UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE ESCOLA DE NUTRIÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ALIMENTOS E NUTRIÇÃO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Formandos: Diogo Silva e Silvana Pereira
Advertisements

Distúrbios Nutricionais: um Problema de Saúde publica no Pais
O QUE É A OBSIDADE INFANTIL? A OBESIDADE E UMA DOENCA EM QUE EXISTE A OBESIDADE E UMA DOENCA EM QUE EXISTE EXCESSO DE GORDURA CORPORAL ACUMULADA, EXCESSO.
Atividade física e Obesidade. A obesidade é uma doença caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal, associada a problemas de saúde.
Wanessa passos – Nutricionista CRN Hábitos alimentares saudáveis.
DIABETES TRABALHO DE CONCLUSÃO DE DISCIPLINA NUTRIÇÃO E ATENÇÃO À SAÚDE BEATRIZ RIBEIRO FELIPE DOO MA GUILHERME SEGALLA RODOLFO BERBEL SARAH TEIXEIRA.
Trabalho realizado por: Rita Guerra, nº2 Catarina Ascensão, nº5 Catarina Vieira, nº7 Daniel Sousa, nº9 Inês Mocetão, nº14 9ºC.
Obesidade em crianças e adolescentes: realidade brasileira e papel do Educador Físico Doutorando: Fernando Adami Universidade.
TCD – Obesidade em Adultos Nomes: Adélcia Vaz, Ana Caroline, Desyrre Pelegrine, Gabriela Saraiva, Isabela Venâncio, Silvianne Évora GRUPO 8.
Pré-Escolar: características fisiológicas e psicológicas Pré-Escolar: características fisiológicas e psicológicas (Parte II)
Saúde Individual e Comunitária 1. Promoção da Saúde Individual e Comunitária.
Atividade física e obesidade. Assunto: Atividade física e obesidade  Colégio estadual juvenilia Peixoto Sampaio.  Slide a pedido pela professora: Miréia.
Regras para uma Alimentação Saudável A roda dos alimentos.
Qualidade de vida relacionada à saúde Atividade Física relacionada à saúde. Prof. Dr. Eduardo Kokubun Camila Papini
III MOSTRA CCBS 30 de Setembro de 2016
Acadêmicos: Ramon, Luis, Cesar, Michel e Renan
Obesidade infantil e Alimentação saudável
Medidas individuais de bem-estar
O Efeito dos Fatores Sociais, Económicos e Políticos na Saúde Infantil em Portugal Cristina Padez Centro Investigação em Antropologia e Saúde Universidade.
Projeto NutriBem Desportivamente Alimentação do (jovem) desportista
Reflexão sobre a epidemia mundial de obesidade
Trabalho de conclusão de curso
Saúde Individual e comunitária
História Natural da Doença
Consumo energético e gasto calórico
Crescimento e Desenvolvimento Segundo a Teoria Desenvolvimentista
ALIMENTAÇÃO SAUDAVEL E SEUS BENEFÍCIOS
AVALIAÇÃO NUTRICIONAL DAS CRIANÇAS DE 7 A 8 ANOS DO BAIRRO EUGÊNIO MENDES LOPES EM RIBEIRÃO PRETO - SP Isabella Carlota Lopes¹, Isadora Rocha Zaneti¹,
HÁBITOS ALIMENTARES. HÁBITOS ALIMENTARES HÁBITOS ALIMENTARES Escola: Colégio Milenium Cidade: São José dos Pinhais (PR) Categoria: Práticas pedagógicas.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL
A alimentação irregular e Obesidade no Brasil
23 DE Outubro de 2 Nutricionista: Paulo De Carvalho ALIMENTAÇÃO SAUDAVEL E RECICLAGEM DE ALIMENTOS ento Desportivo.
Saber comer.
Recomendações Nutricionais
Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família
Ciências Naturais – 9.o ano
PROGRAMA AGITA SÃO PAULO
Obesidade Infantil em Portugal
Caso Clínico – Lactante
Caso Clínico – Adolescente
Caso Clínico – Pré-escolar
A Alimentação Escola E.B.2.3 de Celeirós Português Prof. Teresa Silva
OBESIDADE INFANTIL Nutri. Ana Cristina de Sousa CRN
Audrey A Bertolini. ; Bianca Blanco.
NUTRIÇÃO DO ADULTO E DO IDOSO
Obesidade Infantil. A obesidade é uma doença complexa, multifatorial, caracterizada por excesso de tecido adiposo, determinado pela interação dos fatores.
A FOME
ATIVIDADE FÍSICA Prof.ª Paula Djane. ATIVIDADE FÍSICA As evidências estão aumentando e são cada vez mais convincentes. Pessoas de todas as idades que.
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL Ajuda no tratamento e na prevenção de doenças.
Recomendações Nutricionais
Recomendações Nutricionais
EPIDEMIOLOGIA CLÍNICA - I PROCESSO SAÚDE/DOENÇA
NUTRIÇÃO HUMANA.  ciência que estuda os processos relacionados à obtenção de nutrientes NUTRIÇÃO.
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL.
Aplicada à Biomedicina
História Natural da Doença
Professora: Nádia Neves
Apresentação de Artigo
Promoção da Alimentação Saudável no Ambiente Escolar
Despertar a atividade física em crianças e adolescentes
EDUCAÇÃO FÍSICA... PROFESSOR: WELLINGTON. DEZ PASSOS PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL.
DICAS DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL 1. AUMENTE O CONSUMO DE FRUTAS, VERDURAS E GRÃOS Coma legumes e verduras no almoço e no jantar. Acrescente fruta.
ROTULAGEM NUTRICIONAL: “Informação Nutricional Obrigatória”
Recomendações Nutricionais
NOÇÕES BÁSICAS DE ALIMENTAÇÃO, NUTRIÇÃO E SAÚDE. Superintendência Regional de Ensino de Barbacena Nutricionista Educacional Josélia de Paula.
Diabetes.
Disciplina: Bioquímica Básica Discente: Lucas Talvane Ferreira Carvalho Cursando: 3º Período OBESIDADE INFANTIL.
DIABETES MELLITUS – TIPO II. A diabetes tipo II O diabetes é um grupo de doenças metabólicas caracterizadas por hiperglicemia e associadas a complicações,
Enfermeira Especialista Ginecologia e Obstetricia Claudiane Demarchi Matielo.
Hipertensão e Diabetes Enfermeira: Jucilene Sousa.
Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE ESCOLA DE NUTRIÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ALIMENTOS E NUTRIÇÃO Obesidade infantil: Como prevenir? Nayara Frauches-Nutricionista-UNIRIO Mestranda em Alimentos e Nutrição- UNIRIO    RIO DE JANEIRO – RJ DEZEMBRO/2016

Obesidade A obesidade é definida por um acúmulo excessivo de massa de gordura, onde o peso excessivo está relacionado com alterações metabólicas.

Obesidade Alterações que afetam a qualidade da saúde ainda na infância, resultando no aumento de doenças e fatores de morbidade entre adolescentes e adultos: Hiperinsulinemia; resistência periférica à insulina; doenças cardiovasculares; diabetes mellitus; alterações psico-sociais; .

Obesidade no Brasil De acordo com a OMS 2004, a prevalência da obesidade tem crescido de 10 a 40 % nos últimos 10 anos no mundo. Estudos realizados no Brasil pelo IBGE A condição socioeconômica como um fator de influência no sobrepeso, atingindo 16,6% dos meninos e 11,8% das meninas entre 5 a 9 anos; Região Sul e Sudeste do país por serem regiões mais desenvolvidas e menor no Nordeste.

Principais Causas: Fatores Genéticos: Más condutas alimentares e sedentarismo, permitem a ação dos fatores genéticos herdados pelos pais, estimulados pelos fatores ambientais e comportamentais, desencadeando a obesidade.

Principais Causas: Fatores Socioeconômicos: Influencia os hábitos por meio da educação, da renda e da ocupação, resultando em padrões comportamentais que afetam ingestão calórica, gasto energético e a taxa metabólica basal.

Principais causas Mudanças na alimentação Em torno dos anos 90 houve um aumento no consumo de doces, biscoito recheado, refrigerantes, fast-foods e etc e uma diminuição no consumo de frutas e hortaliças . A transição alimentar e nutricional levou ao declínio da prevalência de desnutrição e levou ao aumento de sobrepeso e obesidade.

Principais causas Globalização Introduziu alimentos que não faziam parte da cultura local, fazendo com que culturas de outros países fossem aceitas. Com isso houve a introdução de alimentos saudáveis como a comida japonesa, como também não saudáveis como o costume de comer hamburguers, cachorro-quente e etc.

Principais causas Sedentarismo Antigamente as crianças eram mais ativas, com brincadeiras na rua e etc, hoje em dia com o avanço da tecnologia, as crianças passam a maior parte do tempo sentadas em frente a tv, do computador, jogando vídeo game,o que contribui para o acumulo de gordura junto a uma alimentação não saudável.

Principais causas Influência da mídia As crianças são muito influenciadas por comerciais chamativos e apelativos,com bastante coloridos que acabam estimulando o consumo da criança por interesse aquele alimento, geralmente são alimentos industrializados:biscoitos, refrigerantes e fast-food e etc.

Consequências da obesidade Aparecimento precoce de DCNT (Doenças Crônicas Não Transmissiveis) como : Diabetes Hipertensão Hipertrigliceridemia Doenças cardiovasculares O agravo da incidência dessas doenças têm aumentado cada vez mais em crianças

Consequências da obesidade A obesidade e deficiência de micronutrientes (vitamina A e Fe), prejudicando na maturação sexual, desenvolvimento intelectual e crescimento. O alto consumo de calorias vazias ocasionam um incremento ganho de peso ponderal a criança .

Consequências da Obesidade Bullying Além dos riscos a saúde a obesidade pode levar ao isolamento social, baixa autoestima,depressão, vergonha e etc por ser visto de forma preconceituosa com colegas de classe, que apelidam, levando a criança ao constrangimento.

Consequências da obesidade

Prevenção da obesidade Agravo para a saúde pública: prevenção minimizando a prevalência de doenças degenerativas Adoção de hábitos alimentares mais saudáveis; Conhecimento sobre alimentação e nutrição Escola, papel educadora alimentar e incentivadora da prática de atividades físicas na busca da promoção da saúde. Combate á obesidade necessita de um trabalho conjunto de conscientização que envolva a família, a escola, a comunidade, a industria de alimentos, e um sistema de saúde que priorize a prevenção de doenças.

Prevenção da obesidade Em virtude desses fatos, o Ministério da saúde publicou os dez passos para o peso saudável. Esse material é oriundo do Plano Nacional para a Promoção da Alimentação Adequada e do Peso Saudável, visando à modificação do estilo de vida da população brasileira,principalmente, sobre a prática alimentar e atividade física.

7. 8. 9. 10. 9. 10. 8. 7. Aumentar a sua atividade física diária. Ser Fazer as refeições com calma e nunca na frente da televisão; Fazer as refeições com calma e nunca na ativo é se movimentar. Evitar ficar parado, você pode fazer isto em qualquer lugar; sar longos períodos sentado assistindo à caminhar sempre que possível e não pas Subir escadas ao invés de usar o elevador, frente da televisão; ca todos os dia ca todos os dia caminhar sempre que possível e não pas Subir escadas ao invés de usar o elevador, você pode fazer isto em qualquer lugar; ativo é se movimentar. Evitar ficar parado, Aumentar a sua atividade física diária. Ser sar longos períodos sentado assistindo à Acumular trinta minutos de atividade físi Acumular trinta minutos de atividade físi TV; TV; - - - - Prevenção a obesidade 1.Comer frutas e verduras variadas, pelo menos duas vezes por dia; 2.Consumir feijão pelo menos quatro vezes por semana; 3.Evitar alimentos gordurosos como carnes gordas, salgadinhos e frituras; 4.Retirar a gordura aparente das carnes e a pele do frango; 5.Nunca pular refeições: fazer três refeições e um lanche por dia. No lanche escolher uma fruta; 6.Evitar refrigerantes e salgadinhos de pacote; 7.Fazer as refeições com calma e nunca na frente da televisão; 8.Aumentar a sua atividade física diária. Ser ativo é se movimentar. Evitar ficar parado, você pode fazer isto em qualquer lugar; 9.Subir escadas ao invés de usar o elevador, caminhar sempre que possível e não passar longos períodos sentado assistindo à TV; 10. Acumular trinta minutos de atividade física todos os dias.

Obrigada