REVISÃO CIÊNCIAS SOCIAIS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Síntese: Platão e Aristóteles PPGE- UEPG PROFESSORA GISELE MASSON.
Advertisements

Curitiba  A teologia representa o saber mais elevado  A ciência soberana  O saber absoluto  Deus é o objeto máximo do saber  Entre as ciências.
Gabriela Bezerra Julyana Xavier Nathália de Morais Nathália Santos Paula Jaqueline Aristóteles.
2. Filosofia 1. Ciência 3. Religião ? É c i ê n c i a !.. É f i l o s o f i a ! Não é religião! mas... LUMEN Editora...sem ser uma religião, conduz essencialmente.
Roney Cozzer Site Teologia & Discernimento Prática da Pregação.
Texto de divulgação científica O texto de divulgação científica é um gênero discursivo que tem por objetivos promover o contato do leitor leigo com o.
PROJETOS DE VIDA, ESCOLA E TRABALHO
FILOSOFIA NA IDADE MEDIEVAL. Europa com as invasões germânicas ou bárbaras no séc. V a.Ç EUROPA A IDADE MÉDIA INICIOU-SE NA Os castelos medievais representavam.
Mito e Filosofia Prof. Abimael F Silva. Problema Inicial A filosofia nasceu realizando uma transformação gradual sobre os antigos mitos gregos ou nasceu.
INSTITUTO FEDERAL DO AMAPÁ CAMPUS SANTANA COMPONENTE CURRICULAR: HISTÓRIA DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA TEORIA DO CONHECIMENTO João Morais da Costa Júnior Santana/2017.
FUNDAMENTOS ECLESIOLÓGICOS
A SOCIOLOGIA COMO CIÊNCIA
Professor Uilson Fernandes 1ª Série do Ensino Médio 10/11/16
O que pesquisa o historiador
1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO GEOGRAFIA.
O desenvolvimento do conhecimento econômico
MAPA CONCEITUAL FILOSOFIA
FRANCISCO JUSCELINO DA SILVA MARTINS
Apostila de Práticas Investigativas
Desenhos do processo de pesquisa qualitativa
PERCURSO UNIVERSITÁRIO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL
REVISÃO E UFSCÃO 2018.
O Renascimento Humanista
Ética Profissional A ética e a moral.
APOIO.
Metodologia do Ensino de Física I
Problemas Filosóficos
Mundo árabe.
Pesquisa Social Teoria, método e criatividade
As origens da Sociologia
CICLO DE APRESENTAÇÕES
OS SOFISTAS “O homem é a medida de todas as coisas; daquelas que são enquanto são e daquelas que não são enquanto não são”. Protágoras.
LIÇÃO 9 A ADORAÇÃO INTEGRAL ENSINADA POR JESUS
O QUE É FILOSOFIA? A FILOSOFIA É UM MOVIMENTO DE PENSAMENTO LÓGICO RACIONAL SURGIDO NA GRÉCIA NOS SÉCULOS VII E VI a.C, QUE TINHA COMO OBJETIVO EXPLICAR.
A Contribuição de Max Weber
LIÇÃO 4 – A FAMÍLIA SOB ATAQUE
Lição 02 O reino de Deus e a missão
Senso comum & Ciência Cezar Augusto, graduando em Ciências Sociais / Conexões de Saberes - UFAL.
EBD Lição 1, 2º Trimestre 2018 O que É Ética Cristã.
Aula 4 Burocracia Weberiana.
NASCIMENTO DA SOCIOLOGIA
O “nascimento” da Filosofia
Implicações Práticas e Conclusões.
Pós em Direito Público Disciplina: Direitos e Garantias Fundamentais
Arcadismo Contexto Histórico.
Lição 03 Israel, o povo da missão
Métodos e Técnicas de Exploração Diagnóstica
História na Contemporaneidade
Docência e Gestão Pedagógica do Ensino Superior
FILOSOFIA POLÍTICA Professor Fábio Will.
CIÊNCIA E RELIGIÃO Prof. Alessandro Reina.
Prof. Julio Cesar Ferreira Santos
Filosofia da Educação II
A VOCAÇÃO.
A organização da vida social na visão de Karl Marx
LIBERALISMO.
Objetivo, Definições, Significado
Filosofia Módulos 1, 2 e 3: origens da Filosofia e primeiros filósofos
A vida cristã é vitoriosa
História da Psicologia
Escola Padre Carmelo Perrone
POLITICA NORMATIVA /01/2019.
Conceitos importantes para o estudo da História
A evolução do Conhecimento
Metodologia do Ensino de Física I
PROFESSOR : EVERTON RODRIGUES. Filosofia Medieval (V ao XV) Neste período Idade Média compreende o período que vai da queda do Império Romano até a consolidação.
DISCURSO FILOSÓFICO E DISCURSO CIENTÍFICO
Disciplina: SOCIOLOGIA I 1º semestre letivo de 2019
Transcrição da apresentação:

REVISÃO CIÊNCIAS SOCIAIS 9 ANOS - 2 TRIMESTRE Prof. Ana Cláudia

O QUE É CRENÇA RELIGIOSA? “Sentimento de submissão, reverência, confiança e até medo em relação ao sobrenatural, ao desconhecido. Não supõe compreensão. Seria a aceitação voluntária de uma ordem de coisas que não pode ser provada pela lógica ou pelos sentidos” (MARCONI, 2010).

TEOLOGIA Corpo de ideias filosóficas que, por meio de uma discurso racional, procura dar significado às questões relativas à crença e à religião. É a ciência da fé.

SURGIMENTO DA TEOLOGIA Nasceu na Idade Média, através de Santo Agostinho e São Tomás de Aquino, incorporou um discurso que procurava conciliar os mistérios da fé a uma visão racional de mundo. Depois, tornou-se uma área da filosofia (período medieval), se concentrava na “reflexão metódica da revelação divina”. Hoje, religiosos e acadêmicos tem acesso à formação teológica, o que os possibilita entender o impacto da religião sobre a sociedade e suas esferas de relação.

LAICIZAÇÃO DA SOCIEADE OCIDENTAL Transformações na sociedade ocidental a partir do surgimento e expansão do capitalismo: divisão e racionalização do processo de produção e separação entre estado e Igreja. LAICISMO: separação entre Estado e Igreja.

TEÓRICOS DO LAICISMO NICOLAU MAQUIAVEL: primeiro pensador a defender o laicismo. Propôs uma nova interpretação da política, igualando-a ao exercício e a manutenção do poder (os fina justificam os meios), assim, o governante não poderia se espelhar nos ensinamentos religiosos (bondade), mas agir de acordo com as circunstâncias.

ESTADO LAICO NO BRASIL Liberdade religiosa no Brasil: Constituição de 1891. Catolicismo é predominante na realidade brasileira, e se fortaleceu no início da Primeira República. Constituição de 1934: incorporou o laicismo, mas Vargas foi responsável por garantir a obrigatoriedade do ensino religioso nas escolas públicas. Constituição de 1988: reafirma o caráter laico do Estado brasileiro.

A REALIDADE E SUAS INTERPRETAÇÕES O QUE É A VERDADE? Segundo Descartes: “Para examinar a verdade, é necessário colocar todas as coisas em dúvida o máximo possível”. Para os gregos, busca da verdade se dava através da contemplação filosófica, a verdade não é apenas aquilo que existe, mas aquilo que podemos afirmar com certeza.

Para a História, a verdade se apresenta na forma de hipóteses, teorias, e procuram dar um significado a certo evento histórico diante do olhar do historiador. A verdade histórica se altera continuamente, conforme vão se sucedendo as leituras históricas dos acontecimentos.

A ORIGEM DO DISCURSO GREGOS: primeiro povo que utilizou a palavra para se organizar coletivamente. DEMOCRACIA GREGA: cada cidadão deveria possuir o dom da palavra, a sua retórica e oratória era exercitada desde a infância, pois deveria ter a capacidade de transformar ideias em palavras, a fim de convencer os demais de sua certeza.

OS SOFISTAS Foram os primeiros oradores. Utilizavam-se do dom do discurso para fazer valer seu ponto de vista, ainda que fosse contraditório ou relativo. PROTÁGORAS: um dos principais sofistas gregos, que teve Sócrates como principal opositor de suas ideias.

SÓCRATES E OS SOFISTAS Criticou o discurso vazio e retórico dos sofistas, desmascarava falsos ídolos e defendia a busca da verdade através da maiêutica. Através de alternativas, indagações, perguntas e respostas, ajudava a buscar a verdade. O nome Maiêutica foi uma homenagem a sua mãe que era parteira. Ele dava luz às ideias e sua mãe trazia à luz novos seres humanos a cada nascimento.

BONS ESTUDOS!!! TORÇO POR Você!!!