Plano de Permanência e Êxito

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ações da Coordenação de Ensino, Pesquisa e Extensão.
Advertisements

Tucuruí, IFPA Belém, 15 de Junho de Setor de Egressos e Observatório do Trabalho.
Coordenação de Planejamento e Orçamento. COORDENAÇÃO DE PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO a) atentar diariamente para as normas orçamentárias estabelecidas pelo.
2016 Está prevista na Lei nº , de 14 de abril de 2004, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
II SIMPÓSIO DE PLANEJAMENTO Oficina PGA. Plano de Gestão Anual - PGA PGA ESTRATÉGICO 2016 Recorte anual do PDI que detalha os objetivos e as ações previstas.
SIMEC Sistema Integrado de Planejamento, Orçamento e Finanças do Ministério da Educação Ministério da Educação SIMEC - Sistema Integrado de Planejamento,
PANORAMA da oferta de cursos do ifb – 2016 e 2017
39º COLDI – AVALIAÇÃO DA GESTÃO – 2016
PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO (PPC): elaboração e reformulação
Diretoria de Ensino de Piracicaba
Campos privilegiados de Estágio do Curso de Pedagogia
Base Nacional Comum Curricular
COMISSÃO INTERNA DE SISTEMATIZAÇÃO E ELABORAÇÃO DO PLANO
Regulamento da Organização Didática do IFCE
Credenciamento e Recredenciamento Institucional
Identidade Institucional no IFCE
Formação Docente no IFCE
Setor de Convênios, Projetos e Intercâmbios
Planejamento 2017 PRÓ-REITORIA DE ENSINO
Proen/IFCE: Execução 2016 e Planejamento para 2017
ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NO IFPA: RESOLUÇÃO Nº 147/2016/CONSUP
INSTITUCIONAL EXTERNA 2013
ORIENTAÇÃO ACADÊMICA NO CURSO DE PEDAGOGIA PRESENCIAL
II Encontro das Secretarias Acadêmicas e Auxiliares Institucionais do IFPA CAMPUS BELÉM JUNHO/2017.
FÓRUM INTERNO DE ENSINO - FIE
A Pró-Reitoria de Ensino do IFCE
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ
RESUMO / TÓPICOS – Disciplinas on-line do SER EDUCACIONAL:
PROEN - IFPA Elinilze Guedes Teodoro
EAD: PERMANÊNCIA E ÊXITO DEAD/PROEN
Pesquisa e gestão conceitos E PRÁTICAS indissociáveis
Introdução a Educação a Distância
Plano de Permanência e Êxito de Estudantes
Plano de Permanência e Êxito de Estudantes
Resolução da Carga Horária Docente do IFCE
1.
Resolução Nº 50 de 04 dezembro de 2008
Ações Proen 2017/1 Reuber Santiago.
Autoavaliação Institucional (avaliação interna)
Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação
1. Plano de Desenvolvimento Institucional
Educação a Distância no IFCE
Um convite à reflexão sobre a oferta de cursos no IFCE
A UTILIZAÇÃO GERENCIAL DO SISTEMA DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DOS CURSOS E-TEC BRASIL NOS POLOS DO CURSO TÉCNICO EM SECRETARIA ESCOLAR DO IFRJ: UM RELATO.
POLÍTICAS EDUCACIONAIS
MOBILIDADE E ACREDITAÇÃO
36º COLDI – AVALIAÇÃO DA GESTÃO – 1º SEMESTRE 2016
Atribuições e Aspectos Gerais da Coordenação de Curso
em Educação em Direitos Humanos
PLANO PARA GESTÃO DE RISCOS DA UFF PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO
36º COLDI – AVALIAÇÃO DA GESTÃO – 1º SEMESTRE 2016
PRÓ-REITRORIA DE ENSINO
Manual do Usuário IF-UFRJ, fevereiro/2014.
26 – 27/07/07 - 1º Seminário Nacional REUNI
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO DO PLANO INSTITUCIONAL DE PERMANÊNCIA E ÊXITO PARA
Aula 1 Conheça seu curso e sua Instituição Nome do Professor.
Ensino e extensão Novos desafios Regina Henriques
ESTÁGIO EM MATEMÁTICA II ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO
Planejamento e Registro de ações do PPE no Sistema de Gestão PROEN 23/01/2019.
Permanência e Êxito Estudantil- IFPA-
Consolidação de Turma fora do prazo
PLANO PARA GESTÃO DE RISCOS DA UFF PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO
GESTÃO DE PROJETOS - 3 Escola de Engenharia de Lorena
RECEPÇÃO DOS PAIS /01/2019.
VIII Fórum Institucional de Ensino
CALENDÁRIO ACADÊMICO.
VIII Fórum Institucional de Ensino
Cleopatra da Silva Planeta Pró-reitora de Extensão Universitária
Nivelamento de Componentes Curriculares e
Transcrição da apresentação:

Plano de Permanência e Êxito Armênia Chaves e Hobson Cruz COORDENAÇÃO TÉCNICO-PEDAGÓGICA

1. Por que construir este plano no IFCE? © 2017 Pró-Reitoria de Ensino Contexto da construção do Plano de Permanência e Êxito no Instituto Federal do Ceará.

Histórico 2010-2016 Termo de Acordos e Metas (TAM) © 2017 Pró-Reitoria de Ensino Termo de Acordos e Metas (TAM) Relatórios do TCU identificando o contexto da evasão nos institutos Relatórios da CGU identificando o quadro situacional da evasão no IFCE Elaboração do Plano de Combate a Evasão e Retenção Notas Informativas SETEC Nº. 119/2013 e Nº. 138/2015 Construção do IFCE Em Números

Categorias de Matrículas © 2017 Pró-Reitoria de Ensino EM CURSO EGRESSO COM ÊXITO EGRESSO SEM ÊXITO Alunos que estão vinculados a instituição, dentro ou fora do tempo mínimo de duração do curso. Situação de matrícula: MATRICULADO TRANCADO INTERCÂMBIO Alunos que finalizaram seus cursos recebendo diploma ou certificado. Situações de matrícula: CONCLUÍDO FORMADO Alunos que não finalizaram o curso. Situações de matrícula: ABANDONO TRANSFERÊNCIA EXTERNA TRANSFERÊNCIA INTERNA CANCELADA COMPULSORIAMENTE CANCELADA VOLUNTARIAMENTE

Retenção Definição Principais Fatores © 2017 Pró-Reitoria de Ensino Definição Principais Fatores Situação da matrícula de um estudante que cursou mais períodos letivos cursados que o mínimo previsto na matriz curricular do curso. Trancamento de componente curricular e de matrícula; Reprovações sucessivas versus matriz curricular com muito pré-requisitos; Situação de “aguardando estágio”.

Fatores Motivadores da Evasão © 2017 Pró-Reitoria de Ensino INDIVIDUAIS INSTITUCIONAIS EXTERNOS Déficit de aprendizagem dos nossos estudantes; Falta de identificação com o curso; Dificuldade em conciliar estudo e trabalho; Dificuldade em conciliar E.M. com técnicos concomitantes; Alto grau de complexidade do curso; Sucessivas repetências. Sobrecarga de disciplinas nos cursos técnicos integrados e concomitantes; Currículos que não priorizam as práticas profissionais; Pouca ou nenhuma articulação entre teoria e prática nos currículos dos cursos; Cursos com laboratórios deficientes; Fragilidade didática, dificuldade na relação professor-aluno, aulas pouco atrativas, inassiduidade. Déficit de aprendizagem dos nossos estudantes; Falta de identificação com o curso; Dificuldade em conciliar estudo e trabalho; Dificuldade em conciliar E.M. com técnicos concomitantes; Alto grau de complexidade do curso; Sucessivas repetências.

2. Quais são as metas para a permanência? © 2017 Pró-Reitoria de Ensino Metas para permanência, de acordo com a Lei Nº 13.005, de 25 de junho de 2014.

Metas PNE PNE IFCE Estratégia 12.3 © 2017 Pró-Reitoria de Ensino ”Elevar gradualmente a taxa de conclusão média dos cursos técnicos de nível médio na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica para 90% (noventa por cento) [...]. ” PNE “Elevar gradualmente a taxa de conclusão média dos cursos de graduação presenciais nas universidades públicas para 90% (noventa por cento) [...]”. Estratégia 12.3 Elevar gradualmente até 2024, a taxa de conclusão média dos cursos técnicos de nível médio e de graduação para 90% (noventa por cento) ofertados nas formas presencial e a distância. IFCE

Metas de Conclusão dos Cursos © 2017 Pró-Reitoria de Ensino Para alcance da meta prevista, o IFCE define que as taxas de conclusão para cada campus e curso ofertado deverá aumentar em 7,15% ao ano, a contar de 2017. A referência inicial de 40% foi obtida a partir da taxa de conclusão média dos cursos presenciais do IFCE nos últimos 5 anos.

3. Como está organizado o documento do PPE? © 2017 Pró-Reitoria de Ensino Itens constantes do Plano de Permanência e Êxito dos estudantes do IFCE 2017.

Seções do PPE/IFCE Justificativa Base Conceitual Diagnóstico Metas © 2017 Pró-Reitoria de Ensino Justificativa Seção que detalha a motivação para a construção do Plano de Permanência e Êxito do IFCE. Base Conceitual Seção que define a base conceitual a ser utilizada para a confecção dos diagnósticos de permanência e êxito. Diagnóstico Seção que apresenta os mecanismos utilizados para calcular os indicadores de permanência e êxito da instituição. Metas Seção que descreve as metas para permanência dos estudantes no IFCE e mecanismos para suas definições. Ações Seção que detalha todas as ações gerais e específicas previstas para execução nos campi. Metodologia Seção que apresenta a metodologia de planejamento, acompanhamento e avaliação dos indicadores e das ações do PPE.

Outras observações sobre o PPE © 2017 Pró-Reitoria de Ensino O PPE terá duração de 7 anos (2017 -2024), acompanhando o prazo final do PNE vigente. O PPE integrará os relatórios anuais de gestão, a partir de 2017. O PPE está em consonância com: O Projeto Pedagógico Institucional (PPI) O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) A autoavaliação institucional

4. Qual o cronograma previsto? © 2017 Pró-Reitoria de Ensino Cronograma de implantação do PPE/IFCE 2017 nos campi da instituição.

Cronograma de Implantação © 2017 Pró-Reitoria de Ensino 2015 Trabalho de coleta de informações sobre motivos de evasão nos campi 2016 Construção do PPE, com base na coleta realizada pelos campi Jun.2017 Apresentação do PPE às comissões locais nos campi Jul.2017 Submissão do PPE ao CONSUP Ago.2017 Início da implantação do PPE nos campi e do monitoramento das ações pela PROEN

5. Quem são os atores da implantação do PPE? © 2017 Pró-Reitoria de Ensino Definição dos atores responsáveis pela implantação do PPE e suas respectivas atribuições.

Comissão local Campus N Comissão Geral Comissão local Campus 1 Direção de ensino CTP CCA ... Comissão local Campus 2 Comissão local Campus N Reitoria © 2017 Pró-Reitoria de Ensino Campus

6. Como se dará a implantação do PPE no IFCE? © 2017 Pró-Reitoria de Ensino Etapas de implantação do PPE/IFCE 2017.

Etapas de Implantação do PPE nos Campi © 2017 Pró-Reitoria de Ensino Divulgação ETAPA1 1. Estudo sobre permanência e êxito no campus, apresentando o diagnóstico quantitativo e qualitativo do campus. 2. Apresentação das ações no âmbito da gestão administrativa, socioeducacional e financeira Ações nos Campi ETAPA 2 1.Leitura das ações específicas e suas respectivas medidas de intervenção (MI). 2. Planejamento de atividades para cada MI que seja aplicável ao campus, indicando para cada atividade: Título, descrição, campus, data de início e data de final da atividade. 3. Registro das atividades mencionadas na ferramenta de gestão PROEN, disponível em: gestaoproen.ifce.edu.br

Ferramenta GestãoProen gestaoproen.ifce.edu.br © 2017 Pró-Reitoria de Ensino Para registro e acompanhamento das atividades vinculadas à medidas de intervenção previstas no PPE/IFCE 2017.

“Quando o homem compreende a sua realidade, pode levantar hipóteses sobre o desafio dessa realidade e procurar soluções. Assim, pode transformá-la e o seu trabalho pode criar um mundo próprio, seu Eu e as suas circunstâncias.” Paulo Freire

Contatos Armênia Chaves Hobson Cruz armenia.chaves@ifce.edu.br hobson.cruz@ifce.edu.br Contatos