CONSTRUÇÃO EDIFÍCIOS I

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Conteúdo Local no ambiente regulatório de E&P. Regras de Conteúdo Local nas Rodadas de Licitações Rodada.
Advertisements

Formação Profissional Para o Projeto da UTE PORTO DO PECÉM GERAÇÃO DE ENERGIA S.A.
Certificação e Auditorias Benefícios internos: Melhoria dos processos de negócio; Melhorias na motivação e no desempenho dos colaboradores; Clarificação.
OBJETIVO O presente trabalho tem como objetivo apresentar, de forma sintética, as normas e convenções usuais referentes as folhas para representação de.
ITIL (Information Technology Infrastructure Library) Profª Cynara Carvalho.
GESTÃO DE PROJETOS. 2. Guia PMBOK ® 2.1. Guia PMBOK ®. Histórico. Processo Elaboração e Revisões. Conteúdo e Estruturação (Áreas de conhecimento, Processos.
GESTÃO E EFICIÊNCIA ENERGÉTICA COMERCIAL ABRIL/2015.
AULA 01 – Apresentação da Disciplina Curso: Engenharia Civil Disciplina: Materiais de Construção Civil I Prof. Jefferson Heráclito.
Sistemas de Gestão da Qualidade Os sistemas de gestão da qualidade (SGQ) tem o objetivo de verificar todos os processos da empresa e como esses processos.
Sistemas de Gestão Integrados (SIGs). Definindo o SGI Combinação do processo de gerenciamento da qualidade e do meio ambiente integrada com a gestão da.
MINISTÉRIO DO TRABALHO GERÊNCIA REGIONAL DO TRABALHO E EMPREGO
A EMPRESA SOLUÇÕES BASEADA EM Criada em 17 de março de 2011.
CERTIFICAÇÃO DE SPRINKLERS
APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL | A EMPRESA
INSTRUÇÃO NORMATIVA 22 7 DE JULHO DE 2009
Sistemas de Gestão Ambiental Principais Alterações
Enfoque da Qualidade da Administração
SEL 0440 INSTALAÇÃOES ELÉTRICAS Aula 1
Ivan Ricardo Fernandes, Eng. Civil, Me.
Projeto Cadeia de Valor da Construção Civil
PLANO DE FUNÇÕES GRATIFICADAS - PFG
Prof. Everson José Fernandes
CONSULTORIA EMPRESARIAL
História Econômica Geral
SEL 0311 INSTALAÇÃOES ELÉTRICAS 1 Aula 1
CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO
ACESSO POR CORDA ABNT Norma Brasileira NBR 15475
Occupational health and safety - “Saúde e segurança Ocupacional”
A Globalização dos Mercados e Competição
Projeto Lava Jato a Seco
Gestão da Qualidade e Melhorias nos Processos
Gerência de Projetos 4º Semestre Aula 3 Prof
Elaboração de Projetos
Sistema de informação Questão 1
CURSO ATM005 CONTROLADOR DE TRÁFEGO AÉREO. OBJETIVOS ESPECÍFICOS Enunciar a estrutura e finalidade da OACI (Cn); Descrever a legislação da OACI (Cn).
JIC&A Produção de um equipamento automatizado para ensaio de SPT Arthur Nascimento do Nascimento Cláudio.
“Oportunidades no atual cenário do setor da construção – visão da ABRAMAT” Laura Marcellini – Diretora Técnica ABRAMAT I Seminário de Empreendedorismo.
Projeção da Fruticultura Para os Próximos 10 Anos
Fatores e Métricas de Qualidade
Curso: Engenharia Civil Disciplina: Instalação Predial Prof. FIRMINO Agosto de 2017 Patologia e Desempenho de Sistemas Hidrossanitários.
1. PÓS-GRADUAÇÃO MANAUS, 2017/2 2 GESTÃO COMERCIAL E MKT DE NEGÓCIOS GESTÃO DE PROJETOS E PLANEJAMENTO DE EQUIPES Trabalho apresentado como requisito.
Processo: Comitês Indicadores: Número de Comitês Verdes
Organização, Sistemas e Métodos na TGSI
ISO 9000.
ELABORAÇÃO DO PLANO DE EMERGÊNCIA
AULA 01 - Conceitos Gerais sobre Projeto Arquitetônico.
GSI – Tópicos Avançados em Engenharia de Software
OS SERVIÇOS COMO ATIVIDADES INTERNAS DE APOIO EM UMA EMPRESA
 Objetivo  Aplicações  Referências Normativas  Definiçôes  Procedimentos.
Desenvolvimento Mineiro
PATOLOGIA DO CONCRETO.
ORGANIZAÇÃO DO ESTADO E ORGANIZAÇÃO DOS PODERES
Organização e Normas ORGANIZACÕES DO QUE??????
ORGANIZANDO A FORÇA DE VENDAS
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL
GESTÃO DA QUALIDADE 2º PERÍODO
ESTUDO DA UTILIZAÇÃO DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO EM CONCRETO NÃO ESTRUTURAL Tiago Aparecido de Oliveira, Ródney Silvério Costa Junior, Rafael Marçal.
Processo de incorporação de tecnologias no SUS
Gestão de Suprimentos Yuri Simão Aula 02.
PESQUISA DE MARKETING “Função que conecta o consumidor e o público em geral ao profissional de marketing através de informações - usadas para identificar.
MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO I
1 Medir.
Vantagens de uma estrutura metálica. 1 – Flexibilidade Flexibilidade quanto à elaboração do projeto. Proporciona vãos maiores. elementos mais esbeltos.
REVISÃO O. S. M. ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E METODOS PROVA N1:
Momento Crítico Onde o Seguro Deixar de Ser Custo.
1) Histórico 1977 – Início – necessidade de explicitação de incertezas de medição; 1980 – Recomendação INC-1 (aprovada em 1981); 1986 – retificação pela.
Inovação e Boas Práticas das Instituições de Ensino
FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO PARA A CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL
Transcrição da apresentação:

CONSTRUÇÃO EDIFÍCIOS I A INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL PROF: MICHEL FERNANDO ALBERTIM

Construção Civil A construção civil tem sido considerada uma indústria atrasada quando comparada a outros setores industriais. No quesito: PROCESSO CONSTRUTIVO apresenta: Descumprimento de prazos; Improvisação; Retrabalhos; Perdas; Desperdícios; Baixa produtividade e qualidade.

Construção Civil Quanto maior o avanço tecnológico, maior a necessidade de especialistas. Gerando uma quantidade cada vez maior de projetos: Projetos de arquitetura; Projeto estrutural (aço, madeira, concreto, alvenaria estrutural) Projeto de instalações elétricas; Projeto de instalações de telefonia; Projeto de instalações hidrossanitárias; Projeto de canteiro de obras.

Construção Civil Equipe de obra: DIREÇÃO Engenheiro de produção (residente); Estagiário; Técnico de Segurança do Trabalho; Mestre de Obras

Construção Civil Equipe de obra: SUBORDINADOS Pedreiro Carpinteiro 05 Equipe de obra: SUBORDINADOS Pedreiro Carpinteiro Ferreiro (armador) Almoxarife Apontador Operador de grua Sinaleiro Encanador Eletricista Ajudantes

Normas Processo de formulação e aplicação de regras para o tratamento ordenado de uma atividade industrial, comercial ou social específica. Deve ser um processo de simplificação, baseado em resultados já consolidados da ciência, da técnica e da experiência.

Normas Documentos que descrevem conceitos, produtos, procedimentos, métodos de ensaios e símbolos, estabelecidos por especialistas de uma determinada área ou setor industrial, aprovadas por um organismo oficial de normalização e definidos para aplicação em uma instituição, empresa, país ou região.

Normas Atividade: Pesquisar normas que poderão ser aplicadas na disciplinas; NBR – Título: O que é abordado na norma e principais aspectos contemplados; Mínimo de 10 normas; Entrega:

Normas Segundo L. H. Ceotto (2004), a normalização pode cooperar para reduzir problemas crônicos do setor da Construção Civil Concorrência predatória; Práticas ilícitas Regulamentos obsoletos Desconhecimento do cliente.

Entender a normalização como fator de desenvolvimento setorial Normas Entender a normalização como fator de desenvolvimento setorial

Normas Importância Econômica Padronização Permite interconexão (energia elétrica, por exemplo); Estabelece padrões de grandeza (metrologia); Facilita acesso a mercados (nacionais, internacionais); Cria ambiente competitivo; Competição pode beneficiar consumidor.

Normas Importância Econômica Defesa contra concorrência desleal; Pode evitar a consolidação de carteis.

Normas Importância Social Defesa do consumidor; Simplificação de contratos (ref. Norma); Facilita a comunicação;

Normas Importância técnica Estabelece padrões de grandeza e formas de medição; Estabelece procedimentos padrões para os mais diversos setores; Soluções confiáveis; Aumenta nível de segurança de operações; Facilita a avaliação e a certificação da qualidade de produtos e serviços.

Normas Importância técnica Simplifica a atividade técnica; Orienta, educa e protege técnicos e profissionais; Auxilia vistorias e pericias em processos judiciais.

1940, na área de Construção Civil. Normas Normalização no país: a ABNT Órgão responsável pela normalização técnica no Brasil (Fórum Nacional de Normalização) Diretoria eleita pelos sócios da ABNT o Pessoas físicas e jurídicas Sociedade civil, sem fins lucrativos, iniciou as atividades em 1940, na área de Construção Civil.

Normas Comitês Brasileiros – construção civil CB02 Construção Civil CB31 Madeiras CB03 Eletricidade CB35 Alumínio CB16 Transporte e tráfego CB37 Vidros planos CB18 Cimento, concreto e agregados CB22 Impermeabilização CB39 Implementos rodoviários CB40 Acessibilidade CB24 Segurança contra incêndios CB 28 Siderurgia CB55 Refrigeração, ar condicionado, ventilação e aquecimento

Normas Sequência de atividades: Demanda da sociedade Elabora texto-base especialista Comissão de estudos Aberta Paritária consumidores produtores neutros Consenso Trabalho voluntário

Normas

Normas Consome muito tempo Resultado depende dos participantes Qualidade técnica não é garantida

Normas Normas de desempenho Focam o comportamento em serviço e englobam os conceitos de vida útil (de projeto, de serviço). Uso da abordagem de desempenho para a normalização Maior flexibilidade para os usuários; DIFICULDADE: Elaboração mais complexa.

Normas O Projeto de Norma é submetido à Consulta Nacional pela ABNT, com ampla divulgação, dando assim oportunidade a todas as partes interessadas para examiná-lo e emitir suas considerações; A relação dos projetos de Normas em Consulta Nacional é publicada também no Diário Oficial da União. http://www.abnt.org.br/consultanacional/

Normas

Normas Construção Civil Inviabilidade prática e econômica Grande variedade de materiais e componentes com propriedades múltiplas para serem verificadas. Inviabilidade prática e econômica

Normas CERTIFICAÇÃO DE PRODUTOS Inspeção do processo de fabricação; Análise do sistema de controle de qualidade; Coleta de amostras; Ensaios Compara com os requisitos da normalização Emite certificado / ou marca de conformidade (selo)