INTRODUÇÃO À LOGÍSTICA EMPRESARIAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Conteúdo da Seção  Conceitos fundamentais de estratégia de marketing  Análise do microambiente de negócios  Análise do macroambiente de negócios.
Advertisements

3º Conferência Nacional de CT&I Seminário Temático Geração de Riqueza – o Papel dos Institutos de Pesquisa Lynaldo Cavalcanti de Albuquerque Secretário.
1 Ciências Humanas e suas Tecnologias AULA DIGITAL GEOGRAFIA.
PROGRAMA II ETAPA 8º ANO Cap. 4 Industrialização e Globalização Cap. 5 A modernidade na Europa Cap. 6 A modernidade: do outro lado do Atlântico.
Aspectos politicos da América Latin Aspectos politicos da América Latinaitiva do capital e, após a existência de um curto período de capitalismo concorrencial,
O conceito de Trade Marketing responde à necessidade das empresas de produtos de consumo que observam uma mudança radical no ambiente de mercado, mais.
Introdução à Gestão Organizacional Prof: Paulo Sidney Disciplina: Gestão Organizacional e Segurança do Trabalho.
Luís Todo Bom 3ª Aula O Meio Envolvente de um Projecto de Investimento Luís Todo Bom.
Da Logística ao Supply Chain Management O que é Logística:  Origem: palavra Francesa “loger” = “alojar”  Militares “rte de transportar, abastecer e alojar.
IDADE CONTEMPORÂNEA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Definição: conjunto de transformações técnicas, econômicas e sociais caracterizadas pela substituição da energia.
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS Prof. Msc João Severo Filho HISTÓRICO Começou com os primeiros lideres militares dos tempos bíblicos que usavam armas.
INTRODUÇÃO A ECONOMIA DE EMPRESA
TERCEIRIZAÇÃO NA LOGISTICA
LOGISTICA CONCEITO ORIGENS.
História Econômica Geral
HISTÓRICO DA INDUSTRIALIZAÇÃO DO BRASIL
ESTRATEGIA EMPRESARIAL AVALIAÇÃO DAS CAPACIDADES INTERNAS 3ª parte
Preparatório EsPCEx História Geral
Ana Uchoa e Ricardo Liarth DEPARTAMENTO DE ENSINO TÉCNICO
LOGÍSTICA E CADEIA DE SUPRIMENTOS
ADMINISTRAÇÃO DE COMPRAS
ECONOMIA INTERNACIONAL
Gerenciamento da Responsabilidade Social
A importância da Logística para as Organizações
Formação do mundo atual
GLOBALIZAÇÃO GLOBALIZAÇÃO.
Economia Brasileira Heranças do Século XX Para o Brasil Atual
Rede de abastecimento e Logística
LOGISTICA CONCEITO ORIGENS.
Gestão da Logística de Distribuição 5º Período
ECONOMIA INTERNACIONAL
MODELO DA CADEIA DE VALOR
Operações em Terminais e Armazéns 4º Período
Introdução à Administração
Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais Martins & Alt Editora Saraiva 1 Os RecursosCAPÍTULO.
PERIODIZAÇÃO DA RELAÇÃO SOCIEDADE X NATUREZA
PLANEJAMENTO DE TRANSPORTES
AGRONEGÓCIO Negócio Agrícola; Agribusiness;
LOGÍSTICA E CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO PLANO DE ENSINO
Logística e Gerenciamento da
Operações em Terminais e Armazéns 4º Período
Administração de Novos Negócios
Gestão da Logística de Distribuição
REDES LOCALIZAÇÃO DAS INSTALAÇÕES
Introdução à Logística: Conceito e evolução
Preparatório EsPCEx História Geral
Desenvolvimento Econômico Local e Regional
A liberdade guiando o povo
Os Efeitos da Tecnologia
PROGRAMA II ETAPA 8º ANO Cap. 3 Revolução Francesa (pág. 54 a 66) Cap. 4 Industrialização e Globalização Cap. 5 A modernidade na Europa.
Preparatório EsPCEx História Geral
Introdução à Administração de Materiais
O MERCANTILISMO: Definição: conjunto de práticas econômicas dos Estados Absolutistas. Quando: aproximadamente entre os séculos XV e XVIII. Onde: vários.
FUNDAMENTOS DA LOGÍSTICA EMPRESARIAL
Prof. Alberto Martins Júnior
FUNDAMENTOS DA LOGÍSTICA EMPRESARIAL
Planejamento Estratégico para Exportação
TEMAS : LOGISTICA, ADMINISTRAÇÃO E MARKETING TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Gestão da Cadeia de Suprimentos
O que são as empresas Organizações que estão em constante interação com os seus ambientes. As organizações, como classe especial de sistemas abertos,
Operação Convencional
LOGÍSTICA DE EVENTOS Prof. Fabrício Lucena.
Logística e Gerenciamento da
Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos.
Colégio de Nossa Senhora de Fátima
Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos.
GLOBALIZAÇÃO GLOBALIZAÇÃO
ADM: EVOLUÇÃO DOS MODELOS DE PRODUÇÃO
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
ECONOMIA AGENTES ECONÔMICOS.
Transcrição da apresentação:

INTRODUÇÃO À LOGÍSTICA EMPRESARIAL 01.TERMINOLOGIA: Logística Francês loger Alojar 02.DEFINIÇÕES: CLM (1991): Logística é a parte do processo da cadeia de suprimento que planeja, implementa e controla o eficiente e efetivo fluxo e estocagem de bens, serviços e informações relacionadas, do ponto de origem ao ponto de consumo, visando atender os requisitos dos consumidores. Cristopher (1992): Logística é o processo de gerenciar estrategicamente a aquisição, movimentação e armazenagem de materiais, peças e produtos acabados (e de informações correlatas) através da organização de seus canais de marketing, de modo a poder maximizar as lucratividades presente e futuras através do atendimento dos pedidos a baixo custo.

INTRODUÇÃO À LOGÍSTICA EMPRESARIAL 03.MISSÃO DA LOGÍSTICA: Colocar as mercadorias ou serviços no lugar certo, na hora certa, nas condições acertadas com o cliente ao menor custo possível. 04.EVOLUÇÃO DA LOGÍSTICA Inexistência de atividades logísticas Coleta e caça Necessidade de estocar as sobras Cultivo e pecuária Idade Média, Cruzadas, Navegações. Transporte de tropas Uso Militar Aumento do número de produtos, urbanização européia, novos mercados Revolução Industrial

INTRODUÇÃO À LOGÍSTICA EMPRESARIAL 04.EVOLUÇÃO DA LOGÍSTICA Atividades Logísticas desmembradas Antes de 50 Período de desenvolvimento; Mudança do foco do produto para o cliente; Surgimento do Marketing; Transporte aéreo. 1950-1970 Anos de crescimento; Internacionalização da economia; Integração da Logística. Além de 1970

INTRODUÇÃO À LOGÍSTICA EMPRESARIAL 04.EVOLUÇÃO CONCEITUAL Gestão de Estoques; Gestão de Compras; Movimentação de Materiais. Fase zero (Administração de Materiais) Alternativas de transportes; Otimização de rotas; Custos com Transportes Fase Um (Administração de Materiais + transportes) Visão sistêmica da empresa; Integração por sistema de informática. Fase Dois (Logística Integrada)

INTRODUÇÃO À LOGÍSTICA EMPRESARIAL 04.EVOLUÇÃO CONCEITUAL Integração de fornecedores; Integração de canais de distribuição. Fase Três (Supply Chain Management) Alianças Estratégicas; Sub - contratação; Canais Alternativos de Distribuição. Fase Quatro (Efficient Costumer Response)

INTRODUÇÃO À LOGÍSTICA EMPRESARIAL 05.AS QUATRO REVOLUÇÕES DA LOGÍSTICA I – A primeira Revolução da Logística: Aspectos da Europa Feudal: Sociedades baseadas em feudos; Grande números de batalhas; Comércio e transporte proibitivos; Tecnologia de navegação e transporte terrestre não progrediram Os feudos eram a base do regime feudal e ram auto – sustentáveis, resultando em pouco comércio; A igreja é a única instituição a ter capacidade de se movimentar livremente pelo mundo.

INTRODUÇÃO À LOGÍSTICA EMPRESARIAL 05.AS QUATRO REVOLUÇÕES DA LOGÍSTICA I – A primeira Revolução da Logística: As cruzadas: As cruzadas abriram a Europa a novos impulsos tecnológicos e culturais vindos do oriente; O efeito mais importante das cruzadas foi a destruição da sociedade feudal e conseqüente destruição das condições no sistema logístico da Europa. Custos com Transportes foram reduzidos. A expansão do comércio O comércio cresceu entre as cidades vizinhas; Queda da nobreza e ascensão da burguesia; Aumento da má distribuição de renda nessas novas cidades.

INTRODUÇÃO À LOGÍSTICA EMPRESARIAL 05.AS QUATRO REVOLUÇÕES DA LOGÍSTICA I – A primeira Revolução da Logística: Conseqüências da Primeira Revolução da Logística: Aumento do comércio entre as cidades; Especialização de produção e emprego; Emerg6encia de novas regiões e mercantes; Expansão das riquezas dos comerciantes; Emergência de uma nova classe social; Surgimento de novos núcleos de comércio como Florença e Bruxelas; Surgimento de uma rede de centros no litoral e ao longo dos rios da Europa.

INTRODUÇÃO À LOGÍSTICA EMPRESARIAL 05.AS QUATRO REVOLUÇÕES DA LOGÍSTICA II – A segunda Revolução da Logística: Necessidade de um sistema bancário respaldado Com o crescimento do comércio, surgiu a necessidade de um sistema monetário forte; Criação do primeiro banco central em Amsterdã Surgimento da ideologia mercantil Necessidade de transporte marítimo; Respaldo das instituições financeiras; Incentivo às exportações Conseqüências da Segunda Revolução da Logística: Aumento dramático no comércio de várias mercadorias entre regiões diferentes; Aumento da produção especializada; Surgimento de metrópoles; Expansão da riqueza daqueles que estavam no controle das transações

INTRODUÇÃO À LOGÍSTICA EMPRESARIAL 05.AS QUATRO REVOLUÇÕES DA LOGÍSTICA II – A segunda Revolução da Logística: Conseqüências da Segunda Revolução da Logística: Domínio total do novo estado absoluto nas mãos da nova classe; Surgimento de redes de comércio internacionais. III – A Terceira Revolução da Logística Revolução industrial: Divisão do trabalho; Fabricação em massa; Surgimento de classe operária na Europa A Inglaterra como foco da Terceira Revolução Logística Transporte de matérias – primas da América; Integração do interior do país via canais fluviais.

INTRODUÇÃO À LOGÍSTICA EMPRESARIAL 05.AS QUATRO REVOLUÇÕES DA LOGÍSTICA III – A Terceira Revolução da Logística Conseqüências da Terceira Revolução da Logística: Aumento espetacular do comércio entre lugares distantes; Divisão do trabalho; Crescimento espetacular de cidades industriais; Expansão da riqueza para os novos industriais; Duas novas classes sociais: Trabalhadores e Capitalistas; Crescimento da engenharia, ciência e arte; Surgimento de uma nova rede de centros industriais IV – A Quarta Revolução da Logística Aspectos fundamentais: Processamento de informações; Capacidade de comunicação; Crescimento do conhecimento de base; Surgimento do transporte aéreo

INTRODUÇÃO À LOGÍSTICA EMPRESARIAL 05.AS QUATRO REVOLUÇÕES DA LOGÍSTICA IV – A Quarta Revolução da Logística Rede de economia global: A proximidade das regiões perde importância. Algumas possíveis conseqüências da Quarta Revolução da Logística: Integração das indústrias com o fluxo de mercadorias; Rapidez e boa coordenação em termo de espaço e tempo; Empresas voltadas para a demanda e não com base nos recursos; Aumento dramático no comércio entre as indústrias; Nova direção da escolha do modo de transporte (diretos e mais rápidos); Maior importância às indústrias que investem em P&D.

INTRODUÇÃO À LOGÍSTICA EMPRESARIAL Exemplos de logística: 1 – correios 2 – processo eleitoral 3 – campanhas de vacinação 4 – programa bolsa escola 5 – programa fome zero 6 – saúde 7 - educação