O advogado trabalhista e seu papel social

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
VII Congresso Brasileiro de Direito Previdenciário Brasília/DF 2011 Ações Regressivas estrututura de defesa
Advertisements

COMPETÊNCIA DA JUSTIÇA DO TRABALHO: A) EM RAZÃO DA MATÉRIA B) EM RAZÃO DAS PESSOAS Profa. Grasiele A. F. Nascimento 2008.
ESTRUTURA E COMPETÊNCIA DA JUSTIÇA DO TRABALHO
O advogado trabalhista e seu papel social
DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO PROFESSORA: MARIA INÊS GERARDO
CONTESTAÇÃO. 1. Conceito Direito de ação Providência oficial que há de por fim à lide, mediante aplicação da vontade concreta da lei à situação controvertida.
Samira Iasbeck de Oliveira Soares Edicarlos Portela Sales
Responsabilidade Civil do Estado Constituição Federal, art. 37, parágrafo 6º.
ASPECTO SUBJETIVO DO PROCESSO: ADVOGADO.  Bacharel em Direito, inscrito na OAB. Lei Específica: 8.906/94 – Estatuto da OAB. Representante da parte. Postula.
COMPETÊNCIA ROBERTO DÓREA PESSOA. Competência – medida da jurisdição. Fundamento da competência da Justiça do Trabalho: art. 114, CF. Art. 114 (antes.
Responsabilidades. Empresa Conforme o Art. 157 da CLT - Consolidação das Leis Trabalhistas Cabe às empresas: Cumprir e fazer cumprir as normas de segurança.
UNIFEBE1 ETICA PROFISSIONAL ETICA PROFISSIONAL Prof. Sergio Sebold.
1 Unidade IV – Direitos e Garantias Fundamentais Bandeira Brasileira: Direito à Cultura.
AULA+ JURISDIÇÃO CONSTITUCIONAL PROF. DOUTOR GUILHERME SANDOVAL GÓES Aula 1: Plano de Ensino e Apresentação da Disciplina.
DIREITO AMBIENTAL Política Nacional do Meio Ambiente-Lei 6938/1981 Estrutura do SISNAMA: Art. 6º - Os órgãos e entidades da União, dos Estados, do Distrito.
A Repercussão Previdenciária e Tributária dos Acidentes de Trabalho
/ Azevedo Sette Advogados
Saúde e Segurança do Trabalho – SST / Prof. Paulo S. Bayer
SINDICATO E SERVIDOR PÚBLICO: (RE)conhecendo os conceitos.
Apresentação Institucional
CAPÍTULO 8 SUJEITO ATIVO DA OBRIGAÇÃO TRIBUTÁRIA: 8.1. Conceito Poder de tributar e poder de exigir Competência tributária.
DIREITO PROCESSUAL CIVIL II
JUIZADOS ESPECIAIS AULA 05 (P.28 À 32)
Profª.: SIRLENE PIRES MOREIRA
Denis Domingues Hermida
Dano Moral, Assédio Moral e Assédio Sexual Profª Christiane
Competência Recursal Cível do STF e do STJ
JURISDIÇÃO CIVIL COLETIVA
Métodos de solução pacífica de litígios e o CPC/2015
JUIZADOS ESPECIAIS AULAS 05 (P.28 À 32)
DAS SANÇÕES ADMINISTRATIVAS
Acesso à Justiça.
ENTES DA FEDERAÇÃO E REPARTIÇÃO DE COMPETÊNCIAS
Partes: Capacidade, Assistência, Representação
PRESSUPOSTOS PROCESSUAIS NEGATIVOS
De onde vem o direito? (Fontes do direito)
Profissões Jurídicas Funções Essenciais à Justiça
COMPETÊNCIA INTERNA (Nacional)
VOCÊS VOLTARAM PARA A 2ª AULA! OBRIGADO!
JUSTIÇA DO TRABALHO JUSTIÇA ELEITORAL JUSTIÇA MILITAR
CARREIRAS JURÍDICAS E PLANEJAMENTO PROFISSIONAL AULA 01 CARREIRAS JURÍDICAS E PLANEJAMENTO PROFISSIONAL 01º SEMESTRE – DIREITO UNIMES.
CRIAÇÃO DO MINISTÉRIO EXTRAORDINÁRIO DA SEGURANÇA PÚBLICA MEDIDA PROVISÓRIA Nº 821/2018 Prof. MARCOS GIRÃO.
Do Direito à Liberdade, ao Respeito e à Dignidade art.15 a 18-B
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO INTERVENÇÃO FEDERAL 2018.
POP – Programa de Orientação Profissional Curso de Direito FMU
Ações Possessórias generalidades
CARREIRAS JURÍDICAS E PLANEJAMENTO PROFISSIONAL
JUSTIÇA DO TRABALHO JUSTIÇA ELEITORAL JUSTIÇA MILITAR
Organização do Poder Judiciário
Ponto 3-4: Responsabilidade e Impedimento Judicial
A TERCEIRIZAÇÃO E A PRECARIZAÇÃO DO MUNDO DO TRABALHO
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Dos princípios administrativos
Boa-fé 11ºCfa – 2015 Deontologia Policial
Prof. Arthur Trigueiros
Boa-fé 11ºCfa – 2015 Deontologia Policial
Prerrogativas do advogado - I Prof. Arthur Trigueiros
As Prerrogativas Constitucionais do Auditor Fiscal como Instrumento de Concretização da Autonomia Financeira dos Municípios e da Justiça Fiscal.
Teoria Geral das Provas
Ponto 4-2: Responsabilidade e Impedimento Judicial
DIREITO PROCESSUAL PENAL I
O Direito Processual Coletivo
Filme o Contador e o Código de Ética do Contador.
COMISSÃO DE ÉTICA DO IFAL
Ponto 2-2: COMPETÊNCIA TERRITORIAL
Material Complementar TERMOS E DEFINIÇÕES - Aula1 - Como se transformar em um Perito Ambiental de Sucesso ABRIL/ RENATA PIFER – CETEC AMBIENTAL. Copyright © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS CETECAMBIENTAL
Ponto 3-3: Litisconsórcio
CONSULTORIA EMPRESARIAL PARA MICRO EMPREENDEDOR Consultores: Alex Sá José Viana.
Ponto 5-2: Responsabilidade e Impedimento Judicial
I – SENTENÇA I – ETIMOLOGIA: Do latim: sententia, sentire: sentimento, verdade, sinceridade etc.
O PAPEL DO ADVOGADO: Art.133. O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestação no exercício da profissão,
Transcrição da apresentação:

O advogado trabalhista e seu papel social José Affonso Dallegrave Neto 15/fevereiro/2012

Quais causas atua o advogado trabalhista?   Art. 114, CF - Compete à Justiça do Trabalho processar e julgar: I - as ações oriundas da relação de trabalho, abrangidos os entes de direito público externo e da administração pública direta e indireta da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios; II - as ações que envolvam exercício do direito de greve; III - as ações sobre representação sindical, entre sindicatos, entre sindicatos e trabalhadores, e entre sindicatos e empregadores;

IV - os mandados de segurança, habeas corpus e habeas data, quando o ato questionado envolver matéria sujeita à sua jurisdição;   V - os conflitos de competência entre órgãos com jurisdição trabalhista, ressalvado o disposto no art. 102, I, "o"; VI - as ações de indenização por dano moral ou patrimonial, decorrentes da relação de trabalho; *inclusive acidentes do trabalho

VII - as ações relativas às penalidades administrativas impostas aos empregadores pelos órgãos de fiscalização das relações de trabalho;   VIII - a execução, de ofício, das contribuições sociais previstas no art. 195, I, "a", e II, e seus acréscimos legais, decorrentes das sentenças que proferir; IX - outras controvérsias decorrentes da relação de trabalho, na forma da lei.

Advocacia trabalhista (uma das mais difíceis)   - Tributária e Previdenciária (só matéria de direito) - Cível (pedidos unos) - Trabalhista (cumulação de pedidos, matéria fática, legislação subsidiada, concentração de atos na audiência)

1º. desafio: Estar atualizado   1º. desafio: Estar atualizado - DT é dinâmico e a sua competência é ampla - EC n. 45/05 - É preciso conhecer a CF, CLT, CPC, Leis esparsas e OJs e Súmulas do TST - O advogado precisa conhecer os autos (o juiz indefere perguntas dos 4 iis) - Ter conhecimento é ter poder - O estagiário quando vai ver o andamento tem que ir a fundo na análise.

2º. desafio: Aprender a escrever e articular teses   - Escreve bem (quem lê bastante) - na era multimídia, a expressão deve ser objetiva e precisa; - não há + espaços para petições de 40 laudas... (ninguém lê ...)

Força normativa do Código de Ética Art. 45 Código Ética: Impõe-se ao advogado lhaneza (lealdade), emprego de linguagem escorreita e polida, esmero e disciplina na execução dos serviços.   Força normativa do Código de Ética Art. 33 do Estatuto da OAB (L. 8906/94): “O advogado obriga-se a cumprir rigorosamente os deveres consignados no Código de Ética e Disciplina”.

A linguagem digital - vivemos a era da linguagem fragmentária Fragmentária x abreviada x reticente (bêle, findi, só... e aí?)   - Vivemos a era do mundo digital Processo eletrônico x autos físicos

Geração X Vantagens e desvantagens da atual Geração “y”   Geração X - é composta dos filhos dos Baby Boomers da II Guerra Mundial. (Baby Boomer = explosão populacional); - nascidos entre os anos 1960 e 1980.

- também chamada de Geração Next. Geração Y - também chamada de Geração Next. alfabetizado dentro do boom da internet (década de 90) - nascidos entre os anos 1980 e 2000

Geração Z - indivíduos constantemente conectados através de smart phones e preocupados com o meio ambiente; geração “just do it” - nascidas entre 1990 e 2009.

Linha do tempo A internet iniciou em 1960 a partir de pesquisas militares. O seu boom ocorreu na década de 1990.

Facilidades da Geração “y”: - com o mundo digital; - com a velocidade das mudanças de comportamento; - pesquisa e inteligência na web - linguagem objetiva - na praticidade (just do it) - aprendeu a agregar sentimento nas coisas (amo muito tudo isso), essencial para descrever dano moral

Dificuldades da geração “y”: - excessivamente informal e mimado; - avesso à hierarquia; - volúvel (não é perseverante) - linguagem reticente e com muita abreviatura - relativismo x dogma do direito

O advogado deve saber articular teses jurídicas   Para tanto precisa observar e saber aplicar a lei e a jurisprudência ao caso concreto (silogismo) Piada: NÃO BASTA TER UM BOM ADVOGADO

3º. desafio: A postura que se espera do advogado: Com o chefe; com o juiz, com os colegas, com o cliente e em audiência (em sala de aula)   - O Direito é formal, solene e hierárquico - Ser firme em sua postura, mas educado e respeitoso com o Juiz.

Art. 6º do Estatuto da Advocacia: “Não há hierarquia nem subordinação entre advogados, magistrados e membros do MP, devendo todos tratar-se com consideração e respeito recíprocos.”   * pode até protestar, mas com elegância * caso Dalazen – “a sra tá vendo muito filme americano”  * a formalidade e o respeito ao juiz é 1 garantia do jurisdicionado, pois do contrário seria 1 “anarquia”

O Juiz tem poder de polícia (disciplina)?   Art. 816, da CLT: “O juiz manterá a ordem nas audiências, podendo mandar retirar do recinto os assistentes que a perturbarem” O Juiz é o guardião da Lei e deve ser o primeiro a dar o exemplo de seu cumprimento! (CNJ – EC n, 45 – Corregedora Eliana Calmon)

4º. Desafio:Relacionamento com o colega:   DO DEVER DE URBANIDADE Art. 44 do Código de Ética. Deve o advogado tratar o público, os colegas, as autoridades e os funcionários do Juízo com respeito, discrição e independência, exigindo igual tratamento e zelando pelas prerrogativas a que tem direito.

5º. Desafio: Deveres do advogado:   5º. Desafio: Deveres do advogado: Art. 2o.do Código de Ética. Parágrafo único: são deveres do advogado: Preservar a dignidade da profissão; Atuar com destemor, independência e lealdade; Velar por sua reputação pessoal e profissional; Empenhar-se no aperfeiçoamento pessoal e profissional; (*) Estimular a conciliação; Prevenir a instauração do litígio; (*) Aconselhar o cliente a evitar a aventura judicial; Piada de São Pedro e o advogado trabalhista no céu:

RELACIONAMENTO COM O CLIENTE:   Art. 8º Código de Ética: O advogado deve informar o cliente, de forma clara e inequívoca, quanto a eventuais riscos da sua pretensão, e das conseqüências que poderão advir da demanda. - Advogado e cliente tem que manter confiança mutua e colaboração. - Recomenda-se esperar gratidão do cliente?

A função social do Advogado Trabalhista:   - Há uma cultura de sonegação de direitos trabalhistas (idem IR) - Direitos trabalhistas são direitos fundamentais – art. 7º da CF - Num país onde: a) somos recordistas de acidentes do trabalho e b) se verifica inúmeros casos de trabalho escravo, cabe ao advogado lutar pelo direito destas vítimas

- O Dto tem como ponto de partida e chegada a dignidade da PH (art - O Dto tem como ponto de partida e chegada a dignidade da PH (art.1º,III, CF)   - O trabalhador merece ter sua dignidade respeitada. Direitos trabalhistas: passivo (despesa) x direitos fundamentais do cidadão - Por que existe o princípio de proteção ao empregado?

Eduardo Couture: (decálogo ao Advogado) ÚLTIMO CONSELHO:   Eduardo Couture: (decálogo ao Advogado) “Teu dever é lutar pelo Direito, mas no dia em que encontrares o Direito em conflito com a Justiça, luta pela Justiça!” Roteiro da palestra disponível em: www.twitter.com/DallegraveNeto