Controle de Qualidade Total “CQT” ALESSANDRO RIBEIRO DA FONSECA BRUNO GEOVANY DIAS DA SILVA PAULO ROBERTO REINHEIMER TIAGO BEIER.

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Transcrição da apresentação:

Controle de Qualidade Total “CQT” ALESSANDRO RIBEIRO DA FONSECA BRUNO GEOVANY DIAS DA SILVA PAULO ROBERTO REINHEIMER TIAGO BEIER

Tópicos abordado;  CONCEITO DE CONTROLE DE QUALIDADE TOTAL;  HISTÓRICO DO CONTROLE DE QUALIDADE TOTAL;  ETAPAS EVOLUTIVAS DO CONTROLE DE QUALIDADE TOTAL;  ÍCONES DO PLANEJAMENTO DA QUALIDADE E SUA UTILIZAÇÃO NOS PROCESSOS DE MANUTENÇÃO;

Introdução; Melhoria contínua de desempenho das organizações; O histórico de como surgiu este conceito, quais as etapas evolutivas do controle de qualidade total, quais os ícones do planejamento da qualidade e sua utilização nos processos de manutenção; Para concluir apresentaremos as considerações finais e possíveis melhorias que podem ser implantadas a partir da implantação deste conceito;

CONCEITO DE CONTROLE DE QUALIDADE TOTAL. Surge o conceito de controle de qualidade total; A manutenção não é vista com tanta ênfase; Inovações tecnológicas, consumidores exigentes, interesse das empresas;

HISTÓRICO DO CONTROLE DE QUALIDADE TOTAL. Consequência da Revolução Industrial; Variabilidade nos produtos; Walter Shewhart, década de 20; Concorrência; Melhora significativa dos processos;

JAPÃO – Exemplo de implantação; Após a Segunda Guerra Mundial; Pioneiros para a implantação do processo; Elevação do PIB de forma absurda;

ETAPAS EVOLUTIVAS DO CONTROLE DE QUALIDADE TOTAL. De acordo com ROSSATO,1996, a partir de conceitos é possível estipular quatro etapas para a implantação de um processo de qualidade total eficiente. São eles: 1) Inspeção; 2) Controle; 3) Garantia, e 4) Gestão;

ÍCONES DO PLANEJAMENTO DA QUALIDADE E SUA UTILIZAÇÃO NOS PROCESSOS DE MANUTENÇÃO. Para que a qualidade total seja aplicada, a estruturação do processo por meio de ícones deverá ser feita de forma gradual e planejada. Para que ao final da aplicação do método, se consiga alcançar os objetivos estipulados;

1º - Desenvolvimento dos processos. Nesta fase são necessários equipamentos, instalações, recursos tecnológicos e recursos humanos capacitados. 2º - Desenvolvimento dos controles. Vê-se então a relevância de um planejamento bem realizado com conhecimento claro dos padrões estipulado. 3º - Garantia do processo seja assegurada, é necessário a verificação dos resultados obtidos por meio de uma liderança capaz, que saiba analisar os problemas encontrados e partir disso delegue as atribuições necessárias, mantendo os colaboradores motivados para que as metas sejam garantidas. ÍCONES DO PLANEJAMENTO DA QUALIDADE E SUA UTILIZAÇÃO NOS PROCESSOS DE MANUTENÇÃO.

Conclusão; Processo de gestão - É um trabalho lento e custoso; Como o principal objetivo do controle de qualidade total é a melhoria contínua podemos apontar algumas principais para a manutenção, são elas: Aumento da confiabilidade das máquinas; Menor tempo para realização das manutenções; Padronização de peças e componentes; Redução de manutenções corretivas.

FIM