica
26ª Mostra de Pôster – FATEC 2018
TCC Aula 2 Caroline Petian.
PROJETOS E RELATÓRIOS PASSO A PASSO: ESTRUTURA E ETAPAS
Prof. Julio Cesar Ferreira Santos
TÍTULO DO TRABALHO XV ENCONTRO CIENTÍFICO E CULTURAL DO UNIFACEX
FENOMENOLOGIA.
Metodologia da Pesquisa
Enfoque sistêmico na agricultura Fundamentos Metodológicos
Título e subtítulo minúsculo e negrito ÁREA TEMÁTICA – nome do GT
TÍTULO DO TRABALHO INTRODUÇÃO RESULTADOS E DISCUSSÃO METODOLOGIA
Metodologia de Pesquisa
POLITICA NORMATIVA /01/2019.
Educação ambiental, importância para cidadania e sustentabilidade
(Karl Emil Maximilian Weber)
TÍTULO DO TRABALHO INTRODUÇÃO DESENVOLVIMENTO JUSTIFICATIVA OBJETIVOS
Metodologia de Pesquisa Iniciação à Pesquisa Científica
PROJETO TCC Disciplina de Iniciação à Pesquisa Científica
Alef Mafioletti Natan do Rosário
TIPOS DE TRABALHO CIENTÍFICO
Disciplina: SOCIOLOGIA I 1º semestre letivo de 2018
Reflexividade e formação de professores
A evolução do Conhecimento
A docência na educação superior
PROJETO DE PESQUISA.
MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Transcrição da apresentação:

Análise de Conteúdo e Análise do Discurso: aproximações e afastamentos na (re)construção de uma trajetória A história do conhecimento não pode ser contada em uma trajetória linear; As transformações sucessivas por que têm passado as ciências demonstram irregularidades e rupturas; A história do conhecimento não pode ser contada em uma trajetória linear; As transformações sucessivas por que têm passado as ciências demonstram irregularidades e rupturas;

Objetivo deste Trabalho (...) nosso objetivo geral neste trabalho é, ao tentar (re)construir esse diálogo ou contraposição, sistematizar minimamente uma reflexão acerca das seguintes questões: 1 - A que insuficiências da Análise de Conteúdo se procurou responder com uma nova perspectiva discursiva? 2 - Em que sentido a abordagem da Análise de Conteúdo teria contribuído para as práticas hoje desenvolvidas pela Análise do Discurso? (...) nosso objetivo geral neste trabalho é, ao tentar (re)construir esse diálogo ou contraposição, sistematizar minimamente uma reflexão acerca das seguintes questões: 1 - A que insuficiências da Análise de Conteúdo se procurou responder com uma nova perspectiva discursiva? 2 - Em que sentido a abordagem da Análise de Conteúdo teria contribuído para as práticas hoje desenvolvidas pela Análise do Discurso?

Metodologia O percurso da análise bibliográfica de duas obras de referência em Análise de Conteúdo e Análise do Discurso: BARDIN, Laurence; L’analyse de contenu. Paris: PUF, 1995; MAINGUENEAU, Dominique; Novas tendências em Análise do Discurso. Campinas: Editora Pontes /Unicamp, 1997, 3ª ed. O percurso da análise bibliográfica de duas obras de referência em Análise de Conteúdo e Análise do Discurso: BARDIN, Laurence; L’analyse de contenu. Paris: PUF, 1995; MAINGUENEAU, Dominique; Novas tendências em Análise do Discurso. Campinas: Editora Pontes /Unicamp, 1997, 3ª ed.

“O gesto inaugural” da chamada Análise do Discurso Foi empreendido neste duplo sentido: a construção de um outro olhar sobre as práticas linguageiras e o redimensionamento do objeto de análise. A trajetória da Análise do Discurso, passa pela necessária consolidação das opções teórico-metodológicas que vem sendo capaz de realizar, instituindo no novo espaço epistemológico produzido no âmbito dos estudos da linguagem um processo de rupturas e continuidades em relação a uma certa tradição, o que exige reiterados momentos de legitimação.

A Análise de Conteúdos A análise de Conteúdos se defini como um “conjunto de técnicas de análise das comunicações” (quantitativos ou não) que aposta no rigor do método como forma de não se perder na heterogeneidade de seu objeto, visa obter, por procedimentos, sistemáticos e objetivos de descrição do conteúdo das mensagens, indicadores e conhecimentos relativos às condições de variáveis inferidas na mensagem. (Bardin, 1977, p. 31)

A Análise de Conteúdos A Análise de Conteúdo se funda como um modelo duro, rígido, de corte positivista, herdeiro, como dissemos, de um ideal preconizado pelo Iluminismo. Centra-se, sobretudo, na crença de que a “neutralidade” do método seria a garantia de obtenção de resultados mais precisos. Associação de análise quantitativa à objetividade. A Análise de Conteúdos A Análise de Conteúdo se funda como um modelo duro, rígido, de corte positivista, herdeiro, como dissemos, de um ideal preconizado pelo Iluminismo. Centra-se, sobretudo, na crença de que a “neutralidade” do método seria a garantia de obtenção de resultados mais precisos. Associação de análise quantitativa à objetividade.

Análise de Conteúdos e Ideologia A explicitação de um ponto de vista, qualquer que seja a ótica explicitada, desvirtua os rumos da análise, ou seja, a ideologia é vista como o descaminho da descoberta científica. “Estes dois polos, desejo de rigor e necessidade de descobrir, de adivinhar, de ir além das aparências, expressam as linhas de força do seu desenvolvimento histórico e o aperfeiçoamento que, atualmente, ainda a faz oscilar entre duas tendências”. Análise de Conteúdos e Ideologia A explicitação de um ponto de vista, qualquer que seja a ótica explicitada, desvirtua os rumos da análise, ou seja, a ideologia é vista como o descaminho da descoberta científica. “Estes dois polos, desejo de rigor e necessidade de descobrir, de adivinhar, de ir além das aparências, expressam as linhas de força do seu desenvolvimento histórico e o aperfeiçoamento que, atualmente, ainda a faz oscilar entre duas tendências”.

A Análise de Conteúdo A principal pretensão da Análise de Conteúdo é vislumbrada na possibilidade de fornecer técnicas precisas e objetivas que sejam suficientes para garantir a descoberta do verdadeiro significado. Na análise de Conteúdo, enquanto concepção de ciência, constitui-se uma prática que se pretende neutra no plano do significado do texto, na tentativa de alcançar diretamente o que haveria por trás do que se diz. A Análise de Conteúdo A principal pretensão da Análise de Conteúdo é vislumbrada na possibilidade de fornecer técnicas precisas e objetivas que sejam suficientes para garantir a descoberta do verdadeiro significado. Na análise de Conteúdo, enquanto concepção de ciência, constitui-se uma prática que se pretende neutra no plano do significado do texto, na tentativa de alcançar diretamente o que haveria por trás do que se diz.

A Crítica às Opções metodológicas -Concepção de linguagem como representação de uma realidade a priori; -A não-problematização das perguntas; -Vinculada à não-problematização do inquérito diz respeito ao fato de que o modo de apresentação das perguntas contribui para um apagamento do pesquisador como coparticipante da situação de entrevista. A Crítica às Opções metodológicas -Concepção de linguagem como representação de uma realidade a priori; -A não-problematização das perguntas; -Vinculada à não-problematização do inquérito diz respeito ao fato de que o modo de apresentação das perguntas contribui para um apagamento do pesquisador como coparticipante da situação de entrevista.

Paralelos entre Análise de Conteúdos e Análise do Discurso

Contrapontos entre Análise de Conteúdos e Análise do Discurso “Um dos pontos nodais de ruptura que permitiram a constituição da Análise do Discurso como disciplina no campo dos estudos da linguagem foi o afastamento da idéia de um sujeito que pudesse fazer escolhas, pois o que interessa ao novo campo de saberes constituído é a descrição das vozes que ressoam, atravessam e abalam a ilusão de unidade que se apresenta nos enunciados, denunciando as falácias de uma ótica que priorize o ideal cartesiano de um sujeito da razão”. ( DEUSDARÁ & ROCHA, 2005, p. 317) Contrapontos entre Análise de Conteúdos e Análise do Discurso “Um dos pontos nodais de ruptura que permitiram a constituição da Análise do Discurso como disciplina no campo dos estudos da linguagem foi o afastamento da idéia de um sujeito que pudesse fazer escolhas, pois o que interessa ao novo campo de saberes constituído é a descrição das vozes que ressoam, atravessam e abalam a ilusão de unidade que se apresenta nos enunciados, denunciando as falácias de uma ótica que priorize o ideal cartesiano de um sujeito da razão”. ( DEUSDARÁ & ROCHA, 2005, p. 317)

COMO FAZER CIÊNCIA SOB TAIS PERPECTIVAS?

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS