RELAÇÕES HUMANAS Psicologia das Relações Interpessoais.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Psicologia das Relações Interpessoais
Advertisements

Lição da Escola Sabatina 03 de Julho a 09 de Julho.
FORMACAO SINDICAL SOBRE O REFORCO DAS CAPACIDADES EM MATERIA DE ORGANIZACAO Centro Internacional de Formação – Turim - Itália 13 de setembro a 08 de outubro.
Associação de Brasileira de Ouvidores/Seccional Pernambuco.
CIÊNCIA E METODOLOGIA CIENTÍFICA PATRÍCIA LIMA MARTINS PASCHOAL.
Aula 1- Primeira fase Prof. Enf. Gislene Ramos. Conceitos Simpatia: é maioritariamente uma resposta intelectual Empatia: é uma fusão emotiva. Antipatia:
Facilitador: Ricardo Lima. Qual é o sua meta de aprendizado? Comunicação Interpessoal - UNCISAL Aonde quer chegar? Como pretende aplicar o que vai aprender.
Movimentos sociais (movimentos estudantis de 1968, "Diretas Já" em 1984, Caras Pintadas em 1992, e em 2013).
MEDIDAS TERAPÊUTICAS EM ENFERMAGEM E COMUNICAÇÃO TERAPÊUTICA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENFERMAGEM DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM MATERNO-INFANTIL.
O TRABALHO “Escolhe um trabalho de que gostes e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida” (Confúcio)
Trabalho e cooperação: o trabalhador coletivo
ASSÉDIO MORAL. DEFINIÇÃO Também conhecido como “terror psicológico”, pode se manifestar através de comportamentos, palavras, atos, gestos, escritos agressivos.
Economia e Gestão da Saúde
Fundamentos das Ciências Sociais
Universidade Federal de Santa Catarina Pró-Reitoria de Ensino de Graduação Departamento de Ensino de Graduação a Distância Centro Socioeconômico Departamento.
M9 - Gestão de procedimentos de manutenção
Apresentação Multimédia #7 Tema I | Antes de mim Capítulo 3 | A cultura Objetivo: Caracterizar os fatores fundamentais no processo de tornar-se humano.
1.
Unidade 4 Técnicas de comunicação oral
Para desenvolver um trabalho de qualidade, quais habilidades são importantes no repertório do tutor virtual?
MARKETING EM COMUNICAÇÃO Tipos de Marketing
OFICINA DE LIDERANÇA.
Teoria Geral da Administração
Planejamento.
RELAÇÕES INTERPESSOAIS E SUAS FORMAS DE INTERVENÇÃO
HABILIDADE DE EMPATIA EM ESTUDANTES DE PSICOLOGIA: COMPETÊNCIA NECESSÁRIA A UM FUTURO PSICOTERAPEUTA? Cleuza Elizabete de Chaves (Bolsista PIC IMED), Drª.
Comportamentos Organizacionais
NEGOCIAÇÃO E TOMADA DE DECISAO
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS NAS INSTITUIÇÕES DE SAÚDE
Identificar pareceres Perguntar e refletir
A construção do indivíduo a partir das relações sociais.
SUSAN LEIBIG INSTITUTE.
Comportamento Humano nas Instituições de saúde
Noções introdutórias acerca da História do Direito
Treinamento.
Gestão das Organizações
O Desempenho ético-profissional
O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória
O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória
Prof. Juliana da S. Bello. Noções de Ética Profissional.
Habilidade X Relacionamentos: receitas para o sucesso
Psicologia Social: uma reflexão. Prof. Ms. Gerson Heidrich
PERFIL E COMPETÊNC IA DO RECEPCIONI STA Perfil e competencia do recepcionista.
Pela primeira vez, o Brasil terá uma base que define o conjunto de aprendizagens essenciais a que todos os estudantes têm direito na Educação Básica.
Quem é o profissional de Turismo – hotelaria?
Linguagem de Programação
EBD Lição 1, 2º Trimestre 2018 O que É Ética Cristã.
O USO DOS TIPOS PSICOLÓGICOS NA SOLUÇÃO DE CONFLITOS
Falando de Relações Interpessoais
Currículos e Programas
Comunicação Empresarial
Projecto Diálogo na Diversidade Juntar pessoas iguais a mim
MEDIDAS TERAPÊUTICAS EM ENFERMAGEM E COMUNICAÇÃO TERAPÊUTICA
Aula 03: A Administração como Campo do Conhecimento I
Empreendedor “É uma pessoa que se engaja num processo de criação de riqueza e agregação de valor, através do desenvolvimento de ideias, da combinação.
É o estudo do homem como ser biológico, social e cultural.
* Devemos estar abertos a servir fora da nossa área de dons.
9 BALDES.
MBA Gestão de Pessoas e Liderança Coach Inteligência Emocional Prof. Domingos Equipe Aldeny Trindade Denise Nobrega Lurdiane Lima Maria Helena Felix Natali.
Áreas da Filosofia.
CARACTERÍSTICAS DOS MOVIMENTOS SOCIAIS
DISCIPLINA UD2 – S4 – 07MAR19. HABILIDADES DOS NEGOCIADORES O NEGOCIADOR, A ÉTICA E O PLANEJAMENTO DA NEGOCIAÇÃO.
PSICOLOGIA Lusiane Casimiro Pires. USAMOS O TERMO PSICOLOGIA NO COTIDIANO COM VÁRIOS SENTIDOS Quando falamos do poder de persuasão de um vendedor, dizemos.
Ética e Moral O problema da ação e dos valores Prof. Ms. Joelson Silva de Araújo.
AS RELAÇÕES ENTRE INDIVÍDUO E SOCIEDADE Marx, Durkheim,Weber, Norbert Elias e Pierre Bourdieu.
SOCIOLOGIA Criação e evolução de uma ciência PROFESSOR ADRIANO PASSOS.
Relacionamento Interpessoal nas Relações de Trabalho.
AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NO AMBIENTE EDUCACIONAL:
Fatec Ribeirão Preto Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
Conceito de Relacionamento Terapêutico Professora: Mayra Loiola.
Transcrição da apresentação:

RELAÇÕES HUMANAS Psicologia das Relações Interpessoais

O que são relações humanas? O termo relações humanas tem sido empregado para referir-se a: RELAÇÕES INTERPESSOAIS

Esse relacionamento poderá ocorrer entre: Uma pessoa e outra; Entre membros de um grupo; Entre grupos numa organização. Um grupo é uma reunião coesa de pessoas, visando a um objetivo comum.

Você deve ter ouvido falar em: Relações Públicas; Relações Comunitárias; Relações Internacionais; Dinâmica de grupo Relações Humanas

Você como pessoa, pode relacionar-se consigo mesmo. Quando você estabelece esse diálogo consigo mesmo, está realizando uma comunicação intrapessoal. As relações humanas podem ser entendidas como comunicação interpessoal e intrapessoal.

Relações Humanas – uma ciência do comportamento As relações humanas têm sido estudadas como uma ciência – a ciência do comportamento humano, em seu relacionamento intra e interpessoal. O estudo das Relações Humanas vale-se de outras ciências que estudam o homem em seu relacionamento, como a Psicologia, Sociologia, Moral, enfim as chamadas Ciências Sociais.

As relações Humanas ou Interpessoais são eventos (acontecimentos) que se verificam no lar, escola, empresa... Quando há conflito no relacionamento interpessoal, diz-se que há problemas de Relações Humanas.

Olhando para você... Olhando para os outros Existem pessoas que não são capazes de praticar relações humanas legíveis. Essas pessoas geralmente, apresentam comportamentos como os relacionados abaixo: 1. Não ouvem tão bem quanto falam; 2. Interrompem os outros, quando falam; 3. São agressivas;

4. Gostam de impor suas idéias; 5. Não compreendem as outras pessoas além de seu ângulo de visão; Você já procurou verificar suas falhas em: a. ver como você é; b. Ver como os outros são; c. Compreender seus próprios sentimentos; d. Entender seus conceitos; e. Entender o relacionamento entre as pessoas.

A compreensão dos outros é o que denominamos empatia ou sensibilidade social. Empatia é diferente de simpatia, de antipatia ou apatia. No comportamento empático entendo como o outro se sente e sua maneira de agir em função desse sentimento, mas não me envolvo neles. Se você for lidar com as pessoas, você deverá: 1. Compreender as pessoas (empatia);

2. Ter flexibilidade de ação (comportamentos) em função do que você conseguiu em relação ao próximo. Flexibilidade de Comportamento significa que devo ter um repertório de condutas que varia conforme a situação. Empatia Relações Repertório Humanas Flexibilidade de de Comportamento Condutas

Você poderá desenvolver melhor a a empatia e flexibilidade de comportamento por meio de: 1. Melhor conhecimento de si próprio; 2. Melhor compreensão dos outros; 3. Melhor convivência em grupo; Como isso acontece?

“A coisa mais indispensável a um homem é reconhecer o uso que deve fazer do seu próprio conhecimento” Platão.